Vinícius Torres Freire > País elege um Congresso como nunca se viu na democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
É tarefa do supremo corrigir erros judiciais. De má fé ou não. O lawfare promovido por Moro foi descoberto e desmascarado. O resto é conversa pra boi dormir...
Cada paÃs elege o presidente e seus representantes no Congresso, que merece. Estamos pois, carentes de representantes comprometidos com as demandas do paÃs. Se elegeram um presidente amalucado e debochado, um senador futebolista, uma senadora com visões perturbadoras, um paraquedista e outros semelhantes, é notório que a educação deficiente do paÃs, não é democrática; é alienada. Tudo isto porque temos um burocrático TSE. No Japão a lei diz: Qq maior de 18 pode votar, SE QUISER. Aqui é obrigado
que tal testar a sua tese?; imagine uma eleiçao sem obrigatoriedade uns trintaporcen to d populaçao comparece; elegerao os candidatos oferecidos pelos partidos e registra dos no burocratico tse - o q mudaria alem d eleitos, bons ou ruins, com quantidade mi nima d votos?; agora teste a hipotese d Voce nao votar no candidato amalucado no fute bolista no influencer no paraquedista nem no tiririca q acaba d ser reeleito pela quarta vez
Juiz não pode tomar parte na causa. Para nenhum dos lados. Simples assim. Como é difÃcil fazer compreender isso em se tratando de gente de baixo nÃvel de cognição!
Tocou o berrante, o gado começa a se manifestar.
Cada paÃs elege o presidente e seus representantes no Congresso, que merece. Estamos pois, carentes de representantes comprometidos com as demandas do paÃs. Se elegeram um presidente amalucado e debochado, um senador futebolista, uma senadora com visões perturbadoras, um paraquedista e outros tais, é notório que a educação deficiente do paÃs, não é democrática; é alienada. Tudo isto porque temos um burocrático TSE. No Japão a lei diz: Qq maior de 18 pode votar, SE QUISER. Aqui vc é obrigado.
Segundo um ministro do supremo a esquerda implantou uma cle ptocracia no paÃs. Lembrando o articulista, essa palavra significa "governo de lad rões". Basta!
Onda super conservadora não resolve os problemas reais do paÃs. Estão preocupados com costumes.
Qual a opinião do jornaista a respeito da anulaçao de provas e soltura de corruptos ? A direita vai ficar mais e mais extrema
dps da uma sacada no audio do moro combinado com o dental a condenacao do lula. é tosco, roubou no jogo. toma cloroquina e ai q melhora, vacina é pra fracos.
Qual a sua opinião sob corruptos que aparelham o estado para não serem investigados, então julgados e condenados como corruptos? Qual a sua opinião sobre sigilos de 100 anos? Eu prefiro um Estado alerta e investigativo e não que hajam trocas e movimentos misteriosos toda vez que há algum indÃcio de podridão. Me desculpe, mas você me parece muito ingênuo.
Stf corrupto anulou provas e processos !
Tem gente que finge não saber que o juÃz é corrupto e que não precisava de provas!
pq foram julgados por um juiz incompetente. Eh tão dificil entender, neh?O processo teria que começar do zero, mas deve ser muito dificil pra vc entender.
Como cooptar o "centro": emendas parlamentares, emendas de relator, orcamento secreto, ... Fico imaginando qual sera o proximo nome pra ciranda continuar!
O PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), para obscurecer o antipetismo na sociedade brasileira criou pela narrativa de seus seguidores pseudointelectuais frustrados o Bolsonarismo, que agora se faz vitórioso, com ou sem Bolsonaro, dando-nos prova inequÃvoca de que a Lei do Karma é inexorável. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
pare de repetir essa ladainha tediosa, Namaste, nem bons argumentos vc traz pra discussão.
Você só fala besteira. Que o PT tem defeitos, não há dúvida, mas nada justifica o Bolsonarismo. O Bolsonarismo é herdeiro da nossa herança escravista e da Ditadura Militar. Se liga!
Que Bolsonaro te ilumine com a BÃblia de ouro.
Nunca li tanta besteira em tão poucas palavras. Ler um pouco sobre a historia recente da polÃtica e economia do pais ajudaria escrever coisas mais sensatas. Saravá!
