Opinião > É a economia, Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximas
Os economistas criadores do Plano Real declararam apoio ao Lula. Henrique Meirelles e FHC, que, corrijam-me se eu estiver errada, até ontem eram tidos como nomes de prestÃgio pela midia tradicional brasileira, também se posicionaram, de forma contundente, a favor de Lula e contra Bolsonaro. Ai vem a Folha, em um editorial lamentável desses com tom inquisidor, e diz que é Lula quem precisa descer do pedestal? Patético.
Esse editorial da Folha, é capcioso, para logo em seguida exibir sua tendenciosidade. É extemporâneo neste momento de irrequietação Seria uma falta brutal de engenhosidade polÃtica, preconizar os nomes da equipe econômica, o que causaria um sinistro na campanha do ex-presidente, ao ponto de reeleger o parasita. Ademais, o mercado já esperienciou os governos petistas e, com eles alcançaram rendimentos excêntricos.A Folha deve preocupar-se mais com o povo, do que com os fundos de investimento..
Para quem se decepcionou com esse editorial, os artigos de Jânio de Freitas e Élio Gaspari, na mesma edição, são um alento.
Editorial dos mais vis já produzidos. Expõe constrangedoramente a “elite” brasileira declarando que apoia a ditadura, o genocÃdio, a milÃcia, a escancaração, a estupidez e a destruição de tudo ou quase tudo que nos remete ao conceito de civilidade. Reconheçamos o que é positivo: Uma posição historicamente franca, num momento histórico, destacando de forma cristalina a total ausência de caráter dessa “elite” e dessa “grande imprensa”. Estará disponÃvel para a consulta na posterioridade.
a grande mÃdia dando mais uma mostra de seu caráter fela da pota.
alguém tem que fazer o serviço sujo - não é mesmo, sérgio davilla?
Seu histórico, FSP, de apoiadora da ditadura, deitou fundas raÃzes.
Bem lembrado. A Folha tem as suas mãos sujas com o sangue de brasileiros que foram torturados, assassinados e desaparecidos pela ditadura 1964/85.
Lamentável que a Folha faça um editorial desses. Tentar emparedar a nossa única alternativa de começar o que será uma longa e dolorosa recuperação de um Brasil destruÃdo em 4 anos. Pare um pouco... O neoliberalismo está em cheque até no EUA e deve ser repensado no Brasil também. Não façam esse papel. Acinte é a Folha jogar uma carta assim numa hora dessas. AFF!
O neoliberalismo está em cheque no mundo inteiro. Já era. Empobreceu as populações, baixou a qualidade de vida e jogou os eleitores nos braços da extrema-direita, ou seja, dos nazistas. Mas fez muito rico ficar ainda mais rico. Para estes inconscientes é isso que conta. Money Money Money Money Money. Para dar um exemplo: o poder aquisitivo da população alemã baixou 30% nos últimos 30 anos. Essa é a média. Mas as classes menos favorecidas perderam 50%. Isto é neoliberalismo.
Seria uma espécie de "uma escolha difÃcil" plus? Ou "uma escolha difÃcil" super blaster mega 2.0? A FSP está virando uma Organização Tabajara.
A postura que a Folha adota é a demonstração de que a elite econômica deste paÃs não abandona o gangsterismo polÃtico. 1º pq não abre sua opção polÃtica a exemplo do que fez até o último momento com a 3ª via natimorta. 2º pq exige do PT, algo que jamais fez com Bolsonaro que nos levou à barbárie atual. E mais, com o paÃs se aproximando da beira do precipÃcio, afirma que estamos vivendo uma estabilidade. A estabilidade é dos ricos e poderosos, como vivem os donos da Folha e seus cúmplices.
O texto diz tudo sobre a Folha. No fundo, já está com Bolsonaro pq se identifica mais com sua agenda econômica.... Que lástima...
Pelo jeito, ao reeditar, ainda que de forma mais sutil, porém não menos parcial do artigo/editorial "uma escolha difÃcil", que sabemos no que deu. O jornal, assume seu lado nessa eleição. Triste e humilhante fim, para um veÃculo antes respeitado e seguido por sua imparcialidade e retidão jornalÃstica.
É inacreditável que diante dessa realidade, a Folha venha com um editorial desses. Folha, por que não te calas?
Rs, foi o que o Rei Juan Carlos disse a Hugo Chavez. Sério que o petismo nem foi eleito e já quer calar a Imprensa?
