UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SERGIO AUGUSTO CHAGAS LAIA

    Claro, ético e preciso: é por vocês, Jânio de Freitas, e outro(a)s pouco(a)s jornalistas, que a assinatura da Folha ainda vale para mim. Muito obrigado!

    Responda
  2. Mozart Cabral

    Só um jornalista do porte de um Clóvis Rossi e de um Cláudio Abramo para escrever um artigo destes. Parabéns!

    Responda
  3. Cayo Honorato

    Ciro Gomes, paulista do Ceará, kakakaka. Bora pra cima, Janio!

    Responda
  4. José M Leal

    Colérico e desequilibrado, Janio exerce um jornalismo agressivo e predatório, movido por paixões ideológicas e interesses economico-finaceiros. É a síntese das velhas práticas da Mídia de Aluguel, que vivia dos cofres publicos em troca de um jornalismo chapa-branca. Uma espécie em extinção nos novos tempos em que vivemos. O tempo passou na janela e só Janio não viu.

    Responda
  5. jose borges

    Como a Folha já percebeu , os que gostaram do editorial não leem jornais . Nunca leram . Salvo uma ou outra página econômica , esporadicamente. Desprezam o jornalismo. O jornalismo jornalismo. O outro , aquele que Millor chamava de “ armazém de secos e molhados” , eles gostam muito. Quem gosta e cresceu admirando o jornalismo, aquele feito por Millor e muitos outros de igual quilate , importância e responsabilidade , gostou muito foi da coluna de Janio de Freitas.

    Responda
  6. Pedro Rivera

    Muito bem colocado

    Responda
  7. João Larizzatti

    Saúde e paz para continuar produzindo textos preciosos assim. Muito obrigado!

    Responda
  8. Plinio Góes Filho

    Janio representa bem a cabecinha golpista da esquerda. A predisposição ao estelionato está nas vísceras: “Se exposto o escolhido, nada impediria que esses empresários continuassem financiando e atuando por Bolsonaro. Nem Lula, se eleito, estaria impedido de em pouco tempo demitir o ministro associado aos tais empresários”. Viram? Ele só não disse que o Guedes foi anunciado na campanha e está aí até hoje fazendo o BR crescer. Mudar pra quê?

    Responda
    1. José M Leal

      Colérico e desequilibrado, Janio exerce um jornalismo agressivo e predatório, movido por interesses economico-finaceiros. É a síntese das velhas práticas da Mídia de Aluguel, que vivia dos favores financeiros dos governos em troca de um jornalismo chapa-branca. Uma espécie em extinção nos novos tempos em que vivemos. O tempo passou na janela e só Janio não viu.

    2. Eda Rocha de Oliveira

      Janio de Freitas representa o jornalismo de primeira qualidade, responsável e fiel aos fatos. Já a sua fala representa exatamente o que ele denuncia, a indigência moral de um certo empresariado só intressado em seus lucros imediatos pouco se lixando para o país e seu povo. O BR cresceu muito voltando a figurar no mapa da fome, se tornando um pária na comunidade internacional, retirando verbas da ciência, da educação, da saúde e da cultura para o orçamento secreto.

  9. Filipe AG

    Parabéns pelo texto!

    Responda
  10. antonio joaquim tavares guedes

    Como sempre uma análise bem fundamentada. Começando com os áureos 8 anos de Lula (desconhecer e ignorar é pura canalhice), passando pela generosa formação e reforma com promoção do "mito" e com luva de pelica nos sempre "patriotas" empresários brasileiros. Querem arrumar pretexto para ganhar sempre (e muito) com quem quer que seja o vencedor.

    Responda
  11. Manuel Antonio

    Utilizando de chantagem injusta, para apoiar aquele, cujas ideias são as mais baixas que pode haver na política brasileira. Parabéns, Janio de Freitas e muito obrigado pelo fiel texto.

    Responda
  12. Leo Barreto

    Parabéns, caro colunista!!!

    Responda
  13. MILTON BIRAL FILHO

    Caro Janio de Freitas, só mantenho minha assinatura da @Folha graças a articulistas independentes como o senhor. Porque o editorial de hoje do jornal foi subserviente e vergonhoso.

