Hélio Schwartsman > Como alguém ainda vota em Bolsonaro? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
É a grande indagação que tenho. O que me leva a acreditar que o eleitor do Bolsonaro é aquele que age como ele em sua vida diária. A tristeza é que não tinha noção que grande parte dos brasileiros eram pequenos capitães.
Eu concordo com a análise. Mas, se quiser merecer respeito como jornalista, o Helio precisa explicar também como é que metade do paÃs quer votar num chefão de organização criminosa.
O chefão de organização criminosa que conheço é o Bozo. Comandou filhos, Queirozes, mulheres e ex-mulheres em um longo esquema de peculato.
Entao o senhor irá com certeza votar em branco, né
Votam nele porque o outro é ladrão, simples!!!
Refraseando: Votam nele porque ele rouba enquanto xinga o outro de ladrão.
Eita sô, bagúio doido. Muito embora eu não seja um primor de racionalidade, consigo me equilibrar razoavelmente sobre dois pés; ceticismo e observação crÃtica fazem parte de meu ferramental básico de interação com a realidade. Fico com o Sr. Spock, bem como com o Maestro pernambucano a música Bozofrênica não me traz senão angústia. A empatia pelos demais, o apreço pela ciência, o horror ao autoritarismo, ao racismo e à tosqueira em geral compõem o resto do quadro: não aos bozogafos.
Eita Marquinhos, tua observação crÃtica interage com sua “realidade” no parquinho de diversões. O que a maioria do povo espera mesmo é alguém que promova o crescimento de emprego, melhoria do transporte público e comida na mesa. Nisso os bozoloides e lulaloides não entendem quando olham o eleitorado, apequenando a conversa (incentivados pelos dois candidatos), insistindo em “religião” , “corrupção” e “defesa da democracia” como pautas.
é recorrente na história. dissolver a imprensa, a verdade é invenção, fatos não importam, depois nós X eles, estes sem direitos, até de viver.
Fascistas
Se vc nao entende é pq nao conhece o brazuca em geral, em geral pouquissimo cerebro.
Realmente. O Brasil, dentre 64 participantes, ficou em último em educação. Veja nossa classificação em IDH, PISA, QI.....
Pois Zé, prezado, mas e o resto das entranhas? Elas deveriam bastar pra desprezar o Bozo como ser humano...
É a pergunta que muitos fazem. Como é possÃvel ? A conclusão que alguns estão chegando é que grande parte que vota nele não é má pessoa, mas está sendo manipulada pelas redes sociais. Existe uma manipulação importante denunciada inclusive por ex-funcionários de Google, Facebook, Twitter, Instagram e quetais. Conheço algumas vÃtimas. Cá entre nós, se a escolha fosse entre redes sociais e Democracia, talvez o resultado fosse semelhante. Eu sou Democracia.
Realmente a Lava Jato só poderia criar esse imenso e triste movimento de "passadores de panos". Parabéns aos faxineiros.
Não passaram ainda na sua lingua bolsonarista, né?
Não sei se alguém já escutou esse afirmação que o crim. é "dinâmico", e por essa razão não se fala em corrupção de forma corriqueira no governo nazifacist., e os coitados Bolsonarista pensam que o enviado de deus é simplesmente muito puro, inocência/vinganç./ignorânc., eles não sabem por onde estão se enveredando ,o obscurantism. não perdoa !
A razão iluminista nada tem a dizer sobre isso. Desconfio que é algo misterioso, como a teoria do 'pequeno grande homem', do filósofo Adorno - que sugere que o homem comum, afetado por ressentimentos e rancores em relação às promessas da modernidade, tende a ver um mequetrefe ambicioso, de retórica antissistema, como uma projeção imaginária do que ele próprio faria, se não fosse tão pequeno e desvalido...
Ayer, carÃssimo, essa sua iluminista mensagem me lembra de minha pior hipótese explicativa: "agora chegou nossa vez", a dos pequenos desvalidos de pequena moral e grande oportunismos. Iluminismo algum, contudo, explicará porque está sua mensagem ficou retida na masmorra folhética, levando Fal até agora há pouco: que Zorra há nela pra ser retida pela Herda do script sençurofrênico? Que Baralho insuportável!