Vai ser difÃcil para qualquer dos dois, mas mais difÃcil para Bolsonaro que é visto pela maioria da população como incapaz, sem estadismo nenhum, obcecado por dinheiro. A classe operária vai sofrer muito mais do que já sofre hoje.
Congresso, cara do Brasil, é e foi escolhido pelos eleitores em eleições absolutamente limpas, não é, senhor Despiorador? Alguma coisa contra a democracia? Ou ela só vale se for para eleger o bonde do atraso?
Que besteira, seu Roberto. O golpe já está em andamento, e seu patrocinador é o STF. Mas as coisas voltarão à normalidade.
Nada contra a democracia. E você? Se seu candidato perder? Apóia ou não um golpe militar? Você autoriza ou não?
Nao vai ter nenhum problema pra quem se eleger presidente, esses deputados "do centro" vao estar com o governo, sempre foi assim e vai continuar (sem ideologia, alias, ideologia do dinheiro).
O fato é que esses deputados da direita vão legislar em causa própria, usam essa retórica de costumes para engajar e reforçar velhos preconceitos, em relação a polÃticas públicas que de fato beneficiam à população votam e trabalham contra, se servem do Estado brasileiro e mandam à população se virar com iniciativa privada.
O dinheiro do orçamento secreto é aplicado nas cidades brasileiras, beneficiando brasileiros! Muito melhor que aplicar dinheiro do BNDES, do povo brasileiro, em outros paÃses, como o ex presidiário o faz
Democracia é isto . A vontade do povo é soberana .
Nossa "sopa de siglas " nunca correspondeu à realidade ideológica porque esta sempre faltou à nossa cultura polÃtica ou a ausência desta, marcada pelo Presidencialismo que impede seu desenvolvimento. Aqui toda direita é rotulada de extrema quando perde e de conservadores os que vencem em seu nome, como agora na eleição para o Congresso. E o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT ) é o que, de esquerda?! (Kkk). Namastê!
O que se viu é muito deputado e senador eleito apenas porque é 'do Bolsonaro'. vide Pazuello e astronauta. Mas me parece que o Lula não conseguiu votos para o PT no legislativo na mesma proporção (por que não?).
Orçamento secreto explica as reeleições. Não figuras como Pazuello, Damares e astronauta.
Quem tem orçamento secreto na mão deu de lavada; ou alguém imagina que reservaram essa verba só prá comemorar a vitória?
Essa é fácil. A direita é muito bem articulada para concentrar votos em eleição não majoritárias. Além disse, houve uma desproporcionalidade do poder econômico nessas eleições, chamada orçamento secreto, que privilegiou os partidos aliados ao governo. Isso permeia no varejo o deputado, o prefeito e o governador, criando uma situação de trapaça e concorrência desleal. Espero ter respondido.
Quem quer que seja o próximo Presidente vai ter que distribuir muita grana se quiser governar.
A crise dos Ricardos escancara a degradação atual: Ricardo Salles foi eleito, enquanto gente como Ricardo Galvão, cientista renomado e demitido por Bolsonaro do INPE ficaram de fora ( com anuência do senador-astronauta escolhido pelo povo de SP)
Um congresso pavoroso e assustador... verdadeiro trem fantasma.
O paÃs aprovou o orçamento secreto... Infelizmente a nação não sabe votar. Aprovou a instituição da corrupção debaixo do nariz da ignorância polÃtica que reina.
esquerda caviar chora bastante e livre.
Você não parece ter a mÃnima ideia do que está por vir se o seu candidato ganhar. Talvez você esteja de maneira mÃope imaginando algum ganho pessoal, nas não sobrará paÃs para ninguém ganhar e sim todos perder. Um paÃs não sobrevive economicamente com isolamento, algo que é inevitável de acontecer com a destruição ambiental, e sem investimento em educação e ciência, assuntos que Bolsonaro repudia. Teremos um cenário de destruição e miséria. Não é choro, é preocupação de quem tem responsabilidade
so mimi nada mais, chora que e livre
Em mediocridade, sem dúvida. É o retrato do bolivarianismo pretendido pela seita bolsonarista.
