Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. mauricio noronha

    A Puma eu entendo que apoie um fascista, da supremacia branca, etc. Já o Neymar, mesmo com seus interesses financeiros/tributário deveria pensar ao menos um pouco.

    Responda
  2. Gabriel Dias

    Gente, vocês dão crédito demais ao Neymar. Ele é um alienado. É óbvio que ele apoia o atual porque o papai dele manda e isso porque traz benefícios financeiros à eles. Vai entrar outro presidente que se souber surfar a "onda Neymar" vai receber o mesmo apoio do pai e do jogador. É tudo dinheiro. Apenas isso.

    Responda
  3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Pensando bem, a Seleção e o Tite consideram o ESG também em suas práticas? Se for considerar acho que ele não vai para o Catar. Por estas e por outras que o máximo que eu consigo fazer na Copa é torcer para a Argentina.

    Responda
  4. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    ESG - "Environmental, social and corporate governance, em inglês, e traduzindo, diz respeito aos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa, que devem ser considerados pelas empresas e pelos investidores." A Puma está certinha. Contratou a figura q está alinhada com quem curte queimadas na Amazônia, passa boiadas, exporta madeira ilegal, ignora 33 mi passando fome, estímula o garimpo ilegal, persegue o indigenista e jornalista como Bruno Araújo e Dom Phillips. Isso é q é ESG?

    Responda
  5. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Pô, não sabia que este jogador de futebol era patrocinado pela Puma! Se soubesse não teria comprado minha camisa vermelha com a marca desta empresa. Resta agora colar alguma coisa sobre a marca. Como uma empresa que produz uma camisa tão bonita escolhe tão mal a figura para projetá-la? Quanto à neymar apoiar aquilo, eu já sabia... desde a Copa de 2018 que ficou marcada pelas simulações de faltas. Ele é um perfomático, tal qual seu candidato.

    Responda
  6. edilson borges

    dá prá boicotar os dois. o neymar pelo conjunto da obra, e a puma pela falta de compromisso...

    Responda
  7. José Cardoso

    Também acho que o Neymar devia ter apoiado o Ciro, que pelo consenso geral era o melhor candidato. Mas discordar de sua opção é uma coisa, Querer obrigá-lo a ter a minha opinião chega a ser ridículo.

    Responda
  8. Roberto De S Matos

    É verdade que, para apoiar Bozzo, Neymar; teve uma dívida de Milhões com a Receita perdoada?

    Responda
  9. Roberto De S Matos

    Sou santista e tinha Neymar, como ídolo, agora já descartei e coloquei as fotos que meu filho tinha e um banner de montagem, abraçado com ele Neymar vestidos com a camisa do Santos no lixo

    Responda
  10. Elisabete Pinheiro Tavares

    Se defendemos a democracia e a liberdade de expressão nenhum dos dois tem que ser cancelados. Não posso ver,ouvir ou falar apenas com pessoas que compartilhas com minhas opiniões

    Responda
  11. José Secundino da Fonseca

    Belo artigo. Puma nunca mais.

    Responda
  12. Paulo Augusto

    Cuidado! O boicotador/cancelador de hoje, será o boicotado/cancelado de amanhã.

    Responda
  13. Max Morel

    Comparar o caso do Neymar, por suas escolhas políticas, com os casos citados pelo artigo, é má fé e causa asco.

    Responda
  14. Max Morel

    Que artigo mais abjeto e asqueroso!

    Responda
  15. Joao Braga

    Pelo patrulhamento do articulista o atleta deveria estar pelado.

    Responda
  16. DERLAN TROMBETTA

    A opinião de Neymar referenda as atitudes do presidente que faz apologia à violência, tortura, misogenia, xenofobia contra os nordestinos, promove o fanatismo religioso para fins políticos, promove o desmatamento, ataca minorias. O Neymar e a Puma se associam à essa imagem que vai contra os direitos humanos e a ética!

    Responda
  17. Valdir dos Santos Silva Junior

    Boicotar ninguém. O cara tem o direito de expressar a opinião dele. Apenas por que ela é diferente da sua, você acha que ele deve ser condenado. Vejo cheiro de fascismo em opniões deste tipo.

    Responda
  18. Marcelo Ribeiro

    Acho que você se equivocou na sua percepção, haja vista que o articulista não "cancelou" o Neymar, ao contrário, asseverou que o atleta tem todo o direito de apoiar quem quiser. O foco do artigo é saber qual a posição da Puma em relação a este apoio, haja vista tratar-se de um contratado da empresa. Ao que tudo indica, você é eleitor do Bolsonaro, então provavelmente acha tudo normal.

