Comentários para:

É a economia, Lula

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Diego Gouveia Moreira

    Folha, um jornal a serviço do mercado

    Responda
  2. Tadeu Roberto Corbi

    Onde foi parar o "editorial"? A folha ficou envergonhada de sua sab ugise e adesão descarada ao atual (des) presidente e o escondeu??? Mas que passado cinquenta anos está obrigada a dar explicações à sociedade é a folha: por que a empresa emprestava ou cedia seus veículos à repre ssão? O "editorial" é saudades daqueles tempo?

    Responda
  3. Emerson dos Santos

    A Folha falha, mas não decepciona. Por trás de um ar de uma pretensa isenção jornalística , moderna e republicana, sempre esteve e sempre estará de mãos dadas com o que há de pior na política brasileira. Foi assim em 1964, foi assim em 2016. Sim, é a economia idiota. Aquela que o bolo cresce, mas que fica concentrado nas mãos de poucos.

    Responda
  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quatrocentos por cento no rotativo e economia equilibrada ? A fsp precisa retirar urgente da sua primeira pagina que defende a democracia.

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quatrocentos por cento no rotativo e economia equilibrada ? A fsp precisa retirar urgente da sua primeira pagina que defende a democracia.

    Responda
  6. Ricardo Knudsen

    Depois de iniciar o dia com a manchete gigantesca desse editorial es cro to, a Folha tirou o título da página do site. Na seção de editoriais, aparecem dois outros textos. Será q faltou coragem para continuar divulgando as mentiras e hipocrisias pró-Bozo? Ousaram dizer q as políticas liberais dos últimos anos tem dado certo, qdo o próprio jornal noticiou mais de trinta milhões de pessoas passando fome! Que a dívida pública explodiu! Se o objetivo era criar indignação, conseguiram.

    Responda
    1. Marco Túlio Araújo Drumond

      Verdade Ricardo. Ontem à noite, o editorial estava na primeira página, com letras garrafais. Agora, esconderam o texto. FSP passou vergonha.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      A Folha não gostou do numero de comentários e do conteúdo dos mesmos. Está escondendo o editorial. A reação talvez tenha sido inesperada. Pelo menos temos, até ,mais de 800 excelentes comentários. Melhor que a DATAFOLHA. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Se a Folha deixar de esconder, atingimos rapidamente 1.000 comentários.

  7. Marco Túlio Araújo Drumond

    Jornal Folha de Chantagem

    Responda
  8. Daniel Vitorazzi

    O tom de chantagem do editorial me incomodou, mas anunciar de antemão nomes para a equipe econômica, que sim interessa muito (ou estão mais preocupados com pautas de costumes?), não tem problema algum e pode ser sim vantajoso para o projeto ser vitorioso. Na ultima o Bozo estava sempre à tiracolo com o Posto Ipiranga e colou.

    Responda
  9. Adriana Santos

    Apesar dos fas cis tas e dos oportunistas que sempre ganham com a miséria, vai dar Lula 13. A taxa de rejeição do genocida é intransponível.

    Responda
  10. MANOEL EMIDIO DE SOUSA NETO

    Lula já era, vacilou e agora vai perder a eleição. O povo prefere um canibal do que a volta de Lula.

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Taí a Folha que não deixa vc mentir.

    2. Jô Maria Souza

      Vacilou onde, meu caro?

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      Quê será, né? São humanos os eleitores do Bostonaro? Eu os chamo de dejetos. O Lula não vai perder a eleição. De onde tirou essa ideia? Ah, já sei da sua cabeça de dejeto.

  11. Plinio Góes Filho

    Este jornal já publicou aqui, não faz semana, que os bons ventos da economia “não terão efeito eleitoral positivo para o Bozo”. Eu, claro, contestei, pois seria a primeira vez no planeta que isso ocorreria. Eis aí a resposta da própria Folha, rogando que Luiz XIX aponte os rumos que quer dar na economia e diga quem será o executor das ordens. Bem, Antônio Palocci é considerado? Rsss. Ou vai de Guigo Mantega mesmo? Rsss. Seja quem for, a destruição é certa, pq o Nine não esqueceu nada!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Não. Vai ser Collor mesmo

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Nao vai ser Collor mesmo....

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Nao vai ser Collor mesmo....

  12. ALVARO ROSSAN B PRIETO SILVA

    Porquê a FSP não faz a mesma cobrança ao atual governo que destruiu a economia deste país, que faz abuso economico e eleitoral descarado da máquina pública, pedalou e furou o teto de gastos alucinadamente, levou 30 milhões à fome, e criou o maior esquema de corrupção política do mundo com um orçamento secreto? Tal parcialidade abjeta mostra quais são os reais interesses económicos do grupo Folha.