Para quem estava com medo de golpe, o golpe foi dado e não se deu nem um tiro. Aprendam com o Steve Banon.
A Folha poderia fazer um link: “descubra pra quem foi seu voto para deputado, caso seu candidato não tenha sido eleito”. Isso pode ajudar as pessoas nas escolhas na próxima eleição. O voto vai para o último eleito da coligação ou do partido sem coligação. Fica aqui a sugestão.
Só complementando, o STF e a classe polÃtica se omitiram diante dos repetidos crimes cometidos por Bolsonaro e pelas matérias inconstitucionais arquitetadas por ele e seu aliado do centrão Arthur Lira é Ciro Nogueira. Imaginaram que o caminho seria derrotar ele nas urnas e depois fazer ele pagar pelos crimes. O cálculo foi errado porque deixar a máquina ser utilizada esta causando danos talvez irreversÃveis para o paÃs. Damares. Salles. Astronauta. E outros. Filme de terror fundamentalista.
A matéria deveria ser, o Orçamento Secreto elegeu um legislativo nunca visto antes no Brasil. É assustador como nos tornamos um paÃs fora da lei, um vale tudo. Só resta agora torcer para mitigar a destruição elegendo Lula. E aqui é uma torcida mesmo. Apesar da robustez de mais de 6 milhões de votos a favor, a guerra religiosa que se tornou a eleição, torna qualquer prognóstico impossÃvel.
O caso dos EUA é ainda mais grave pois eles avançaram na radicalização do discurso. Os republicanos tem como única opção de sobrevivência Trump, um lÃder populista de extrema direita, então a bancada toda se converteu por medo de nunca mais se reelegerem. Aqui no Brasil ainda estamos no meio desse processo, mas a tendência é que se o Bolsonaro ganhar a direita civilizada se converta por necessidade de sobrevivência, igualando-se aos EUA. Dia 30 teremos a decisão de que futuro queremos pro paÃs.
Olhe os EUA que voce vera nosso futuro, la eh muito dificil (comprar) deputados e senadores, houve a radicalizacao ideologica (republicanos - reacionarios, democratas - progressistas). Congelou as grandes obras de governo, ficam olhando pra China e imaginando como seria se o governo conseguisse governar, dai essa gana de destruir o adversario (nao conviver com ele).
Concordo Gilberto. Quem ganhar infelizmente terá que aderir a ditadura do dinheiro ao fisiologismo. A questão é que um dos lados segue a passos largos para uma pauta reacionária e autoritária, armas, agronegócio troglodÃta, destruição de educação motivada por uma suposta doutrinação das escolas e universidades, avanço da intolerância religiosa, além da continuidade, de aparelhamento das instituições. levará a um isolamento ainda maior, levando a uma catástrofe.
Prognostico simples (historico no Brasil): o governo vencedor vai distribuir verbas para os ideologos do dinheiro (deputados do "centro") e governar facil, passar a boiada!
Não preciso nem falar, votar em quem tirará seus direitos é pouco sábio. Eleger quem acabará com o que resta do sus. Querer o parlamentar que é lobista da farmaceutica. Votar no cara bancado por empresas da educação não melhorará o sist publico de ensino.
a ESQ
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Recal que de um fra ca ssado no sistema que só perde. Mal sabe que muitos dos esquerda lhas que ofende, são vencedores no capitalismo, apenas desejariam um mundo melhor
Sou não. Sou vencedor no capitalismo, tenho titulos, bom emprego, bens. Ao contrario da maioria dos recalcados de direita que conheço. Mas ñ é por ser bem sucedido na vida, que acho o pais está indo pro buraco. Sempre fui vencedor, qdo vejo a vaca indo pro brejo, busco alternativas, diferente de alguns que pensam que viver é sofrer.
Nossas elites polÃticas e econômicas, que afinal acabam sendo a mesma coisa, são simplesmente funestas. Não só estão longe das necessidades do povo, não só pensam apenas nos seus interesses a curto prazo. Parecem odiar ao povo e sofrer de grave miopia. Não consigo sequer chamá-las de direita ou extrema direita, elas excedem essas definições. Afinal, a direita polÃtica civilizada se preocuparia com o povo e com seus eleitores. Mas de todo modo o centrão se venderá ao ganhador destas eleições.
