Elio Gaspari > O basta de Malan, Arminio, Arida e Bacha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Curiosamente, sob o Governo do PT, a Economia foi um fracasso e terminou muito mal. Ao contrario das demais republiquetas sul americanas. sob Temer e agora Bolsonaro, a Economia recuperou-se apesar da pandemia e da guerra, e vai na contramão do mundo. Donde não dá para entender como os quatro empenharam suas biografias em um projeto fadado ao fracasso, se Lula assumir o Poder. Não vi o nome de Andre Lara Resende nesta patacoada paranoica.
Bolsonaro deve significar algum perigo iminente e importante que alguns poucos privilegiados bem informados possuem. Só assim podemos entender apoios de pessoas esclarecidas, de marcado, FHC, a uma ladrrrrraaao condenado em três instâncias. Essas pessoas sabem que Lula não foi absolvido. .mesmo assim o apoiam. Qual é a real preocupação dessa turma? Riscos à Democracia com certeza não é
Nem precisa ir muito longe para saber do perigo iminente que representa a eleição de Bolsonaro. Uma retrospectiva do seu mandato é suficiente. Lula não foi absolvido porque se restabeleceu sua condição de INOCENTE. Qualquer jogo de palavras sobre inocentado, absolvido e semelhantes é escudo para visão preconceituosa.
Sua última frase é reveladora, no sentido de você não ter a mÃnima ideia do que seja Democracia...
Senhor Elio, você junto com outro decano da Folha, o Jânio de Freitas, bem que poderiam bater um papinho com os que escrevem os editoriais do jornal, contar suas experiências dos últimos cinquenta anos. Que, sabe vocês não conseguem colocar alguma coisa dentro da cabecinha oca desse pessoal...
Excelente comentário Carlos! Na mosca! Como você e outros leitores, ainda estou indignado com o editorial de ontem da FSP.
Os economistas que desenharam o Plano Real sob a batuta de Itamar e FHC, não sob FHC (e Itamar) como escreveu o articulista.
Pelo menos o Gaspari cita Itamar Franco, ainda que entre aspas. Ele foi nosso melhor presidente pós ditadura, FHC era apenas seu ministro quando o Plano Real que acabou com a inflação da ditadura foi realizado. Vale lembrar também que Itamar denunciou e levou a julgamento os Anões do Orçamento, esses mesmos que aà estão se esbaldando com orçamento secreto de bolsonaro. Enquanto FHC comprou o congresso inteiro com o dinheiro das privatizações prá aprovar sua reeleição e a de todos que o sucedera
Plenamente de acordo. Eterna injustiça com o Itamar Franco. O FHC, quando tocam no assunto, faz cara de paisagem.
Gaspari, permita. Vc disse q a ditadura da Venezuela arruinou a economia, sem dizer q a causa foram os crueis embargos americanos. Outra: O Milagre terminou em setenta e oito, quando a revista Time noticiou que o Brasil não conseguira honrar pagamentos da dÃvida. Outra: Paul Samuelson não foi aquele executivo da Golden Sachs que ocupou a Secretaria do Tesouro(?) e elaborou um plano de salvamento das financeiras, metendo a mão no dinheiro público para socorrer aquela empresas ladras?
Desculpe. Boa Fauzi
Quem sabe, sabe. Boa Samuelson
Esses caras estão mesmo preocupados com democracia ou com os seus negócios?
Mais uma negacionismo do Marcengo pra conta dele...
Com os negócios, pois sabem que a democracia não está em risco.
Com os dois, ora...
A economia vai bem. O povo vai mal. Elio sabe quem disse e quando.
são os economistas, folha. hoje é dia em que sergio davilla apanha até de tio elio. haja nocaute.
Sem dúvida, a manifestação dos economistas traz muito simbolismo. É a escolha correta entre apoiar o ruim ou o péssimo. Nunca me esqueço, e certamente eles também, de que o PT combateu o Plano Real, torcendo por seu fracasso, para não dar chance que Itamar Franco elegesse FHC como seu sucessor.
Parece que há a ilusão de alguns setores econômicos de que o Lula fará uma polÃtica fiscal responsável em troca desses apoios. Mas eleitoralmente esse pessoal não adiciona nada. Não vejo perspectiva de redução da gastança populista no próximo governo, até para atender seu eleitorado de menos de 2 SM. O populismo não tem visão de longo prazo.
