Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso Luís Gallo

    Acredito que, nas próximas semanas, a imprensa (principalmente a televisão, por sua abrangência) deveria explicar mais didaticamente o que é o orçamento secreto (tema que sempre aparece nos debates) e o perigo que representa esse plano de aumento de cadeiras no STF. Isso tem que chegar no cidadão "comum", aquele que cuida do trabalho e da família no dia a dia e não acompanha noticiário político com intensidade. São temas que precisam ser "mastigados" para quem não entende.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Se for reeleito ..." se o coiso for reeleito, o Brasil merece que ele faça tudo, e muito mais, que o artigo descreve. Brasileiro não merece um país se ele for reconduzido pelo voto à presidência.

    Responda
  3. Helio Cardoso

    Agora, com esse padre de araque, está confirmado que com Bolsonaro o Brasil caiu no 'conto do vigário'.

    Responda
  4. HELIO A LOUREIRO

    O justo, o democrático, o melhor pra todos nós, seria cada Presidente, e cada Senado, se esforçarem ao máximo pra nomearem um STF isento, e não um STF militante, pra chamar de seu, petista hoje; quem sabe, bolsonarista amanhã. Mas isso, hoje, é mais do que utopia.

    Responda
    1. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

      A maioria do Povo pede mudanças no STF!?

  5. HELIO A LOUREIRO

    Aliás, não foi exatamente isso que esse STF petista fez?? Tirou Lula da cadeia!

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Mas querido, foi o mesmo STF que, ao arrepio da lei, permitiu que ele fosse preso e que Dilma sofresse um impeachment. Leia mais, o zap não é uma fonte de informação muito confiável.

    2. Luiz Gomes

      Isso eh q da a pessoa se informar pelo zap, vem a publico falar o q nao sabe e diz bobagens. Vai estudar!

  6. HELIO A LOUREIRO

    Ué, mas não vê nenhum problema num STF dominado por petistas??

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Petistas que possibilitaram o impeachment de Dilma e a prisão do Lula? Estranho...

  7. marcio tulio viana

    Dominar o STF significa também garantir que as novas leis violem a constituição e as antigas sejam reinterpretadas também contra ela. É abrir caminho para toda a pauta reacionária.

    Responda
  8. Fabio Leandro

    Estamos precisando limpar o Stf ... seria uma boa hein

    Responda
    1. Luiz Gomes

      Exato encher de evangelicos super moralistas e bolsonaristas. Isto eh limpar na sua estreita concepcao

  9. Marcos Benassi

    Bruno, meu caro, ele nem precisaria fazer nada: caso se reeleja, estará comprovado que o que fez até o momento é suficiente para tanto.

    Responda
  10. Celia Regina Resende

    E o editorial da FSP preocupado com o ministro da economia de Lula. Pior que Paulo Jegues não será, com certeza. Mourão nem passou pela porta do Senado e já faz ameaças ao STF. Não é uma escolha difícil. Salvem a democracia.

    Responda
    1. luis anjos

      Quase metade dos eleitores estão assistindo o golpe eleitoral, a mentira generalizada e o grande golpe à democracia que está se materializando na frente de todos, a destruição das instituições ou o seu controle ( vide PF, ministério público e o STF caso reeleito). O controle do STF atende à famiglia e boa parte dos parceiros do dito centrão. O cheque em branco será dado ao inominável com a reeleição!ç÷

  11. eliane maria rosenberg colorni

    Perfeita sua analise! Lamentável estarmos nessa situação!!!!

    Responda
  12. Jane Medeiros

    Lula é a certeza de um Brasil democrático e mais justo. O risco Bolsonaro torna imperioso o voto em Lula!

    Responda
  13. Rubens gonçalves

    quando deputado federal o bolsonaro era so elogios ao capitao hugo chaves presidente da venezuela. deveras. os dois eram militares . um tentente que foi terrorista e outro era capitao do exercito que mudou regras democraticas no seu pais. o chaves so nao ficou muito tempo porque a morte lhe abreviou seus intentos. mas o modelo a ser implantado pelo moro mourao e damares e parecido com o governo da turquia o erdogan ou com o governo da hungria o orbran. ditadores de extrema direita.

    Responda
    1. luis anjos

      O cheque em branco para sermos uma Venezuela, etc, é o que o povo dará ao inominável e sua turma. A sociedade tem que resistir, democraticamente. Quem não acredita numa democracia como a proposta pelo ††deve conversar com amigos, familiares e mostrar o que está acontecendo e, principalmente, o que nos aguarda com a repetição da destruição das instituições.

  14. Gustavo Souza Machado

    É assim de cria uma “Venezuela “

    Responda
  15. Roberto De S Matos

    Não vamos permitir a coabitação do poder judiciário por sua ampliação, por um golpe por quem quer se perpetuar no poder e se livrar da prisão.

    Responda
  16. Roberto De S Matos

    Meu irmã brasileiro, o problema é muito sério, tomemos a decisão enquanto temos a liberdade de votarmos livre, pela democracia depois, será tarde, não permitam a continuação sem fim da tiraia.

    Responda
  17. Edson Rocha

    Podre não é esse incopetente e corrupto. O que ele está fazendo é tirar o dele da reta pra não ter que ver o sol nascer quadrado. Podre são seus apoiadores que além de lambedores de botas ainda passam pano pra essa família miliciana.

