Comentários para:

É a economia, Lula

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gil Carlos Dias

    Desafio a Folha: apresente o nome do autor desse editorial egoísta e omisso em relação ao coaos porque passamos no momento.

    Responda
  2. Gil Carlos Dias

    Já escrevi aqui várias vezes. Para a Folha, a democracia é apenas um detalhe, como disse Zélia Cardoso de Melo sobre o povo. Bolsonaro interessa muito mais ao grupo Folha, pois representa o capital selvagem. Karla Monteiro, colunista desta mesma Folha lembrou que esse editorial está na mesmíssima linha de todos dos editoriais dos jornais da direita nos meses que antecederam o golpe de 1964. O título do artigo da Karla Monteiro: É o fascismo, Folha. Vale a pena ler.

    Responda
  3. Luciano Ferreira Gabriel

    Prezados (as),quais reformas liberais (recentes)trouxeram ganhos duradouros para o Brasil?!Naturalmente, nada contra o liberalismo (per se),mas não conheço,pessoalmente, tais reformas, muito menos os tais ganhos.Poderiam se dar ao trabalho de citá-las.Oxímoro:reformas RECENTES e ganhos DURADOUROS(baseada em quais simulações?).A FSP está com uma série de articulistas e editorias com afirmações sem sentido.Não são poucos os leitores que de maneira civilizada vem chamando a atenção para isso.

    Responda
  4. Carlos Weis

    Autoritário, inoportuno e oportunista o Editorial. Quem se arroga o direito de ordenar ao outro que faça algo, se coloca, automaticamente, em posição de superioridade e poder, o que vai muito além de uma mera opinião do veículo de imprensa. Trata-se de uma tentativa de coação e intimidação, que não tem lugar no ambiente democrático. A Folha, agora, é que está “obrigada” a dizer aos seus leitores, a serviço de quem produziu tão deplorável manifesto..

    Responda
  5. Fábio José Comerlato

    O título remete a frase de James Carville, ou seja, chama Lula de estúpido! Não, estúpida é a Folha.

    Responda
  6. CARLOS AUGUSTO FEU ALVIM DA SI

    Acho que é uma atitude sensata da leitora. Eu decidi aguardar pelo histórico da Folha e por falta de opções melhores. Só vou concretizar a posição da leitora se forem punidos os colunistas que, felizmente, ousam discordar desse infeliz editorial. Não são alguns poucos meses de crescimento artificial que mudam os nefastos resultados de seis anos de liberalismo irresponsável.

    Responda
  7. Daniel Alvares

    KCT. Quase mil comentários, a maior parte detonando o editorial. Reflitam, folha! Por que não fazem um editorial sobre o editorial?

    Responda
  8. jose borges

    Aconselho o editorialista e aqueles que aprovaram esse editorial a conversar e aprender com Janio de Freitas . Ignorar o momento histórico não é para um jornal com a história da Folha

    Responda
  9. Andréa Puntel Cordeiro

    Cancelando assinatura da Folha de São Paulo! Hipócritas!

    Responda
  10. Monica R

    Que vergonha Folha :(

    Responda
  11. Jairo da Matta

    Cancelei a assinatura. Que os beneficiários desses "inegáveis avanços duradouros", contribuam com quem defende seus privilégios, no caso a FSP. Certamente não são a educação, a saúde, a cultura, os que disputam ossos na fila dos caminhões, os mais de 30 milhões de famintos, os indígenas e os demais espoliados por este esquema perverso. Prefiro estar ao lado desses e dos que os defendem, ou, no mínimo, os respeite.

    Responda
    1. Juliano Machado

      A Folha tem história, Jairo. Apoiou a ditadura e só muito depois se "desculpou". É um jornal a serviço do grande -- e às vezes nem tão grande -- capital. Brasil e democracia são notas de rodapé.

  12. Edilson Pimentel

    O problema é o atual mandatário, folha! Pior cego é o que não quer ver.

    Responda
  13. francisco xavier de azaredo neto

    "Já passa da hora de reconhecer que a agenda liberal dos últimos anos trouxe avanços duradouros." A Folha só esqueceu de dizer que avanços são esses!!!!

    Responda
  14. luis fernando angerami ramos

    Que idiotice Folha! Lamentável a postura e os argumentos levianos numa hora dessas. Vocês acham que conhecem o país e sabem o que é melhor. Que soberba e ignorância! Depois quando são perseguidos pelos fascistas vêm se fazer de vítimas. É por essas e outras que o jornalismo impresso está perdendo assinantes. Pagar pra ler esse tipo de editorial?

    Responda
  15. Joabe Souza

    É a democracia, Folha!

    Responda
  16. Juliana Machado

    Parabéns m, Folha. Com esse editorial, acabou de perder um assinante.

    Responda
  17. marilza abrahão

    O que é que é isso Folha de São Paulo???

    Responda
  18. Alysson Barros

    Fòice sempre prestando um desserviço à sociedade. Seria muito mais digno apoiar abertamente o bozo do que escrever esse editorial mulambemto e desonesto.

