UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Azevedo

    Janio é excelente, só de ler seus artigos paga a assinatura.

    Responda
  2. Wil Prado

    Este é o verdadeiro editorial da "Folha". Mais coragem, mais ideias, mas consistência.

    Responda
  3. luiz alfredo Rezende

    Esta eleição é atípica. Plebiscitária. Pode gastar o vernáculo. O povo já escolheu o seu lado.

    Responda
  4. antonio lopes

    Texto irretocável.

    Responda
  5. Wil Prado

    E depois o cara-de-pau vem dizer que só tem analfabetos no Nordeste. Tem até aqui no Alvorada.

    Responda
  6. Juliano Probst

    Pelo visto a sensatez vai rareando na Folha, Jânio é um dos últimos moicanos. Parabéns Jânio, pena que Algumas poucas andorinhas não fazem o verão.

    Responda
  7. Juliano Probst

    Pelo visto a sensatez vai rareando na Folha, Jânio é um dos últimos moicanos. Parabéns Jânio, pena que Algumas poucas andorinhas não fazem o verão.

    Responda
  8. Wil Prado

    "Sírio de Nazaré"! E ainda diz que o Nordeste é que é analfabeto. Ao invés de fazer arminha, vai estudar, ignorante!

    Responda
  9. João Ramos de Souza

    O colunista tem razão, mas não dá para esquecer que Bolsonaro foi eleito, e nos ameaça com a possibilidade de reeleição, graças, em grande parte, aos erros cometidos pelo PT. O pluralismo político é regra de ouro da democracia. Mas o PT inventou o "nós contra eles", do qual Bolsonaro se apoderou, com sucesso. Lula e o PT devem um mea culpa à nação. Temo que esse sujeito subversivo e terrorista (explodir banheiros do Exército não é terrorismo?) consiga se reeleger e prossiga dividindo o País.

    Responda
    1. DORIVAL CELESTINO GARCIA LOPES

      Por que, diante da tragédia anunciada do Brasil nestes últimos seis anos, apenas o PT tenha que fazer mea culpa? Imprensa, tv e outras mídias, judiciário, procuradoria, classe política pelo jeito foram dispensados. Sempre o pessoal de sangue azul contra os escravos. O PT é a Geny da sociedade brasileira, né?

  10. Mara Martins

    Meu respeito pela Folha diminui ante tal editorial. Concordo com Jânio de Freitas. Brilhante, como sempre!

    Responda
  11. Maurício Alves

    Excelente análise. Realmente, que diferença faz o candidato que já foi presidente por 2 mandatos com avaliação positiva superior a 80% indicar quem será seu ministro da economia. Muito pequena a visão do editorial da folha.

    Responda
  12. Gil Almeida

    Excelente. Lula é Lula.

    Responda
  13. Paulo Vanderlei Vargas Groff

    Jânio de Freitas foi gigante ao fazer o contraponto a arrogância do Editorial da Folha, que é submisso ao grande capital. Parabéns Jânio, o povo brasileiro agradece. É preciso ter coragem para enfrentar o poder, e você está tendo.

    Responda
  14. Luiz Mangea

    Somente Jânio de Freitas para valer a pena o desembolso da assinatura deste jornal chamado Folha de São Paulo. O edital sobre que pensa a Folha é vergonhoso. Para não falar em um desrespeito com a inteligência e com o empenho dos assinantes para o fortalecimento da democracia. Quando o Bolsonaro fez campanhas contra a Folha foram nós, assinantes que seguramos as pontas. Tanto na campanha para novos assinantes como para desconstruir o discurso do presidente contra o jornal. Parabéns Jânio!

    Responda
  15. Waldemir Leão da Silva

    OüOüOü

    Responda
  16. José M Leal

    Colérico, falso e desbocado, Jânio sendo Jânio. A pobreza mental e moral desse colunista e de seu Jornal, que agem disseminando ódio, por interesse direto em vantagens economico-financeiras para a claudicante Velha Midia de Aluguel, dominado por ganância e egoísmo patológicos, é a responsável por grande parte das desgraças que assolaram e assolam o país. E o colunista acusa outros dos seus próprios pecados.

    Responda
    1. Jenny Gonzales

      Qua qua qua, bozonarista plagiador!

