Opinião > É a economia, Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximas

  1. José Fernando Marques

    "A agenda liberal dos últimos anos trouxe avanços duradouros." Quais, os do orçamento secreto, desmatamento, sucateamento do SUS, pressão sobre as universidades, desprezo pela merenda escolar?...

    Responda
  2. Antonio Jose Lima

    cruz-credo fsp! que horror!

    Responda
  3. Antonio Jose Lima

    cruz-credo fsp! que horror!

    Responda
  4. Hercilio Silva

    Nem preciso comentar, o próprio jornal colocou a resposta abaixo do editorial, o título da coluna de Janio de Freitas. O jornal busca uma justificativa para apoiar o fascismo em nome do neoliberalismo. Por sinal, o neoliberalismo trouxe de volta o fascismo no mundo.

    Responda
  5. Karina Akemi

    É o Bolsonaro, Folha. Não sei nem o que dizer desse editorial. Acho que vcs só não se posicionam mais abertamente em favor do ser humano que ocupa a presidência pelas atitudes dele na pandemia que foi demais até p vcs. Esses anos de liberalismo melhoraram p quem? P os com insegurança alimentar e fome ou p os rentistas, latifundiários e empresários que se alimentam da falência dos pequenos?

    Responda
    1. Karina Akemi

      Então deixem de cobrar assinatura e passem a ser sinceros totalmente dos interesses de quem estão trabalhando. Estamos vivendo um momento histórico desse governo de barbárie que a elite tolera e o Deus mercado também. Apesar de tudo. Somos menos que número. O dia que o Brasil tiver um chá revelação de classe social talvez as coisas mudem e editoriais como esse possam cair no ridículo.

    2. Karina Akemi

      É triste demais ler um editorial desse e ficarmos refém de mídias tal parciais. Digo refém pq gosto de ler notícias todos os dias e assinar jornal de grande circulação e um mais independente. Mas eu sigo no que já falei antes, vcs que falam tanto de transparência de ideias e objetivos pq não colocam a porcentagem que financia a folha de assinaturas e de patrocínio privado e de quais empresas. Pq sinceramente se vcs não representam o interesse da maioria da população que assina entao pq cobram?

  6. Mauricio Borborema de Medeiros

    Esse é o compromisso da Folha com a democracia. Aproveita uma situação eleitoral difícil para colocar a faca no pescoço de Lula. Novamente, diante de uma possível vitória de forças conservadoras no estado de SP, a Folha recobra sua posição histórica antipetista a 3 semanas do segundo turno. Fica claro que sem SP o PT nunca poderá governar este país.

    Responda
  7. leonardo oliveira

    Trazer aquela equipe do mensalão de volta. Com o reforço da Dilma , timaço da incompetência.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Senhor, caso não tenha percebido a equipe do mensalão está toda com o jair!! O presidente do partido do jair é um ex-presidiário condenado pelo mensalão, o ministro da casa civil do jair foi um operador do mensalão que, inclusive, chamou o jair na TV de incompetente e fascista em 2017, o Artur Lira é um criminoso contumaz com os julgamento parados no STF. E os ministros do jair não são técnicos ou competentes.

    2. Eliana Kling

      É Leonardo você gosta da mer da que esta no governo. Parabens.

  8. Alexandre SS

    A fsp conseguiu colocar um carioca para governar SP e a agora deixou bem claro de que lado está na corrida presidencial.

    Responda
    1. leonardo oliveira

      A Barca da oposição afundando , parte já no fundo do mar . O jornal tem o seu direito de emitir as suas opiniões. Candidato tem que mostrar parte de sua equipe e o que pretende fazer, só de ataques não se vence uma eleição.

    2. leonardo oliveira

      A Barca da oposição afundando , parte já no fundo do mar . O jornal tem o seu direito de emitir as suas opiniões. Candidato tem que mostrar parte de sua equipe e o que pretende fazer, só de ataques não se vence uma eleição.

