Comentários para:

Chantagem golpista

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    o stf é o topo d carreira, enfeita curriculum e albuns d familia concede prestigio visibilida de e referencia na area embora muitos ds q la passaram careciam d notorio saber e reputa çao ilibada; mas canudo nao é antidoto pra ambiçao e submissao ao poder; como em tudo o mais o incumbente subverteu a tradiçao e escolheu dois outsiders com obvios interes ses antidemocraticos

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Aqui você deixa claro o por quê de suas críticas contundente ao meu comentário. Eu o compreendo. Um abraço fraterno. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno a agnósticos e ateus! Namastê!

  2. Jove Bernardes

    O que me deixa pasmo é haver fantoches como Marques e Mendonça, seres fantasiados de juristas que fazem o que Bolsonaro manda, que se submetem a esse teatro de quinta categoria à luz do dia, sem vergonha, sem pudores, sem amor próprio, sem caráter, inermes, inócuos, fluidos. Esta, senhores, é a Grande Vergonha. Bolsonaro é apenas o que é, dele não se deve esperar nada além do que sempre foi. Mas... de "ministros"???

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      o stf é o topo d carreira, concede prestigio visibilidade e referencia na area embora mui tos ds q la passaram careciam d notorio saber e reputaçao ilibada; perdeu um pouco o brilho com a compulsoria mas enfeita curriculum e albuns d familia; mas canudo nao é antidoto pra ambiçao e submissao ao phoder ; como em tudo o mais o incumbente sub verteu a tradiçao e escolheu dois outsiders com obvios interesses antidemocraticos

  3. André Costantin

    A FSP usa o verbo flertar. Ingenuidade ou cegueira?

    Responda
  4. Edvanio Ceccon

    "Quem brinca com animais selvagens acaba sendo devorado por eles.". Gostei muito dessa. É o caso do Bozo. Folha, o momento é grave e não pode haver omissão. Somente Lula, com todos os seus defeitos e fantasmas, garante a democracia. Sem democracia, não há imprensa livre. Logo, estão esperando o quê? O cabo e o soldado entrando no STF?

    Responda
  5. Aparecida Alves

    Esse homem não merecia e não merece ser presidente.

    Responda
  6. Andrea Silveira

    Mas o importante é o Lula indicar ministro da economia. Senão, a Folha fica com uma escolha muito difícil nas mãos.

    Responda
  7. Nelson Vidal Gomes

    Melhor do que aumentar o número de Ministros do STF será reduzir-lhes os poderes para trasforma-lo em Côrte Constitucional exclusivamente, a exemplo de seus congêneres nas democracias mais desenvolvidas ou verdadeiras democracias. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      o leitor e autor da tese do PEB – partido das empreiteiras do pete - agora ataca de jurista propondo o que desconhece para alterar o que não entende e resultar no que não advisa; um pouco de reflexão e estudo sobre o tema evitaria passar constrangimento neste espa ço – ate dá vontade de pedir a D que o ilumine com uma vela pelo menos

  8. Gustavo Moraes

    Eu acho curioso esse amor que o "consórcio" tem pelo STF. Um órgão que não passa de um grande balcão de negócios, e que só pune quem não tem dinheiro para bons advogados.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Por que eu sei em quem o senhor vota?

  9. Nelson Vidal Gomes

    Atribuir ao Poder Constituinte originário a adulteração do STF é que se configura na mais aterradora agressão à democracia, colocando o STF acima do povo ao qual este deve servidão para aplicar o Direito e não o inverso. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Um Poder Constituinte Originário teria de ser eleito exclusivamente nos termos de uma Assembleia Nacional Constituinte. A manobra sacada pelo vice é claramente adulteradora das prerrogativas de um legislativo com poderes ordinários. O comentário bem escrito manipula e tenta iludir a compreensão do incauto.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Ademais, registre-se, que toda ação induz uma reação e não se pode negar que Bolsonaro, até hoje, só "latiu" para a democracia mas quem a tem "mordido" é o STF, desde que revogou a prisão após condenação em segunda instância como ocorre nas verdadeiras democracias e lançou Lula às eleições com a "fantasia de mártir", sob a qual padecemos todos por suas já danosas e ainda imprevisíveis consequências. Namastê!