    Responda
  14. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Eu nem sei o que digo. Janio de Freitas foi tão absurdamente sagaz, direto, claro. O Editorial da FSP sumiu, foi engolido e não foi por uma tempestade, mas pelas brandas águas do rio que correm para o mar. Honra ler Jânio de Freitas!

    Responda
  15. Marcos Valério Rocha

    Só uma correção do meu comentário anterior. Gosto mais do termo contenção de gastos, do que cortes. Corte lembra coisa mais violenta, em termos de bem estar social o orçamento tem de estar sempre disponível.

    Responda
  16. Marcos Valério Rocha

    Sou petista de antes do PT ser legalizado. Tenho 58 anos e tenho que me render à realidade, as condições materiais e objetivas. Na economia, a minha prioridade é o social, mas sem responsabilidade fiscal acaba se voltando contra o próprio social, em forma de inflação, desemprego e recessão, não vamos dar murro em ponta de faca, nem enxugar gelo. Tem horas que tem de ter _contenção" de gastos, gosto mais do cortes. O termo corte parece sempre algo violenta. Economistas responsáveis fala assim.

    Responda
    1. Marcos Valério Rocha

      Só uma correção. Gosto mais do que corte.

  17. filipe moura lima

    Seria muito bom que o editorialista da Folha lesse este artigo do Janio e essa miríade de comentários.

    Responda
  18. Paulo da Silva batista

    Será quanto custou aquele editorial!!!!

    Responda
  19. José Bernardo

    O tal editorial desapareceu, pelo menos da edição digital, mas é facil adivinhar seu teor: enquanto o atual ocupante da casa furi oso destrói tudo, teto, piso e paredes, com o silêncio do locador, este exige do candidato a inquilino que mantenha a mobília no lugar... Janio e um punhado de bons articulistas são a única razão para se manter a assinatura deste jornal.

    Responda
  20. edgard reymann

    O mais engraçado, se não fosse trágico mesmo, é a Folha, em seu editorial pedir o nome da equipe econômica com a mesma veemência desses empresários sórdidos, que a Folha parece abraçar. Mais incrível ainda é ter um jornalista que costumeiramente tem opiniões contrárias às do editorial. É lamentável, essa empresa, assim como todas as outras hoje chamadas de mídia PIG, porque são de fato golpistas. Que tempos! Uma imprensa que odeia seu país, seu povo e só quer o seu dinheiro. É o horror.

    Responda
  21. jose borges

    O editorial foi escrito pelo Luciano Huck? Parece .

    Responda
    1. marenildes silva

      Kkkkkk o futuro candidato global kkkk

  22. Daniel Alvares

    Quase oitocentos comentários detonando o editorial patético da folha. Parabéns, Jânio, pelo posicionamento

    Responda
  23. Emerson dos Santos

    Quando eu penso em cancelar a minha assinatura da Folha, eu me lembro que aqui ainda têm jornalistas como Jânio de Freitas.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Vou esperar dia 30 para rir da cara do Lineu, aí cancelarei

  24. Emerson dos Santos

    Quando eu penso em cancelar a minha assinatura da Folha, eu me lembro que aqui ainda têm jornalistas como Jânio de Freitas.

    Responda
  25. josé SOARES

    É isso aí Jânio.Nem o apoio de FHC, Meirelles , Bacha , Arminio, Árida e outros, sacia a voracidade canibalesca de parte do empresariado e da mídia, cobrando de Lula inoportuna definição da política econômica, como pretexto de apoio envergonhado ao inominável.

    Responda
  26. Daniel Vitorazzi

    Sou contra esta chantagem, mas também não vejo problema algum em anunciar nomes para a política econômica. O Bozo na última eleição sempre deixou claro que o Posto Ipiranga estaria no comando. Se os nomes vão agradar é outra história.

    Responda
  27. Cristina Dias

    Parabéns, Jânio. Já que a Folha não pensa, seus ótimos colunistas pensam por ela. É a Democracia, Folha!

    Responda
  28. Lineu Saboia

    Claro que é pretexto para apoiar Bolsonaro, quem vai dar cheque em branco sem saber para onde vai e quem vai adminsitrar. O Brasil avançou e as pessoas querem saber para poder cobrar no futuro. Conversinha fiada acabou há muito tempo, já não era confiável, agora muito menos. Mostra ái o programa e que serão os responsáveis para sua implementação.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Brasil avançou para pior, você quis dizer né? O fiasco econômico do posto Ipiranga e os crimes ambientais, educacionais e culturais não foram suficientes?