Sugestão para os próximos editoriais: "É a educação, Bolsonaro", "É a saúde, Bolsonaro", "É a fome, Bolsonaro"," É a inflação, Bolsonaro " e assim vai.
E, no fim, a folha reedita a versão 2.0 de "uma escolha difÃcil"...
Resumo para quem leu, mas não entendeu: 1) o candidato da situação não precisa apresentar programa econômico, porque este já está aÃ, e por sinal está longe de ser um fiasco. É preciso contrapô-lo concretamente, não apenas criticá-lo; 2) o candidato da oposição, este sim, tem que dizer ao que vem, até porque, ao vangloriar-se de eventuais conquistas de quando comandou os cofres, também patrocinou comportamentos absolutamente reprováveis no uso da res publica. C'est tout.
Entendi. Então o programa se baseia em manter os 33 milhões de brasileiros famintos como estão.
Todo mundo entendeu Miro, mas vc evidentemente não. Bozo é um mentiroso q não cumpriu nada do q prometeu na economia e já tem tudo planejado para instituir uma ditadura. Vai aumentar o número de ministros no STF, para ter maioria. A partir daÃ, vc pode esquecer sobre suas opiniões arrogantes, pois a liberdade de expressão vai acabar. O q ocorreria com a economia? É muito mais incerto o q fará o Bozo ditador do q o democrata Lula.
"...e por sinal, está longe de ser um fiasco." Hahahaha... Misericórdia.
Resumindo seu resumo: que se lasque a civilidade, o importante é meu bolso.
Resumo para quem entendeu, mas não se comprometeu, pois não se trata de especificar a polÃtica e sim de dizer para quem será designado os frutos da mesma. Realmente o atual governo não é fiasco para os rentistas, que atuam com o capital improdutivo e ficaram mais ricos, no entanto, o rastro deixado são 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Assim, naturalmente o sentido será o contrário, o resto é detalhe.
Muita pretensão sua, achar que pode traduzir sua visão polÃtica "explicando" aos leitores sua compreensão do texto. Toda leitura tem um viés, senhor, e o seu viés é de direita, reacionário, e não fecha com o meu. Quem lê com meus olhos e com meu cérebro sou eu, sem intermediários fajutos!
O Brasil não pode ter um dos lÃderes da extrema direita no poder. Essa seria a pior situação. A extrema direita representada pelo inominável é a destruição dos valores de Jesus Cristo. Ele , Jesus Cristo lutou contra a extrema direita do governo de Roma. A extrema direita torturou e assassinou Jesus. O representante da extrema direita, o inominável sendo reeleito será um tapa na rosto de Jesus Cristo. Em respeito a Jesus Cristo e sua luta , votar contra o representante da Extrema Direita já!
A folha chama as filas de pessoas disputando por lixo e ossos pra se alimentar de "avanços duradouros" da agenda liberal?
Realmente essa eleição se resumiu à discussão entre religiões, e o deus da Folha é o dinheiro, mesmo que para esse deus meecado tenham que oferecer vidas humanas, como num ritual em que 700 mil seres humanos agonizaram. Não é isso? Então espero um editorial: "Bolsonaro está obrigado a dizer quem será seu ministro da saúde."
Esqueci de sugerir o tÃtulo do editorial. Pode ser: "É a saúde, Bolsonaro". Se não for editado, sugiro outro, escrito pelos seus poucos colunistas que ainda são combativos: "É a vergonha na cara, Folha"
versão‘ escolha difÃcilÂ’ Folha. Sim, é a elite da extrema-direita usando todas as suas armas.
É a democracia, Folha. Jornal está obrigado a dizer se apoia a reeleição de bolsonaro ou a eleição de Lula.
Jornal tem a obrigação de fazer jornalismo, com imparcialidade. E mesmo o fato de posicionar-se CONTRA um candidato não implica passar pano para um outro que, embora tenha a preferência, não deve ter carta branca de ninguém, até porque já comandou extensos esquemas de corrupção quando teve o poder.
Os próprios petistas deveriam ser os primeiros a aplaudir esse editorial corajoso e oportuno! Em nenhum trecho ele pede um nome para o Ministério da Economia mas, sim, a definição da polÃtica econômica de Lula caso eleito. Isso evitaria estelionatos eleitorais como o de Dilma Rousseff em 2014 quando, em campanha, prometia manter seu modelo econômico (maquiado com a "contabilidade criativa") e, uma vez eleita, nomeou Joaquim Levy para comandar a pasta.