Talvez a materia deveria ser outra, como alguém vota em Lula depois da corrupção generalizada talvez a maior da historia do universo
Seria a corrupção que a PF e o MPF não conseguiram achar depois de vasculhar a vida de Lula e sua famÃlia ? Enquanto isso, a fami.lÃcia se recusa ao menos a mostrar o extrato bancário impresso e auditável à s autoridades.
Ah, tá. Ponto pro Sr. Spock.
O maior esquema de corrupção da história é o orçamento secreto e as PECs editadas (fara da lei) à 60 dias das eleições com o intuito de comprar de votos. Essa sim a maior da história.
Acho que cc não leu e fez comentários nada a ver. Leia as 120 paginas da sentença do juiz moro e verá que ele diz na sentença que não há provas mas ele tem convicção de condenar o lula.
Sim, Bolsonaro tem inúmeros defeitos e é um risco em vários pontos. A única razão para votar nele é que o outro é um criminoso condenado em várias instâncias, que está solto por firulas na interpretação dos processos, não porque a culpa não esteja comprovada. E porque está totalmente ligado a um partido cuja agenda ideológica e os chocantes princÃpios éticos todos conhecemos.
Hahahahah, o Ruy foi tão dedo no'zóio que eu abdico de minha ironia... Hahah!
Desculpe, Rivaldo, mas vc está falando de Lula? Não seria, de fato, de Bolsonaro? Vc está falando do PT? Não seria do PL? Me diz uma coisa, se vc acha que o PT é corrupto, porque, mas porque mesmo, só acharam denúncias contra Lula, mas nunca contra Dilma, Haddad, Marta Suplicy, Erundina, Flavio Dino, e outros PTistas que foram gestores públicos? Sabe o que eu acho? Que as pessoas que votam em Bolsonaro tentam encontrar uma razão lógica para justificar seu voto em Bolsonaro. Mas não tem lógica.
Desculpa do peidorreiro é tosse!
Jesus Cristo, também foi condenado em Todas as instâncias. E mesmo sendo inocente acabou condenado pela maioria do povo à morte de cruz. O Lu la, mesmo sem nenhum parâmetro direto com o nosso Jesus (apesar de ser cristão), passou por via crucis parecida.
Certas canções que ouço, cabem tão dentro de mim.....Texto muito de acordo com meus sentimentos. Desde 2018 que não entendo.
Hélio muitos católicos compraram as ideias dos lÃderes religiosos não católicos, como ir para o inferno se votar em fulano. E a CNBB nada de emitir nota defendendo a democracia, o respeito a Constituição, a proteção das mulheres, pobres, indÃgenas e outros.
Até católicos acreditam que o comunismo será implantado. Também acreditam no aborto legalizado e as drogas também liberadas, sendo que é o Congresso que legisla sobre este assunto e nem um Partido tem maioria na casa legislativa.
O que caracteriza os defensores de Bolsonaro é uma defesa cega daquilo que é divulgado nas redes bolsonaristas, independente de racionalidade, fundamento real ou lógica.
Engano. É o medo do retorno da turma que destruiu o Brasil. A pior recessão de toda a história. A destruição da Petrobrás. Só devolveram seis bilhões. Agora, muda a cor da camisa e pensa que engana nosso povo. Está vestindo branco. Notou?
Igual a acidente de carro, vc fala que vai bater , vê bater o carro e não consegue fazer nada pra impedir a batida. Depois a pessoa ainda fala que foi um acidente. Impressionante
Os números robustos do Jair vem da religião. Isso é um fato. Aqueles que ainda defendem e acreditam em um Estado Laico, uma Constituição de Bem Estar Social, Instituições Republicanas funcionais, uma Democracia, precisam deixar de lado suas diferenças históricas com o PT. O pensamento é pragmático, Lula está no final de sua vida e a estupidez não é uma de suas caracterÃsticas, erros do passado dificilmente serão repetidos.
Estamos tentando buscar lógica no fanatismo. Os fanáticos raramente seguem uma lógica,muito menos algo que seja compreensÃvel para quem assiste de fora. A verdade é que o bolsonarismo virou algo bem próximo de uma religião, ele como um vÃrus infectou uma legião evangélica através de um fisiologismo com pastores, que o tornaram e o identificaram como um Messias. E isso é massificado dentro de um canal de comunicação bem articulado. Goebbels foi o primeiro a fazer isso usando o rádio.
Exatamente. O voto em Bolsonaro é um voto puramente ideológico e irracional. É puramente emotivo. É uma questão de gosto, não de razão. É isso.
