Luiz Felipe Pondé > Apoiadores de Bolsonaro deram resposta pelo voto, não pelo golpe Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 Próximas
Admiro-me muito em ver um "filósofo" analisar a desconstrução social por meio desse prisma. Parece-me haver um tom provocativo em seu discurso originária de uma rebeldia contra o senso comum intelectual. Como um "diferentinho". É louvável, porém ir contra a ciência, a favor de mentiras e falácias, autoritarismo e desumanidade, como Bolssonaro e seus seguidores, não me parece ser uma boa filosofia.
Viu? É só ler com atenção que tu consegue entender.
Embora, relendo com mais cuidado, entendo que ele quis refletir de forma contundente essa "falta de noção " generalizada pela qual a sociedade moderna se encontra. Uma extrema direita enfurecida, uma direita enferma, uma esquerda apática e uma extrema esquerda em estado terminal. Realmente a atual sociedade passa por uma complicada transição.
Pondé, eu só mantenho minha assinatura na Folha para ler seus textos... e hoje, mais uma vez, vc fez valer cada centavo que pago com muito gosto. Parabéns por esse texto genial.
Arrasou! Dissecação a frio e crÃtica das posturas que marcam a subversão da realidade através da polÃtica. As mitologias pretensiosas que cercam as alegações militantes/petistas, o encobrimento sorrateiro do voto bolsonarista - visto como arma estratégica. A veneração ideológica obstinada que prolifera em torno dos respectivos mitos e que teima em ignorar os valores experimentais de novas formas de ver e fazer polÃtica. (Claudia F.)
Muito claro. Parabéns.
O Bolsonaro vai ganhar, isso "está escritos nas estrelas", ou, estrela petista. O eleitor do bozo não lê nada, é um negacionista por natureza e o DataFolha mente, é triste ter que concordar com esse tosco do Pondé, a esquerda e seus intelectuais só falam para si próprios, os bolsominions não querem ouvir nem ler, nem o Llosa que é de direita, pois os minons o acham aliado cubano, não sabem nada só votar no 22 e escrevem na mão para não esquecer.
Muito bom o texto. Sou anti Bolsonaro, mas gosto de opiniões que me fazem pensar. Gostaria de saber em quem vc vai votar pondé? Vc diria isso pra mim? Ou está entrincheirado?
Pondé, ótima provocação à esquerda. Valeria um artigo que igualmente provocasse a direita. Fico no aguardo. Assim você demonstra com atos, a imparcialidade necessária do jornalismo.
Uma sociedade adoecida é capaz de eleger um idiota qualquer que se diz enviado de Deus. Um fraco, um covarde que se projeta como um macho invencÃvel. Recorre à s armas, à agressão, à ilegalidade como solução a todos os impasses. Através do voto, chega-se a um regime autocrático, autoritário, como na Venezuela, Hungria, Arábia Saudita... Se já naturalizamos tudo, me diga agora como sair dessa? Quem sabe com um tico de dignidade? Um paÃs que desconhece sua história, que não efetuou um acerto de co
Análise enviesada POndé: a) bolsofrenismo não faz segredo nas cidades, c/carros e prédios ostentando bandeiras do Brasil reduzida a "bandeira deles", marketing sociopata; b) Bolsofrênicos "falando de boca cheia', Ponde esconde q a boca está armada p/ameaçar opositores petistas ou não-petistas; c) Pondé não leva em conta o aumento de votos próBolsopata pós-pesquisas, pq armados intimidam eleitores, empresários coagem 'colaboradores', mesários acovardados diante de celulares nada fazem.
Mas e os escondidos cujo percentual as pesquisas não revelaram e que surpreenderam no 1° turno, bicho, segundo análises, o Lula estava por vencer, mas o antipetismo..., não seria disso que falou o articulista?
É, teu comentário só comprova o que POndé escreveu.
Toda vez que leio artigos como este, me desperta a curiosidade de saber o que pensava os articulistas na época em que estava sendo implantado o fascismo e o nazismo. Também tenho curiosidade de saber o que escreviam durante e depois de extirpados esses regimes. Errar é humano, repetir o erro é burrice.
Pela raiva nos comentários dos petistas do jornal acusaram o golpe. O eleitor escondido é o do lula com a camiseta do che guevara debaixo da camisa enquanto o eleitor do Bolsonaro estampa com orgulho a camisa verde e amarela.
