Opinião > É a economia, Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

  1. fausto almeida

    mas o que é isso. e o candidato situacionista não está obrigado a dizer o que pretende mudar ou preservar. o pau que bate no chico deve ser o mesmo que bate no francisco.

    Responda
  2. Lilian Ferreira

    Continuem cevando o fascismo, fsp. O que vale é sabermos que, historicamente, o fascismo engole a todos. Que nojeira, hein??

    Responda
  3. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Acinte é quererem caputurar o governo Lula desde já, com comprometimentos que não podem ser de antemão assumidos, pq pode ocorrer sabotagem na transição. Além disso, querer colocar a faca no pescoço do candidato em troca de conseguir posições de comando no próximo governo - que é o interesse de fundo nessa posição editorial - é ignorar que o momento é de impasse civilizatório e é claríssimo quem está do lado da normalidade institucional e quem abraça mefistofeles no limiar do fascismo.

    Responda
  4. Maria jose dos santos

    Calma e so um edtorial .das ideias contrarias nascem as propostas .Vejo isso como dizer parem de brigarnos debates e vamos falar de proposta para tirar o Brasil do buraco.

    Responda
  5. Maria jose dos santos

    Calma e so um edtorial .das ideias contrarias nascem as propostas .Vejo isso como dizer parem de brigarnos debates e vamos falar de proposta para tirar o Brasil do buraco.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Senhora Maria, não é só um mero editorial, pois foi colocado como manchete principal, pelo jornal. E com tom de ultimato a um dos candidatos, esquecendo-se de fazer qualquer menção ao seu oponente. Ou seja, é um editorial totalmente tendencioso e arrogante.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não sabe de nada inocente.

    3. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Não é pouco. É pressão explicita para q Lula adote as políticas q a elite quer. Não exigem e não exigiram nada do Bozo. Lula já disse o essencial. A frente é ampla e o detalhamento do programa depende de negociações. A escolha agora é entre Lula e a barbárie. Folha parece preferir a barbárie

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. Não enxergam isso. Estão todos delirantes por paixão.

  6. Anete Araujo Guedes

    Não é à toa que a Folha batalhou para empurrar a eleição para o 2o turno. Queria um Lula enfraquecido, para que tivesse que ceder às exigências do mercado. Nada de mudar o rumo da economia, de tentar resgatar a Petrobrás e outras estatais, de reverter os direitos trabalhistas e previdenciários, de pôr fim ao orçamento secreto, de efetuar a reforma tributária, de revitalizar programas sociais e temas progressistas, de colocar o pobre no orçamento e o rico fora. Vão sugerir o ministro da economi

    Responda
  7. Paulo da Silva batista

    Tenha vergonha na cara , Bolsonaro foi eleito dizendo que ia desfazer tudo que está aí,e ninguém falou nada,acho que lula tá certinho não deve vender a alma pro diabo pra ganhar as eleições,se o preço for perder as eleições que perca com dignidade aí vamos ver pre frente o que vai virar esse budega!!!!

    Responda
    1. Juliana Weise

      Exatamente.

  8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Para a folha, só o que interessa é a economia. E, por certo, está contente com a possibilidade de vitória de Bolsonaro. Que horror.

    Responda
  9. mardoqueu Carv

    Pode se tranquilizar folha, o Lula não vai acabar com o neoliberalismo que voce tanto ama. Já o bolsonaro vai destruir tanto a república que jornal vai ser superfluo

    Responda
  10. Alberto Melis Bianconi

    Engraçado a nata dos economistas do PSDB, que até a pouco era o partido desse jornal, não exigiu que Lula detalhasse seu programa econômico para aderir à sua campanha. Mas a Folha e o Luciano Huck exigem uma cartinha de intenções só para eles. Vocês construiram Bolsonaro, agora estão com medinho?