    Responda
  19. Camila Fritzen cidon

    Depois de ler essa hipocrisia, fiquei com vontade de cancelar minha assinatura!! Quanta irresponsabilidade, FSP, QUE DECEPÇÃO!!!!!

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      se não houver uma retratação convincente, vou cair fora também

    2. Jurema Nordeste

      se não houver uma retratação convincente, vou cair fora também

  20. Marco Túlio Araújo Drumond

    Cristina Serra foi irretocável e corajosa ao falar sobre esse editorial ridículo da Folha. Ainda existem jornalistas honrados que defendem a democracia. Vou guardar os textos do vergonhoso do editorial e das colunas do Jânio de Freitas e da Cristina Serra.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      E da Karla Monteiro

  21. Luiz Marcos de Carvalho

    Um amigo me falou desse editorial e me alertou: "A Folha bolsonarizou". Será possível? Será que vamos ver o Bozo começando a elogiar a Folha?

    Responda
  22. Flávio Rodrigues Fonseca

    Acinte é a FSP apoiadora de primeira hora da ditadura, ativa participante do golpe de 2018 querer cobrar alguma coisa antes de fazer um mea culpa e querer pautar um candidato como se dona da verdade. Envergonhem-se!!!!!!!!

    Responda
  23. Fábio FFF

    Estão até escondendo esse editorial, de tão vergonhoso que ele é. Que decadência, hein, FSP?

    Responda
  24. Rodrigo Olmos

    O que exatamente a agenda liberal dos últimos anos trouxe de avanços duradouros?? Gostaria muito de saber.

    Responda
  25. Ricardo Andrade

    Quando a eleição passar, vou cancelar minha assinatura. Estou contando os dias.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      Idem

    2. Marco Túlio Araújo Drumond

      Idem, Ricardo. Cancelarei a minha no início de novembro. A FSP arrumou um pretexto para apoiar o Bolsonaro, como disse o texto do Jânio de Freitas ontem.

  26. Lenon Colosovski

    Atual presidente foi eleito sem plano de governo e tenta reeleição sem plano de governo. Das poucas promessas feitas, não foram cumpridas, salvo apenas uma privatização. Mudaram os nomes de programas de governos anteriores pra parecer que fizeram algo. Ainda sim, quando a mídia fala de lula, cobram postura clara, plano de governo, carta aos empresários, nomes de ministro. Folha de SP, esse é o editorial mais ridículo e raso já publicado por esse jornal.

    Responda
  27. Luiz dos Santos

    Estao vendo como nao eh facil? Um destroi a educacao, ciencia e saude. E o outro destroi a economia ( nao ele, mas o partido com sua nova matriz economica.). Se fosse facil nao estaria 52% a 48%. Ninguem eh dono da razao, mas para mim sao 2 populistas de araque.

    Responda
    1. Flávio Rodrigues Fonseca

      Falou o isentâo, que depois diz que não tem nada com isso, até sofrer na pele os crimes de um governo fascista. Essa turma não aprende!!!!!!!

  28. Lourenço Faria Costa

    Sem sombra de dúvidas, este é o pior editorial da FSP!

    Responda
  29. Camila Fritzen cidon

    Agenda liberal que trouxe benefícios duradouros? Em que planeta a editoria da FSP está vivendo? Vocês caminham pelas ruas?

    Responda
  30. Maria do rocio Barszcz

    Que vergonha !A Folha se rendendo à extrema direita!

    Responda
  31. Giovanni Schiffini

    Esperamos que os quase mil comentários neste editorial não passem batido. Lula já governou por oito anos, e todos sabem como era a sua agenda econômica. Não há motivo para um candidato propor nomes de ministros antes de ser declarado vencedor da eleição. A campanha de Bolsonaro afirmou categoricamente que haverá restrições à atuação do STF e não houve editorial a respeito.

    Responda
  32. Lourdes Barros

    Este editorial, juntamente com aquele do Estadão em 2018 ("Uma escolha muito difícil"), vai fazer parte do futuro museu da imprensa vergonhosa. O neoliberalismo defendido pela FSP é tão bom que, nos últimos anos, o jornal se viu obrigado a encolher. Quando o conselho editorial vai exigir um "mea culpa" do atual mandatário por toda essa tragédia política, social, ambiental, educacional e econômica que o país está vivenciando? É a civilização, Folha!

    Responda
  33. Jose Walter

    A Folha com esse editorial abandona a importância da democracia e passa a reforçar a implantação de uma ditadura bolsonarista a ser consolidada pelo voto popular. Quais os interesses deste jornal ao fazer cobranças indevidas a um candidato que hoje representa vários segmentos sociais? Cancelamento de assinatura em massa é o que merece um jornal arrogante e que desinforma seus leitores!

    Responda
  34. Regina Santos

    Estamos entre a barbárie e a civilização. Vcs não questionaram o programa de governo do TOSCO com seu Posto Ipiranga. Que avanços duradouros? 33 milhões de pessoas em insegurança alimentar. Cortes assassinos nos orçamentos de Saúde e Educação. Pelo menos o que salva é a sinceridade desse grupo empresarial. O rastro de morte deixado pelo genocida é só um detalhe ,né?