Realmente, com o perdão do chavão, foi uma festa da democracia. Mas será que não haveriam arruaças, violência e denúncias de fraude se o molusco tivesse ganho no primeiro turno por uma vantagem mÃnima? De qualquer forma é verdade que transições pacÃficas são muito mais comuns da direita para a esquerda que o inverso. Não se imagina uma votação dessas com ampla liberdade de informação e propaganda na Venezuela, Cuba ou Nicarágua.
O texto do Pondé tem o mérito de ser provocativo e crÃtico, especialmente com a esquerda intelectual (até pq intelectual de direita é coisa rara). Mas o autor viaja quando diz q a rssposta final dos bolsominions foi dada pelo voto e não pelo apoio ao golpismo! Se ele estivesse acompanhando algum grupo de Whats deles já perceberia que esse argumento de apego ao voto é uma falácia pra justificar que a extrema direita no Brasil é inofensiva e só quer vencer no voto!
Faz muito tempo deixei de ler as colunas deste tretador travestido de filósofo. Deve ser mais compensador financeiramente para ele, e cada um ganha impai como pode. Ele resolveu deixar o pudor de lado e ir ao cofre. Esta deve ser uma das colunas mais asquerosas da figura, pelo momento em que o paÃs se encontra. Escolheu as piores companhias e está bem contente. A nova direção adesista da Folha deve estar bem contente. Não seria a primeira vez que apoia ditadores.
Errei de novo: ganha o pão como pode.
Correção : o pudor de lado e ir ao cofre
Tenho cá minhas reservas (muitas) com Luiz Felipe Pondé mas, excessos à parte, esse tom provocativo é tudo de bom. A esquerda deve, sim, refletir sobre os medos e inquietudes de pessoas simples que buscam refúgio em facções disfarçadas de igrejas e, consequentemente, na extrema direita. Faltou à esquerda um olhar atento e reflexivo sobre esse povo sofrido, bem como sobre essas facções que acolheram esse povo e, agora, o manobra em nome de Deus.
Votam em silêncio? Clandestinos? Só se for no bairro do Pondé. Por aqui nunca vi tanta camisa da seleção brasileira. Quanto à possibilidade de golpe, é preciso entender que no século XXI não se golpeia mais com tiros e tanques, mas sim por um progressivo aparelhamento e esgarçamento das instituições, até que estas fiquem prostradas ao governante autocrata. Aliás, o Celso Rocha de Barros explicou bem isso na coluna de hoje.
Bolsonaro e bolsonaristas desprezam intelectuais. Pondé não tem com o que se preocupar.
Eu já não gostava de você, Pondé. Depois desse texto insano, te desprezo.
Aà os leitor-padrão da Folha pira rsrsrs
Se após toda a barbárie ainda não está claro que a diferença está nos marcos civilizatório, não temos mais argumentos. Tentam mascarar isso falando em corrupção, economia, moral. De fato sobra um único argumento pra turma de Bolsonaro disfarçada de imparcial ou de nem nem, que responsabiliza a esquerda por Bolsonaro ser o que é: Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
O colunista não desconfia, nem de longe, que é gente como ele que alimenta a extrema direita brasileira. Inteligente demais para perceber!
Pronto! Falou o sabichão! O super filósofo!
Bolsonaro vai ganhar, eleito pelo Lula, que não fez mea-culpa, não permitiu renovação e um candidato mais competitivo que ele, até os paralelepÃpedos sabem que é culpado. Os dois se servem e se alimentam.
Cuca sendo Cuca.
Surpreendente foi descobrir que ainda tem brasileiro que é de direita que fica dentro do armário.
Concordo quando diz que bolsonaristas votam em silêncio, creio que pela vergonha de se identificarem com esse ser desprezÃvel. Demais, Pondé sendo Pondé
Concordo que muitos bolsonaristas votam em silêncio por vergonha ao se identificarem com esse ser desprezÃvel, pra dizer o minimo, demais é Pondé sendo Pondé
Pondé costuma considerar a esquerda a elite, mas só se for a elite intelectual - a econômica vota mais em Bolsonaro. Em segundo lugar, caricaturar a elite intelectual é o que dá emprego a ele, que era um filósofo com algumas boas tiradas, mas de repente ficou sem repertório e hoje vive de variações da ironia à caricatura que ele mesmo inventou. Elite intelectual é algo bem mais matizado, e inclui pessoas com muito mais autocrÃtica que ele, que se julga um gênio por se manter irônico no caos.