    Responda
  13. edison carpentieri

    Milhares de brasileiros disputando osso e pele de frango, 33 milhões de famintos. Que tipo de avanço duradouro é esse

    Responda
  14. edison carpentieri

    Milhares de brasileiros disputando osso e pele de frango, 33 milhões de famintos. Que tipo de avanço duradouro é esse

    Responda
  15. Ricardo E Carvalho

    Com a abrangência das alianças feitas em torno de Lula para derrotar o bolsonaro, será que este pedido da folha não levaria a precipitações difíceis de serem corrigida depois? Além do que avalio que a folha errou nesta cobrança pois tem temas mais importantes a serem discutidos do que a economia, como a sobrevivência da democracia e de nós mesmos tal como somos. Esse editorial entrará para a História como um dos grandes erros da folha. A verificar

    Responda
    1. Jô Maria Souza

      Vergonhoso e covarde. Estão tentando agradar Bolsonaro. Caso ganhe não acabe com eles.

  16. Plinio Góes Filho

    Só se faz um apelo desses quando o candidato é fofo demais, né não? Isso porque outra questão logo aparece: isso faz diferença? Mostrar quem é o seu “Posto Ipiranga” e o que vai fazer na economia que pulsa sob Bolsonaro - isto é suor e sangue dos brasileiros, frise-se - suavizará a certeza de, cedo ou tarde, acabará com ela? Só a torcida vibrante como essa da Folha, diuturnamente anti-Bolsonaro, justifica esse reclame. E vai dar Bolsonaro22, não tem jeito.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Ah vaite como diz uma assinante....

    2. Adriana Santos

      Pela democracia, vai dar Lula 13.

  17. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Miro Costa foi contratado pela Folha para defender esse ignóbil editorial. Só pode.

    Responda
  18. James Gavin CHueire

    "É a economia, Lula " Um editorial ou uma desculpa para apoiar Bolsonaro? A resposta, felizmente, foi publicada pelo jornalista Janio de Freitas na própria Folha.

    Responda
  19. Daniel Zveibil

    Alienação... jornais do mundo inteiro reconhecendo qua a democracia brasileira é que está em jogo nessas eleições, e a "Folha" manda esse panfleto juvenil. Esqueceram que já tiveram de publicar receita de bolo?? Aí, que vontade de chorar..

    Responda
  20. Andrea Silveira

    A Folha tá precisando de cliques? Parece até piada essa coluna, desenhada pra gerar indignação, que gera clique, que gera comentário, que muitos chamam de engajamento: Engajem mal, mas engajem comigo. Afemaria, #quefase

    Responda
  21. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    E o que a Folha pede pro atual presidente? A Folha sabe o programa de governo? Tem que fazer outro editorial

    Responda
  22. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    E o que a Folha pede pro atual presidente? A Folha sabe o programa de governo? Tem que fazer outro editorial

    Responda
  23. Sandro Novelli

    A Folha está novamente apoiando a ditadura esperando lucrar com isso. Será?

    Responda
  24. jose borges

    Independência editorial , assim com confiança, só se perde uma vez.

    Responda
  25. Luiz Henrique Frosini

    Sugiro que a FSP assuma de uma vez por todas que apoia a criatura e sua reeleição. Depois deste editorial, não resta dúvida. Estão apoiando o projeto de uma ditadura. Que vergonha! Lamentável! Mas seus leitores irão falar mais alto no dia 30.

    Responda
  26. David Lessa chaves

    Gostei dessa reportagem.

    Responda
  27. Lucas Carniel

    Sou assinante desta Folha há quatro anos, pelo menos. Não me ocorre agora se em 2018 houve esta mesma cobrança a bolsonaro. Pelo que me lembre, a grande mídia assinou um cheque em branco a este torpe que assalta a república. Até hoje se negam a chamá-lo daquilo que é: extremista de direita. É uma luta a favor da civilização, folha.

    Responda
  28. jose borges

    Otávio Frias Filho , intelectual completo, assinaria esse editorial ? Ignoraria o que está em jogo? Ou faria um editorial falando das propostas de modificar o STF e CNJ , verbalizadas ontem mesmo pelo vice- presidente da República, já eleito senador? Há outros jornais que verbalizam os anseios do “mercado” A Folha, que li a vida inteira, era diferente Não mais .

    Responda
  29. Hervandil Sant'Anna

    A Folha e seus repórteres apanham até dizer chega do Bolsonaro e sua turma e ainda assim acham isso normal? E por que não fazem essas mesmas exigências ao candidato bolsonaro??

    Responda
  30. VALDIR JOSE CORREA JUNIOR

    Folha sendo Folha... Editorial reflete o descompromisso total com a Democracia e manutenção do entreguismo ao "mercado" que nos mantém, desde sempre, à margem do desenvolvimento humano. Querem fazer diferença? Ajudem a derrotar o genocida (que vocês ajudaram a eleger...). Nada pode ser pior do que isso que estamos vivendo... O Haiti é aqui (falo isso com respeito ao Haiti...).