    Responda
  35. Cristina Dias

    “Lula governou por oito anos, encerrados há menos de 12, e saiu com 82% de aprovação ao seu governo. Não saber quais são as ideias e métodos, que o caracterizam como governante e como pessoa, só se explica por asnice insolúvel.” - Janio de Freitas

    Responda
  36. Liana Cardoso Soares

    Vocês estão abusando da paciência dos assinante. Aff!

    Responda
  37. Rômulo Menezes Ferreira de Lima

    A Folha deveria seguir a linha de seus colunistas, pois está parada no tempo, estagnada e se deixar o bonde passar se tornará ainda mais irrelevante. Lula não está passando um cheque em branco, Lula tem a experiência e está acolhendo propostas de diferentes correntes, pois o que se busca é uma solução para o que vivemos hj, não podemos nos enganar com esse aumento na oferta de emprego que são precários, na estagnação da inflação que se deve ao despejo eleitoreiro de dinheiro..

    Responda
  38. Liana Cardoso Soares

    Texto muito leviano é inapropriado. Editorial irresponsável e vergonhoso.

    Responda
  39. Paulo Regno

    É a democracia, Folha

    Responda
  40. Luis Francisco Calegari Cassarotti

    Parece que os editorialistas da Folha não leem nem seus próprios colunistas: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/celso-rocha-de-barros/2022/10/se-for-jair-agora-sera-jair-pra-sempre.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=twfolha

    Responda
  41. jose borges

    Como a Folha já percebeu , os que gostaram do editorial não leem jornais . Nunca leram . Salvo uma ou outra página econômica , esporadicamente. Desprezam o jornalismo. O jornalismo jornalismo. O outro , aquele que Millor chamava de “ armazém de secos e molhados” , desse eles gostam muito.

    Responda
  42. Mariana Pinheiro

    Apesar do histórico deste jornal, surpreende que o texto omita aquele que é um dos principais motivos para o apoio à candidatura de Lula: a defesa do Estado Democrático de Direito. A Folha escolhe falsear, sob o eufemismo da "rejeição", o horror aos desvios éticos e legais do atual governo. Trata-se de gesto irresponsável com o país e de desrespeito aos leitores. Amanhã não farei mais parte do grupo de assinantes.

    Responda
  43. Jorge Viana

    Errado! Lula é um político experiente e não vai entregar de bandeja para o oponente, caso não seja consagrado nas urnas, as estratégias políticas que adotaria num possível terceiro mandato, muito menos adiantar quaisquer nomes que seja, para não sentar na cadeira antes da hora. A Folha se mostra muito petulante e arrogante.

    Responda
  44. ROSANGELA SILVESTRIN

    Já demonstrando acenos ao Bozzo? Que vergonha. O cara sempre falou mal desta mídia e vcs ficam lambendo onde ele pisa. O ex presidente já falou centenas vezes e já teve 2 mandatos. Todos sabemos que ele só quer que todos cresçam. Vcs tem que se preocupar é com o que está ali. Este sim é perigoso

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Epa, não eram os petistas que chamavam a Folha e os outros grandes de PIG (partido da imprensa golpista)? Já esqueceu da intenção de adotar algo semelhante à famigerada "Ley de Medios" do kirchnerismo argentino?

  45. Marcos Monteiro Diniz

    Li bem cedo, postei já minha indignação, mas continuo impressionado com o teor e a posição (1a página da versão impressa) desse editorial ver go nho so. Onde estão os ombudsmen da FSP? Pelamordedeus! Vontade de cancelar a assinatura...

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Isso foi o que mais li bolsonaristas escreverem nos últimos 4 anos. Coincidência?

  46. Paulo Batista

    Janio de Freitas...uma insistente luz no meio de tantas sombras na FSP... Aguenta firme Janio.. temos dia certo para agir, 30 OUT 22, .. L ...

    Responda
  47. César A C Sanchez

    E o choro dos petistas não acaba ... Parabéns Folha, ninguém responsável está dando um cheque em branco ao PT. Todos sabemos porque Lula está recebendo tanto apoio qualificado para se contrapor ao charlatão Bozo.

    Responda
  48. Paulo Ruiz

    Folha de Sao Paulo, um jornal a servico da Faria Lima.

    Responda
  49. WAGNER NEGREIROS

    Por qual motivo não se cobram os planos do inominável?

    Responda
  50. luiz lima

    Aqui no Brasil os meios de comunicação estão fora da realidade e do risco institucional que estamos vivendo. Lá nos Estados Unidos a imprensa agiu com dignidade e firmeza, e Trump foi derrotado. Aqui estamos nós, pobres tupiniquins, dando espaço, palco e marketing gratuitos p Bolsonaro. Estão c saudades da ditadura? E a tortura? Às penso que nossa imprensa é comandada por boballhoes

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Acho que você quis dizer espertalhões.