É isso. A esquerda nos deu Jair. A vaidade de Lula vai consagra-lo. Se não agora, em 26.
Uau, Emilinha! Mentiroso assim, na lata? Quem não concorda com você é, automaticamente bolsonarista? Leitores, tsk, tsk...
Mentira. Vc é que é bolsonarista e tá arrumando desculpa pra votar nesse ser abjeto.
O que é pior... uma ladrão que se diz democrático ou um tirano que se diz religioso??? Dilema em que me encontro no segundo turno!!!
Sempre perguntou e ninguém sabe responder: onde está a dita fortuna do Lula e de sua famÃlia, que nem Moro, a diligente PF e a imparcial MPF descobriram até hoje?Já a da familiciaÂ…
Eu prefiro um ladrão democrata do que um autoritário pseudo-religioso, que também é ladrão. Por favor, nos ajude a não deixar o Brasil virar uma Afegazuela.
Tirano, falso religioso e igualmente corrupto! A escolha é dolorosa, porém não tão difÃcil, a meu ver!
É nÃtido que muitos personagens usam a duvidosa desculpa de que Bolsonaro é a favor de um golpe de estado e se autodeclaram amantes da democracia para ter argumentos "nobres" para justificar o apoio à candidatura do corrupto Lula. O que essa gente quer mesmo é a volta do regime cleptocrático que caracterizou os 13 anos de governos petistas (especialmente o governo Lula).
Cegueira seletiva! Por acaso o colega não leu a matéria estampada nesta mesma folha hoje, noticiando achados do TCU sobre desvio de bilhão neste governo? O orçamento secreto, a centena de imóveis comprados pela famÃlia de milicianos não te dizem nada? Será que é de corrupção mesmo que estamos falando? Bolsonarista sendo bolsonarista.
kkkkkkkkkkkkkk
Pondé se assumindo Bozo. O fascismo disputa eleição sim, até que possa abolÃ-la. O colunista ignora o risco. Parece achar normal o fascismo no poder. Deve achar que será poupado.
A Folha é realmente um jornal muito democrático, porque até um emporcalhado e insensÃvel como este nela escreve, negando obviedades como o ataque à s instituições democráticas e a sanha ditatorial do desequilibrado e insano que, aliás,sequer faz questão de esconder tal intento. Sua matéria, Sr. Pondé, é tendenciosa, com o claro propósito de escamotear a verdade nua e crua, a ascensão do fascismo em nosso paÃs.
O fato é: Pondé pensa como bolsonaristas, e bolsonaristas pensa como pondé. O colunista se esquece, que foi este mesmo jornalismo que ajudou a eleger bolsonaro, demonizando o PT. Lamento dizer, que o PT é duro na queda. São 20 apanhado do jornalismo e de outros formadores de opinião.
Como sempre excelente, todos os artigos do ilustre filósofo.
Poucas vezes eu vi uma posição tão isenta quanto este brilhante texto de Pondé, visto que vivemos em um cenário de polarização extrema ou de “Cracolândia digital” nas palavras de outro grande filósofo, Eduardo Giannetti. Grandes nomes que contribuem de modo significativo para o crescimento do pensamento crÃtico de modo menos imparcial possÃvel (se isso é possÃvel). Grato Pondé.
Sr. José, lembrando q em 2018, sr. Pondé escreveu artigo falando de risco de venezualiaçao do Brasil se o PT ganhasse, apesar de o PT ter sido governo e mesmo com alta popularidade não ter tentado.
Discordo de.vc, OtÃlio. O texto parece isento, mas tem ali uma tentativa de justificar a ação da extrema direita como se no fundo todos que apoiam o Bolsonaro fossem apenas eleitores querendo vencer um pleito.. Ou seja, todas as ameaças à democracia seriam simples retórica e tudo.dentro das regras. Mas me pergunto: se Lula estivesse com um discurso radical, dizendo tomar metade da fortuna dos ricos caso eleito, se Pondé diria que tudo isso não passa de retórica pra ganhar eleição..