  29. Miro Costa

    O jornal, cujas preferências ninguém desconhece, dá um grito de alerta, mas os militantes cegos continuam a gritar palavras de ordem. Continuem dormindo. Quando acordarem o mundo estará a esperá-los.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Por favor, não cancela a assinatura. Dia 30 quero rir da tua cara

  30. Lineu Saboia

    O Janio se esquivou do poste Dilma?. Ah, entendi, o que deu errado é para esconder. Como pode ser desonesto desta maneira, tentando nos chamar de idiotas. E mais um motivo para votarmos no Bolsonaro. É assim, mentem e ainda se dizem democratas e honestos. As pesquisas eleitorais usam deste mesmo expediente. Lula não tem programa e muito menos os nomes de quem poderia implementá-lo. Portanto não vamos dar cheque em branco e vamos mudar noosso voto.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Honesto que nem Bolsonaro , que lavou dinheiro de rachadinha comprando imóveis, tal qual faz o PCC?

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Vamos pedir todas essas coisinhas pro dejeto? Que tal? Pediram também em 2018?

    3. vicente oliveira

      Lineu,não se envergonha de ser tão asqueroso quanto seu mito bozzo o canibal.

  31. Elianne Abreu Diz

    Ufa! A resposta ao editorial preciso- nos dois sentidos.

    Responda
  32. marenildes silva

    A pobreza mental e moral dos empresários criadas pela pobreza mental e moral dos políticos ou vice versa; se retroalimentam quase como uma simbiose, são dominados pela mesma ganância e egoísmo patológicos que permeiam o meio político e empresarial.

    Responda
  33. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Esses empresários estão realmente empenhados em tornar Bolsonaro, o Viktor Orban dos trópicos. Avaliam, que seus negócios não se abalarão, caso surjam sanções e bloqueios de paises democráticos da Europa e da América do Norte, como costumam agir com regimes autocratas. Estão apostando pra ver.

    Responda
  34. Nelson Santos

    O antipetismo é uma cortina de fumaça pra que os incautos aceitem um presidente que manda tanques pra porta do congresso, aviões sobrevoarem a sede do judiciário e fala despudorada e loucamente "meu exército". BozoNero tenta dominar todos os poderes da República com o apoio das forças armadas. A agenda inconfessavel inclui jogar pobres na miséria, reforçar o machismo e racismo de forma explícita, destruir a amazônia até a última árvore, extrair ouro até matar o último índio com mercúrio.

    Responda
  35. MILTON DE PAULA

    Você só falou dos 8 anos do mandato do seu candidato, comente um pouco da afilhada e sucessora dele.

    Responda
    1. Anísio de Souza Chaves

      Dilma foi uma presidenta honesta e foi impedida de governar pelo presidente da câmara ( Eduardo Cunha) que foi preso pelas suas maracutais e agora apoia o inominável.

    2. Nelson Santos

      Comente um pouco sobre o atual desgoverno. Um presidente que não pare a entrevista coletiva pra xingar e ameaçar repórteres é um enorme avanço.

  36. Henrique Silva

    Jânio sabe ou deveria saber, assim como o lulopetismo, que pela pobreza mental e moral desse baronato, eles não dão apoio, negociam apoio. Tudo indica que agora resolveram apresentar a fatura antes do previsto, o que não deixa de ser uma chantagem. Agora fica o questionamento, será que Lula tem forças para se contrapor?

    Responda
  37. Nilton Chiaretti

    Como bolsonaro, com minúsculo, entrou na Aman ? Tinha excesso de vagas ?

    Responda
  38. josé SOARES

    É isso aí Jânio.Nem o apoio de FHC, Meirelles , Bacha , Arminio, Árida e outros, sacia a voracidade canibalesca de parte do empresariado e da mídia, cobrando de Lula inoportuna definição da política econômica, como pretexto de apoio envergonhado ao inominável.

