Opinião > É a economia, Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximas

  1. Marcelo Carneiro da Rocha

    Termos fortes para um texto apócrifo, a Folha poderia ter dado voz a algum de seus jornalistas que pensam desta forma e apoia-lo , como está com esta linguagem, parece muito estar levando todos para um lado. A folha pendeu para o lado opaco , fala assim quem está com medo. Como um todo a folha se apequenou.

    Responda
  2. Felipe Macedo

    Lula não tem nada. Depois do que vocês antipetistas fizeram com o país, inclusive elegendo o fascista Bolsonaro, vocês perderam o direito de exigir qualquer coisa.

    Responda
    1. Gian Furii

      Queria que alguém da Folha realmente lesse os comentários Como alguém disse aí, já vão cancelar a assinatura. É só mexendo no bolso que alguém percebe.

  3. José Manoel Martins

    A petulância do editorial mostra que a Folha de São Paulo, tem lado, diante de tal fato devemos também olhar as pesquisas do Datafolha com a devida cautela.

    Responda
  4. Adriana Santos

    A Folha demonstrando que aprendeu as táticas ultradireitistas do gabinete do ódio para gerar engajamento, kkkk. Tchutchuca da Faria Lima!

    Responda
  5. Silvia Barbi

    A falta de uma política econômica detalhada pode custar a vitória para o Lula, porque estamos falando de um país dividido, os votos brancos e nulos poderiam ser revertidos para o Lula com uma boa e clara proposta na área econômica.

    Responda
    1. eli moura

      Nao é esta questão agora, a questão é democracia. Se estala os dedos e o gado responde Lula ladrao, num condicionamento Pavlov como aconteceu nas eleições passadas. Bolsonaro não discute planos de governo, o importante e condicionar as mentes com a rede e igrejas evangélicas. Democracia é liberdade para escolher, por isto a mais importante é a liberdade da mente. Tem que desbloquear. Com democracia se discute economia, segurança, justiça educação. Democracia vem antes.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Vaite

  6. delane José de souza

    A Folha ficou constrangida e não disse o nome que ela quer que Lula indique para a economia.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Adora o criminoso Guedes. Esse é o homem da FSP

  7. Marli Silva

    É assombroso perceber a leitura que a FSP está fazendo do momento atual. Pessoas com muito menos conhecimento sabem o que nos espera num governo Bolsonaro. Esses quatro anos de destruição do país e do processo institucional não ensinou nada a vocês? Esse editorial é vergonhoso

    Responda
  8. Marcelo Alvarez Ghibu

    O cenário nunca esteve tão favorável ao grande capital. De um lado, vemos o total abandono das políticas públicas, o desmantelamento de órgãos como o IBAMA, INPE, PF e etc, estabelecendo um claro vale tudo por dinheiro onde não importa sequer a segurança alimentar. De outro, vemos a tentativa de emparedamento de um candidato com a pretensão de instaurar, de plano, um processo semelhante ao que acontece com o governo atual, ou seja, de total subordinação aos interesses de pequenos grupos.

    Responda
  9. cesar schumacher

    Tentar impor esse torniquete beira a chantagem e esconde a desfaçatez de quem está louco para apoiar a agenda apresentada por Temer e agravada por Temer. Sobre a fome, a violência politica, a corrupção e os ataques a democracia, apenas uma pano felpudo e movimentos coordenados.

    Responda
  10. José Adolfo Mota de Almeida

    A FSP glorificando os feitos de Bolsonaro. Para o jornal, pessoas em filas de ossos são avanços da agenda liberal. Faltou empatia FSP!

    Responda
    1. Gilberto Farias

      Surge a Folha Kelmon

  11. Jô Maria Souza

    Só posso crer que estão realmente com medo que o Jair turbinado com Congresso e mais o supremo defenestrem vocês e resolveram capitular. É covardia o nome disso.

    Responda
    1. jose batista

      Fsp resolveu seguir o caminho da segurança. Nunca é tarde!

  12. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

    Viúva dos tucanos, flertando com o miliciano. Shame on you, Folha!

    Responda
  13. Luiz Roberto Portela e Silva

    Enquanto grandes e jornais e revistas internacionais saem e defesa da candidatura de Lula, como salvação até do planeta, a Folha envergonha. Diante do cenário tenebroso que significa a reeleição do inominável, um jornal sai com uma patacoada sobre economia que não é agora o cerne de nossos problemas. Além do mais, editorial, arrogante, irônico e autoritário com Lula, enquanto é é foi tchutchuca do inominável.