    Responda
  18. SERGIO saraceni

    Impensável como conseguimos afundar tão profundamente no pior esgoto moral.

    Responda
  19. Antonio Pimentel Pereira

    Foi uma decepção a derrota de lula para collor em oitenta e nove, lula partindo cm segundo colocado no segundo turno, bateu quarenta e seis no empate, na eleição collor venceu por pouco, agora o cenário é o inverso, só peço a deus pra o povo brasileiro entender que agora é democracia, que tanto lutamos pelos governos civis, diretas pra presidente, passa um filme, nem pensar nesse filhote da ditadura

    Responda
  20. FLAVIO CALICHMAN

    Uma vergonha, uma indecência asquerosa! Pior é saber que, em D-us me livre ocorrendo, haveria fila de pessoas indignas, egoístas e sem a mínima noção de cidadania e de bem comum, esperando nomeação como juízes capachos, marionetes do Executivo. A História está repleta de juristas que apoiaram , aderiram e viabilizaram regimes ditatoriais no Brasil: Gama e Silva, Buzaid, Francisco Campos e outros. Temos atualmente até alguns nomes conhecidos que parecem dispostos a topar uma abjeção dessas.

    Responda
  21. GILBERTO SILVA RAMOS

    Esse que ai se encontra no poder fala muito em Venezuela, Cuba , Nicaragua , porém o plano é exatamente esse...transformar o Brasil numa ditadura tao ou pior que esses paises e se manter no poder eternamente. O que mais me entristece é perceber que o POVO apóia isso...basta ver a expressiva votaçao que esse sujeito teve !! DEUS NOS SALVE

    Responda
  22. filipe moura lima

    Bozo quer, mas não vai conseguir porque vamos defenestrá-lo dia 30.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Inocente. Se liga. O atraso do Brasil se deve à inocência de seu povo. Entrega a chave do galinheiro para a raposa. Triste Brasil.

  23. cicero lopes da silva

    Fazer o Hugo Chaves fez na Venezuela. Controle das instituições é a maneira mais fácil de se perpetuar no poder.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Veja a composição atual.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      E aqui. O projeto do pt eram 35 anos de poder. Felizmente, não deixamos.

  24. Bento Brito Teixeira

    Será que os brasileiros são tão volúveis assim? Os resultados das últimas pesquisas confluem a favor do insanaro. O Brasil vai se lascar?

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Não. Os brasileiros estão atentos. O sepulcro caiado não nos engana mais. Seguem-no, apenas, os cúmplices e os inocentes que são manipulados.

  25. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Bruno Boghossian, penso q governadores como Zema e Caiado, q já manifestaram pretensões de ocuparem o Palácio do Planalto um dia, cientes agora das pretensões do candidato pelo qual manifestaram apoio, talvez não se empenhem ou trabalhem tanto para ajudar o atual inquilino em seu propósito de continuar indefinidamente por lá. Afinal, se pretendem governar o país um dia, têm q ter pelo menos a perspectiva de q quem estiver presidente ano q vem, concorde em entregar o cargo em 2027.

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Assisti à entrevista do Zema no UOL, fiquei muito mal impressionado com a precariedade do seu raciocínio, cheio de falácias e meias verdades, pela sua desconsideração pela democracia, pelo seu provincianismo tacanho e pela incapacidade de enxergar a realidade como é. Esperava muito mais dr um governador de MG reeleito em 1o turno, JK e Tancredo se reviram no túmulo.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Concordo. O projeto do pt eram 35 anos de poder. Felizmente não deixamos.

  26. RICARDO BATISTA

    Se vencer, a coisa com que menos Bolsonaro vai ter que se preocupar é a polícia. Esses extremistas de direita vão minando a democracia e as instituições por dentro. Quem vai ter que temer o guarda lá da esquina serão, como sempre, os mais pobres.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Puxa, Ricardo, veja só: o coleguinha hodierno aqui debaixo não teme a milícia. Bozolóide é colajozo!

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Foi-se o tempo em que temíamos a polícia. Hodiernamente, tememos (nós e a polícia), os traficantes.

  27. Wil Prado

    Ideia de gerico. A população dos EUA é maior que a nossa e eles só têm 9 ministros na sua corte. Temos 11, é o suficiente. Se não bastasse o executivo, agora querem também transformar o judiciário em cabides de emprego, colocando amiguinhos para não serem presos! Não engoliremos mais esse casuísmo. Pra cima deles, supremo!

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Concordo. Comparação inteligente. Brasil, Estados Unidos, Dinamarca, Noruega, Suécia.... somos todos iguais. Todavia, pesquisem se encontram diferenças. Por favor, publiquem o resultado.

  28. CARLOS SANTOS

    Se esta 10 graça for reeleita será a vontade da maioria, que se danem. A nação está avisada e a escolha é fácil.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Nossa deficiente educação, nos leva a esse raciocínio. Entre 64 nações, fomos a última em educação. Portanto, está desculpado. A Bahia é governada, há dezesseis anos pelo pt. Somos o penúltimo em educação. Pior, só Sergipe.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      A escolha fácil gestou e pariu o monstro. A escolha fácil é tão soberba que não revisou o modo de agir, mas sabendo que gestou e pariu o monstro, e replicou a concepção de monstros na campanha em SC. A escolha fácil conseguiu tirar do segundo turno o melhor governador que o estado já teve. A escolha fácil vai ao segundo turno para perder de lavada para o bolsonarista.