    2. José M Leal

      É, Jenny, era melhor você não ter respondido nada. Eu já ouvi muita bobagem por aí, mas essa sua foi antológica. Analfabetismo funcional e desconhecimento da língua são chamados agora de "escrita coloquial". Não me surpeende. É o que você deve ter aprendido no método Paulo Freire, lá na escola da Tia Dilma.

    3. Jenny Gonzales

      Nossa, ficou mordido mesmo com as minhas observações, não José? Ao que parece nunca ouviu falar em escrita coloquial, mas você é do tempo e sintonia da ditadura, não é mesmo? Democracia não serve para você, retrógrado.

    4. José M Leal

      Jenny, o seu português é mesmo fraquinho. Vocé mistura "você" com "tuas" no mesmo periodo. Não sabe diferenciar pronomes, coisa que se aprende no ensino fundamental. Você estudou na mesma escola que a tia Dilma, querida?

    5. Jenny Gonzales

      José, claro que é intencional, já que você não sabe fazer outra coisa a não ser copiar as palavras dos outros. E reproduzindo várias vezes as tuas meras cópias não vai convencer ninguém, a não ser o gado do qual faz parte.

    6. José M Leal

      Jenny, a reproducao das palavras coléricas desse Jânio agressivo e desvairado é intencional. Faltou a você capacidade intelectual para perceber isso.

    7. Jenny Gonzales

      José, vc se mostra um mentiroso patológico e ainda ladrão das expressões que o grande Janio criou neste artigo…

  17. Andre Moraes

    E isso sem citar o aprofundamento do fundamentalismo religioso e de costumes completamente excludente, que está em velocidade acelerada pelas lideranças evangélicas. Não é difícil enxergar que teremos um país mergulhado na intolerância religiosa fomentada por esse pleito. Difícil ver prosperidade econômica em um país que segue um caminho anti-iluminista e a política de geração de empregos se resume no empreendedorismo neoescravocrata e no sucesso em nome do divino. Cenário perturbador.

    Responda
  18. Andre Moraes

    Jânio como sempre nos presenteando. Apenas complementando, chamo a atenção para a miopia desse empresariado, que dentro de sua visão mesquinha de mundo, se abraça com o autoritarismo do bolsonarismo. Haverá prosperidade econômica dentro do projeto de destruição generalizada do bolsonarismo de instituições, universidades, florestas, constituição de bem estar social, isolamento e pária global? Não…não entendem nada de capitalismo!

    Responda
  19. Marcos Correia

    Parabéns! Pena que o editorialista não leu esse artigo antes de embarcar na canoa furada do editorial. Quem vai votar em Bolsonaro não usa a lógica. Usa uma paixão preconceituosa sem ser importar com o amanhã. Parece a fábula do lobo e o cordeiro, não interessa os argumentos sólidos do cordeiro, pois sempre prevalece a fome do lobo.

    Responda
  20. Vicente Valcarcel

    Acredito que existem muitos eleitores propensos a votar no lula, mas não sabem qual vai ser a política econômica dele, eu sou um deles, só falta isso pra eu decidir meu voto. Caso ele a escolha a irresponsabilidade fiscal, meu voto vai ser nulo, se ele escolher a responsabilidade, eu voto nele

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Vicente , peço-lhe encarecidamente para não votar nulo , em nome dos seus entes queridos. Não deixe que o projeto de ditadura do Bolsonaro vença e acabe com a democracia.

    2. Marco Ciuffi

      Vicente 82% de aprovação ao final dos dois mandatos demonstram responsabilidade com o Brasil

    3. Tino Leon

      Lula governou por 8 anos e foi exemplar na responsabilidade fiscal, e ainda conduziu o país ao grau de investimento e à sexta economia mundial. Se vc precisa mais que isso pra votar em Lula, é pq a ideologia está lhe impedindo.

    4. Irene Regina Pedroso Ferreira

      Lamentável, com esta atitude você na verdade favorece a reeleição de um ditador prestes a implementar seu projeto autocrático. E, assim sendo, em breve você e todos nós não poderemos mais votar. Tiro no pé, pena que sobre para todos nós.

    5. Caio Gomes

      Apenas pretexto. Os economistas do plano real, Meirelles, the economist, Financial times, ngm preoculado com irresponsabilidade fiscal partindo do Lula pq isso não é característica dele, mas o senhor vicente sim

  21. Gilberto Farias

    Esse deveria ser o Editorial.

    Responda
    1. benjamim picado

      caro gilberto, este é o nocaute do editorial. segio davilla deveria pedir pra sair.

