Comentários para:

É a economia, Lula

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUCIANO RUBEMPRE

    Folha representa interesses. Os de sempre. E vai apoiar tudo o que o Sr. Guedes e sua agenda neoliberal - desatualizada, ressalte-se - tem planejado para o Brasil. Com este novo congresso, boiadas passarão e Folha continuará a mesma. Como sempre.

    Responda
  2. Karina Akemi

    É o Bolsonaro, Folha.

    Responda
  3. JOAO FERNANDO DE COELHO

    Que vergonha, os comentários de reprovação são certeiros, cancelando a assinatura...

    Responda
  4. Manoel Cardoso

    A partir de janeiro/2023 muita gente vai chorar lágrima de sangue. E aí será tarde demais para arrependimento.

    Responda
  5. Filipe AG

    Vergonha hein, Folha?

    Responda
  6. Manoel Cardoso

    O mercado financeiro trata o povo como gado. E o gado coitado é boi de piranha no desgoverno Bolsonaro e no mercado financeiro.

    Responda
  7. ALEXANDRE LOURENCO

    cria vergonha na cara F O I A

    Responda
  8. luiz lima

    Essa atitude da Folha é descabida. Bolsonaro faz investida clara contra o Judiciário na tentativa de aumentar o número de ministros do STF. É a democracia que corre risco c Bolsonaro. Os meios de comunicação podem perder sua liberdade de expressão. Isso sim mereceriam um EDITORIAL DA FOLHA. Lamentável a Folha agir como cabo eleitoral de BOLSONARO

    Responda
  9. Paulo Batista

    A FSP e suas FOLHICES.. Parece que o pensamento do jornal não está preocupado com a democracia, o ataque diário ao poder judiciário, o orçamento secreto, ou ralo do erário, deve ser tão secreto que o jornalismo investigativo da Folha não acha nada, mas é nada mesmo...ah Codevasf... deve ter sede no fundo do mar..Báltico....é a ausência da voz contundente da imprensa que ajuda a criar governos totalitários...vâo trabalhar!

    Responda
  10. Tiago Bernardon de Oliveira

    Ainda bem que o jornalista e trabalhador Jânio de Freitas fez o contraponto a esse editorial chantagista de seus patrões. É a versão moderninha e revitalizada do lamentável "Uma escolha muito difícil" do congênere e arcaico Estadão. Já se tornou inesquecível, da altura rasteira ao da "ditabranda".

    Responda
  11. Márcio Pannunzio

    Vergonha histórica esse editorial. Jânio de Freitas, tão logevo, foi o quem restaurou a lucidez. Folha devia se ater a buscar fazer jornalismo sério e não a praticar extorsão em primeira página e com letras garrafais, fazendo cara de paisagem diante dos marcos civilizatórios sob agressão incansável da extrema direita.

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Ou a folha faz uma reflexão séria, ou o próximo editorial vai se Bolsonaro, o presidente que salvou o Brasil!

    Responda
  13. Carlos Campos

    Por que não houve essa mesma cobrança em relação ao atual governo? Lula será nosso próximo presidente.

    Responda
  14. jose borges

    Editorial pueril Pérsio Arida, Edmar Bacha, Lara Resende, Elena Landau , Arminio Fraga e Henrique Meirelles declararam voto em Lula . Todos - pessoas físicas - ciosos de sua capacidade intelectual e humildes perante o momento histórico Em nome do jornalismo plural, crítico e apartidário gostaria de ler um editorial com o título , “ Bolsonaro é ditadura, não ditabranda”

    Responda
  15. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Os donos do jornal são de direita. Sempre emitem esses editoriais ridículos. E a Folha se diz a favor da democracia

    Responda
  16. Alan Alves Pereira

    Editorial covarde, falso e de um desconhecimento da realidade brasileira. Emprego melhorando, onde? Olhar os números frios dessa forma não garante nada, não explica nada e não melhora nada. Esse editorialista deve viver num outro mundo, e com certeza não é o da maioria dos brasileiros.

    Responda
  17. celso callegaro

    Editorial dos mais inoportunos. Que houve Folha?

    Responda
  18. Jô Maria Souza

    Li pela manhã o editorial e ainda estou indignada. Sempre li e considerava a Folha um jornal isento, democrático apesar de conhecer o passado de apoio à dita” dura. Que pena… Ignorar os 33 milhões que passam fome, os subempregos, o endividamento da maioria da população, a des graça que foi a administração na pandemia, os ataques à democracia. Enfim. Folha a decepção é grande.

    Responda
  19. ivani cunha di sarno

    Editorial medíocre , sem reflexões. Voto pela democracia.

    Responda
  20. BRUNO MACHADO

    FSP, que editorial vergonhoso. O País à beira do abismo democrático e a FSP com argumentos fantasiosos de uma melhoria (?) econômica para promover uma chantagem. Pelo menos ainda não estão emprestando seus carros para a ditadura.