    Responda
  31. Lourenço Faria Costa

    Bolsonaro tinha um nome para Economia nas eleições passadas. Foi garantia de política econômica bem sucedida?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Miro de vc vive mesmo no mercado deve estar estupefato com o preço dos alimentos

    2. Lourenço Faria Costa

      Miro, você é só um ignorante que se convenceu que sabe das coisas.

    3. Miro Costa

      Lourenço, eu vivo, e gosto de viver, no mercado, quer dizer, no mundo livre. Além disso, estou atento aos fatos. Este editorial alerta para fatos, e ignorá-los vai cobrar o preço. Mas se preferirem assim...

    4. Lourenço Faria Costa

      Precarização do emprego e contingente de famintos comendo restos não é, ao meu ver, indicativo de economia bem sucedida.

    5. Lourenço Faria Costa

      Miro, a sua realidade é a do bolsonarismo

    6. Miro Costa

      Sim, é a melhor gestão econômica pós-pandemia do mundo. É só comparar com os EUA, a Europa, o RU, até mesmo a China. Goste-se ou não, é a realidade. O jornal faz um apelo, e vocês não entendem.

  32. Marcelo Silva Carvalho

    Vergonhoso editorial da Folha! Não fazem isso com outros candidatos de outros campos ideológicos! Na verdade, a Folha e outros da grande mídia fazem o jogo do grande capital, dis banqueiros! Com esse editorial fica claro que a Folha sempre esteve ao lado de Bolsonaro nessas eleições!

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Miro, fui eu que sugeri pra você comer grama. Não tenho muita tolerância pra gente com dificuldade cognitiva que acha que sabe muito

    2. Miro Costa

      Gostei da resposta com a grama, Marcelo. Você é muito mais diferente do Bolsonaro.

    3. Lourenço Faria Costa

      Miro, vai comer grama!

    4. Miro Costa

      Que leitura torta, rapaz. Entenda: trata-se de um grito de desespero, e vocês seguem fazem questão de seguir com palavras de ordem. Serão derrotados, é o alerta lançado.

  33. ANDRE FONSECA

    Mais uma vez a Folha assume uma posição disparatada em grave quadra histórica. Já andou a apoiar ditaduras, emprestando-lhes viaturas, já chamou a ditadura de ditabranda, entre outras nojeiras. Agora, me vem com essa, de que o liberalismo nos teouxe ganhos. Que risível, já entrou para o breviário dos disparates históricos da FSP. Com a palavra, os beneficiários da agenda liberal tão afeitos a ossos e pés de galinha.

    Responda
  34. Bruno Costa Dias

    E Bolsonaro não tem que firmar compromisso de que aceitará o resultado e não levará a efeito suas ameaças antidemocráticas? Vocês querem o Lula submisso ao mercado, mas em Bolsonaro vocês confiam plenamente, é isso? Este semestre, em especial, a imparcialidade do jornal decaiu muito.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Miro, ninguém desconhece o plano econômico de Bolsonaro se for reeleito?! Uau! O governo nem sabe se vai continuar com Guedes. Como você é despreparado!

    2. Miro Costa

      Escute, Bruno: é a economia. A de Bolsonaro já está aí, ninguém desconhece, e por sinal (opinião do editorial) vai bem. Mas olhe, se quiserem insistir nessas teses segundo a qual se o outro pode, eu também posso, parabéns pela iminente derrota. O editorial é na verdade um grito de desespero do jornal, que, no passo atual, só vê um futuro: aquele com o indesejado, que, aliás, está longe de ser o indesejado para todos.

  35. Daniel Barbosa

    Editores buscando pretexto para apoiar o canalha-presidente, como diz o Janio de Freitas. Saiam do armário! Vcs são os votos envergonhados que atrapalham as pesquisas! Hahahahaha!

    Responda
    1. Miro Costa

      Quer continuar dormindo, bons pesadelos.

  36. MARCELO ROCHA

    Folha vc é uma vergonha! Morrendo de medo do Bolsonaro ganhar e lhes jogar na lama aí o que fazem? Fingem apoio ao monstro, mas cuidado para o presidente qualquer um só serve até o limite dele, depois: guilhotina.