Estamos tentar buscar lógica no fanatismo. OrfanarÃamos raramente segue uma lógica, muito menos algo que seja compreensÃvel para quem assiste de fora. A verdade é que o bolsonarismo virou algo bem próximo de uma religião, ele como um vÃrus infectou uma legião evangélica através de um fisiologismo com pastores, que o tornaram e o identificaram como um Messias. E isso é massificado dentro de um canal de comunicação bem articulado. Goebbels foi o primeiro a fazer isso usando o rádio recém criado.
Midia imparcial, cadê voce??????????
Dirce, estude os gêneros jornalÃsticos. Segue um resumo despretensioso: editorial é a opinião do jornal (donos), artigo de opinião é a opinião de quem escreve, portanto não será nunca imparcial, notÃcia é a narração de um fato (deveria ser imparcial, mas muitas vezes há manipulação por meio do próprio discurso linguÃstico), charge é a opinião crÃtica e irônica do chargista etc. Enfim, há muitos outros. Ler é muito mais que decifrar o alfabeto. Lula lá!
MÃdia expressa o interesse do dono. O velho Assis Chateaubriand (não era comunista) dizia: "quem quiser ter opinião, compre um jornal." Samuel Weiner concordou, pediu uma força a Getúlio e Juscelino e comprou o dele. Capitalismo é assim.
Leitora, qual é o nome desta seção do jornal?
Tá confundindo opinião com informação.
O Bolsonaro não possui um vetor. Ele age por espasmos, descontroladamente. A vitória de Bolsonaro era a antÃtese do Lulismo - uma busca da sociedade por mudanças morais. Entretanto, Jair nunca foi um " outsider" , ou seja, pertencia ao pragmatismo polÃtico do Centrão. Mas, como nada é perfeito o Sr. Jair foi eleito. Sua gestão apresentou o que podemos chamar o pior dos mundos: ditadura, defesa do Ustra, armas, degradação ambiental, teocracia, fechamento do Congresso, motorista, agressões etc.
O Bolsonaro não possui um vetor. Ele age por espasmos, descontroladamente. A vitória de Bolsonaro era a antÃtese do Lulismo - uma busca da sociedade por mudanças morais. Entretanto, Jair nunca foi um " outsider" , ou seja, pertencia ao pragmatismo polÃtico do Centro. Mas, como nada é perfeito o Sr. Jair foi eleito. Sua gestão apresentou o que podemos chamar o pior dos mundos: ditadura, defesa do Ustra, armas, degradação ambiental, teocracia, fechamento do Congresso, motorista, agressões etc.
Veja nas pesquisas o número de pessoas que jamais voltariam em bolsonaro e constate que é muito próximo do número de pessoas que jamais votariam em Lula mas o número daquele é um pouco maior que deste conclusão mais vale um asno que me carregue que um cavalo que me derrube . Gil Vicente
Bozo não tem eleitores: tem fãs !! Se ele jogar um recém-nascido do alto de um prédio, ainda assim será aplaudido pela turba ruidosa.
Perdoe, você errou a classificação, isso é súcia, malta, fanáticos ou degenerados.
Dificil de entender! Masoquismo talvez?? Auto punição consciencial ou burrice mesmo!!
Quem presa a democracia deveria rechassar qualquer candidato que seja parceiro de ditadores como Maduro, Ortega e outros ditadores.
Zezé, só servem os ditadores bonzinhos. Como Putim, Orban, prÃncipe Salman aquele que faz picadinho de jornalista, ou rei da Arábia Saudita, que o bozo disse que foi amor a primeira vista responsável pela destruição do Iemen, considerada a pior situação humanitária do mundo que condenou 20 milhões de pessoas a fome. Zezé imagina o seu belo coração na faca desse bondoso prÃncipe?
Putin, também?
Também não podemos esquecer que quem preza democracia jamais poderia exaltar torturador e ter simpatia por ditadura!!!
os erros de português dizem tudo.... mooooo
Leia Festinger: "Um homem convicto é resistente à mudança. Discorde dele, e ele se afastará. Mostre fatos e estatÃsticas, e suas fontes serão questionadas. Recorra à lógica, e ele não entenderá sua perspectiva". Os bolsonaristas são convictos e sempre reforçados nas correntes de whatsapp e nas igrejas evangélicas.Sofrem de disfunção cognitiva coletiva. O grande projeto de poder evangélico , em marcha.