    Responda
  21. Jane Medeiros

    Como assinante deste periódico pergunto: a Folha não se constrange deste texto e cobrança ? Do Lula já se sabe tudo. Cobre ao intendente de Brasília.

    Responda
  22. José Davi

    O editorialista esquece que Lula foi presidente por 8 anos? Será que esse desastre econômico e social chamado bolsoguedes não é suficiente para entender que a política econômica atual está mais que equivocada? Ou está errada apenas para os mais pobres e certa para uma elite financeira tosca que vive em uma realidade paralela a da maioria da população brasileira?

    Responda
  23. Alysson Barros

    Vergonha, fôice. Vergonha!

    Responda
  24. Paulo Fernando Mohn e Souza

    É a democracia, Folha! Aquela que você (falsamente?) diz professar e fazer campanha a favor. Por que o opositor tem mais obrigações na campanha do que o incumbente? Se um deve declarar o que vai mudar e o que vai preservar ma economia, o outro também tem. E o candidato é o presidente, e não o ministro da Economia. Editorial vergonhoso e parcial!

    Responda
  25. Marco Túlio Araújo Drumond

    Li o editorial e fiquei pensando: será que a FSP foi comprada pela Jovem Klan?

    Responda
  26. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    A Folha machuca os militantes mas acerta nas ideias, apresentando uma realidade. Não é salubre que o eleitorado seja restrito a programas de governos, mas Lula prefere mantê-los furtivos para não abrir a oportunidade de perder votos. E sim, doa a quem doer, é impossível negar que o governo da situação acena de forma mais contundente ao mercado com índices positivos e que a agenda liberal traz mais progresso e desenvolvimento. Folha acertou.... à exceção de bajular a hegemonia esquerdista.

    Responda
  27. Marcelo Seraphim

    A FSP presta um enorme desserviço com esse editorial. O que falta para vocês entenderem que o que está em jogo. não é a responsabilidade fiscal, a agenda neoliberal, mas a própria civilidade no país?

    Responda
  28. Etel Frota

    Sim, sem dúvida, senhor editorialista. O senhor deixou posto no final do segundo parágrafo. Endosso qualquer alternativa ao quadro atual.

    Responda
  29. Marcos Targino

    Cadê esses questionamentos ao Bolsonaro? Podem trocar o slogan para "Um jornal a serviço do neoliberalismo e, se sobrar tempo, da democracia."

    Responda
  30. Adriano Rodrigues Paganotto

    A "tal" obrigação tem que ser para ambos os candidatos!! A folha faz um desserviço a nossa combalida democracia ao colocar em primeira página um cobrança desse somente para um dos candidatos. Lamentável.

    Responda
  31. Jorge Enrique Mendoza Posada

    È deprimente que um jornal como a Folha de São Paulo que tem excelentes jornalistas e comentaristas faça uma apologia da barbárie para tentar justificar seu apoio ao atual presidente da república. Os economistas que manifestaram seu apoio ao Lula - Fraga, Malan , Arida e Bacha - enfatizam o dilema atual do país, de não aceitar uma ameaça autoritária. Será que a Folha de São Paulo não vive e trabalha no Brasil ou acredita que a terra é plana?

    Responda
  32. jose borges

    Foi escrito pelo Luciano Huck? Parece.

    Responda
  33. Iraia Galindo

    O mundo todo desejando que o Brasil escape das garras doentias de Bolsonaro. Até João Amoedo (olha só: o Partido Novo!) tem noção do que Bolsonaro representa, segundo declaração publicada, hoje, pelo próprio, em suas redes sociais. Está em jogo a nossa pobre democracia, as universidades públicas, o SUS, os bancos públicos, a petrobrás, a liberdade religioso, etc. Vem a Folha para na tentativa de que seja reeleito.. Deus meu!!!!!! É inacreditável. Jornalismo irresponsável!!!!!!!!

    Responda
  34. Marcos Lima

    Sirnceramente não sei se é burrice ou canalhice fazer um editorial como esse nessa altura do campeonato. Pois se for por interessesfinanceiros próprios é pura canhalice, porque dialoga com o imponderável e obscuro futuro que se avizinha l. Agora se for por interesses democráticos, de tentar pavimentar a trilha que pode nos levar pra fora desse lamaçal, é muita burrice, porque colocar mais interrogações nos corações e mentes de muitos ainda indecisos, e até decididos. A História nos julgará.

    Responda
  35. Angela Fernandes Augusto

    Lamentável! O editorial deveria perguntar sobre a princesa de Bolsonaro de aumento do auxílio para 800 reais quando mandou no orçamento 405, sobre a possibilidade de mexer no STF, mas não! Quando a opinião é de alguém que escreve para a Folha a gente até releva, afinal é pessoal, mais um editorial desses, nesse momento... Tenham vergonha!