Sempre me pergunto “Quem é a Folha?”, cada vez que leio a chamada dos editoriais, “O que pensa a Folha.”. Ou chegamos à conclusão de que “a Folha” é o conjunto de seus jornalistas e articulistas, ou então que se dê nome aos bois e, com honestidade, se passe a escrever “O que pensam os donos da Folha, os acionistas da Folha, o diretor de redação da Folha”, de preferência com os nomes de cada um deles. A omissão covarde dessa identificação faz menor a Folha. Parece estar indo a caminho do Estadão.
Adoro quando tem alguma matéria assim só pra entrar aqui nos comentários pra ler dezenas de leitores dodóizinhos falando que vão cancelar a assinatura da Folha rsrs Vão nada. E é óbvio q deveria ser obrigação de qq candidato apresentar seus planos e sua equipe principal. Óbvio.
Vamos lá pedir o nome dos ministros do Bostonaro, principalmente da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente. Não vou deixar de assinar a Folha. Sei filtrar as informações. Eu simplesmente a desprezo. Cúmplice do genocÃdio.
Sim, segundo Bobbio, a Democracia não funciona nas sombras. Tem obrigação de dizer o que pretende. Não governará, em hipótese, somente para seu seguidores.
O que não é óbvio é essa cobrança incidir pesadamente em um candidato que já se provou responsável quanto à economia, em detrimento a outro que já se provou inepto e que não é cobrado com essa ênfase. Pq a Folha não questiona se o Paulo Guedes vai continuar ou quem viria no lugar dele se reeleito?
De dar nojo! Caiu a máscara democrática apareceu a face da elite do atraso.
Alguém sabe me dizer como cancela a assinatura? Procurei na página do jornal, e não encontrei essa opção.
Faça como eu: espere para zoar os bolsominions no dia 30 e então cancele a assinatura. Acho que pode cancelar pelo app
Procure no Google os telefones da Folha de São Paulo. Lá tem que ter.
Cancela depois da eleição para continuar batendo na FSP por aqui.
Desflorestamento em massa; ribeirinhos e indÃgenas contaminados por mercúrio; dezenas de milhões de pessoas desempregadas ou na economia informal; inflação alta persistente; cortes de verbas na saúde e na educação; preços artificiais dos combustÃveis; ataque à s instituições e direitos humanos; endividamento público comprometedor; ausência de polÃticas públicas para a ciência e tecnologia; falta de rumo para reindustrialização do paÃs; etc. Se isso não é cenário de terra arrasada, é o que então?
A Folha não considera as prioridades da polÃtica econômica atual (riqueza para quem, ô meu!?) nem o histórico das polÃticas (estas sim inclusivas e distributivas) levadas à cabo nos anos de PT no PalácioÂ… isso basta para saber quem é Lula. Se esta belezura de editorial é “Folha sendo Folha” pode o editorialista ter certeza de que vem aà “Lula sendo Lula”.
É um dos editoriais mais medÃocres, sabujos e estú/pidos que já li neste jornal. Pior até do que o que o Estadão publicou há dias (cancelei assinatura) porque mais hipócrita. O tal incumbente rasga orçamento e ameaça transformar-se em imitador de Chaves, mas a Folha, com medo do vento, rebaixa-se. Ainda h uns bons colunistas mas a direção do jornal é abjeta. Saudade do Frias. Deixo li um lambebot$as no lugar dele.
Guedes teve um desempenho pÃfio nesse governo. E inclusive sob a óptica do mercado: arrombou o teto de gastos e deixou criar uma bomba chamada pec do calote que vai explodir ano que vem. Senti falta do editorial cobrando do atual governo outro nome para a economia, uma vez que esse aà já não convence ninguém.
Os leitor pira, huaahua
A Folha desconsidera o continente de lulistas e petistas que votaram por convicção. Que análise intelectualmente vigarista
A folha não liga para quem cata comida nas ruas de São Paulo e do Brasil. É o que conclui de um jornal que diz que a agenda liberal deu certo. Canalhas!
Acho que a folha sente que está ajudando esse povo quando vê que está sendo usada como cobertor nas noites de frio.
a verdade é que o antipetismo, iniciado lá por volta de 2014, prometeu mundos e fundos, mas entregou só o fundo do poço, tanto em termos economicos, morais quanto democráticos. Foi a pior maldição q aconteceu a esse paÃs e a oportunidade de ouro para que gente do pior tipo chegasse ao poder. Por isso hoje é ele que deve ser varrido do paÃs. Agora é Lula contra esse projeto de ditadorzinho que ocupa a presidencia e a nossa elite do atraso, a qual a folha representa.