    Responda
  11. Wladimir Janousek

    Em verdade ambos estão devendo tais esclarecimentos, o que manter, o que mudar, como será gerido o escasso orçamento, chega de surpresas e justificativas pós eleitorais

    Responda
    1. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Pelamor... o q Bozo vai fazer já se sabe. Acabar de vez com a Amazonia, mudar o STF para q possa incluir sua reeleição ad infinitum tal qual o Chavez. Continuar a destruição da educação, da saúde, da cultura. Lula é reconhecido aqui e no exterior como estadista, democrático. A escolha é entre Lula e a barbárie. Editorial.vergonhiso da Folha.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim

  12. Wladimir Janousek

    Em verdade ambos estão devendo tais esclarecimentos, o que manter, o que mudar, como será gerido o escasso orçamento, chega de surpresas e justificativas pós eleitorais

    Responda
  13. Mateus Santana

    Absurdo esse posicionamento. Como disse Milly Lacombe em artigo no Uol, a mídia tem um papel fundamental naturalização da extrema direita no Brasil. Prefere atacar o programa econômico do PT (que, diga-se de passagem, foi um sucesso) do que o fascismo desse governo. É o velho pensamento reacionário de nossas elites. Em 64 foi igual, não nos esqueçamos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A Folha tem combatido bravamente a sandice bozofrênica. O problema são as inarredáveis verdades que emolduram o histórico e a conduta, inclusive atual, de lula e pt. E negar isso é tipo acreditar que a Terra é plana.

  14. Newton Broetto

    E o país indo para repetir, com o atual governo, os mesmos erros econômicos do regime militar. O melhor desinfetante é a luz do sol. O campo democrático é isso, luz do sol.

    Responda
  15. Frederico Sotero

    BANQUEIROS QUE ANUNCIANTES DA FOLHA MANDAM PERGUNTAR: O Lula vai manter o sistema de pilhagem financeira que explora brasileiros miseráveis e pobres (classe média) através da maior taxa de juros do universo? Os banqueiros querem outra carta, mas perderam playbois! Agora é o Lula encarcerado que já entendeu que a "elite" é predadora e não aceita perder o privilégio da escravidão financeira! Vou avisar o Lula vai trocar a dívida pela impressão de dinheiro e quem quiser ganhar que produza!

    Responda
  16. Luiz Henrique Frosini

    Simplesmente inacreditável esta manchete do editorial. O Brasil está no limiar de transformar-se em uma ditadura fascista e a FSP contribui para esse pesadelo e ataca de maneira rasa e rasteira o único candidato que pode impedir este caos. O roteiro para a ditadura está pronto. Vocês já leram a entrevista da criatura na Veja e as declarações do senador eleito Mourão? Lamentável FSP.

    Responda
  17. Indaiá Freire da Silva

    Estamos correndo o risco de reeleger um miliciano fascista e a Folha achando que deve ditar método econômico para o Lula! Nós poupe! O que vocês querem? Ditadura nazi-fascista?

    Responda
  18. Cristiane Checchia

    Esse é um daqueles editoriais que nos dão asco e nos fazem pensar por que continuamos assinando esse jornal. Estamos à beira do abismo, de novo, lutando para vencer esse regime de horror que tivemos nos últimos 4 anos, e a Folha (e a elite que ela representa) vem pedir que o Lula ajoelhe para rezar na cartilha neoliberal de novo. O Lula, querendo ou não, é o único em condições de nos livrar desse inferno. A Folha não deveria ter a petulância de exigir nada.

    Responda
  19. Wallace marques

    Não folha!! Passa uma impressão de apoio ao atual presidente, se posicione pela democracia, como fizeram os "liberais " que vcs tanto admiram!

    Responda
  20. LEANDRO FERREIRA

    " já passa da hora de reconhecer que a agenda liberal dos últimos anos trouxe avanços duradouros" . Parabéns por tirar a máscara de uma vez por todas. Faltou esclarecer que essa agenda liberal é a do Paulo Guedes, ministro do Bozó. Ficaria mais claro aos assinantes de qual lado vocês estão

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O dono da fsp nunca escondeu isso.

  21. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O ranço psdbista do editor não dá sinais de arrefecer. Mesmo seu PSDB se esfarelando. Eu aposto que o editor vota no Bolsonaro. Ele pode não dizer no edital. Mas pra bom entendedor ...os frias não tem escrúpulos desde a ditadura.

    Responda
  22. ANISIO FRANCO CAMARA

    Continua absurdo que continuem tentando ser tutores, paizões e cobradores em relação ao Partido dos Trabalhadores, talvez pelo "Trabalhadores" no nome. Tratem o PT como um partido político que é, o outro só falta dar tapas na cara da imprensa e só leves choradeiras. Parem de tratar o PT como vocês tratam suas mulheres, nossos índios, nossos negros e todas as minorias. Tutelem, sejam paternalistas e cobrem todos os candidatos e todos os partidos políticos, inclusive os dos patrões.

