Opinião > Petróleo em guerra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo Magalhães

    A Folha afirmou diversas vezes que o modelo de precificação com pareamento internacional, PPI, adotado pela Petrobrás era justo porque refletia o valor de mercado, que a honesta concorrência internacional refletia. Hoje ela relata os mecanismos artificiais de manipulação do preço do petróleo influenciados por toda sorte de interesses de poder, que traduzem a ganância de meia dúzia, mas vão levar ao sofrimento de milhões. No Brasil, 125 milhões em insegurança alimentar e 33 milhões com fome.

    Responda
  2. edilson borges

    um cartel é um subproduto das leis de mercado...os liberais se juntam prá liberalizar até libertinar tudo.

    Responda
  3. José Ricardo da Silveira

    É contraditório, sob o ponto de vista dos princípios e valores liberais ocidentais, o apoio que a Europa e os EUA prestam às ferozes ditaduras teocráticas e cleptocráticas do Oriente Médio. Agora paga-se o preço do pragmatismo e da ganância cega de um capitalismo que busca resultados de curto prazo, desprezando visões estratégicas e de longo prazo. Como dizia Churchill, saída é enfrentar a chantagem: sangue, trabalho árduo, suor e lágrimas ("blood, tool, sweat and tears").

    Responda
  4. Joao Cantarelli

    Putin tem força na OPEP+ e não quer facilitar a vida dos democratas nas midterms. Um congresso controlado pelo GOP [e um futuro retorno de Trump] é muito mais interessante para os seus planos de sobrevivência no poder.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.