Resta saber que avanços duradouros são esses. O editorialista, que não assinou o editorial, parece que não enxerga o mundo ao seu redor, com a pobreza e a miséria avançando neste paÃs. Os avanços, meu caro, engorda alguns, muitos poucos, talvez do seu estrado. É a velha, carcomida e ditatorial "grande" mÃdia começando a se alinhar pro-bozo.
Não podemos cancelar agora, talvez este seja o intuito deles com esta matéria. Para que quem apoia o Lula cancele a assinatura. Não iremos fazer isto, jogamos jogo limpo, vamos continuar a nossa luta humildemente defendendo o candidato Lula que é o melhor. O que eles querem ouvir que terá um posto "Shell"? O "Ipiranga" ficou decorativo.
Vou cancelar com qualquer resultado
Gostaria de ouvir a FSP sobre o que vai propor o genocida sobre acabar com o feriado cristão de 12 outubro em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Tudo em nome dos evangélicos, pois diz claramente não pertencer mais à Igreja Católica. O psicopata quer causar um cisma entre religiões no paÃs. Tudo porque a igreja católica não permitiu que usasse do Cirio de Nazareth para politicagem!!!
"Exigir nome para a Economia é pretexto para apoiar Bolsonaro". O Janio de Freitas esclarece o que a Folha está fazendo com este editorial bisonho.
Assinado 4º poder
Se for só isso, já basta! Por que não cobram de quem nunca teve projeto ou governo, que só sabe blasfemar e se pautar em questões de costumes e moral que não tem. Não sei a quem interessa esse editorial, mas lembrem/se que foi essa linha de imprensa um dos maiores, ou maior fator, que levou ao desastre e ao desassossego que o paÃs vive hoje.
Diante do projeto de ditador da ultra direita, o retorno ao Planalto do Sr Lula se dará por mera gravidade, ou pelo reconhecimento dos feitos passados em relação à distribuição de renda e educação, dentre outras . Ou, ainda, porque os eleitores nada mais têm a perder e estão propensos a endossar qualquer alternativa ao quadro atual.
Dessa vez a Folha passou de todos os limites, todos os limites aceitáveis da civilização. Estou pensando seriamente em cancelar minha assinatura, aliás, se não mudarem essa posição, é isso que vou fazer. Que nojo, asqueroso, Folha!
Essa possibilidade tb passa por minhas cogitações OüOüOü
Eu já cancelei...
Parabéns para Folha de São Paulo sendo Folha de São Paulo, a imprensa precisa ser imparcial para ser verdadeira, verdades inconvenientes precisam ser expressadas.
Cobrar Lula considerando o histórico da economia durante seu governo e o apoio de verdadeiros liberais, e não cobrar com a mesma veemência Bolsonaro considerando todas as trapalhadas econômicas do incompetente Paulo Guedes, não é ser imparcial nem aqui, nem em lugar nenhum
viva o presidente, ponto para ele, né?
ridÃculo, ridÃculo, ridÃculo posicionamento folha - lamentável
Quem tem a obrigação de fazer jornalismo de verdade e demonstrar como esse vôo de galinha motivado por um estelionato eleitoral cuja conta cairá nas costas de todos nós a partir de 2023 e parar de forçar a barra, sabemos que está Folha tem saudades da " Ponte para o futuro" de Temer e Cia( que apoiou, apoia e apoiará)que nos trouxe a esse desastre e que está Folha finge não ver...
Excelente editorial.
Excelente para quem é cÃnico. Por que não exigiram o mesmo sobre cultura, saúde, educação e meio ambiente? E por que não medir pela óptica do mais pobre e não do mercado? Bando de tchutchuca da faria lima, isso sim.
Em comentário anterior, esqueci de ressaltar que os grandes investidores deixaram o paÃs. Os maiores investimentos, hoje, são feitos por traficantes e milicianos que exploram garimpo ilegal, extorsão nas comunidades e tráfico de drogas nas fronteiras desguarnecidas da Amazônia Legal.
Que a folha tem uma agenda econômica neo liberal eu já sabia, mantenho a assinatura pq ainda há vozes importantes entre seus articulistas. Ainda é melhor que o Estadão.
A propósito, é aproveitando esse contato, faz uma semana que não recebo meu jornal impresso. Busquem aà meu inútil contato por telefone...
No mesmo momento em que escrevi essa reclamação, digitei, sem nenhuma agressão ou palavras impróprias, algumas linhas sobre esse infeliz editorial. Não foi publicado. Não entendi.....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > É a economia, Lula Voltar
Comente este texto