    Responda
    1. ANISIO FRANCO CAMARA

      Melhor: nada de paternalismos e tutelas com nenhum partido, com nenhum candidato. E uma gigantesca infelicidade fazer um m editorial patronal, paternal com cobranças de quem parece não saber nada de eleição. O que os candidatos querem é voto e só voto, a Folha não pode fazer de conta que não sabe disso.

  23. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

    Tenha vergonha, Folha. Economistas neoliberais tucanos, seus ídolos por décadas, apoiam Lula sem impor condições. O que importa agora é a defesa da democracia. Ou vai agora emprestar seus carros para a campanha do Bozo, como fez em 64 durante o golpe militar?

    Responda
  24. wanderley dantas

    Interessante que ninguém conhece nada do Bozo e ninguém cobra nada, inclusive com essa ações de destruição das instituições e etccc

    Responda
  25. Ezequiel Bigato

    A Folha agora está de rabo preso com o neoliberalismo, que ao contrário do que ela acredita é contrário ao desenvolvimento das pessoas, quiçá da humanidade. O buraco é bem mais embaixo. O sistema capitalista está na sua crise profunda. Queda da taxa de lucros permanente mais o implemento da pandemia e da guerra na Europa. A tendência é o caos, de como lidou na pandemia. Apesar do superdesenvolvimento das forças produtivas não conseguiu lidar com aquela doença. Bolsonaro é função da crise.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Beleza, mas não há alternativa ao capitalismo, há? O que precisamos é de crescimento econômico para gerar emprego e riqueza, pouco importa se com uma política mais ou menos intervencionista, o que interessa é que seja efetiva. Desde quando uma política intervencionista é de esquerda? A ditadura foi fortemente intervencionista e criou a maioria das estatais que já tivemos. É disso que precisamos? O principal papel da esquerda é promover políticas públicas que combatam a desigualdade e a exclusão.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Agora (?) Sempre esteve. O dono da fsp eh banqueiro.

  26. Emmanuel Nakamura

    Editorial muito ruim. Lula quer formar uma frente ampla pela democracia. Isso implica em um acordo mínimo, reunindo setores diversos da sociedade a partir do compromisso mínimo de preservar o estado democrático direito contra um candidato que se espelha no regime húngaro. Detalhar um plano econômico significaria dizer: o acordo mínimo vale para todos menos para a Faria Lima. O editorial é também desavisado: a percepção econômica virou também uma questão ideológica.

    Responda
  27. Daniel Rego

    Editorial simplesmente ridículo. dizer que o neoliberalismo guediano trouxe avanços ao país é puro terraplanismo econômico. Já passou a época em que a imprensa e o mercado ditavam o que o povo tinha ou não direito. O governo Lula deve ser sim fortemente desenvolvimentista, em linha com o consenso norte americano e europeu. Estado serve pra impulsionar o país, não enriquecer mais ainda os bilionários da família Frias.

    Responda
  28. Roberto Torsani Lisboa

    Uma meta de governo. A volta dos Centros de Formação de Menores Aprendiz. Acredito que seja necessário fazer um emenda constitucional para que o menor de 14 anos possa fazer o curso e poder entrar no mercado de trabalho . Isso acontecia com os menores da extinta Rede Ferroviária Federal S/A. O país precisa de dar uma formação profissional a esses menores.

    Responda
    1. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Quer legalizar o trabalho infantil? Voltando ao século IXX? Criança deve estar em boa escola, nos esportes e nos brinquedos.

  29. Carlos Simaozinho

    Henrique Meirelles, Pedro Malan, Arminio Fraga, Pérsio Arida, André Lara Rezende, Edmar Bacha, Mangabeira Unger, Delfim Netto, todos queridinhos da Folha...A nata do liberalismo econômico optou em apoiar o Lula. Não por apoiar um modelo econômico de esquerda, mas por ver que a democracia está ameaçada. Sabe que governos autocratas só atrapalham o desenvolvimento econômico do país. E os cardeais da Folha ainda não perceberam isso? Pelamor...

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Senhor Dalton, a assertiva desta matéria deveria, então, ser direcionada aos dois candidatos, não? Pra mim, a Folha tá copiando o comportamento do Ciro Gomes...A crítica feita deveria ser aos dois, não somente a um, aí ficaria mais correto, e digno...