  9. Argelio Paniago

    Seria este o momento para essa análise? Texto que só alimenta os votos ao atual ocupante da presidência. Além do mais, o artigo é muito superficial. Alunos de primeiro ano de ciências políticas ou economia escreveriam melhor.

    Responda
  10. Landson Abercrombie

    Esse editorial e aquela entrevista do bozo dando chilique são análogos: mostram o desespero daqueles que pressentem a volta da democracia e o fim da lambança neoliberal.

    Responda
  11. VERA CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE

    Não importa a condição da saúde, educação, meio ambiente, desigualdade social... O " mercado" estar satisfeito é o que importa. Por isso não aconteceu o impeachment do atual presidente.

    Responda
  12. Alexandre SS

    A fsp conseguiu colocar um carioca para governar SP e a agora deixou bem claro de que lado está na corrida presidencial.

    Responda
  13. Desirrê Freitas

    Nesses quatro anos Frias, o dono fascista do jornal, não exigiu nada de Bolsonaro. Estava feliz com Guedes, diminuindo o salário dos jornalistas com a MP 936 e distribuindo milhões às chefias. Dono de banco não pode ser jornalista.

    Responda
  14. leonardo oliveira

    Ele pretende nomear a Dilma como ministra da Economia ou super ministra.

    Responda
  15. Marcus Flávio Medeiros Mussi

    Editorial do PagSeguro!

    Responda
  16. dilson j gadioli

    O candidato da folha já falou claramente que não sabe o que fazer, mas todos nós sabemos: Tirar dinheiro do cidadão para os sindicatos, não respeitar tetos de gastos, financiar projetos de países amigos, exacerbar os privilégios de castas encravadas no poder, não respeitar a propriedade privada , censurar os meios de comunicação, desencarceramento irresponsável, favorecer pequenos ou grandes delitos, ou seja provocar o caos total.

    Responda
    1. Adriana Santos

      O Bozo? Isso é tudo inquérito faz a Tchutchuca do centrão.

  17. José Valter Cipolla Aristides

    Tchau tchau, tchutchuca do bozo. Não verás mais o meu dindin.

    Responda
  18. Otto Nelson Nobre de Brito

    Teste

    Responda
  19. Jorge Rodrigues

    É extrema igenuidade ou ignorância achar que Lula poderá fazer algo de bom na área econômica. Lula e seu partido governaram o país por 13 anos e deixaram como legados a corrupção generalizada e uma enorme recessão econômica (com desemprego, aumento da pobreza, PIB fortemente negativo, gigantesco déficit primário e muita pedalada fiscal). A degradação dos indicadores econômicos começou no governo Lula e teve seu ápice no governo Dilma.

    Responda
    1. Eliana Kling

      Jorge, tu tá DE brincadeira.

  20. Flavio Pezzi

    A resposta a esse editorial foi dada pelo colunista do próprio jornal, Jânio de Freitas. Ademais, a Faria Lima já tem seu candidato e o eleitorado não se influência e muito menos tem como centro de suas preocupações o compromisso com pautas orivatizantes e de desmonte do Estado.

    Responda
  21. José Valter Cipolla Aristides

    A folha prefere o bolsonarius medieval. A sanha por dinheiro à qualquer custo, faz com que o jornal seja pior do que aquelas igrejas evangélicas apoiadoras do presidente.

    Responda
  22. Luciano Silva

    Obrigado porque a folha quer? O ditador é o outro candidato. Palhaçada pura

    Responda
  23. Hilton Japyassú

    Sugiro à falha neoliberal de são paulo que visite as ruas paulistanas, lotadas de gente morando nas ruas em barracas e desvãos, coisa que não víamos a muito tempo. Sugiro também que a folha faça perguntas específicas, técnicas mesmo, sobre o programa de governo, a ambos os candidatos, em debates públicos. É um acinte dizer que só um candidato tem que se mostrar. Ambos são muito bem conhecidos da população. Um editorial vergonhoso. Leiam Jânio de Freitas

    Responda
  24. Marcelo Semiatzh

    A folha, por isonomia, esta obrigada a cobrar que JMB nao destrua a cultura, educação, ciência e meio ambiente e pare de atacar as eleições e o Supremo

    Responda
  25. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Quem  a Folha? Quem é a Folha para se arrogar a um padrão editorial desses? Será que não percebe que nós, apesar de sermos seus leitores, temos muito clara a memória de seus posicionamentos equivocados ao longo das últimas décadas? E sem autocrítica? Votarei em Lula, mas ele infelizmente perderá, e o "ainda" da primeira frase mostra que a Folha também pensa assim. Mas não será pelos motivos desse editorial.