    Responda
    1. jose batista

      Fsp viu q Lula é o abismo! Canhotada brasileira e extrangeira chora!

  14. jose batista

    Acho que a fsp entendeu q Lula é o abismo!

    Responda
  15. CLAUDIA SANTORO

    Que tristeza ler esse editorial, que desânimo... Ainda bem que li o artigo de Jânio de Freitas logo em seguida, um alento.

    Responda
  16. Hugo Bonette de Carvalho

    Estou atento às manifestações deste jornal. Como já disse o Jânio de Freitas, estão as portas de explicitamente declararem o voto. Na verdade já escolheram o lado, só estão a procura de uma desculpa pra declara-lo.

    Responda
  17. Renato Guimarães Ferreira

    Editorial vergonhoso: hipócrita, tendencioso e autoritário. Uma página triste na história da Folha em um momento que exige clareza na análise do que está em jogo e grandeza na tomada de posição.

    Responda
  18. Marcelo Magalhães

    Já passa da hora de reconhecer que a agenda liberal dos últimos anos trouxe avanços duradouros. É verdade, a fome e a desnutrição deixam rastros indeléveis em uma população. O país vai pagar caro por permitido o golpe na Dilma e a implementação de uma economia da fome, representada pelos patrões desses que se dizem jornalistas, formadores de opinião, mas que não passam de lambe botas dos endinheirados.

    Responda
  19. Jô Maria Souza

    É a democracia Folha ! Esse editorial é vergonhoso. Até os maiores e melhores economistas sabem disso. É possível comparar Lula que já foi presidente com esses quatro de barbarie e incompetência. Sou assinante há muitos anos e realmente estou decepcionadíssima. Nem o terrível editorialista do Es tadao teria coragem.

    Responda
  20. André Andrade

    Vou entender esse editorial como um ato de capitulação e sobrevivência... A FSP sabe muito bem o que representa um governo Bolsonaro com um congresso turbinado e pretensões ditatoriais. A ideia agora é de abandonar a linha de defesa da democracia para sobreviver ao que possivelmente virá. Entrará para história, mais uma vez, como veículo que se acovardou na luta pela democracia.

    Responda
    1. Carlos Alberto siciliano

      Vergonha. Se alinhou ao bolsonarismo jogando na lama um passado, nem tão isento, mas de defesa democrática. O que sobrou?

  21. Gilberto Farias

    Folha se juntando ao Bolsonarismo, lamentável.

    Responda
  22. benjamim picado

    Seu Jânio já respondeu esse editorial com um nocaute.

    Responda
  23. Luiz Roberto Portela e Silva

    Enquanto grandes e jornais e revistas internacionais saem e defesa da candidatura de Lula, como salvação até do planeta, a Folha envergonha. Diante do cenário tenebroso que significa a reeleição do inominável, um jornal sai com uma patacoada sobre economia que não é agora o cerne de nossos problemas. Além do mais, editorial, arrogante, irônico e autoritário com Lula, enquanto é é foi tchutchuca do inominável.

    Responda
  24. Ivan Zacharauskas

    Pois é... Engraçado né? O Editorial chama-se O que a Folha Pensa, mas não vem assinado por ninguém... Guedes não tem Plano para a Economia, dada a bagunça deste desgoverno. Pode até ter ideias, mas Bozo esculhamba tudo. Penso que cobrar o mesmo de Lula candidato neste momento é até possível, mas ingrato e injusto.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Guedes não tem Plano? Tem sim. Deseja vender o Brasil para que ele e seus cupinchas enriqueçam sinda mais. Money Money Money Money. O dejeto na Presidência só serviu para distrair a opinião pública dos crimes guedianos. A imprensa segurou as pontas na pandemia, permitiu que o dejeto matasse os brasileiros, sem criticá-lo convenientemente. Era conveniente que continuasse no Planalto. Se não fosse assim tinha saído o impeachment. A imprensa brasileira é cúmplice nas mortes por Covid.

  25. Ricardo Knudsen

    Lula governou por oito anos, encerrados há menos de 12, e saiu com 82% de aprovação ao seu governo. Não saber quais são as ideias e métodos, que o caracterizam como governante e como pessoa, só se explica por asnice insolúvel. - da coluna de Jânio de Freitas hoje. O título também diz muito: Exigência de nome de Lula para Economia é pretexto para apoiar Bolsonaro. A Folha iniciou hoje sua campanha pró-Bozo.