  10. Nilton Chiaretti

    mais pessoas famintas e militares no poder que a Venezuela já temos. Falta pouco pra falarmos que Venezuela é Haiti é aqui

    Responda
  11. Antônio João

    Ninguém duvida que Bolsonaro vai encher o STF de Nunes Marques e de Andrés Mendonças, como Chaves fez na Venezuela; se Bolsonaro continuar teremos, no Brasil, a implantação do bolsonarianismo.

    Responda
  12. Maria jose dos santos

    Nós temos uma vacina com 100% de cobertura que é o voto.Dia 30 de outubro iremos a urna nao importa a idade 70.80.90.anos toda juventude e votar para que a democracia seja imunizada dessa praga que habita o Brasil .Mesmo o PT em 26 a gente corrige ..É a unica saída.

    Responda
  13. Maria jose dos santos

    Nós temos uma vacina com 100% de cobertura que é o voto.Dia 30 de outubro iremos a urna nao importa a idade 70.80.90.anos toda juventude e votar para que a democracia seja imunizada dessa praga que habita o Brasil .Mesmo o PT em 26 a gente corrige ..É a unica saída.

    Responda
  14. Rodrigo Tessai dos Santos

    Caramba, que passada de pano feia. Folha vai de aml a pior, que triste.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Quais têm sido suas contribuições em prol da democracia, ó Santos? Diz aqui pra nós.

    2. Maria jose dos santos

      Gracas a folhas muito podre desse desgoverno foi desenterrado amigo .

  15. Cassio Vicinal

    Esse editorial é bem-vindo, mas suave. A folha pensa, diz o editorial. Ora, deve pensar logicamente e mostrar imparcialidade. Digam que o atual mandatário está obrigado a dizer que não apoiará qualquer forma de intervenção no poder judiciário! Perguntem se ele não furará o teto de gastos, como fez nos três últimos anos! Perguntem qual o ministro da economia ele nomeará como garantia! Não vale o Guedes, ou vale?

    Responda
  16. Luís Cláudio Marchesi

    Pior que o PT, só mesmo Bolsonaro e seus milicianos. Que sina deste País: anos de corrupção trocados pela "nova política", fim do Centrão e sem corrupção: deu genocida, corrupção, aparelhamento militar, fascismo, desmatamento, violência e ódio. Mais uma vez: fora Bolsonaro!

    Responda
  17. Carlos Maurício

    O ovo da serpente sendo chocado e as mídias com palavras amenas...

    Responda
  18. José Bernardo

    O editorial é correto, porém brando, dado a gravidade do momento, e tímido, perto do destaque dado ao vergo nhoso editorial do domingo. A FSP acredita que pode descer o rio com os pés em duas canoas: a de uma defesa (flácida) da democracia e a da defesa garrida de seus interesses econômicos...

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      bem lembrado Bernardo e metafora perfeita; editorial vergo nhoso e autoritario porque impediu comentarios dos seus leitores manchando o distico de jornal em defesa da demo cracia ; tento imaginar o que dirá - e se o fará - a nos leitores o ombudsman, nosso repre sentante na redaçao, em sua proxima coluna...

  19. Ivanil Nunes

    Podemos cortar esse mal votando em Lula! Agora, não é hora de vacilar; é Lula ou barbárie autoritária.

    Responda
    1. Luciana Mara dos Santos

      Segundo "O que a Folha pensa" voto no Lula só se este apresentar plano detalhado de governo!!! Acho que a FSP pisou na bola com aquele editorial. Francamente!

    2. Ivanil Nunes

      A eleição de Lula representa um verdadeiro muro de contenção as intenções abertamente golpistas de Broxonaro e sua turma.

