Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renato Cardoso

    Eu seria a favor, se a narrativa do museu não fosse a mesma colocada por homens falhos (provavelmente nenhuma mulher) na Bíblia. Mostraria o Concílio de Nicéia, que juntou as cópias das cópias das cópias . . . de manuscritos de diversos autores, escolhendo os que convinham ao império e queimando o resto (se necessário junto com seus autores, se ainda vivos). E até 1455, quando saiu a primeira versão impressa, dezenas de milhares de mãos impuras a adequaram às necessidades da Igreja.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Ô amigo, como o museu mostraria essa suposta manipulação e adulteração da Bíblia se não existe nenhuma prova documental de fato semelhante? Museus, por definição, exibem registros históricos, ao lado de provas documentais de fatos pretéritos. Isso é fake news, colega. Não há nenhum documento nem ata do concílio que noticie semelhante evento. Tampouco qualquer outro documento contemporâneo de fora da igreja católica que mencione a suposta adulteração.

  2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Não tenho religião. Acredito em Deus, e acredito que Ele já me deu tudo que eu preciso. Agora é comigo. Meu jeito de rezar é estudando, trabalhando, ajudando as pessoas e me divertindo. Por outro lado tenho de dizer: é muito difícil entender aquele ou aquela que não pensa com a sua mente e sim com a mente de um pastor. Fico pensando aqui: como começaram as grandes guerras e conflitos religiosos? Os dogmas religiosos e doutrinas já tiraram tantas vidas!

    Responda
  3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Agora um Papo de Responsa: Se querem realmente falar de Bíblia ou Escritura Sagrada, que tal investir estes R$25 ou R$26 milhões em uma escola séria de estudos bíblicos. Acredito q depois de formada, muita gente iria deixar de ser gado ou povo marcado. Mas isso os líderes "cristãos" não vão querer. Então, esse gado vai preferir pagar o dízimo e deixar que os líderes "cristãos" vão ler e traduzir do jeito deles para este povo de um "deus" estranho. Quem é q quer saber e entender? Tá tudo no zap!

    Responda
  4. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    O tal Museu da Bíblia é tão necessário quanto a própria Bíblia debaixo do braço de muitos q se dizem cristãos. Ou seja, totalmente desnecessário. Pois carregam a bíblia q acredito, não leem, nunca leram ou lerão. Por isso preferem um genocida dissimulado em cristão, que um líder "religioso" indicou. E talvez fique bem + barato investir em um Museu de um "Cristianismo" Pentecostal Evangélico Hipócrita, q sonegou à sua consciência quase 700 mil vidas perdidas, para cegamente investir no "mito".

    Responda
    1. Joel Domingos

      Corrijo: alínea b (bê), não alínea n (ene).

    2. Joel Domingos

      Amigo, eu não sei de onde você tirou essa informação de que supostos religiosos apoiam políticos em troca de isenção de impostos quando já existe garantia prevista na Constituição Federal quanto a isto, pois em seu artigo cento e cinquenta, inciso seis, alínea n, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre templos de qualquer culto. Isto desde o ano de mil, novecentos e noventa e três.

    3. Joel Domingos

      Em muitos casos não é suficiente amar ao próximo como a si mesmo. Para isso, o Senhor Jesus veio ao mundo e deixou várias instruções, que seriam desnecessárias se amar ao próximo fosse o bastante. Eis uma advertência deveras importante do Senhor Jesus: “Mateus cap. dez, verso dezesseis - Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.”

    4. Joel Domingos

      Amigo, eu não sei de onde você tirou essa informação de que supostos religiosos apoiam políticos em troca de isenção de impostos quando já existe garantia prevista na Constituição Federal quanto a isto. Confira: Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) VI - instituir impostos sobre: (Vide Emenda Constitucional nº 3, de 1993) (…) b) templos de qualquer culto; (...)

    5. Joel Domingos

      Meu amigo, mais uma vez, louvo sua educação no nosso falar. Mas parece que você passou ao largo de toda a digressão que eu fiz sobre o fato de que os predadores, isto desde os animais, buscam sempre abater os mais indefesos, fracos, doentes, mais velhos…

    6. Joel Domingos

      No campo humano não é diferente. Você diz: falo o que devia ser sagrado. Repito: é ingênuo quem se escandaliza. Os vigaristas e outros estelionatários atingem seus fins a partir da boa-fé da vítima. E qual o ambiente no qual as pessoas vão de boa-fé, tentando buscar solução para os seus problemas? No ambiente supostamente sagrado. A base para o tipo penal do estelionato é o engano. Não sei se estou sendo claro.

    7. Joel Domingos

      Co:Não sei se estou sendo claro. A Bíblia adverte que o anticristo sairia do meio da igreja de Cristo. Lembro ainda que o cramulhão era um querubim ungido. Foi expulso do céu. Você se diz crente em Deus, mas não frequenta nenhuma igreja. Tampouco lê a Bíblia. Para se conhecer a vontade de Deus deve-se ler a Escritura. Você condena os cristãos que não leem, mas você também não lê, não obstante não ser filiado a nenhuma denominação cristã. Este espaço é pequeno para tratarmos assunto tão profundo.

    8. Joel Domingos

      A desonestidade não é exclusividade do meio cristão: grassa entre médicos, advogados, mecânicos… Acho que não preciso me estender mais, não é?

