Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. mauricio noronha

    A Puma eu entendo que apoie um fascista, da supremacia branca, etc. J√° o Neymar, mesmo com seus interesses financeiros/tribut√°rio deveria pensar ao menos um pouco.

    Responda
  2. Gabriel Dias

    Gente, voc√™s d√£o cr√©dito demais ao Neymar. Ele √© um alienado. √Č √≥bvio que ele apoia o atual porque o papai dele manda e isso porque traz benef√≠cios financeiros √† eles. Vai entrar outro presidente que se souber surfar a "onda Neymar" vai receber o mesmo apoio do pai e do jogador. √Č tudo dinheiro. Apenas isso.

    Responda
  3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Pensando bem, a Seleção e o Tite consideram o ESG também em suas práticas? Se for considerar acho que ele não vai para o Catar. Por estas e por outras que o máximo que eu consigo fazer na Copa é torcer para a Argentina.

    Responda
  4. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    ESG - "Environmental, social and corporate governance, em ingl√™s, e traduzindo, diz respeito aos aspectos ambientais, sociais e de governan√ßa corporativa, que devem ser considerados pelas empresas e pelos investidores." A Puma est√° certinha. Contratou a figura q est√° alinhada com quem curte queimadas na Amaz√īnia, passa boiadas, exporta madeira ilegal, ignora 33 mi passando fome, est√≠mula o garimpo ilegal, persegue o indigenista e jornalista como Bruno Ara√ļjo e Dom Phillips. Isso √© q √© ESG?

    Responda
  5. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    P√ī, n√£o sabia que este jogador de futebol era patrocinado pela Puma! Se soubesse n√£o teria comprado minha camisa vermelha com a marca desta empresa. Resta agora colar alguma coisa sobre a marca. Como uma empresa que produz uma camisa t√£o bonita escolhe t√£o mal a figura para projet√°-la? Quanto √† neymar apoiar aquilo, eu j√° sabia... desde a Copa de 2018 que ficou marcada pelas simula√ß√Ķes de faltas. Ele √© um perfom√°tico, tal qual seu candidato.

    Responda
  6. edilson borges

    d√° pr√° boicotar os dois. o neymar pelo conjunto da obra, e a puma pela falta de compromisso...

    Responda
  7. José Cardoso

    Também acho que o Neymar devia ter apoiado o Ciro, que pelo consenso geral era o melhor candidato. Mas discordar de sua opção é uma coisa, Querer obrigá-lo a ter a minha opinião chega a ser ridículo.

    Responda
  8. Roberto De S Matos

    √Č verdade que, para apoiar Bozzo, Neymar; teve uma d√≠vida de Milh√Ķes com a Receita perdoada?

    Responda
  9. Roberto De S Matos

    Sou santista e tinha Neymar, como ídolo, agora já descartei e coloquei as fotos que meu filho tinha e um banner de montagem, abraçado com ele Neymar vestidos com a camisa do Santos no lixo

    Responda
  10. Elisabete Pinheiro Tavares

    Se defendemos a democracia e a liberdade de express√£o nenhum dos dois tem que ser cancelados. N√£o posso ver,ouvir ou falar apenas com pessoas que compartilhas com minhas opini√Ķes

    Responda
  11. José Secundino da Fonseca

    Belo artigo. Puma nunca mais.

    Responda
  12. Paulo Rosario

    Cuidado! O boicotador/cancelador de hoje, ser√° o boicotado/cancelado de amanh√£.

    Responda
  13. Max Morel

    Comparar o caso do Neymar, por suas escolhas políticas, com os casos citados pelo artigo, é má fé e causa asco.

    Responda
  14. Max Morel

    Que artigo mais abjeto e asqueroso!

    Responda
  15. Joao Braga

    Pelo patrulhamento do articulista o atleta deveria estar pelado.

    Responda
  16. DERLAN TROMBETTA

    A opinião de Neymar referenda as atitudes do presidente que faz apologia à violência, tortura, misogenia, xenofobia contra os nordestinos, promove o fanatismo religioso para fins políticos, promove o desmatamento, ataca minorias. O Neymar e a Puma se associam à essa imagem que vai contra os direitos humanos e a ética!

    Responda
  17. Valdir dos Santos Silva Junior

    Boicotar ningu√©m. O cara tem o direito de expressar a opini√£o dele. Apenas por que ela √© diferente da sua, voc√™ acha que ele deve ser condenado. Vejo cheiro de fascismo em opni√Ķes deste tipo.

    Responda
  18. Marcelo Ribeiro

    Acho que você se equivocou na sua percepção, haja vista que o articulista não "cancelou" o Neymar, ao contrário, asseverou que o atleta tem todo o direito de apoiar quem quiser. O foco do artigo é saber qual a posição da Puma em relação a este apoio, haja vista tratar-se de um contratado da empresa. Ao que tudo indica, você é eleitor do Bolsonaro, então provavelmente acha tudo normal.