A atual direita é uma vergonha para o Brasil. Obscurantista, violenta, oportunista e antipatriótica. O presidente miliciano e fanfarrão que vai acabar transformando o Brasil numa Venezuela ou num paÃs extremista. Falsos moralistas!
Muitos ainda não se atentaram para essa sua visão. Até Ciro Gomes menospreza o risco à democracia com a continuidade do bolsonarismo.
A polÃtica, assim como quase tudo, vive de ciclos, este é apenas mais um. Espero que dure pouco.
Resumidor-geral, carÃssimo, é novidade apenas no que tange â consubstanciação pelo sufrágio recente; no que diz respeito ao comportamento histórico e ao imediatamente verificável, nem sei se é tanta, não. Realmente novo é ter, em posição legislabóstica, detritos do bozoverno, como o Fujuello. Dos demais, as entranhas são as mesmas - e péssimas - das últimas décadas, como você fez notar. Ou nós berramos aqui do rés-do-chão, ou terão idêntica vida fácil...
O Brasil não é conservador, o Brasil é retrógrado e reacionário. De legislatura em legislatura há uma degradação visÃvel no Congresso Nacional. Gente menos preparada, bases. Ideológicas, interesses individuais e a população cada vez mais desassistida.
1. CENÃRIO BOZO DOIS. É fácil desenhar projeções caso dê Bozossauro no T2. Radicalização à esquerda. Assim como desapareceu por implosão (PSDB paulista) ou adesismo (Ronaldo Caiado) a direita cavalheiresca, de punhos de renda e diálogo, também a esquerda de profissão legalista estrita, sedentária hemorroidária bonachona desenvolvimentista e dialogal tende a sumir no cenário furioso do Bozo Dois. Haverá radicalização com viés de ruptura nos dois extremos do espectro. Deuzulivre...mas é dialético.
É um Congresso eleito pelo Povo, portanto legÃtimo. É o espelho do que pensa a sociedade brasileira, farta do populismo e da cleptocracia. Mas parece que o colunista tem uma ideia melhor sobre o que deve ser um Congresso bom, acima do que pensa o Povo.
Francisco e Denise também discordam que o poder emana do povo, o que é requisito imprescindÃvel a uma democracia. Para eles, o Congresso legÃtimo deve estar de acordo com os seus personalissimos valores. Coisa de autoritários e ditadores.
Sim eleito pelo povo e retrato da sociedade . As elites criaram esse povo , mantendo-o na alienação, agora a parcela retrógrada vai dando a forma. Quanto a populismo e cleptocracia, essa renca dessa direita escravocrata deixa o pt no chinelo.
Se o povo pensa que o bão é prantá soja, arrasá mato e matá boi, fazer o que né? Vox dei. Ele criô, nóis descria.
Nao parece que a população está farta de rachadonas e a codevasf distribuidora de dinheiro público a la cleptocracia secreta do orçamento secreto.
Pensamento é categoria que não combina com a categoria povo, porque é algo que implica em singularidade, capacidade diálogica, diversidade. Esse "povo" de que vc fala está crescentemente dominado por um sistema totalitário de crenças ocas, fanatismos, fake news, falsos moralismos , antiespiritualidade, anticultura, é o chamado "gado". Povo não existe, é construção polÃtica, existem estratos que dominam, manipulam e se beneficiam da desigualdade social e da vulnerabilidade das mentes. Acorda,!
Um geno cida confesso no comando e com a aprovação de metade da população, coisa rara na história da humanidade.
Populacao do Brasil: 217 milhoes, boso: 43 milhoes, nao mais que um quarto da pop, nunca a metade! 32 milhoes podiam votar e nao votaram!
A maioria de nossos polÃticos ñ pensam o Brasil ou os brasileiros, seus interesse sempre foram e serão pessoais ou familiares, colocando desde o bisavô, avô, pai, filho, neto na carreira polÃtica p sempre. São raros os q escolhem o parlamento p amenizar as condições degradantes de muitos brasileiros, de lhes darem alguma proteção e serviços sociais. Alguém com desejo e Ãndole de servir ao paÃs. Felipe Gonzales, da Espanha já dizia q o povo se surpreende qdo um polÃtico não enriquece na polÃtica
Onde entra os talebans evangélicos nessa história?