  20. Hilton Japyassú

    Editorial tímido demais contra Bolsonaro, diferente do editorial de domingo que ganhou manchete e tudo. Ainda por cima bota panos quentes, dizendo que é bravata e que Bolsonaro não conseguirá dar assaltar o judiciário. Ora, falha de são paulo, se tantos outtos ditadores conseguiram, porque Bolsonaro não conseguiria? Com o Bolsolão o legislativo secreto está todo na mão dele!

    Responda
    1. MARIA STELA C MORATO

      E Damares no senado

  21. Tania Ferreira

    Este editorial ajudaria muito se os Bolsonaristas lessem jornal ou se fosse possível fazer com que os poucos que leem abram os olhos para o risco que a democracia está correndo. É aterrorizante ver o que está prestes a acontecer ao nosso país e não poder fazer nada. Mas isto é a democracia, que vença o mais votado, que a vontade da maioria seja respeitada, para o nosso bem ou nosso mal.

    Responda
  22. Cristiano Jesus

    Alguns regimes totalitários são um sucesso na economia; falam até de milagre econômico na Polônia. Para a Faria Lima e o autor do editorial vexaminoso de Domingo, está tudo certo. Se o fascismo ganhar, Folha, será o fim, e a nossa geração não verá a recuperação. Ainda, se o Brasil, junto com a China, alinharem-se à Russia numa guerra nuclear, o que não duvido que ocorra, pode esquecer.

    Responda
  23. geraldo magela sobrinho

    Só faltou a FSP colocar o editorial contra o presidente golpista junto com as receitas de bolo.

    Responda
    1. Hilton Japyassú

      E nem muito é contra o golpista, porque bota panos quentes, dizendo que é bravata e que ele não conseguirá dar assaltar o judiciário. Ora, falha de são paulo, se tantos outtos ditadores conseguiram, porque Bolsonaro não conseguiria?

  24. geraldo magela sobrinho

    Contra o Lula o editorial é manchete, contra o presidente golpista o editorial é nota de rodapé. Assim não dá, não é FSP?

    Responda
  25. Antônio Carlos de Paula

    Quem brinca com animal selvagem um dia poderá ser devorado por ele. A Folha sabe disso. O ataque poderá ser fatal.

    Responda
  26. Bianca Moreira

    Por que este editorial não está em letras garrafais logo na abertura do jornal on line como foi feito com o editorial É a economia, Lula? Sugiro que a Folha leia alguns colunistas importantes que nos brindam com sensatez nela própria. A nossa democracia corre risco e ve-se que a Folha priproza o nome do Ministro da Economia colocando este editorial, de suma importância, perdido no meio de outras colunas. Nota zero no quesito elencar proridades para o país, Dona Folha.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Porque aquele foi um alerta, mas a soberba não permite identificar como tal. Este, é uma crítica procedente.

    2. Bianca Moreira

      * prioriza

  27. Marcelo Rosa

    por que não colocaram esse editorial na capa, igual fizeram domingo com o Lula?

    Responda
  28. Roseli Santana

    Vamos lá, Folha, apoie o único candidato democrata deste segundo turno, Lula, ou então retire a frase "Um jornal a serviço da Democracia", porque a folha não merece estampá-la debaixo do seu nome.

    Responda
  29. Luzia Miranda da Silva Demuner

    Não é momento para rodeios e meias palavras. Nós, assinantes desse jornal, esperamos e merecemos um posicionamento claro e aberto da FSP em defesa da nossa democracia.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      É o que a Folha tem feito, reiteradamente.

  30. Gustavo Felício Moraes

    É Lula ou governo autocrático.

    Responda
  31. Gustavo Felício Moraes

    Está mais do que na hora da FSP apoiar a candidatura da frente democrática: Lula.

    Responda
  32. Tha Virgens

    Dona folha apoiadora de golpys, eu não te entendo. Ora apoia o golpy, ora alerta contra o golpy! Até faltam duas semanas para o segundo turno, está esperando o que pra apoiar definitivamente a democracia?