    Responda
  19. Elismar Dias

    Claro que todos torcem pelo bom desempenho esportista, seja de quem for. O espet√°culo pede isso. Esporte enquanto valor, almeja elevado espirito. Hoje em dia n√£o se pode separar vida privada e vida p√ļblica, est√° tudo dilu√≠do. N√£o que isso seja virtuoso ao extremo. Atomizados ou globalizados, precisamos de bons exemplos. Se comprometer com erros n√£o √© evolutivo para o esporte ou qualquer outra √°rea.

    Responda
  20. arley leite

    A Puma sabe muito que bem onde ela esta amarrando seu burro, se o mour√£o que segura o bicho √© podre, nada mais justo ela arcar com o que representa esse pau podre. De uma marca valorizada no mercado para uma marca que apoia defensores de radicalismos autorit√°rios e mil√≠cias contra a vida. √Č o que resta √†queles que fazem ouvidos moucos e fingem n√£o ver o posicionamento radical do um representante de um pa√≠s . Tchau Puma!

    Responda
  21. HELIO A LOUREIRO

    Promover cancelamento (ou melhor, linchamento) n√£o √© democr√°tico. √Č "discurso de √≥dio". Exceto, claro, se o alvo for apoiador do Bolsonaro. A√≠ vira "do bem"!

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Bolsonaro,o encantador de idiotas.

  22. Paulo Ricardo Pacheco da Silva

    √ďtimo e importante mat√©ria, que trata das marcas e suas responsabilidades. Estamos vivendo o tempo da ESG e nada mais justo que ver as responsabilidades e co-responabilidades. N√£o existe almo√ßo gr√°tis, como diz conhecido meu. E os contratos existem para serem cumpridos. Que a Puma venha a dar a sua resposta oficial. Se n√£o o fizer, o pr√≥prio mercado o far√°.

    Responda
    1. HELIO A LOUREIRO

      Resposta censurada, ops!, "moderada"... Consiste apenas na sugestão de leitura de um artigo publicado no Wall Street Journal sobre ESG. Talvez apareça aqui mais tarde?

    2. HELIO A LOUREIRO

      Sobre ESG sugiro ler o artigo "ESG Does Neither Much Good nor Very Well" publicado no Wall Street Journal, 13. Setembro.2022. √Č sempre bom ouvir o outro lado, ou n√£o?.

  23. HELIO A LOUREIRO

    Que tal respeitar a diversidade de opini√Ķes??

    Responda
  24. Francisco Barbosa

    Apenas no Brasil a pessoa não se envergonha em apoiar Bolsonaro, visto no mundo todo como um ser ignominioso, até mesmo jornais americanos como o NYT estão contrários ao miliciano. Puma nunca mais, e Neymar deveria pagar o que deve ao fisco brasileiro.

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      Boa, Helio.

    2. HELIO A LOUREIRO

      Eu faço a mesmíssima pergunta pros apoiadores de Lula: como não se envergonhar de apoiar Lula, que apóia todas as ditaduras esquerdistas da América Latina??

  25. Gualter de Oliveira Rocha

    Jornalismo como esse n√£o contribui em nada. Esse tipo de mat√©ria √© fruto de √≥cio, que merece ser tratado com psicologia. Todos podem declarar seu voto e suas inten√ß√Ķes menos aqueles que votam no Bolsonaro. O Neymar ganhar√° mais dinheiro e a Puma ter√° suas a√ß√Ķes mais valorizadas. Ah, e o pr√≥ximo presidente do Brasil n√£o ser√° um ex-presidi√°rio.

    Responda
  26. Gualter de Oliveira Rocha

    Jornalismo como esse n√£o contribui em nada. Esse tipo de mat√©ria √© fruto de √≥cio, que merece ser tratado com psicologia. Todos podem declarar seu voto e suas inten√ß√Ķes menos aqueles que votam no Bolsonaro. O Neymar ganhar√° mais dinheiro e a Puma ter√° suas a√ß√Ķes mais valorizadas. Ah, e o pr√≥ximo presidente do Brasil n√£o ser√° um ex-presidi√°rio.

    Responda
  27. eli moura

    Neymar j√° tinha sido exclu√≠do da Nike, a Puma n√£o pode exclui-lo por manifesta√ß√Ķes pol√≠ticas bizarras, logo aparece em Santos numa festa, com Robinho e Cuca, os estupradores coletivos de meninas e a√≠ est√° a oportunidade. A puma tem a est√≥ria dos dois irm√£os (adidas)onde mostra lidar com muita dificuldade com a √©tica e se alinha ao nazismo.

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      Kkkkkkkkkk...

  28. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Detesto Neymar e detesto Bolsonaro. Mas, parabéns ao jogador, que se posicionou politicamente, ignorando colunistas patrulheiros e canceladores como este senhor aqui.