  22. Paulo Sales

    O Freitas tem rastreador adivinhador de votos. A resistência a Lula, está sendo justicada em cima do eleitor do Ciro. Quem tirou voto do Ciro foi a polarização e em parte a tebet. Mas na cabeça do cidadão ai, não apoiar lula é apoiar Bolsonaro. Deveriam tirar o olho do umbigo e olhar pra frente, vai ajudar muito.

    Responda
    1. vicente oliveira

      Paulo Sales ,um homem que se recusa a acordar.

    2. Andre Moraes

      E existe uma terceira opção? Ou sua sugestão é votar em Bolsonaro e continuar oposição a ele? Porque se essa for sua opção, ela é quase um all-in sem jogo nas mãos. Quem conseguiu frear o bolsonarismo foi a Covid, e que lamentavelmente foi a maneira que em algum momento do tempo as pessoas puderem conhecer mais profundamente a perversidade da natureza dele.

  23. SERGIO DIAS CANELLA

    Ler seu artigo e um alento. Principalmente após a leitura de um editorial decepcionante para um jornal que se diz comprometido com os valores democráticos.

    Responda
  24. Bianca Moreira

    Quem escreveu o editorial da Folha deveria, com urgência, ler este artigo. Excelente.

    Responda
    1. benjamim picado

      quem escreveu o editorial da folha foi sergio davilla. ele não pode ler esse texto - pois foi nocauteado por ele.

  25. Vicente Valcarcel

    Eu queria saber como vai ser a política econômica do lula, só votarei nele se ele prometer não bagunçar o orçamento.

    Responda
    1. Irene Regina Pedroso Ferreira

      E o que fez e faz diariamente o atual mandatário? Meu Deus, cegueira total.

  26. Guilherme Eidt Goncalves de Almeida

    Jânio, inoxidável, e com irreparável sensatez, atesta a desfaçatez engajada da grande mídia, que alberga o inominável abjeto em suas entrelinhas editoriais. Com sua consistência contumaz e diferenciada honradez me lembra porque ainda assino este jornal.

    Responda
  27. Edson Rocha

    Nosaaaaaaaaa Que tapa na cara da Folha. Um contra ponto maravilhoso ao apoio explícito do editorial podre da folha hoje.

    Responda
  28. Edson Rocha

    Nosaaaaaaaaa Que tapa na cara da Folha. Um contra ponto maravilhoso só apoio explícito do editorial podre da folha hoje.

    Responda
  29. JOÃ O MUCCI

    Jânio de Freitas 1 x 0 Folha de São Paulo.

    Responda
  30. JOÃ O MUCCI

    Jânio de Freitas 1 x 0 Folha de São Paulo.

    Responda
  31. Paulo Lima

    Ao autor de um comentário abaixo vale o provérbio árabe " os cães ladram e a caravana passa"

    Responda
  32. Rogerio Couto

    Perfeita análise!! Pauta econômica é apenas nuvem de fumaça pra essa turma apoiar a quem eles querem apoiar, q é o Bolsonaro. O editorial da folha de hoje reflete a distância que alguns intelectuais estão em relação a nova realidade do povo brasileiro.

    Responda
    1. Paulo Lima

      Precisa , cirúrgica . Foi no fulcro da pegadinha que queriam armar para Lula.

  33. florentina alves

    Brilhante! Jânio, sua coluna me faz acreditar que um futuro melhor é possível, a despeito do discurso único neoliberal ao qual a FSP aderiu. Muito obrigada!

    Responda
  34. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Aplaudidíssimo o artigo de Jânio de Freitas, que diferentemente da Editoria da FSP reconhece o risco que esse ser abjeto representa para o país. Se esse monstro for reeleito, e aí dói saber que um dia foi eleito por milhões de pessoas, o Brasil será destruído moral, econômica e humanamente.

    Responda
  35. Ayer Campos

    A máscara liberal das classes dominantes vai cair, e só as carrancas nazifascistas vão emergir durante do governo Lula. Os predadores de sempre, os que manipulam os cordéis da apartação social e cultural, vão se aliar ao novo Legislativo de direita - e muita gente vai sentir saudade do centrão. O ano 23 desta década de desgraças vai nos fazer rememorar a todo instante os infortúnios dos idos de 1923...

    Responda
  36. SERGIO CASTRO

    Argh! Um homem velho desse jeito em sua cruzada moral contra o egoismo dos seres humanos( dos empresários em especial)! Que horror! São detestáveis essas almas superiores! E só trazem votos para o próprio umbigo!