“ Mostre pesquisas de intenção de voto da Datafolha, e suas fontes serão questionadas”.
Diagnóstico preciso e inteligente.
Bolsonaro destrói absolutamente tudo: a pátria, a famÃlia e até deus.
A resposta mais óbvia é: vota-se em Bolsonaro porque há muita gente que ainda vota em Lula… E ambos os tipos de eleitores, convém frisar, pensam estar cobertos de razão: uns lutando contra o “fascismo”, outros contra o “comunismo”…
Enfim, quem acredita em comunismo, como um ideal a ser defendido ou a ser combatido, tem problemas sérios de cognição. Juntando os votos de partidos extremistas como PCO, UP, PSTU e PCB, partidos que acreditam no ideal comunista, não somam sequer 0,5% dos votos. Onde está a ameaça comunista nestes 0,5% de votos? O chocante aqui não é a meia dúzia de gatos pingados que pregam o ideal comunista, mas as dezenas de milhões de abobalhados que acreditam que eles representam uma ameaça.
Comunismo não é nenhuma ameaça, porque nunca vai se realizar. Sociedade sem classe, sem governo e sem dinheiro é uma fantasia, e quem acredita nisso pode também acreditar em coelhinho da páscoa e papai noel. Antes mesmo da civilização se firmar, já existiam classes que se dedicavam a produzir ferramentas para coletar, pescar e caçar, ou produzir vestimentas a partir das peles dos animais caçados. No inÃcio da civilização não existiam governos nem dinheiro, mas foram criados pela necessidade.
Carlos, somente no Brasil falam em comunismo. Tirando Cuba, cite outro paÃs comunista nas Américas. Tenho certeza que você não tem a mÃnima ideia sobre esse regime. Vai ler, vai se informar.
Porém o fascismo de Bolsonaro é real e está em prática e o comunismo de Lula é imaginário, nunca colocado em prática e sem a menor chance de acontecer.
São as pessoas “ normais “ que tiveram uma criação machista ( sem exageros ) que querem uma filha estudiosa e “ de famÃlia “ e um filho bem sucedido e “ macho “ , que querem uma esposa dedicada à famÃlia e quem sabe a religião , pessoas que foram sem querer atacadas como sendo idiotas e retrógradas pelas polÃticas do PT , foram acumulando essa raiva e agora se agarraram ao JB , como são os provedores , obrigam a famÃlia inteira a votar nele .para constar , odeio o Bolsonaro , mas me é nÃtido .
Como tinha gente que votava na Arena? Como tinha gente que votava no Maluf? Como tinha gente que votava no Sarney? No ACM? No Quércia? No Bolsonaro até entendo, dada a ficha pregressa de seu oponente. Não se deve reescrever a História para redimi-lo, só porque o incumbente é cruel, desumano e limitado.
Perfeito Djan.
Por tudo que o inominável representa, é possÃvel resumir sobre seus apoiadores: ou é completamente estúpido sem capacidade de discernimento ou é um tremendo mau-caráter que aposta na vitória do mal.
Bueno, eu parto do princÃpio de que hj em dia temos muito mais acesso à informação do que no tempo em que todos os exemplos citados foram eleitos, visto que praticamente todos têm um computador no seu bolso. Assim, somente a igno rância e o mau cara tismo apoiado em hipo crisia pura justificam tantos votos no bozo, a meu ver.
Além da pandemia, assistimos a destruição do programa de vacinação do paÃs. Como prova disso, agora já passamos de mais de 50 casos de poliomielite! Despertador ver isso!! Não consigo entender o voto nesse destruidor do futuro do paÃs. Fora Bolsonaro!!!
Creio que ninguém de mÃnimo juÃzo possa entender o comportamento de muitos brasileiros, no que concerne a sua capacidade de discernimento polÃtico. Não sou de Vulcano mas estou completamente aturdido por testemunhar o desmonte moral que esse que se encontra na Presidência tem promovido, sob o olhar velado dos que incoerentemente o apoiam.
Ele não está destruindo a democracia,o que ele faz é destruir as instituições republicanas,que por sua vez dá sustentação ao que chamamos de democracia,o projeto dele e seus asseclas é a democracia esgarçada,de araque..e tem conseguido em certa medida,seguindo a cartilha de Steve Bannon
Ele come a democracia pelas beiradas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Como alguém ainda vota em Bolsonaro? Voltar
Comente este texto