    Responda
    1. Mauro Guedes

      Janio de Freitas discordou claramente do editorial e, quem sabe sabendo seu conteúdo, lançou sua coluna em contraponto. Qual candidato vencedor pos 85 informava seus ministros antes da eleicao?

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Voltou o Ricardo knudsen. Fazia tempo que eu não lia seus comentários sensatos. Amanhã vou cancelar a minha assinatura. A dubiedade do jornal me causa asco.

  26. GEORGE PEREIRA

    Um acinte para quem? Para a Folha? A questão que se coloca é outra, democracia ou autoritarismo. A Folha perde a oportunidade de se colocar do lado certo nesse momento da história. Há sinais suficientes nas propostas faladas porLula sobre como será seu governo. O outro lado nunca disse ao vinha fazer, como ia fazer, lá em 2018, e a Folha não disse o mesmo do que diz agora, não se focou em exigir um plano de governo ou nome de ministro. Lamentável!!!

    Responda
  27. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Isso não é jornalismo, mas dinheiro falando alto. No momento em que o país está à beira do precipício, ameaçado por grupos de extrema-direita que se utilizam das próprias instituições para aniquilá-las, o destaque da FSP é mais soberbo que sua própria falta de identidade e falta de senso de oportunidade.

    Responda
  28. Eduardo Cerqueira Batitucci

    Realmente, Folha, que vergonha!!! Que editorial medíocre!! Como se os gastos públicos estivessem sob controle neste governo e a elite econômica e o "empreendedorismo" estivessem bem preocupados.... Um jornal a desserviço da democracia.

    Responda
  29. Mateus Bego Bueno

    A agenda liberal trouxe inegáveis avanços? A Filha está considerando que as consequências dessa agenda, tocada por Temer e Bozo, com mais de 30 milhões de brasileiros passando fome ou em situação de insegurança alimentar é um inegável avanço?

    Responda
  30. EDUARDO PANDINI

    O ódio cegou o brasileiro. Lamentável. Não pode questionar nenhum candidato, não pode perguntar nada que a resposta é ódio. O ódio não te permite questionar teu candidato ou ver a verdade. Qualquer um que seja o teu candidato. Isso é ruim para o Brasil.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Ninguém pergunta ao jair, que tem apenas um plano de destruição do país, o que ele fará se for reeleito. Você sabe? Os últimos 04 anos foram os mais nefastos e deletérios desde a redemocratização e ninguém pergunta ao jair o que ele fará se for reeleito! Estão chantageando o Lula e espero que ele e sua equipe não caiam nessa esparrela. Até os pais do plano real sabem o que mais 04 anos de jair podem significar para o Brasil.

  31. Nivaldo Villela

    Revivendo a cumplicidade da imprensa com regimes autoritários. Lamentável, presunçoso e irresponsável o texto. A sempre presente mediocridade arrogante que nos rodeia.

    Responda
  32. André Andrade

    É a democracia, Folha...

    Responda
  33. João Batista Tibiriçá

    Para mim, a preservação da democracia é mais importante, a economia vem depois. Do jeito que está não há muita margem de manobra. A política monetária está com o BC independente, há as pautas sociais, os orçamentos carimbados, o orçamento secreto. O que estão querendo saber é se o Lula vai privatizar, ah, isso acho que não vai. A lei trabalhista e a reforma da previdência, dentro dos princípios neoliberais estão aí, o que mais querem? O saco da ambição não enche! Não à reeleição!

    Responda
  34. Marta Pavese Porto

    É a democracia, Folha!

    Responda
  35. Ricardo Knudsen

    Até banqueiros e economistas liberais entenderam q não vale a pena trocar a democracia por algumas concessões conservadoras na economia. Meu respeito a eles. A Folha no entanto se alinha ao ídolo dos ultraliberais, F. Hayek, q disse preferir um ditador liberal na economia do q um democrata q não segue o liberalismo. Assim como Guedes, Hayek foi defensor da ditadura no Chile. A Folha se alinha a essa tradição com este editorial, repetindo o q fez durante a ditadura militar.

    Responda
  36. DENISE PONTES CAVALCANTI

    É soberba, para não usar piores palavras, a postura da FDSP nesse editorial. Quem são vocês para exigir isso do candidato favorito - o ex-presidente Lula??? Vocês se calaram diante de tantas barbaridades que temos vivenciado nesse governo perverso e hoje cobram do nosso candidato favorito com uma desfaçatez tosca e prepotente. Como cidadã, proponho que se retratem desse editorial infame que toma partido descarado por esse governo genocida e miliciano.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      De fato, a Folha não se sensibiliza nem com o genocídio bolsonarista. Sabe q pode haver novas cepas do vírus q causem outra pandemia, mas pouco se importam. Eu me pergunto qtas vidas teriam sido poupadas se Haddad tivesse sido o presidente durante a pandemia.

