Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    Rafael sua reflexão é pertinente e cabal- veja o caso “brennand”; muito rico estudado vi ajado poliglota com acesso a todos os bens públicos q tem direito e se revela maxo vio lento misógino racista indiferente violento colecionador cac corrupto e corruptor tao bem relacionado q além d caros advogados as instancias publicas não se interessaram em puni-lo e muito mais saberemos se a imprensa se dispor a cavucar esta persona É o retrato atualizado fresquinho d brasil ocupado/explorado ha seculos

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Valeu Davidson, pelo comentário. E você traçou o perfil completo de muitos dos eleitores da coisa desgovernante. Parece um combo das trevas.

  2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Cara Manuela, como o seu tema está muito parecido com o da Vera Iaconelli, trarei aqui argumentos parecidos. Em síntese, pelo menos para mim, cheguei à conclusão que virar ou girar a mão, é muito fácil, difícil mesmo é fazer o outro ou a outra virar o olhar para além do ego e deixar a razão e o coração virarem o presente para o futuro.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      foi um prazer conversar mesmo se sua opiniao fosse divergente da minha mas sem ser impregnada pelo fanatismo sectarismo lugares comuns agressao pré conceitos; argu mentaçao bom senso e respeito sao ferramentas insubstituiveis para qq tipo de conviven cia

  3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Cara Manuela, concordo em parte com você. Virar não deve ser a causa. Mas posso falar da experiência q tive ontem, quando acreditava no meu diálogo com um cidadão (amigo de um amigo). Argumentava trazendo as últimas pretensões do atual governante: aumento do STF para 15 ministros e emenda de reeleição sem limites. O interlocutor era um profissional do Direito, pasme. Disse a ele sobre a perspectiva de uma ditadura nos moldes de Orban e Putin. Nada adiantou. (Continuo)

    Responda
  4. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Ele usou da retórica, cinismo e ironia. Desdenhava e demonstrava pouco se preocupar com a perspectiva de um Estado de Exceção. Lógico, a discussão não acabou bem. Tive de me retirar. Sempre digo às pessoas que em meio a uma discussão tensa, é aconselhável não usar do cinismo e ironia, pois podem funcionar mais agressivos do que um soco no estômago ou um tapa na cara. Sugiro a coluna do Antonio Prata do dia 1/10/2022: "Mamãe, porque você está azul?". Li e me emocionei muito. (Continuo)

    Responda
  5. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Nestes casos não acredito na consequente virada: Existem sim absurdos (surreais), q são inaceitáveis. Agente não consegue entender como uma pessoa não se sensibiliza diante de coisas como Prata descreveu no seu texto. Assim como não consigo acreditar q pessoas "esclarecidas" (informadas, com pós-graduação, doutorado etc) não se sensibilizem com quase 700 mil vidas perdidas, quando pelo menos a 400 mil delas poderiam ter sido salvas.

    Responda
  6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Detalhe: quando falei de pessoas "esclarecidas", é porque basta você dar uma olha no espectro de eleitores (baseado nas pesquisas), que depois de tudo que passamos na pandemia e todas as ameaças que persistem à democracia, ainda assim mantêm um voto na coisa desgovernante. Não falo aqui de pessoas simples, muitas vezes manipuladas por falsos líderes "cristãos". Falo de parte de uma classe média alta. Veja as pesquisas.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      sua reflexão é pertinente e cabal- veja o caso “brennand”; muito rico estudado viajado poliglota com acesso a todos os bens públicos q tem direito e se revela maxo violento, misógino racista indiferente violento colecionador cac corrupto e corruptor tao bem relacionado q além d caros advogados as instancias publicas não se interessaram em puni-lo e muito mais saberemos se a imprensa se dispor a cavucar esta persona É o retrato atualizado, fresquinho d brasil descoberto/ocupado ha cinco seculos

  7. RICARDO BATISTA

    Vinte dias para salvarmos a demo do demo. Os debates serão importantes : Vai pra cima dele, Lula. Vai na jugular. Toma caldo de mocotó. Toma bastante café. Toma energético, coma chocolate. Janja, ajuda aí, fia : Prometa uma lingerie bem bonita em caso de vitória. Kkk, acho que eu é que tô precisando reduzir a cafeína. E entre os top ten da Netflix há duas séries sobre canibalismo.

    Responda
  8. Edson Rocha

    Para quem acompanha minimamente todas as desgraça desse incompetente que caiu de paraquedas na presidência não existe como considerar bolsotroço uma opção. O inominável vem destruindo todas as políticas públicas tão necessárias ao povo brasileiro. Só não vê isso quem só enxerga seu próprio umbigo.

    Responda
  9. Cláudio Ornellas

    A leitura dos comentários de bolsonaristas disfarçados explica por que, infelizmente, sua amiga é exceção, se fala a verdade. Pessoa alguma com valores humanitários escolheria como maior representante alguém que debocha de pessoas doentes e sem ar. É como rir de um afogamento na praia, com o agravante de que o mundo pode ver sua alegria. Ainda que Lula fosse o que muitos dizem dele, um cidadão de bom caráter saberia em quem votar. O apoio a Bolsonaro é retrato de uma degradação moral profunda.

    Responda
  10. Cláudio Ornellas

    Manuela, com todo carinho do mundo, sua amiga é a exceção da exceção. A questão gravíssima é que a realidade se apresenta de forma contrária a sua expectativa. Os votos em Bolsonaro se dão pela grande identificação entre ele e seus eleitores. Bozo é uma espécie de gabarito da extrema direita: racista, elitista, misógino, xenófobo, homofóbico, violento, anticiência e antinatureza. Basta ter algumas dessas características para construir elos com ele. Conselho de um velho: avalie bem suas amizades.

    Responda
  11. Rogério Andrade

    O texto é muito bom, mas a verdade é que os bolsonaristas não querem debater e muito menos vão votar no capitão por uma questão debatível. Há uma máquina de mentiras destruindo a olhos vistos nossa democracia. Ainda que um anjo descesse do céu e entregasse a Lula um projeto de governo perfeito; não mudaria nada.

    Responda
  12. Márcio D'Avila Ribeiro

    Ou eu não entendi nada, ou o artigo não tem nada a ver com o que a sua manchete diz. Acho que não é pra entender mesmo, é isso?

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      voce nao entendeu nada mesmo mas nao se aperreie; leia seguidas vezes até que a narrativa faça sentido ; na maioria das vezes dá certo - a nao ser que voce seja seguidor ..."dele"

  13. Jorge Rodrigues

    Votar no Bolsonaro não é mais degradante do que votar no Lula. Ambos são péssimos, mas o segundo, por ser extremamente corrupto e ter o apoio do sistema, é ainda pior. Lula e seu partido governaram o país por 13 anos e deixaram como legados a corrupção generalizada e uma imensa recessão econômica (os indicadores econômicos começaram a se degradar no governo Lula e o ápice da crise foi no governo Dilma). Nada de bom se pode esperar de um eventual governo Lula; apenas a repetição do passado.

    Responda
    1. Bruno Machado de Oliveira

      Lula tem o apoio de qual "sistema"? O ex-presidente recebeu diversos apoios, entre eles os de ex-adversários políticos, de economistas não alinhados ao petismo, de juristas, ex-ministros do STF, empresários, artistas, religiosos, e até do agente da PF que foi seu carcereiro em Curitiba. O que toda essa gente tem em comun: compromisso com a defesa da democracia e repúdio à figura nefasta que está na Presidência.