Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Juan Vera

    Realmente é muito perigoso se o atual ganhar a eleição, pois ele tenta faz tempo acabar com a independência dos poderes, principalmente o judicial. E compreensível a analise do jornalista, pois é possível mediante negociações governar e passar projetos necessários. O drama é o que pode envolver a negociação e a pressão de lobbys. Confio que o ex-presidente com o arco de aliança que fez com pessoas que podem pensar diferente, mas, que fizeram história, fazer um governo o melhor possível.

    Responda
  2. José Cardoso

    A novidade no caso da vitória de Lula é uma oposição nítida, vinculada ao Bolsonaro, assim como sempre houve a oposição lulista em governos não petistas. Só que bem mais numerosa, embora minoritária. Não se espere cooperação, nem maiorias para aprovar PEC's.

    Responda
  3. Ney Fernando

    Se bolsonaro for reeleito com esse congresso, é provável que ele consiga aumentar a composição do STF de de onze para trinta ministros, e nesse caso irá nomear dezenove pessoas terrivelmente qualquer-coisa-não-boa para as novas vagas. Só falta dominar o STF para ele conseguir instalar aqui uma ditadura, como ocorreu na Venezuela e na Hungria.

    Responda
  4. Luís Cláudio Marchesi

    Com taxa de renovação ou não, se reeleito presidente, Bolsonaro seguirá com seu plano (e da família) do projeto autoritário, minando ainda mais as instituições e instalando a autocracia bolsonarista. Gostando ou não de Lula, ele é a única opção deste País não mergulhar numa ditadura de extrema-direita!

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Meu caro, "entendimentos" é algo que pode ter tantos significados quantas são as virtudes e os pecados humanos. Torço pra que seja favorável a um governo Lula o maior profissionalismo de seus aderentes. Parece-me certo que teremos de ser vigilantes: no Bozoverno, a elasticidade do fisiologismo foi incrementada. A sociedade deverá deixar claro a esse legislativo que práticas anti-republicanas não serão aceitáveis como o foram recentemente, e que é necessário retomar um trilho decente. Árduo.

    Responda
    1. Ayer Campos

      O colunista até que me aliviou um tantinho a impressão fatídica de horror, temor e tremor ante as vitórias de Moro, Damares, Mourão, Malta e Ricardo Salles... Mas só vendo, né? Continuo temendo que Lula se transforme num governante simbólico, talhado para o papel que os detentores do capital lhe querem impor para engabelar as massas.

  6. Leandro Eustáquio da Silva

    Mensalão pode vir aí caso Lula se eleja ( o que é bem difícil diga-se de passagem!)

    Responda
  7. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Embora não faça sentido um país em que oitenta por cento eh pobre ou miserável se entortar para a direita( eh como o gado pedir para o levarem para o abate) , a direita faz parte do espectro político, e assim deve ter seu lugar garantido. Não eh o caso do bolsonarismo. Aí se trata da ignorância mesmo.

    Responda
  8. Emanuel Mello

    O problema é que a direita racional morreu e o parlamentar conservador que não rezou a cartilha do bolsonarismo não foi eleito. O medo de ser expurgado dominará o cálculo político de quem quiser negociar com Lula, se este for eleito.

    Responda
  9. Edson Miranda

    Acredito que forçou na tinta colocar PSD, MDB e PDT como " pró Lula". Melhor ficaria colocar " pró qualquer um dos dois".

    Responda