O lado positivo é que a composição do novo congresso evita a formação de uma nova clepitocracia como aconteceu nos 13 anos de governos de esquerda no Brasil.
Repitil
E permite ainda mais a cleptocracia da direita, que sempre se manteve impune, com seus governos totalmente omissos à s necessidades do paÃs, seus mandatos cobiçados no único intuito de olhar pro próprio umbigo, digo, própria conta bancária e nada mais.
Julia, minha cara, esqueceu da hipótese humilhante: acefalia.
Espantoso. Ou é ingênuo e puro como uma criança ou está de brincadeira.
Tolinho...
A ideologia cega: eis um bom exemplo!
OtÃlio, você é othário ou mal-intencionado? Ah tá! As duas coisas.
Pelo contrario, a eleicao desse congresso eh a tomada de poder pela cleptocracia. Esta que ascendeu ao trono quando derrubaram Dilma. Alias, foi exatamente para isso que deram o golpe. Para retornar o congresso aos gloriosos tempos de negociatas, emendas fantasmas para fazer dinheiro publico sumir, rachadinhas, venda de apoio politico em troca de verbas para obras que nunca saem do papel, e outros tipos de corrupcao. O congresso eleito eh a marca da decadencia desse pais, outrora promissor.
Agora a cleptocracia será de direita.
E o centrão é o que? Os hoje aliados de Bozo nunca meteram a mão na bufunfa. Meu caro, eles já foram aliados de Lula como Ciro e Lira, hoje se aboletam no colo de Bozo e amanhã? Dia 30 saberemos em qual colo montarão os esquemas. É muita ingenuidade acreditar que só os petistas roubam nesse paÃs. Aqui, ninguém é inocente.
Aham...sei.
Não há o que se preocupar,afinal de contas a essência da democracia não é a capacidade de tolerar quem pensa diferente?
A questão é que um governo que se vale de ameaças à democracia e que vive flertando com a ditadura, está longe de ser tolerante..
Será que iremos para uma teocracia evangélico-miliciana?
Pelo histórico carnavalesco-futebolÃstico-po liti queiro-fu leiro-zo eiro do Brasil acho que jamais chegaremos a um Afeganistão, Irã e muito menos Arábia Saudita. Mas poderemos ter doses mais ou menos altas dessa pra ga misturadas nessa farofa nacional indigesta. De uma certa forma já temos.
Pelo histórico carnavalesco-futebolÃstico-politiqueiro-fuleiro-zoeiro do Brasil acho que jamais chegaremos a um Afeganistão, Irã e muito menos Arábia Saudita. Mas poderemos ter doses mais ou menos altas dessa pra ga misturadas nessa farofa nacional indigesta. De uma certa forma já temos.
Como sempre, Blablablabla e não disse nada,reclame no 0800.
Isso é escrito para quem tem capacidade cognitiva.
É trágico! Porém acalentador para os menos sábios achar que Lula não articula esse bando. Lula é estratégista mor, maquiavélico com os Republicanos incautos, sem noção e sem experiências. Poe no bolso ou cria outra celeuma para manipula-los... Salve o BRASIL!
Lula vai governar, resta saber como vai pagar o apoio do congresso... Infelizmente....
Mais um motivo pra votar no Lula. Para que haja equilÃbrio e não aconteça aqui o que aconteceu com a Alemanha de Hitler
Já estamos na Alemanha não só ela mas também a Itália de benito.
É o apocalipse zumbi acontecendo!!
Otilio, que tipo de cegueira é essa q te impede de ver a corrupção escancarada dessa extrema direita. Além do orçamento secreto q garantiu a vitória dessas aberrações, teve até ministro afirmando q passava verba pra pastor a mando do presidente, veja a última dessa semana, quase 3 bi de corte na educação pra orçamento secreto. Tá em qual planeta?
A clepitocracia será evitada ,esse é o lado positivo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > País elege um Congresso como nunca se viu na democracia Voltar
Comente este texto