    Responda
  19. Elismar Dias

    Claro que todos torcem pelo bom desempenho esportista, seja de quem for. O espetáculo pede isso. Esporte enquanto valor, almeja elevado espirito. Hoje em dia não se pode separar vida privada e vida pública, está tudo diluído. Não que isso seja virtuoso ao extremo. Atomizados ou globalizados, precisamos de bons exemplos. Se comprometer com erros não é evolutivo para o esporte ou qualquer outra área.

    Responda
  20. arley leite

    A Puma sabe muito que bem onde ela esta amarrando seu burro, se o mourão que segura o bicho é podre, nada mais justo ela arcar com o que representa esse pau podre. De uma marca valorizada no mercado para uma marca que apoia defensores de radicalismos autoritários e milícias contra a vida. É o que resta àqueles que fazem ouvidos moucos e fingem não ver o posicionamento radical do um representante de um país . Tchau Puma!

    Responda
  21. HELIO A LOUREIRO

    Promover cancelamento (ou melhor, linchamento) não é democrático. É "discurso de ódio". Exceto, claro, se o alvo for apoiador do Bolsonaro. Aí vira "do bem"!

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Bolsonaro,o encantador de idiotas.

  22. Paulo Ricardo Pacheco da Silva

    Ótimo e importante matéria, que trata das marcas e suas responsabilidades. Estamos vivendo o tempo da ESG e nada mais justo que ver as responsabilidades e co-responabilidades. Não existe almoço grátis, como diz conhecido meu. E os contratos existem para serem cumpridos. Que a Puma venha a dar a sua resposta oficial. Se não o fizer, o próprio mercado o fará.

    Responda
    1. HELIO A LOUREIRO

      Resposta censurada, ops!, "moderada"... Consiste apenas na sugestão de leitura de um artigo publicado no Wall Street Journal sobre ESG. Talvez apareça aqui mais tarde?

    2. HELIO A LOUREIRO

      Sobre ESG sugiro ler o artigo "ESG Does Neither Much Good nor Very Well" publicado no Wall Street Journal, 13. Setembro.2022. É sempre bom ouvir o outro lado, ou não?.

  23. HELIO A LOUREIRO

    Que tal respeitar a diversidade de opiniões??

    Responda
  24. Francisco Barbosa

    Apenas no Brasil a pessoa não se envergonha em apoiar Bolsonaro, visto no mundo todo como um ser ignominioso, até mesmo jornais americanos como o NYT estão contrários ao miliciano. Puma nunca mais, e Neymar deveria pagar o que deve ao fisco brasileiro.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Boa, Helio.

    2. HELIO A LOUREIRO

      Eu faço a mesmíssima pergunta pros apoiadores de Lula: como não se envergonhar de apoiar Lula, que apóia todas as ditaduras esquerdistas da América Latina??

  25. Gualter de Oliveira Rocha

    Jornalismo como esse não contribui em nada. Esse tipo de matéria é fruto de ócio, que merece ser tratado com psicologia. Todos podem declarar seu voto e suas intenções menos aqueles que votam no Bolsonaro. O Neymar ganhará mais dinheiro e a Puma terá suas ações mais valorizadas. Ah, e o próximo presidente do Brasil não será um ex-presidiário.

    Responda
  26. Gualter de Oliveira Rocha

    Jornalismo como esse não contribui em nada. Esse tipo de matéria é fruto de ócio, que merece ser tratado com psicologia. Todos podem declarar seu voto e suas intenções menos aqueles que votam no Bolsonaro. O Neymar ganhará mais dinheiro e a Puma terá suas ações mais valorizadas. Ah, e o próximo presidente do Brasil não será um ex-presidiário.

    Responda
  27. eli moura

    Neymar já tinha sido excluído da Nike, a Puma não pode exclui-lo por manifestações políticas bizarras, logo aparece em Santos numa festa, com Robinho e Cuca, os estupradores coletivos de meninas e aí está a oportunidade. A puma tem a estória dos dois irmãos (adidas)onde mostra lidar com muita dificuldade com a ética e se alinha ao nazismo.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Kkkkkkkkkk...

  28. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Detesto Neymar e detesto Bolsonaro. Mas, parabéns ao jogador, que se posicionou politicamente, ignorando colunistas patrulheiros e canceladores como este senhor aqui.

