Ronaldo Lemos > O futuro do agronegócio é a ciência Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O agrozobozo só quer os dólares hoje, quer ser primário.
Os estados onde o setor do Agro é mais forte, há mais oferta de formação para as áreas de Tecnologias da informação do que voltado para o agronegócio. Não que os treinamentos na área da tecnologia não seja importante, mais o nosso produto é no setor do agro e não da tecnologia. As ofertas de ensinos voltados para o Agro deveria ser o maior de todos.
O agronegócios oferece muito menos do que pode. Incentiva muito pouco conhecimentos voltado para o setor. Incentiva muito pouco a industrialização do paÃs. E mesmo dependendo exclusivamente dos recursos naturais, faz muito pouco pelo meio ambiente.
Se atingimos o patamar atual de produção e produtividade em nossas lavouras, devemos principalmente, a Embrapa. Ao contrário, do que muitos pensam, o nosso solo em sua grande maioria é pobre. E só com a tecnologia disponÃvel atualmente, conseguimos recordes na produção ano após ano. O contraditório é que Ciência e tecnologia foi abandonada pelo atual governo, e a água, antes abundante, está acabando, devido ao desmatamento. Será que no futuro, continuaremos ser a mesma potência agrÃcola ?
Putz, carÃssimo, não podÃamos estar mais alinhados: acabo de tecer algumas considerações ao artigo de seu colega Alencastro, e aos meus colegas leitor@s, que vão muito ao encontro das suas percepções. O futuro é área de plantio e ciência, necessariamente combinados. A China está providenciando ambos, via Ãfrica e Syngenta. Nosso AgroOgro que se ligue: ou se adapta e se moderniza, em tudo que é dimensão, ou vai quebrar a cara. Constatando seu péssimo comportamento, nem sei pra onde torço.
Esse texto é por demais simplório . pesquisa, por aqui ? aonde, se nossos pesquisadores estão todos indo embora - EUA, canadá, Europa... E Frete ? como ser competitivo se dependemos de caminhões ? Frete no Brasil é caro demais .
Caro xará, a Embrapa ainda pesquisa pacaramba, mantendo a geração anterior de pesquisadores; aposentando-se estes, aà a coisa vai pegar. Quanto à logÃstica, veja só: produzimos tão barato, pela apropriação privada dos bens concretos e abstratos (da água à ciência), não precificando as externalidades da atividade, que ainda competimos. Nada disso vai durar tanto...
Pensei que fosse o Lula!!!
Para os incautos; a agricultura brasileira moderna nunca foi apenas exportadora de commodities, a ciência e tecnologia embarcada vcs n tem ideia. Sabe qto de pesquisa tempo e custos leva p desenvolver uma variedade de qquer espécie? Agora, qdo vemos um des governo q a cada dia reduz o orçamento em ciência, inovação, tecnologia e educação....
É um horror isso, meu caro. Até o antes poderoso Instituto Agronômico de Campinas, mesmo estando em sp, tá comendo grama - e deve ser variedade gringa...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ronaldo Lemos > O futuro do agronegócio é a ciência Voltar
Comente este texto