Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    O teto de gastos inviabilizou o governo pós impeachment, teto que foi dobrado no pós impeachment. A pedalada era o pouso suave, jogaram a bicicleta no chão e não conseguem tirar. Fico pensando o tanto que apanharia na imprensa o candidato que detalhar planos econômicos. Vai ganhar manchetes sensacionalistas.

    Responda
  2. Claudio Carvalho

    O fascismo assusta

    Responda
  3. Juliano Machado

    O Auxílio Brasil do atual mandatário foi eleitoreiro. Ele foi contra os 600 do Auxilio Emergencial. Ele afrontou todas as leis eleitorais e está estourando gastos pra se reeleger. Não deu pra sacar ainda qual é a política econômica do governo? É a do imediatismo do que lhe é útil. Necessidade, das crianças? Ora, por favor. O governo reduziu ou zerou gastos com educação e social. Em que país a colunista vive?

    Responda
  4. Fatima Marinho

    Cecilia Machado, é a democracia que está em jogo. Deixa de bla bla bla. Diga que vc vota no genocida, que vc defende o facismo, que vc defende a fome e a torura, deixa de coversa fiada. Chega de falsidade, suposta intelectual, pau mandado.

    Responda
  5. ANDRE FONSECA

    O golpismo galopando em campo aberto e essa aí como mimimi economês. Dá um tempo, filha. É o binômio civilização versus barbárie, tos ca.

    Responda
  6. Guilherme Zambrana Toledo

    Há uma preocupação cada vez mais crescente com uma recessão mundial em 2023. Isso afeta as commodities, base de nossas exportações. A fuga de dólares nesse cenário é esperada, impactando a inflação. Na disputa à presidência atual é muito óbvia as duas alternativas. Uma, a continuidade de uma política neoliberal e a outra voltada para o bem estar social. Todo economista sabe, ou deveria saber, o impacto das duas em um cenário de recessão e qual seria a melhor opção.

    Responda
  7. Elismar Dias

    Esse chororô dos banqueiros não acaba. Impressionante. É mais genérico que as propostas dos candidatos. Estão morrendo de medo devido a possibilidade de limitar juros do pagamento de dividas. Tem que ser isso mesmo. A economia real deve ser privilegiada, o setor produtivo não pode ficar a reboque das sobras do capital financeiro. Tem que atacar a divida pública e seus juros absurdos que nos tomam mais de 1/3 do orçamento da União. Essa é a fonte. Mas se falar isso, o mundo acaba...

    Responda
  8. CARLOS SANTOS

    Política econômica boa para esta turma é a concentradora de renda. Nada de distribuição, mesmo lema da ditadura: crescer o bolo p depois dividir. O depois q nunca chegou. Temos a 2ª pior distribuição de renda do mundo. Lula vem aí.....

    Responda
  9. Luis Nascentes

    De que adiantaria promessas de campanha? Você acredita em plano de governo de Bolsonaro??? Ele muda de ideia a cada minuto e mente compulsivamente. Votei nele em 2018 e foi um completo estelionato. Então sim, assino um cheque em branco econômico para lula, porque pior que o brochomiNto não tem como ser.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Caríssima, não é que você esteja descoberta em suas razões. Ocorre que a batalha civilizacional toma todo o espaço útil: na presente circunstância, agreste à beça, todo o mais ficou pra trás. É civilização ou barbárie Bozofrênica, o cerne.

    Responda
  11. Luís Cardoso

    Agora a Folha pega uma economista de uma consultoria para tentar resgatar credibilidade a seu editorial tendencioso e irresponsável. E esta lunática não consegue distinguir o que foi o III Reich para a humanidade e a civilização.

    Responda
  12. fernando coli

    Depois do editorial vexatório da folha sobre o assunto, ainda vão insistir? Agora vão usar os artigos para tentar atingir os leitores?

    Responda
  13. José Cardoso

    É uma pena que o Lula tenha com seu personalismo destruído as pontes com o Ciro Gomes. Ele tem uma visão estruturada sobre economia, enquanto o molusco simplesmente não sabe o que fazer. Só falta chamar de novo o Meirelles.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Foi Ciro quem explodiu as pontes. E enquanto Ciro é só gargarejo, Lula já se provou, fazendo o melhor governo econômico e social da história do país.

  14. Landson Abercrombie

    Vá cobrar do amiguinho Guedis

    Responda
  15. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A "preocupação" constante com a explicitação das propostas em relação a economia por parte de integrantes do "mercado da finança", tem apenas um foco, resguardar o modelo de sucção de recursos da sociedade para garantir a plena valorização do capital "errante" que não tem como ser aplicado produtivamente e fica, por isso, ancorado nas receitas do estado, este deve ser mínimo para os trabalhadores e máximo para financistas, que ainda se apropriam das estatais via privatização.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      A Cecília já se mostrou bastante civilizada, meu caro Celso. É só um contraponto, desnecessário ao momento, mas só um contraponto, creio.

    2. Hugo Oliveira

      Finalmente alguém escreveu a verdade...ufa !

    3. marilza abrahão

      Perfeito! Os editorialistas da FSP deveriam ouvir mais os comentaristas dos excelentes artigos já publicados sobre o tema e não se curvarem aos ditames do mercado financeiro para quem os pobres são mero detalhe da vida social brasileira.