    Responda
  39. FABIO LUIS ALVARENGA

    Ainda bem que temos um jornalista lúcido e, coerente com sua formação da estatura do Jânio, para rechaçar o nefasto "uma escolha difícil" versão 2.0 plus da FSP, que parece, cada vez mais se aliar e comungar com todos os atrasos desses últimos anos. Sobretudo, sob a administração (ou a falta de) de Bolsonaro/Guedes. Antes, ao menos, a FSP procurava disfarçar suas preferências reacionárias. Triste fim!

    Responda
    1. andre a

      Isso, passe um cheque em branco ou aceite o mesmo projeto que levou o Brasil à pior crise da história.

  40. Jose Alves Bezerra

    Excelente matéria, como sempre, do mestre Jânio de Freitas. Comparando com o Editorial da Folha, conclui-se que o dito Editorial é de conteúdo idiota, moralmente inadequado e burro, defendendo os interesses da classe empresarial.

    Responda
  41. Ricardo Montero Alvarez

    Artigo precino e necessário: parabéns, Janio! Queria muito que quem escreve editorial na folha tivesse ao menos dez por cento de seu caráter, honestidade e hombridade. Pena que vou ficar querendo...

    Responda
  42. Daisy Santos

    Prefiro olhar a orquestra e ver as duas análises como uma concertação. Quase um pacto. Não é um Fla-Flu! O editorial é o artigo de Jânio não são antagonistas. São divergentes.

    Responda
  43. andre a

    Asnice é questionar quem cobra a falta de programa de governo de um candidato.

    Responda
  44. Sergio Makrakis

    Este que deveria ser o Editorial de hoje! Não aquele golpista!!

    Responda
    1. Sergio Makrakis

      Aonde está o espírito republicano-democrático, exigindo que um candidato assuma ser liberal?

    2. Albert Niches

      Onde está o espírito republicano-democrático? Quem não coaduna com a cartilha lulo-petista é golpista? Que raso...

  45. benjamim picado

    janio pondo sergio davilla no seu lugar. ou, quando fala o adulto, os infantes se calam. lindo nocaute.

    Responda
  46. ricardo fernandes

    o pior que bolsonaro se acha alfabetizado e não acerta uma concordancia, escreve cirio de nazaré com s, soma um numero positivo com um negativo e acha um positivo, acha que a antarctica (por que não a brahma) faz parte do brasil. é talvez a maior azemola que passou pela presidencia desde figueiredo.

    Responda
    1. vicente oliveira

      Fiz o primário,não sei por onde passou concordancia,sei Necas de ponto, vírgula,regras gramaticais e qualquer outra coisa coisa que formalmente lembre letramento e escolarização,mas li tudo de Graciliano , Guimarães rosa ,um bocado de machado ,e uma boa parte dos clássicos russos,franceses etc.sou alfabetizado?mas assim como você odeio o bozzo,não pelo seu desconhecimento de regras gramaticais,mas pela sua ideologia facista, seu caráter asqueroso e sua prática e pregação de violência.

  47. ricardo fernandes

    o oior que bolsonaro se acha alfabetizado e não acerta uma concordancia, escreve cirio de nazaré com s, soma um numero positivo com um negativo e acha um positivo, acha que a antarctica (por que não a brahma) faz parte do brasil. é talvez a maior azemola que passou pela presidencia desde figueiredo.

    Responda
  48. EMANOEL TAVARES COSTA

    Jânio foi impecável e o seu texto é o que deveria ter ornamentado a horrorosa opinião do jornal hoje lamentavelmente exposta em editorial. Alcunhar de soberba o que é sabedoria e bom senso político é fazer o irresponsável jogo político do inominável!

    Responda
  49. Henrique Silva

    Jânio e seu cinismo. Só agora se manifesta sobre a pobreza mental e moral desse empresariado, enquanto um desavergonhado lulista, tentando esconder que a subida do Maluco se deu pelo notório antipetismo ainda vigente, que se assustou com o massivo apelo do voto útil, apoiado pela grande mídia. Querer achar culpados pelos próprios erros é típico dos incompetentes. Ciro não é líder de seita religiosa p/ ter domínio sobre seus simpatizantes, até porque eles não são adeptos do culto a personalidade.

    Responda
  50. Martins Costa

    Janio, perfeito seu texto e o título. Sugestão para um próximo título, em contraponto ao último editorial: "É a vergonha na cara, Folha".

    Responda