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Óbvio que é isso. Eles próprios justificam as manifestações de apoio com isso. Por que vc acha que a FSP interpretaria isso de modo diferente ? E alheio a isso, qual é o demérito na decisão deles ? ... que se mostra sensata e fundamentada.

    3. Mateus Santana

      Perfeito. Como disse Milly Lacombe em artigo no Uol, a mídia tem um papel fundamental naturalização da extrema direita no Brasil. Prefere atacar o programa econômico do PT (que, diga-se de passagem, foi um sucesso) do que o fascismo desse governo. É o velho pensamento reacionário de nossas elites. Em 1964 foi igual, não nos esqueçamos.

  30. Cristiano Viveiros de Carvalho

    A Folha não pensou antes de escrever esse editorial. Orçamento secreto, PECs casuísticas e instabilidade política e institucional são garantia de desastre econômico no próximo ano. Para não falar das bombas armadas pelo “incumbente” pra ganhar a eleição. Mas ela está preocupada com gastos sociais e intervencionismo. Que vergonha!

    Responda
  31. Bruno Dias

    Falta de vergonha na cara e de o que fazer do editorial da Folha imprimir esse escárnio. "Ah mas e a economia". Lula foi presidente durante um período de crescimento consistente, inflação controlada, e redução na dívida pública, vocês não querem ver propostas, querem beija-mão da ortodoxia neoliberal que já morreu faz anos. Enquanto isso o país na beira do abismo. Obsceno, vocês da imprensa merecem o que o fascista Jair vai fazer com vocês.

    Responda
  32. luiz fernando gomes de mello

    “A relativa calmaria financeira de agora” ...; Onde? Como? Por que? Quando?

    Responda
  33. Carlos Simaozinho

    Colocar isso como manchete principal é puro sensacionalismo. Que tal fazer a mesma assertiva para o Bozo? Simplesmente ridículo...

    Responda
  34. Regina da Silva Mariano

    Soberba é vc, Falha!

    Responda
  35. TIAGO NEGREIROS

    Me incomoda q essa pressão só é feita para apenas um lado da disputa. Assim como a Folha, Luciano Huck, do alto de sua presunção, fez tbm uma série de exigências a Lula para lhe conceder a bênção do voto. Em 2018 Huck não exigiu nada de Bolsonaro e ainda disse q ele poderia "resignificar" a política (rs). Folha, acinte é seguir exigindo seus redatores a tratar Bolsonaro como um político de "direita" e naturalizar os gastos nas contas públicas q ele tem feito para se eleger.

    Responda
  36. Mateus Santana

    A grande mídia contribuiu para a ascensão do fascismo que se instalou no Brasil nos últimos anos. Esse editorial só corrobora isso. Por duas décadas só soube apontar corrupção; jamais o quanto a economia se desenvolveu durante os governos do PT (Lula teve o maior crescimento da história democrática), o quanto reduzimos de pobreza e desigualdade. Isso só foi possível, neoliberais de quinta da Folha, porque houve Estado atuante e planejador na economia. Esse editorial é uma vergonha.

    Responda
  37. Geraldo Junior

    Que avanços tivemos ? Meio ambiente destruído , inflação contida em energia e combustível, mas dos alimentos não. Democracia sendo erodida e vocês vem com esse papo de evolução liberal, voltamos a ser uma fazenda de monocultura , saiu a cana e o café e entrou soja e milho, com o agravante de arrasar tudo pela frente.

    Responda
  38. Paulo Wach

    Lula não está obrigado a dizer mais nada do que já disse que é que ele vai incluir os mais pobres no orçamento. Fim. Se resto calem a... Vocês me ajudam a optar em cancelar esse assinatura de um jornal neoliberal que já apodreceu e os vermes estão comendo.

    Responda
  39. Marco A Moreira

    Excelente editorial. Petistas desçam do pedestal. Parabéns Folha de SP.

    Responda
    1. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Mesmo? Nem o príncipe FHC é seus economistas neoliberais impuseram condições para apoiar Lula. Editorial vergonhoso. Folha sabe bem q a escolha é entre Lula e barbárie.

  40. Carlos Telles

    Quem é a folha para exigir isso e em nome de quem?

    Responda
  41. Valter Junior

    Com sinceridade, quantos eleitores mudariam de voto se o Lula já indicasse um economista ortodoxo? Se todos os demais assuntos não foram ainda suficientes, a promessa de uma economia mais ortodoxa seria? A Folha se orgulha desta posição? A Folha incorpora o silêncio dos bons.