    Responda
  33. Helio Cardoso

    Bolsonaro não tem amigos, Hitler também não tinha. Bolsonaro não tem pudor, Stalin também não tinha. Bolsonaro não é letrado, Hugo Chávez também não!

    Responda
  34. ALBERTO YIM JUNIOR

    O que falta para a Folha deixar de lado a neutralidade e apoiar abertamente o candidato do campo democrático? Estão esperando o candidato autocrata acabar com a liberdade de imprensa e fechar a sede do jornal para se manifestarem? Aí já será tarde demais.

    Responda
  35. Paulo Lopes

    Acho que os tiros que a Folha levou na fachada de sua sede não foram suficientes para fazer pensar e temer o que está por vir com uma reeleição do Bolsonaro .

    Responda
    1. Claudio Monteiro

      É obvio que não, mesmo porque esse psicopata não vai se reeleger.

  36. ademir sampaio de campos

    baixou o tranca rua do hugo chaves no bozo.

    Responda
  37. Antonio Dias

    Chantagem? Porque? Vocês ainda podem votar 13 para tirar o inominável. Mas depois dessa eleição, talvez não terão mais oportunidade de poder o fazer. Ainda é uma escolha difícil, como dizia o outro jornal?

    Responda
  38. Marcos Gandelsman

    Folha, crie coragem para defender a democracia. Diga em alto e bom som que temos um candidato capaz de derrotar esse ocupante atual do palácio do planalto e que respeitará, como sempre fez, os princípios democráticos regidos pela nossa constituição.

    Responda
  39. Valdir Silva

    Meu comentário da Folha ter cuidado para não ter que publicar receita de bolo no lugar dos editoriais foi censurado. Kkkkk!!!!

    Responda
  40. Borges DJ

    Cadê essa porcaria que se chama OAB? Que vergonha!

    Responda
    1. Miguel Gossn

      OAB é ótima para cobrar anuidades. A propósito, CFM é outra por caria.

  41. Raphael Rodrigues

    A folha sempre uma enorme b. mole ...

    Responda
  42. Antonio Dias

    Vão dando corda e verão o que vem pela frente.

    Responda
  43. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor pensa como certo tipo de gado já conhecido. Pelo liberalismo econômico , toca pra frente, depois a gente controla o estrupicio. Esse tem sido o mote desde o início da primeira candidatura dele.

    Responda
  44. Valdir Silva

    Ainda bem que a Folha acorda antes do golpe, ao contrário do que fez em 1964. Cuidado! Pode voltar a trocar seus editoriais por receitas de bolo.

    Responda
  45. Ricardo Santos

    É obrigação da FSP publicar muitos artigos sobre a chantagem explícita do genocida, seja pela redação, seja pelos colunistas, seja por convidados políticos, juristas, etc, pois o país assiste a mais descarada chantagem autoritária de saudosistas da extinta ditadura militar contra a democracia. Urge que o povo acabe com o genocida no dia 30 para evitar que aqui se instale uma nova Venezuela.

    Responda
  46. Jocimar Bruno dos Santos

    Parece que o pessoal da redação da FSP lembrou-se da fábula "o sapo e o escorpião". Anteviu o desastre e desistiu da travessia do rio com o escorpião sobre o lombo. Ou, então, deve ter seguido conselhos do Jânio de Freitas. Melhor assim.

    Responda
  47. Clarissa Henning

    Com o orçamento secreto e a nova composição do Congresso, não coloco a democracia na linha do tiro - e me parece leviano que o editorial o faça. Melhorem.

    Responda
    1. Clarissa Henning

      Aliás, é bom lembrar que vcs mesmos estão alertando para o silêncio dos militares sobre a lisura das urnas. Legislativo e milicos flertando com o presidente e "é difícil" alvejar o STF? Fala sério.

  48. Emerson Marcos Leal

    A folha pagando pra ver pelo jeito

    Responda
  49. Valter Junior

    Óbvia dificuldade?

    Responda
  50. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

    Esse energúmeno está desesperado.

    Responda