    Responda
  37. Carlos Simaozinho

    Já que este editorial é uma esculhambação mesmo, vou dar uma resposta a la Bozo: perguntem pro Posto Ipiranga...O capetão dava essa resposta a todas as perguntas sobre Economia, e a Folha e o tal Mercado deliravam, não é mesmo? Achavam, inclusive, que o dólar chegaria a dois reais. kkkkkkkkk Bolsa a duzentos mil pontos. kkkkkkkkk A Folha tá cada vez mais parecida com outro jornal do grupo, que não existe mais: Notícias Populares. Um jornal cujas manchetes eram quase tudo fake news. kkkkkk

    Responda
    1. Daniel Alvares

      E ainda é masoquista, porque já sabemos o que Bozo pensa da FSP

  38. Paulo Sarmanho

    Impressionante e desfaçatez do autor ou autores desse panfleto. Pelo menos serve para indicar que o autor ou autores também são responsáveis pela ascensão de Bolsonaro, não são democratas e que na verdade essa gente que vive clamando por uma terceira via querem na verdade uma única via.

    Responda
  39. Luciana Ferreira

    Que desserviço Folha. Claramente pensando só no próprio bolso. O país não precisa e não merece veículos de impressa que induzam uma populaçao pobre e sofrida, em sua grande maioria, a votar em seus algozes. Expor resultados "positivos" sabendo que muitos desses são frutos de medidas eleitoreiras ilegais que serão imediatamente retiradas após o pleito e deixarão um enorme rombo fiscal para o país. Estranhamente os liberais não estão preocupados com responsabilidade fiscal nesse caso.. pq será?!

    Responda
  40. Luiz Alberto Guimarães

    Vergonha de ser assinante desse jornal. Cancelando agora. Foi só chegar a hora da onça beber água e ele mostra sua verdadeira face.

    Responda
  41. Luís Cardoso

    Estes editoriais tem a mesma origem naqueles que criticam a regulação dos meios de comunicação (o que nada tem a ver com ataque à liberdade de imprensa) mas que em eventual fechamento do regime como insinua e quer Bolsonaro, podem ter a Folha, Datafolha etc eventualmente fechados. Hoje jornalistas e pesquisadores apanham nas ruas, mas a família Frias, os Marinho e outros continuarão confortavelmente instalados em suas mansões e se necessário mudam famílias e o baronato da imprensa para Miami.

    Responda
  42. Guilherme Menezes

    Este editorial é a chantagem mais desclassificada que já vi na medíocre e desmoralizada imprensa brasileira. Os interesses que o jornal representa querem impor a agenda liberal goela abaixo do candidato, sem nehum pudor. Eles exigem, tentam obrigar Lula a se ajoelhar. Como sabemos, esse pernambucano não nasceu ontem e não vai abrir caminho para a cizânia, antes de tomar posse. Pode até fazer algumas concessões, mas não vai cometer suicídio, claro.

    Responda
  43. Nelson de Paula

    Parece que Lula deve pensar conforme a Folha pensa. Sem investimento em infraestrutura (que vai de rodovia à 5G e mais muita coisa) e educação (de qualidade e para a maioria) de nada adiantam contas fiscais em dia, é se reduzir à própria mediocridade.

    Responda
  44. Bruna Oliva

    Editorial lamentável e que causa muita estranheza. Há muito em jogo nestas eleições e a própria democracia em si se vê ameaçada pelo governo Bolsonaro (se é que ainda existe democracia nas atuais condições) e nos deparamos agora com um editorial louvando avanços inexistentes na economia durante os últimos quatro anos, bem como ignorando a devastação que testemunhamos todos os dias na educação, na igualdade, na liberdade de imprensa e de pensamento, no meio ambiente, dentre outros aspectos.

    Responda
  45. FABIO LUIS ALVARENGA

    Mediocridade e parcialidade tem limites. Menos para a folha.

    Responda
  46. benjamim picado

    hoje, o autor desse editorial está apanhando de quase todos os colunistas do jornal que ele conduz - de mariante a elio, até o sublime janio. o chão do ringue deve ser mesmo lugar bom pra dormir, sergio davilla.

    Responda
  47. FABIO LUIS ALVARENGA

    Mediocridade e parcialidade tem limites. Menos para a folha.

    Responda
  48. Filipo Studzinski Perotto

    Ah é claro, pedestal, sim. Lula não ganhou porque não garantiu pra Folha que seria suficientemente liberal. Claro, nada a ver com a guerra cultural-religiosa que se instalou no pais. Nada a ver com 6 anos de perseguição incansável até enraizar o antipetismo no cérebro. A "Folha", esse ente invisível e covarde que assina o editorial anônimo, devia tentar acordar do seu mundo paralelo. Isso sim que devia ter acontecido na sequencia do resultado do primeiro turno. Vão insistir no erro mais uma vez.

    Responda
  49. gleison santos

    Triste a folha publicar isso mesmo sabendo que temos um psicopata em destruir os direitos dos mais necessitados um presidente que somente pensa em regredir a nossa população ao preconceito racismo e a violência sem precedentes vcs deveriam se posicionar referente a essa publicação triste

    Responda
  50. Jenny Gonzales

    Editorial medíocre e ainda cheio de clichês. O que aconteceu, Folha??

    Responda
    1. andre a

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.