Exato! A grande visão de longo prazo é colocar mais de 50% do orçamento para pagar rentistas, capital improdutivo e deixar 60% da população em insegurança alimentar e 33 milhões com fome.
Esses já eram!
Para serem o que SÃO não precisam do seu voto. Complicado isso, não?
Fico me perguntando que democracia é essa onde o povo é direcionado a escolher quem os outros dizem ou querem que seja escolhido, do tipo Fulano famoso ou influente declara seu voto em A, então devemos votar em A e não em B, as pesquisas indicam que A tem mais intenções de voto, então devemos votar em A como voto útil e não em B ou C, quem não votou ou votou em branco ou anulou tem de ser convencido a votar. Cadê a liberdade de escolha de cada um?
Tersio, me solidarizo contigo. Todo perÃodo do primeiro turno defendi a tua tese. Mas agora é outra eleição; a decisão neste momento é mais de consciência.
A matéria não pretende sequestrar o direito de escolha dos leitores ("de cada um"), mas revelar, nesta hora, o posicionamento de economistas reconhecidamente posicionados no campo polÃtico conservador quanto à condução da economia do paÃs, que será mais segura e eficiente sob um governo democrátco. Questão de interpretação de texto?
Isso se chama voto informado por autoridades intelectuais. O cara estudou economia a vida toda. Se eu me importo com economia, devo levar em conta a opinião dele, mesmo que para discordar. Esse seu argumento de liberdade nem cabe no caso.
E os boxeadores cubanos? Democracia?
E os ginastas neozelandeses? Ditadura?
O que é isso? Estás lendo a página de esportes?
E ele fez mea culpa depois? Em algum momento?
Quê mea culpa se esoera de um governantes que deixou a presidência com 86% de aprovação?
Nunca. Exatamente por isso não terá e nem teve nunca o meu voto.
Qual foi a posiçao do L em relaçao ao plano real? Herança maldita?
Sempre foi contra.
Ninguém dá a menor bola pra você. Por quê será?
Expectativa é muito pouco! Apoio o editorial de hoje.
Você apoia o Bolsonaro, é diferente
Caubi, as lesões morais estão no poder.
Avalistas bons, Ele tem. O problema é a folha corrida. Alguém aqui venderia um carro usado para ele pagar na promissória?
Foi recebido com honras de Chefe de Estado na França, aplaudido de pé no Parlamento Europeu, recebido pelo primeiro-ministro alemão. Usado não lhe venderiam não, já um Mercedes 0 km sem dúvidas que sim.
Daniel Alvarez, o Inominável não está em discussão.
Apesar que no caso do Bolsonaro quem iria pagar no banco não seria ele, seria o Queiroz ou algum parente do Adriano da Nóbrega, né?
E para Bolsonaro, você venderia?
Os robôs bolsonaristas atolados na ignorância talvez muito tarde consigam entender a patifaria que pregoam. Tomara que antes do dia 30.
Esse tipo de discurso poderia ser bem avaliado se o candidato que eles defendem não tivesse a folha corrida que conhecemos. Tendo, faz dessa proposta um risco, e muito perigoso. Ninguém está autorizado a propor apoio à pessoa com tantas acusações, sob pena de causar lesões morais irreparáveis às futuras gerações.
Então, mostra as credenciais do ogro. Quem sabe eu e os economistas supra citados o apoiamos.
Lesões Morais? Já observou bem seu candidato?
Hoje são todos banqueiros, participaram ativamente do golpe contra a Dilma, pois eram grandes apoiadores de Aécio Neves, apoiaram o teto de gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas e o confisco da previdência, que levaram 225 milhões de brasileiros à insegurança e 33 milhões à fome. Não há preocupação social, essa atitude mira exclusivamente a continuidade de seus negócios. Desse grupo só se salva André Lara Resende.
Ai, ai, sêo Elio, essa milicada, quando tem um câncer roendo-os por dentro, troca a farda por outra mais vistosa...
Muito bom!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O basta de Malan, Arminio, Arida e Bacha Voltar
Comente este texto