    Responda
    1. RAFAEL NUNES DUARTE

      Eu tenderia a concordar. Mas acho que ele só fez isso pois tem sérios problemas com a receita federal. Logo após esses problemas virem à tona, seu pai teve uma reunião particular com Bolsonaro. Provavelmente, nessa reunião, o apoio público de neymar deve ter sido acertado.

  29. roberto foz filho

    Assunto que transita no limbo da ética e da moralidade. Difícil suprimir o direito de um sem sugerir apoio ao tema. De qualquer maneira a discussão é bem vinda e deve ser tratada com cuidado e serenidade. Talvez o próprio consumidor deva fazer a escolha deixando o marketing sentir o peso dos atos. Eu não vou comprar puma.

    Responda
  30. Sérgio Silva

    Vou dar minha opinião..m sempre achei esse moleque muito *scroto e com completo idio*a. Minha lista de boicote a empresas acabou de aumentar.

    Responda
    1. Max Morel

      Nossa, o dono da Puma não vai dormir essa noite.

    2. Antonio Araújo

      Ninguém liga...

  31. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    A Falha é defensora da livre expressão, MAS se for de apoiador de Lula. Se for apoiador de um ex-presidiário, aí vale.

    Responda
    1. Sérgio Silva

      Muuuuuuuu!

  32. Alcides Castro

    A nível documental, articulista?

    Responda
  33. DENIS MOREIRA

    Mesmo estando de forma absoluta e inequívoca contra o candidato de Neymar, discordo totalmente do texto. Empresas não devem retaliar a posição política dos seus contratados. Uma atitude de represália nesse caso não diferiria em nada da covarde e absurda postura de alguns empresários que pressionam seus funcionários a votar em Bolsonaro. Empresas não devem e não podem ter esse poder. Neymar tem o direito de votar em quem quiser, mesmo que discordemos dele. Isso deveria ser óbvio.

    Responda
  34. Paloma Fonseca

    Devemos boicotar o estuprador e a empresa conivente com o estuprador (infelizmente essa pessoa faz parte da Seleção Brasileira de Futebol, mesmo com duas acusações graves contra ele).

    Responda
  35. Antonio Araújo

    Texto de ressentido.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      É só uma tentativa de censurar e constranger. Típico.

    2. arley leite

      Reflexão muito bem elaborada. Aqueles que apoiam os seguidores do inominável também apoiam o próprio inominável, seus ideais e suas ações pestilentas (inclusive a péssima gestão na pandemia). Isso não combina com uma empresa que vende produtos de esporte que visam a saúde das pessoas. Ou a Puma toma uma posição ou terá definitivamente sua imagem maculada pelo vínculo com a imundície desse governo.

  36. Carlos Victor Muzzi Filho

    E o que faremos com milhões de brasileiros que votaram em Bolsonaro, ou não votaram em Lula (oh, pecado mortal!)?!?! Vamos mandar prender? Expulsar do país? Matar?

    Responda
    1. arley leite

      Esses vão se esfolar sozinhos aos poucos, tendo lapsos de consciência de que fizeram a maior burrada de suas vidas. Agora, a Puma é uma empresa, e como tal deve correr atrás de seus erros para não se vincular a esse tipo de imagem na Copa ... Ou a Puma se manifesta ou vai sair da festa.

  37. Paula CMiranda

    É um moleque.

    Responda
  38. José Geraldo Polon

    Torcedor do Neymar quando começou no Santos, pois corria e fintava mais, marcava mais gols. Depois que saiu nunca mais foi o mesmo. Opinião política, é livre de dar, assim como faz propaganda de jogatina, também livre para fazer, mas estas coisas fizeram com que eu e muitos outros deixassemos de torcer por Neymar. Espero que Neymar não esqueça que a camisa amarela da seleção brasileira não é da campanha do Bolsonaro e sim de todos brasileiros, não importando a preferência Politica.

    Responda
    1. Bira Scutari

      É pedir muito para este "cai, cai" discernir sobre o nosso manto amarelo, que infelizmente foi usurpado pela extrema direita.

  39. carlos campos

    Neymar promovendo a Puma ,efeito contrário. Uma pessoa minimamente informada sabe tratar-se de um grande e futebolista , mas sua conduta extra campo é nada recomendável , além de ser devedor de alto valor ao fisco brasileiro , sendo que o presidente que ele apoia promoveu um encontro do pai dele com autoridades máximas da receita em compromisso fora da agenda e ele retribui a gentileza declarando apoio ao ora presidente. Por tudo isso , a Puma fica com sua marca arranhada e mal vista no país.

    Responda
  40. José Roberto Pereira

    Ambos.

    Responda