  37. José Eduardo Campos

    Suscitam muitas dúvidas qual a intenção desta matéria. Em se tratando de economia, valeria abordar, já que estabelece condições, o porque de vários economistas de peso terem resolvido apoiar a candidatura do Lula e não fazer os mesmos questionamentos, antes de suas opções. Explico: para esses economistas, a estabilidade democrática, em todos os sentidos da cidadania, é que está em jogo. E certamente o Lula com o apoio já declarado do Henrique Meirelles dará um melhor rumo na economia.

    Responda
  38. maria fernandes

    Não podemos cancelar agora, talvez este seja o intuito deles com esta matéria. Para que quem apoia o Lula cancele a assinatura. Não iremos fazer isto, jogamos jogo limpo, vamos continuar a nossa luta humildemente defendendo o candidato Lula que é o melhor.

    Responda
  39. Fábio FFF

    Que vergonha FSP! Esse editorial é motivo de cancelamento da assinatura.

    Responda
    1. maria fernandes

      apenas querem nos enfraquecer, mas não conseguirão. Abaixo todas as formas mesquinhas de tentar acabar com a força de quem apoia Lula!

  40. Rodrigo Correia do Amaral

    Mesmo depois de terem todas as provas nesses últimos quatro anos de que não existe "Posto Ipiranga", e que Bolsonaro arrebentou Paulo Guedes, os neoliberais insistem que a verdadeira autoridade na qual se deve votar é o ministro da economia. Preferem um presidente inepto, que deixa milhões morrerem por estupidez e preguiça (e que, no final, interfere na economia do mesmo jeito), a um presidente com real autoridade para conduzir a República. Cobrar nome de ministro é a lança do golpe!!

    Responda
  41. florentina alves

    Que vergonha, Folha! Arrumou pretexto para apoiar aquele que sabota a saúde, a economia e a democracia. Tudo porque o inominável tem um discurso neoliberal. Repetem a ladainha do golpe militar de sessenta e quatro. Novamente perderam uma oportunidade histórica

    Responda
    1. florentina alves

      Meu comentário anterior, exatamente igual a este, foi censurado porque escrevi mil, novecentos e sessenta e quatro em numeral. É para rir ou para chorar?

  42. Luis Cuadrado Martin

    Estou com o Jânio de Freitas!

    Responda
  43. Mariana Schiavom Duarte

    É muita cara de pau! Sorte que há articulistas decentes no Jornal.

    Responda
  44. Alcione Malheiros dos Santos

    Pronto. Já assumiu o lado!!!

    Responda
  45. Valdeci Prado de Oliveira

    Lulistas são iguais a bosonaristas é só questionar o seu candidato com críticas e eles ficam todos enraivecidos com seu político de estimação . Esse filme eu jä conheço.

    Responda
  46. Jéssica Freitas

    A versão da Folha para o “Uma escolha muito difícil”

    Responda
  47. Rafael Lopes Azize

    O uso abstruso da palavra “liberal” (“avanços liberais dos últimos anos”) nesse editorial mostra que a Folha ainda não entendeu o que está em jogo. Não houve avanços “liberais”. Houve avanços numa direção iliberal, desumana, desindustrializante, de desmonte da capacidade do país em gerar pesquisa, inovação e equidade.

    Responda
  48. Luiz dos Santos

    Ótimo editorial. Porque não questionar e porque não dizer qual o plano de governo para a economia? Eu como não gosto nem de um nem de outro, teria a oportunidade de não votar em branco.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Por que o jornal não exige o mesmo de jair? O jair ficou quatro anos no poder e arruinou o país em todos os setores e ninguém pergunta o que o jair fará para o país voltar a crescer, melhorar indicadores de saúde, educação e meio ambiente. Por que a folha, um jornal "isentão", não faz a mesma pergunta ao jair?

    2. Marli Moras Garcia

      Economia só para os ricos. Saúde, educação e ciência não são importantes para a Folha.

  49. jose eduardo serrao

    Versão fsp de "uma escolha difícil"

    Responda
  50. florentina alves

    Que lástima, Folha! Arrumou pretexto para apoiar aquele que sabota a saúde, a economia e a democracia. Tudo porque o inominável tem um discurso neoliberal. Repetem a ladainha de 1964 e novamente perderam uma oportunidade histórica!

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.