    9. Joel Domingos

      Caro Rafael, bom dia! Inicialmente, parabenizo-o pela polidez e educação ao dirigir-se a mim. Fenômeno raro neste espaço e mais ainda nos diálogos e debates nas redes sociais. Pois bem. Vejo que vc não conhece o universo evangélico. Continua

    10. Joel Domingos

      Continuação: Conclui que nós não lemos a Bíblia a partir de hipóteses abstratas e ilações a partir daí. Mesmo considerando o esdrúxulo exemplo de quem trabalha muito, as igrejas, de modo geral, têm escolas dominicais, nas quais são lidas passagens da Escritura de modo sistemático e quase sempre pedagógico. Sem falar que nos cultos sempre são lidas perícopes da Bíblia para, ato contínuo, ser feita a exortação, ou seja, sua interpretação. Existem igrejas que não agem desse modo. Há desonestidade?

    11. Joel Domingos

      Continua: A bandidagem impera em qualquer seara. E qual o ambiente mais propício para os vigaristas, picaretas e outros estelionatários do que estar sob o manto da proteção divina e promessas de salvação? É ingênuo quem se escandaliza com esses atos do homem. A Escritura já vaticinara: cuidado com os lobos em pele de cordeiro! Ressalvo que meu comentário se restringiu à matéria sobre a viabilidade ou não do museu. Quanto a Bolsonaro, tô pouco me lixando pra ele. Não votei nem vou votar nele.

    12. Joel Domingos

      eu também era cético em relação à Bíblia. Não cria que ela fosse revelação divina. Mas, de repente, parei de ser Maria vai com as outras. Munido dos melhores dicionários de hebraico bíblico, grego ático e koiné, além de aramaico, fui à luta. Falavam que toda a Bíblia tinha sido adulterada e manipulada… Constatei que isso é balela. Por tudo o que você escreveu, se percebe que você não conhece o meio evangélico, reproduzindo clichês que ouviu dizer.

  5. Joel Domingos

    A articulista se traveste de cristã para não ser tida como suspeita de criticar a construção do Museu da Bíblia. Que mal há na construção do dito museu? Não é idolatria, como ela quer fazer crer. É uma grande forçação de barra. Na verdade, a articulista está trabalhando pro outro lado e quer legitimar seu discurso. Efetivamente, ela busca detonar o cristianismo em sua base, que é a Escritura.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Joel, me desculpe, mas agora tenho compromisso. Mas finalizo a minha colocação aqui: Não me sinto habilitado para debater sobre a Bíblia com você. Realmente, não é minha leitura predileta. Mas lhe digo, minha Bíblia é bem curtinha: Ame ao próximo como a si mesmo, faça o bem, não faça arminha e não mate ninguém. Ame a natureza e respeite os animais. Durma, acorde, reze do seu jeito, estude sempre, trabalhe, beije, abrace e tente ser feliz sem prejudicar o próximo. Abração para você meu irmão!

    2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Os fiéis que buscam o encontro com espiritualidade em qualquer religião, não podem servir de permuta ou negociação. Afinal, acredito que devam ser tratados com respeito e terem suas subjetividades e individualidades respeitadas por pastores, padres ou qualquer liderança religiosa. Lembro: fiéis não são gado marcado. São seres humanos que buscam a espiritualidade e não a manipulação, que pelo que entendi não ocorre na sua igreja.

    3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Ainda Joel, igrejas das mais diversas nomenclaturas q se vinculam ao mundo evangélico, proliferam nas regiões + periféricas e em bairros de elite também. Seria leviandade da minha parte afirmar q a maioria não tem o mesmo procedimento q a igreja que você frequenta. Acredito q existam muitas. E existem protagonistas de algumas destas igrejas q explicitam à luz do dia sua desonestidade, apoiando políticos em troca de isenção de impostos entre outras benesses. Lembro: falo do q deveria ser sagrado!

    4. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Caro Joel, obrigado. Esclarecedoras suas considerações. Entendo q assim como você, existem inúmeros evangélicos e cristãos de outras vertentes religiosas q têm senso crítico independente de sua escolha política. Embora não tenha religião, tento respeitar todas. Acredito em Deus. Sim existem médicos, psicólogos, mecânicos etc, desonestos. Mas aqui estamos falando do q deveria ser sagrado q é a espiritualidade, e de como impostores a desvirtuam de seu fim, q em tese é a conexão com Deus.

    5. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Sigo: a leitura, a literatura e boas fontes de informação são fundamentais para q pessoas de qualquer religião, ou mesmo aquelas q não têm nenhuma (como eu) desenvolvam seu senso crítico, e não se deixem levar por falsos cristãos manipuladores e muito menos por fake news no zap o telegram q falam de pacto com o demônio. Ou mesmo possam ver com clareza que o "padre"-"pastor" candidato a presidente ou "lacaio" deste q desgoverna o país é um impostor, como inúmeros q existem em várias religiões.

    6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Caro Joel, bom dia. Não costumo responder comentários. Mas gostaria de destacar q admiro sua determinação em procurar se aprofundar na leitura da Bíblia. Contudo, acredito mesmo q a sua disciplina não é comum entre cristãos, sejam eles evangélicos, católicos ou de qualquer outra vertente. Pelo mesmo motivo q milhões de pessoas não buscam a literatura e mesmo se informar em fontes seguras. Como uma pessoa q trabalha 8 ou 10 h por dia, pega dois ônibus, vai ter tempo para ler a Bíblia? Continuo:

  6. Severo Pacelli

    Com essa onda fascista religiosa, é bem provável que museus tradicionais sejam substituídos por museu da bíblia, homenageando santos, dos quais sabemos de muitos tem procedência duvidosa, dado que Jesus Cristo foi torturado e crucificado mediante interesses políticos religiosos, em sua forma humana. No campo espiritual é outra história. A história desses fariseus e período pré Hitler ocorre no Brasil hoje e não vejo uma posição firme da ONU. Jesus foi morto e Hitler matou milhões. Essa onda...

    Responda