    Responda
  36. Bruno Machado de Oliveira

    Se o objetivo deste editorial vergonhoso era gerar indignação e cancelamento de assinaturas, a Folha conseguiu. Parabéns!

    Responda
  37. edgard reymann

    É a democracia, Folha, estúpida, que está em jogo. Desde quando gente indo atrás de osso pra poder comer algo próximo de carne é avanço na economia. Em que mundo vocês estão? Já assumiram que foram para o Brasil Paralelo? Vocês querem a morte do país. É a coisa mais abjeta que já vi na minha vida. A mídia praticamente conclamando um golpe contra as instituições democráticas. Vocês são a escória.

    Responda
  38. Jose Roberto X de Oliveira

    O que querem parte grande de empresários brasileiros e esses reacionários eleitos ? Não é difícil imaginar. Não querem que a educação seja igual para todos ou que haja saúde para todos. Moradia? Acesso à cultura e justiça? Bom, esses adeptos do Estado mínimo funcionam mais ou menos como a elite descoberta no último episódio de resident evil. O mundo é de privilégiados o resto que viva de migalhas.

    Responda
  39. Julieta Alves Chaves

    É vergonhoso e um desserviço que, mais uma vez o editorial, num momento tão sério presta ao país. Será que bem mais à frente publicará mais uma carta se desculpando quando apoiou a Ditadura? Soberba, sair do Pedestal, está se referindo ao ex presidente Lula ou ao próprio jornal FSP? Lula já foi presidente durante oito anos do Brasil e precisa dizer quem será o Ministro da Economia antes da eleição? Quer dizer que o Brasil nas mãos de Paulo Guedes houve avanços? Só para a Folha!! Quem assina o ed

    Responda
  40. Ana Chaves

    Já pensava em cancelar a assinatura. Esse editorial só acelerou minha decisão.

    Responda
  41. Aylce Helena da Silva

    Vão ficar passando pano no inominável até quando? Estou decidindo não ser mais assinante e a probabilidade é grande.

    Responda
    1. carolina b

      A minha encerrarei amanhã certamente

    2. neizani da silva porto costa

      Também tô pensando em encerrar minha assinatura.

  42. Ricardo Knudsen

    O jornal aparentemente censurou a coluna de E. Gasperi, cortando a parte q falava do voto dos economistas do Real a Lula, em defesa da democracia, e apresentava a critica de P. Samuelson ao sucesso fugaz da economia em ditaduras. Pela manhã, o título da coluna era - O basta de Malan, Arminio, Arida e Bacha - agora mudou para - As panteras de Lula - mantendo só uma parte bem humorada da coluna original. O texto completo está em O Globo, para quem quiser ver.

    Responda
  43. Cristina Dias

    É a Democracia, Folha!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      É isso, mas a Folha não parece ligar muito. Aliás, é evidente q a intenção do título do editorial era chamar Lula de estúpido, pois todos conhecem a frase original de James Carlille, marketeiro de Bill Clinton, q ao explicar sua estratégia de campanha afirmou -É a economia, estúpido!

  44. Eloisa Giancoli Tironi

    Olá gente! Tamos aí.

    Responda
  45. Eloisa Giancoli Tironi

    O que é que tem demais escrever: Vamos chegar a 1.000 comentários? Força, gente. Poisé, a Folha disse que meu comentário necessitava moderação.

    Responda
  46. Eloisa Giancoli Tironi

    Vamos chegar a 1.000 comentários? Força, gente.

    Responda
  47. FRANCISCO DE ASSIS RAMOS SILVA

    "relativa calmaria", "avanços duradouros "? Ah "tá". Traduzindo: fila do osso, morte na picanha vencida do mito, povo revirando lixo, Guedes permitindo só até a eleição pagamento de auxílio de R$ 600,00. Parabéns folha.com.br da "ditabranda" com seu editorial "bolsobrando"

    Responda
  48. Luis R Figueiredo

    Incrivel, nessa altura, esse editorial. Inacreditavel.....

    Responda
  49. José Valter Cipolla Aristides

    O jornal deu tanta importância ao editorial, que tirou da página principal. Hahahaha. Será que foi um tiro no pé?

    Responda
    1. Jô Maria Souza

      Vergonha. Vergonha, vergonha! Se igualou a Joven Klan, Veja e Estadão.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Provavelmente. Não gostou da repercussão, do número de comentários e do conteúdo dos mesmos.

  50. Emerson dos Santos

    A Folha falha, mas não decepciona. Por trás de um ar de uma pretensa isenção jornalística , moderna e republicana, sempre esteve e sempre estará de mãos dadas com o que há de pior na política brasileira. Foi assim em 1964, foi assim em 2016. Sim, é a economia idiota. Aquela que o bolo cresce, mas que fica concentrado nas mãos de poucos.

    Responda