João Pereira Coutinho > Eleitores do Bolsonaro se identificam com discurso, não votam só contra o PT Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bolsonaro ganhou em 87 das 100 cidades em que houve mais mortes pela Covid. Damares senadora. Não vou nem citar o resto. Eu, pessoalmente, não entendi nada.
Desta vez discordo do querido Coutinho. Tudo bem que o processo de escolha não é unica nem principalmente racional e que o eleitor possa de fato querer coisas com as quais a razão possa desaprovar. Porém, o autor subestima a manipulação das vontades, como deixa claro, por exemplo a obra Os Engenheiros do Caos.
O componente protesto, estilo Tiririca, é muito forte. Veja casos como o General Pazuello, eleito deputado com grande votação no Rio, apesar de ter sido demonizado metodicamente pela TV e imprensa. Muitos eleitores identificam esses órgãos como parte da elite, e fazer algo que vai contra o discurso racional dominante tem um certo sabor de auto afirmação.
Concordo, mas a questão é o que essas pessoas entendem por Deus, pátria e famÃlia. Em muitos casos, esses conceitos são mera fachada para externar preconceitos abjetos. E infelizmente uma boa parte dos eleitores de Bolsonaro se identificam com os preconceitos dele.
Bingo!
Discurso de ódio né?!
Quer dizer que para comprovar sua teoria vale até eleger um fascista?
Saudades do tempo das cavernas. A época agora é dos bonossauros, monstros pré-históricos que destroem tudo à sua passagem. No Brasil a espécie renasceu e não para de crescer graças à doação de dezenas de milhões de cérebros, dos quais o bicho se alimenta.
com certeza os eleitores de bolsonaro não votam contra o PT, votam contra um marco civilizadório que foi a constituiçao de 88. A extrema direita define camadas sociais fixas onde estao definidos os lugares dos pobres, pretos, mulheres, nordestinos, brancos, ruralistas e este tipo de qualidade de caráter. Se em vez do bolsonaro fosse o principe do brasil, seria ainda mais forte. Onde a folha acha estas meldas?
Na teoria, a prática é outra. Se continuarmos nessa toada, logo estaremos escolhendo generais para a vice-presidência, pastores para o ministério da Educação, extrativistas primatas para o ministério do meio ambiente, e carolas perseguidoras de meninas estupradas para os direitos humanos. E ainda serão eleitos ao senado e parlamento. Será pesadelo?
Excelente coluna. Também entendo que só a fórmula madsoniana pode evitar o pior.
Não sou um conservador. Pelo contrário. Mas isso é um artigo escrito com honestidade intelectual e boa fé. Ao contrário de um famoso colunista que se diz um liberal-conservative trágico. Só uma discordância do Pereira Coutinho: não existe isso de "o progressista", mas progressistas, com diferenças gritantes. Como não existe "o conservador", ou "o direitista,". As generalizações não ajudam na compreensão mais aprofundada sobre esses fenômenos.
Analise justa.
O povo ontem cantava “vai dar PT”, sem saber que na música a abreviação significa Perda Total. Foi sagaz a senadora Simone Tebet ao avisar!
As pessoas dão os significados que querem às coisas. Quem se veste de verde e amarelo não sabe que são as cores do colonizador português, da casa real de Orleans e Bragança? Faz alguma diferença sabê-lo?
Com todo respeito a democracia. A parte menor que votou no Bolsonaro vê nele um espelho da sua alma. Cobrar como dessa gentalha?
Pode até ser uma parte menor. Mas que elegeu um Congresso que poderá manobrar o Presidente da forma que desejar, para o bem e para o mal. Essa gentalha estará de olho. E vai continuar existindo, para tristeza de alguns que se acham acima de outros.
Luiz Alfredo. Até parece que o autor do texto de inspirou em você para escrevê-lo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Eleitores do Bolsonaro se identificam com discurso, não votam só contra o PT Voltar
Comente este texto