    Responda
    1. RAFAEL NUNES DUARTE

      Eu tenderia a concordar. Mas acho que ele s√≥ fez isso pois tem s√©rios problemas com a receita federal. Logo ap√≥s esses problemas virem √† tona, seu pai teve uma reuni√£o particular com Bolsonaro. Provavelmente, nessa reuni√£o, o apoio p√ļblico de neymar deve ter sido acertado.

  29. roberto foz filho

    Assunto que transita no limbo da ética e da moralidade. Difícil suprimir o direito de um sem sugerir apoio ao tema. De qualquer maneira a discussão é bem vinda e deve ser tratada com cuidado e serenidade. Talvez o próprio consumidor deva fazer a escolha deixando o marketing sentir o peso dos atos. Eu não vou comprar puma.

    Responda
  30. Sérgio Silva

    Vou dar minha opini√£o..m sempre achei esse moleque muito *scroto e com completo idio*a. Minha lista de boicote a empresas acabou de aumentar.

    Responda
    1. Max Morel

      Nossa, o dono da Puma n√£o vai dormir essa noite.

    2. Antonio Ara√ļjo

      Ninguém liga...

  31. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    A Falha é defensora da livre expressão, MAS se for de apoiador de Lula. Se for apoiador de um ex-presidiário, aí vale.

    Responda
    1. Sérgio Silva

      Muuuuuuuu!

  32. Alcides Castro

    A nível documental, articulista?

    Responda
  33. DENIS MOREIRA

    Mesmo estando de forma absoluta e inequívoca contra o candidato de Neymar, discordo totalmente do texto. Empresas não devem retaliar a posição política dos seus contratados. Uma atitude de represália nesse caso não diferiria em nada da covarde e absurda postura de alguns empresários que pressionam seus funcionários a votar em Bolsonaro. Empresas não devem e não podem ter esse poder. Neymar tem o direito de votar em quem quiser, mesmo que discordemos dele. Isso deveria ser óbvio.

    Responda
  34. Paloma Fonseca

    Devemos boicotar o estuprador e a empresa conivente com o estuprador (infelizmente essa pessoa faz parte da Sele√ß√£o Brasileira de Futebol, mesmo com duas acusa√ß√Ķes graves contra ele).

    Responda
  35. Antonio Ara√ļjo

    Texto de ressentido.

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      √Č s√≥ uma tentativa de censurar e constranger. T√≠pico.

    2. arley leite

      Reflex√£o muito bem elaborada. Aqueles que apoiam os seguidores do inomin√°vel tamb√©m apoiam o pr√≥prio inomin√°vel, seus ideais e suas a√ß√Ķes pestilentas (inclusive a p√©ssima gest√£o na pandemia). Isso n√£o combina com uma empresa que vende produtos de esporte que visam a sa√ļde das pessoas. Ou a Puma toma uma posi√ß√£o ou ter√° definitivamente sua imagem maculada pelo v√≠nculo com a imund√≠cie desse governo.

  36. Carlos Victor Muzzi Filho

    E o que faremos com milh√Ķes de brasileiros que votaram em Bolsonaro, ou n√£o votaram em Lula (oh, pecado mortal!)?!?! Vamos mandar prender? Expulsar do pa√≠s? Matar?

    Responda
    1. arley leite

      Esses vão se esfolar sozinhos aos poucos, tendo lapsos de consciência de que fizeram a maior burrada de suas vidas. Agora, a Puma é uma empresa, e como tal deve correr atrás de seus erros para não se vincular a esse tipo de imagem na Copa ... Ou a Puma se manifesta ou vai sair da festa.

  37. Paula CMiranda

    √Č um moleque.

    Responda
  38. José Geraldo Polon

    Torcedor do Neymar quando começou no Santos, pois corria e fintava mais, marcava mais gols. Depois que saiu nunca mais foi o mesmo. Opinião política, é livre de dar, assim como faz propaganda de jogatina, também livre para fazer, mas estas coisas fizeram com que eu e muitos outros deixassemos de torcer por Neymar. Espero que Neymar não esqueça que a camisa amarela da seleção brasileira não é da campanha do Bolsonaro e sim de todos brasileiros, não importando a preferência Politica.

    Responda
    1. Bira Scutari

      √Č pedir muito para este "cai, cai" discernir sobre o nosso manto amarelo, que infelizmente foi usurpado pela extrema direita.

  39. carlos campos

    Neymar promovendo a Puma ,efeito contrário. Uma pessoa minimamente informada sabe tratar-se de um grande e futebolista , mas sua conduta extra campo é nada recomendável , além de ser devedor de alto valor ao fisco brasileiro , sendo que o presidente que ele apoia promoveu um encontro do pai dele com autoridades máximas da receita em compromisso fora da agenda e ele retribui a gentileza declarando apoio ao ora presidente. Por tudo isso , a Puma fica com sua marca arranhada e mal vista no país.

    Responda
  40. José Roberto Pereira

    Ambos.

    Responda