    Responda
  37. Jô Maria Souza

    Obrigada, Jânio! Depois de ler o editorial da folha foi um alento. A folha capitulou, se acovardou por medo do que virá se o Jair se reeleger. Aos covardes o julgamento da história.

    Responda
  38. Americo Teixeira Junior

    Enquanto a Folha nos envergonha com um editorial acintoso, Jânio nos presenteia com tanta sabedoria.

    Responda
  39. Carlos Alberto siciliano

    Texto lúcido. Pena que seu jornal tenha se VEN-DIDO ao bolsonarismo raiz. Acho que sua coluna terá vida curta daqui para frente, lamentávelmente.

    Responda
  40. Beckenbauer Simas

    Subscrevo o artigo do Jânio.

    Responda
  41. F Eu

    Obrigada por escrever um bom conteúdo que contrapõe o absurdo que o editorial da Folha escreveu. O Lula não tem que clarear mais nada do que já clareou, mostrando-se à mercê do empresariado ganancioso.

    Responda
    1. Carlos Alberto siciliano

      A Falha de São Paulo se vendeu ao bolsonarismo. Estamos lascados.

  42. MARCIA HENZ

    O jornalista diz que “ a subida de Bolsonaro, nas primeiras pesquisas do segundo turno, saiu de Ciro Gomes por intermédio de seus aficionados persistentes”. Fonte: vozes de sua cabeça. Chamar Ciro de ‘bolsonarista implícito’ é mais que malícia, é desonestidade intelectual.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Se Ciro não se declara "lulista explícito" neste segundo turno, e depois de seu comportamento no primeiro turno, nada mais natural que considerá-lo "bolsonarista implícito".

    2. Beckenbauer Simas

      Pelo que se viu nos resultados do primeiro turno, a maior parcela do eleitorado de Ciro não é de esquerda. É aquele pessoal que é antipetista ao ponto de, na última hora, votar até mesmo no Bolsonaro para o Lula não ganhar. É um bolsonarismo envergonhado. Conheço muitos.

  43. Marcelo Santana

    De verdade especuladores , que se dizem empresários , querem mesmo é bolsonaro. Esta lorota é para emparedar lula.

    Responda
  44. Ricardo Santos

    Lamentável, no sentido mais amplo da palavra, o que a FSP fez em seu editorial ao exigir um posicionamento do Lula sobre o que irá fazer com a economia do país quando se depara no exercício de 2023 um rombo de mais de 20” bilhões! Todos que votarão nele sabem da experiência dele ao comandar a economia, pois ficou bastante claro que haverá responsabilidade fiscal rompida pelo desgoverno deste genocida. Por que será que os pais do plano real se uniram ao Lula? A FSP esqueceu dos 82% de aprovação…

    Responda
  45. benjamim picado

    Jânio não deixou o editorial da folha nem respirar e já chamou Sérgio Dávila pra passear. Nocaute do ano.

    Responda
  46. André Silva de Oliveira

    Não, não é pretexto, não. Lula precisa dizer a que vem, não recebeu uma carta branca no primeiro turno e não a receberá no segundo. Ao contrário do que seus seguidores imaginam, Lula não é homem dotado de poderes especiais, não está acima das regras do jogo e, portanto, precisa dizer a que vem.

    Responda
  47. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Grande coluna!Se ao antecipar a equipe econômica desse voto, Simone Tebet não teria ficado em terceiro lugar, pois tinha como coordenadora econômica a Elena Landau, que também declarou voto em Lula. Ela e todos os economistas sérios desse país. O que mais a folha quer? Como um candidato pode dizer o que vai mudar na economia se não tem, ainda, a dimensão da terra arrasada que vai ter que encarar? Lula vem, com uma grande união nacional para garantir a democracia, o SUS, educação etc.

    Responda
  48. jose batista

    Lula não mais agilidade mental!

    Responda
  49. Paulo Ruiz

    Obrigado Janio. Pelo menos alguma pessoa lucida na Folha de SP pra se contrapor ao editorial infame deste jornal.

    Responda
  50. Alysson Barros

    A fôia nunca deu tanto destaque aos crimes que bozo cometeu como Foi com esse editorial de hoje, que está desde ontem com esse destaque. Soberba de quem? A fõice é bozoloide e sempre soubemos. Sugiro boicote ao jornal.

    Responda