    Responda
    1. Bruno Dias

      Vivem numa bolha neoliberal e não vêem o sofrimento dos outros, nunca viram.

  42. Paulo Wach

    Lula não está obrigado a dizer mais nada do que já disse que é que ele vai incluir os mais pobres no orçamento. Fim. Se resto calem. Vocês me ajudam a optar em cancelar esse assinatura de um jornal neoliberal que já apodreceu e os vermes estão comendo.

    Responda
  43. Andre Moraes

    Ontem eles abertamente sugeriram um caminho para a Venezuelização com aumento do número de ministros no STF. Punição para institutos de pesquisa. Os próximos serão vocês da imprensa. Abre o olho Folha. Acho que vocês precisam se decidir entre o neoliberalismo mitigado do Lula ou um Estado Autoritário Ancap Fundamentalista Religioso do Jair. Cadê esse compromisso da impressa com esses tipos de indicativos estapafúrdios? Não é uma decisão difícil.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Assino embaixo!

    2. Geraldo Junior

      Acho que Folha e Estadão deveriam se fundir, como gostam de uma escolha difícil rsrs

  44. Wellington Guimarães da Silva

    Folha, vocês deveriam estar preocupados é com a liberdade de imprensa que vai acabar se o Bolsonaro for eleito. Congresso nas mãos, caminhamos para uma ditadura de direita com um fanático como presidente. A não ser que vocês sejam cooptados pelo governo até o final de 2023 com a possibilidade de vitória dele não haverá Folha de São Paulo como nenhum outro canal ou jornal que ouse criticá-lo. Agora essa velha história da economia. Esse editorial deve ser para agradar os grandes patrocinadore

    Responda
  45. Leandro Pio Monteiro Barrionuevo

    Espero um posicionamento do ombudsman da folha após esse editorial horrendo.... Como assim detalhar o que ele vai fazer??? O que ele vai fazer está no seu plano de governo..... Essa escrita está mais para "faça o que queremos ou apoiaremos o adversário mesmo que esse representante o fascismo!"

    Responda
  46. Antonio Pacheco

    Alguém do corpo editorial da Folha deveria se candidatar a presidente. Querendo ensinar padre a rezar missa. Faça-me o favor

    Responda
    1. PEDRO LUIZ BATISTA

      É a falta do que dizer, Folha! Rsrsrs!

  47. Andre Moraes

    Concordo. Mas a Folha precisa exigir o mesmo de Jair. A realidade hoje me parece fúnebre em caso de reeleição. A mensagem é aqueles que ainda defendem e acreditam em um Estado Laico, uma Constituição de Bem Estar Social, Instituições Republicanas funcionais, uma Democracia, precisam deixar de lado suas diferenças históricas com o PT. O pensamento precisa ser pragmático, Lula está no final de sua vida e a estupidez não é uma de suas características, erros do passado dificilmente serão repetidos.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Concordo Dalton. É um alerta. Mas precisamos fazer esses alertas e pedir respostas dos dois lados. E vou mais longe, deveríamos fazer cobranças em outros prismas que não somente econômicos.

    2. Andre Moraes

      Nem disso sabemos de Jair, ele continua com o Posto Ipiranga. Criou uma série de endividamentos para tentar uma reeleição desesperada, usando a máquina do Estado de maneira criminosa através do Orçamento Secreto, abriu mão de receitas de impostos e está contingenciando valores da educação e saúde. Para piorar, mantém números inflacionários maquiados e preço de combustível represados que brevemente vão estourar. Os números já ultrapassam R$430 bi para 23. Ele não deve satisfação disso também?

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é uma exigência, mas um alerta. Aliás, em todo pertinente.

    4. Miro Costa

      Veja: o foco do editorial é a gestão da economia, reconhecendo que o cenário atual está longe de terra arrasada. O senhor pode não gostar do modelo, mas poucos podem negar que o Brasil vai bem nesse quesito. Portanto, de Jair já se sabe. Já de Lula, nada.

  48. Marcio Souza

    Bom será se o Satanás miliciano e genocida ganhar e sair fechando a imprensa e dando sopapos em jornalista, sob as bênçãos de um STF fundamentalista, né, Folha?

    Responda
  49. Landson Abercrombie

    Que papo cansativo, não?

    Responda

Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.