O texto é interessante, mas o tom do colunista reproduz exatamente o que ele critica. Trata-se de mais um que acha que apenas a tal "terceira via" seria inteligente, honesta, séria, sem ideologia, sem malandragem, com aura pura e sublime. O fato de ter fracassado completamente no campo eleitoral não significa que não entram no jogo da polÃtica (veja-se por exemplo as prévias do PSDB)... Sim, a esquerda enredou-se num mundo paralelo em que acreditava, tanto quanto a Folha e a 3-via.
O que diria de vinte pontos de erro na bahia?
Quanta falta de ponderação Pondé , vive fora do Brasil ?
Cuidado ao defender o bolsonarismo, ele amanhã cisma e fecha a Folha e você perde essa boquinha de colunista. Quem sabe não ganha o cargo de secretário da cultura e fica ao lado da namoradinha do Brasil e do Mário Frias. Realmente o jornalismo precisa ser mais profissional. Triste Brasil!!!
Sigmund Froid morreu infeliz de câncer na lÃngua.
Pelo celular.
A conclusão da antiga piada com Mitterrand, Figueiredo e Reagan falando de provas de amor à s suas pátrias, descreve bem o que seria resultado justo das movimentações polÃticas deste ano de eleição ("f. tem que casar mesmo!").
Caso o resultado se dê ao contrário, conforme as pesquisas, entraremos no ciclo vicioso que acontece nos Estados Unidos: Republicanos fazem dÃvidas, Democratas consertam os buracos.
É bem vinda a aproximação da direita à população que diz representar, afinal na democracia o papel dos polÃticos é a acepção menos artÃstica da palavra e isto demanda trabalho de base.
É exagerada, no entanto, a alegoria relativa ao olfato em ônibus e trens. A interação de que fazem uso se dá por celular, evitando justamente esta interação, desagradável ao menos ao representante brasileiro no xiste (ele preferia o dos cavalos).
Talvez mais para frente haja problemas devidos a esta interação não fÃsica. O contato fÃsico ainda é mais rico e convincente. Talvez se adaptem, talvez criem spray para superar os momentos desagradáveis. Mas é certo o avanço, agora pelo menos ouvem.
Pra quem já sentou no sofá com mamãe falei e kataguiri e lambeu suas botas, a posição do vergonhoso filósofo não surpreende. Ataca a superioridade moral mas é nela que se apoia sempre. De filosofia aà no máximo o diploma..nem o respeito dos seus pares esse senhor possui mais
Creio que confundes filósofo como ideologo meu caro. Deves ser admirador de um tal de Olavo de Carvalho k
Respeito é uma coisa relativa... inclusive tendenciosa... aliás, pra ser filósofo tem que ser "herméticamente" fechado, é? Não dá pra ser filósofo falando a lÃngua do povo, não? Pois tá... não entendeu nada do modelo do meu terno... só risos...kkkk
Não sei porque ainda abro a coluna dessa pessoa. Não tem uma que ele não seja antipático, aja ve neno.
Seria "haja".
Kkk... ele botou azeitona na sua empada, é por isso... seu incômodo prova que ele tem razão, sobretudo quando redfere a esquerda como a igreja dos bons e dos belos... veja como é emblemático: ao invés de discutir com propostas o enfrentamento da violência, vcs preferem formar um "frente ampla" pra derrotar quem vcs deveriam criticar com argumentos, não com encenação barata...
É lamentável que a Folha ainda dê espaço para um colunista de tão baixo nÃvel. Ameaçar aumentar o número de ministros do STF não é ameaçar a democracia? Quantos mais vão ter que morrer assinados por CACs raivosos incitados por Bolsonaro para que o colunista largue o cinismo e diga que apoia sim um projeto ditadorial?
Por alguns segundos achei que estava lendo um comentarista da jovem pan
Acho que o colunista se confundiu. Quem terminou na frente na votação do primeiro turno, quase vencendo com mais da metade dos votos, foi Lula e não Bolsonaro. É curioso, a coluna parece partir do pressuposto de que se deu o contrário.
Em todos os lugares tem bobos da corte,mas é difÃcil outro que exerça a função com gosto e maestria como o Pondé,
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Apoiadores de Bolsonaro deram resposta pelo voto, não pelo golpe Voltar
Comente este texto