    Responda
  26. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    O artigo de Jânio de Freitas diz tudo. A mídia hegemônica não se importa em apoiar o fascismo, desde de que possa lucrar com isso. A capa da veja já mostra o Bolsonazi como um liberal. Liberal na economia e fascista na política, quem se importa?

    Responda
  27. Daniel Almeida

    O mais legal, é que o artigo do Jânio de Freitas está logo abaixo. Então o bilhete/opinião da FSP, logo é amassado e jogado no lixo. Obrigado Jânio! Foi mal FSP

    Responda
  28. Adriana Santos

    Folha, a Tchutchuca da Faria Lima.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Pior, Nana: "tigrona" do povo e da democracia.

  29. Eloisa Giancoli Tironi

    Seria pena pedir que se retire este editorial do ar. Os comentários valem ouro. Uma valiosa oposição aos valores da FSP. Tanto em conteúdo como em número. Vamos calar esta boca suja.

    Responda
  30. Eloisa Giancoli Tironi

    Seria pena pedir que se retire este editorial do ar. Os comentários valem ouro. Uma valiosa oposição aos valores da FSP. Tanto em conteúdo como em número. Vamos calar esta boca suja.

    Responda
  31. eli moura

    É à democracia esstuuppiido, as redes e as igrejas usam um efeito Pavlov para o eleitor não pensar ou analisar e condicionar Lula ladrao. Nada a ver com economia,porque a mente do eleitor está bloqueada, nao analisa, como na eleição anterior. O desafio é desbloquea las. Esta é a batalha a ser vencida.

    Responda
  32. Renato Vieira

    A FSP não reconhece a realidade do sofrimento que o povo está vivendo. Será que deus esqueceu de nós?.

    Responda
  33. MARCELO DAWALIBI

    Correto. O editorial é coerente com a linha ideológica social-liberal da Folha. Assim como Bolsonaro tem como plataforma única o antipetismo, Lula tem como pauta o anti bolsonarismo. Nenhum dos 2 apresentou um projeto para o Brasil. Então é correto que o jornal cobre um compromisso mínimo do único candidato do qual se pode esperar alguma coisa. Aos soberbos que criticam o editorial, uma lembrança: temos ainda 3 semanas até o segundo turno. Ninguém vai vencer a eleição só pela força da gravidade.

    Responda
    1. MARCELO DAWALIBI

      Senhor Simãozinho, o IBGE diz o contrário a do que você pensa a respeito do desemprego. E eu não sei o que o Sr considera PIB estagnado, mas ainda é melhor esse crescimento tímido do que as reduções seguidas do governo Dilma. Deixando claro: isso não é motivo para votar em Bolsonaro, mas sim para Lula oferecer à sociedade um plano econômico consistente, garantindo que não se repetirá o desastre do período 2014/2016. Já disse: espero que Lula seja mais humilde do que certos eleitores.

    2. Carlos Simaozinho

      Pois é, senhor Marcelo, o neoliberalismo fez pior. Com a falácia de se gerar empregos, acabou com direitos trabalhistas e previdenciários. Hoje, mais da metade da força de trabalho ou está na informalidade ou desempregado. E o PIB estagnado. O fim de direitos aqui citados não criou um emprego formal sequer...Mas os juros estão nas alturas, beneficiando rentistas, e a inflação tá solta, principalmente em relação a alimentos, prejudicando os mais pobres. Ótimo o neoliberalismo, né?

    3. MARCELO DAWALIBI

      Desculpe, amigo, mas quem produziu 14 milhões de desempregados e um encolhimento histórico do PIB não foi algum neoliberal, e sim a política econômica do governo Dilma. Essa mesma soberba levou à derrota em 2018. Então espero que os responsáveis pela campanha de Lula não pensem como você e tenham a humildade de entender que para vencer essa eleição é preciso sair da bolha.

    4. Carlos Simaozinho

      Esse editorial tem uma linha ideológica do mercado, que nada tem de social-liberal. Esse mesmo mercado apoiou Bozo e Guedes, nos últimos quatro anos, como já havia apoiado Color de Mello, Sarney e a ditadura militar. E, pior, é um editorial colocado em destaque, e voltado a um único candidato, como se o outro fosse um primor de transparência em suas ações, principalmente nas áreas social e econômica...

  34. Irene Regina Pedroso Ferreira

    Chantagistas do mercado financeiro escondidos sob o manto de Editorial exigem nome para a Economia para que Lula consiga os poucos votos que lhe faltaram para ser eleito no primeiro turno. Esquece este jornal que assim agindo vergonhosamente auxilia a reeleição do pior ser que já governou este pobre país. Junto com isto estará enterrando de vez a democracia e favorecendo aqui a instalação definitiva da ditadura com o fechamento até mesmo desse jornal... Lamentável e vergonhoso.

    Responda
  35. Carlos Simaozinho

    Que dia trinta seja o início de novos tempos, para o nosso país e para a mídia. Nesse dia, espero comemorar o fim deste desgoverno e, ao mesmo tempo, irei cancelar minha assinatura deste jornal. Não costumo ter esse tipo de reação por conta de uma ou outra matéria enviesada, como ocorre quase todos dias, neste espaço. Não cobro perfeição, pois ela não existe, na sociedade. Mas este editorial é totalmente descabido, ainda mais quando colocado em destaque. E olha que nem lulista eu sou...

    Responda
    1. Wania Maria Marques Barreto

      Prepotência sem limites da FSP e lamentável alinhamento ao neoliberalismo predador.

    2. Rosi Elisa Bandeira

      Perfeito! Editorial vergonhoso, tendencioso. E não, não sou esquerdista e muito menos lulista. Também irei cancelar minha assinatura. Há muita gente boa por aí fazendo jornalismo independente e sério.

  36. Cassio Vicinal

    Geralmente faço um comentário, mas esse editorial é sem noção! Obrigado? Muito fácil cobrar um democrata, não é? Quero ver cobrar um reacionário que prefere rasgar as regras do jogo, ocupando legislativo e judiciário, como noticiado. O que vão cobrar de alguém assim?

    Responda
    1. LAURA C RIBEIRO

      Muito bem colocado, Cássio. Só lembrando que antes mesmo de por os pés no Senado o recém eleito Mourão já ameaça o STF. A Folha deveria se lembrar dos tempos em que era obrigada a preencher lacunas com receitas de bolo ou coisa similar. Esse editorial deve ter sido escrito por alguém muito jovem ou sem memória. Que tristeza!

    2. LAURA C RIBEIRO

      Muito bem colocado, Cássio. Só lembrando que antes mesmo de por os pés no Senado o recém eleito Mourão já ameaça o STF. A Folha deveria se lembrar dos tempos em que era obrigada a preencher lacunas com receitas de bolo ou coisa similar. Esse editorial deve ter sido escrito por alguém muito jovem ou sem memória. Que tristeza!

  37. Denilto Carlos de Carvalho

    A Folh@ é a Folh@ e sempre será um jornal liberal.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Ser liberal é uma coisa, ser tendencioso é outra completamente diferente.

  38. Karina Akemi

    É o Bolsonaro, Folha. Vcs não tem vergonha de publicar um editorial desse? De repetir o que fizeram em 2018, acho que só não apoiam descaradamente por conta da pandemia. Sinceramente depois de tudo que Bolsonaro fez e tem coragem de publicar um editorial, que a economia liberal dos últimos anos trouxe coisas boas p quem? P quem está em insegurança alimentar, ou para os empréstimos golpistas que vcs defenderam com tanta veemência. Não vou nem escreve email p ombudsman. Não vale mais a pena.

    Responda
  39. Cleusson Filho

    Não há o que mudar! Lula terá que instituir, novo ordenamento/regras econômicas. "O orçamento secreto" se mostra, uma política de barganha imoral para a economia e desenvolvimento. Por consequência, também não há o que mudar, pois desconhecemos o plano de metas e regras do atual desgoverno. Afinal, quais medidas do atual ministro Paulo Guedes, mais agrada aos editores da Folha?

    Responda
  40. jose borges

    Esperamos um novo editorial “ Bolsonaro é a ditadura”

    Responda
  41. jose borges

    Esperamos um novo editorial “ Bolsonaro é a ditadura”

    Responda
    1. jose claudio bernardina

      Ou você está alienado ou mal intencionado.

  42. Marcos Monteiro Diniz

    Ainda aguardo a publicação do meu proiro comentário, sobre esse editorial ver-go-nho-so! Exigem que o Lula se comprometa a não mudar nada da agenda neoliberal, quando os votos que ele recebeu no primeiro turno representam um sinal claro de descontentamento com os rumos econômicos! Sim, FSP, é a economia! Mas essa frase para contrapor o que vocês defendem. O povo quer mudança da política que vem aumentando descaradamente a desigualdade social. Que vem emprobecendo ainda mais os pobres. Basta!

    Responda
  43. Fernando Antônio P Lemos

    Obrigado? Como assim? Depois de toda a tragédia após a última eleição, ainda querem por dúvidas na cabeça do eleitor? A tragédia econômica em que vivemos não é suficiente? Ou a intenção será trazer dúvidas para que o inominável se reeleja? Perguntem para o atual qual foi o projeto econômico dele.

    Responda
  44. José Carlos

    Simplesmente, transcrevo: Economistas Pedro Malan, Arminio Fraga, Persio Arida e Edmar Bacha: "Votaremos em Lula no 2º turno; nossa expectativa é de condução responsável da economia". Qual a responsabilidade do governo do miliciano? Fazer rachadinha com o orçamento público. Acorda Brasil, mostra a tua cara, quem te faz assim?

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      O dinheiro

  45. Alan Nascimento Santos

    FSP imitando o Estadão.

    Responda
  46. Samuel Rocha de Mello

    Mudança de regras unilateralmente e com o pleito em curso; querem eleger não um candidato, mas o candidato e um ministério. Proponham ao Bozo que se comprometa a não ameaçar as instruções, não mexer na composição de STF, acabar com orçamento secreto, e outras coisas, para reequilibrar e proteger não a economia mas a democracia.

    Responda
  47. Samuel Rocha de Mello

    Mudança de regras unilateralmente e com o pleito em curso; querem eleger não um candidato, mas o candidato e um ministério. Proponham ao Bozo que se comprometa a não ameaçar as instruções, não mexer na composição de STF, acabar com orçamento secreto, e outras coisas, para reequilibrar e proteger não a economia mas a democracia.

    Responda
  48. Andre Ferreira

    A agenda liberal dos últimos anos fez avançar a miséria, a fome e insegurança alimentar, a exploração do trabalho, a precariedade das condições de trabalho, o lucro, as crises, etc. O aquecimento econômico dos últimos meses é resultado dos gastos eleitoreiros do Bozo, a queda nos preços é devida à interrupção eleitoreira do PPI da Petrobras.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      A agenda neoliberal não provocou isso somente no Brasil. É um processo mundial, o empobrecimento das populações. O Ocidente está à beira do abismo. Quando acontece isso, fazem uma guerra.

  49. jose borges

    Esperamos um novo editorial “ Bolsonaro é a ditadura”

    Responda
    1. JOSUE FERREIRA DE GOIS

      Já estão contando com a vitória de Lula.

  50. jose borges

    Não vi esse editorial no Valor Econômico Talvez saísse na falecida Gazeta Mercantil . Talvez. A depender do contexto .

    Responda

Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.