Mariliz Pereira Jorge > O cheque em branco para Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    acho que marilizi se esqueceu que alem do Cuestao e do No tocante nos tambem vamos nos livrar da pôh rra do pôh rra! - mas eu te perdoo pela boa causa pô rra....

    Responda
  2. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Dá--lhe citalopram dose máxima para a colunista, urgente!

    Responda
  3. RUI M N FILHO

    Não considero que votar em LULA para afastar do Planalto um projeto destruidor é um cheque em branco. O ex presidente não é uma aposta, governou o Brasil e deixou o país na sexta economia mundial, bem como deixou o governo com 87% de aprovação pela população. Além do seu protagonismo internacional.

    Responda
  4. Galdino Formiga

    Cheque em branco sem fundos.

    Responda
  5. Francy Litaiff Abrahim

    Não acredito na objetividade jornalística de quem deixou de ganhar 400 milhões em verbas federais como aconteceu com a Folha nos últimos quatro anos. Daí esse tipo de artigo, apelativo e eleitoreiro. Acrescenta aí aquele artigo que só continha adjetivos insultuosos ao presidente, prova viva do estágio da atual inteligência midiática brasileira, não é, minha jornalista querida?

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      já eu nao acredito na objetividade de quem passou a ganhar esses 400 milhoes de mama tas em qualquer ramo de negocio - mas que devem ter sido empresas jornalisticas como 'brasil paralelo' ou biroscas da fé variadas que devem estar protegidos por cem anos de 'graças' presidenciais - francy por que nao te callas ?

    2. Jove Bernardes

      Quem deixou de "ganhar" milhões em verbas não foi a autora de artigo assinado, cujo nome é (não sei se notou) Mariliz Pereira Jorge. Quanto a "aquele" artigo, favor identificar. Quanto a adjetivos insultuosos, favor explicar por que só o presidente poderia usá-los, mas não todos os insultados. Quanto ao "jornalista querida", tafuia.

  6. Francy Litaiff Abrahim

    Não acredito na objetividade jornalística de quem deixou de ganhar 400 milhões em verbas federais como aconteceu com a Folha nos últimos quatro anos. Daí esse tipo de artigo, apelativo e eleitoreiro. Acrescenta aí aquele artigo que só continha adjetivos insultuosos ao presidente, prova viva do estágio da atual inteligência midiática brasileira, não é, minha jornalista querida?

    Responda
    1. Marcos Goldnadel

      Você deveria aplaudir insultos. Afinal, é só o que o seu líder assassino sabe fazer. Aliás, o que ele fez durante esses 4 anos além de andar de moto, jet ski, e de expelir insultos?

  7. Lidia F Costa

    Quem dá cheque em branco para alguém está pedindo para ser roubado. Principalmente qd perfeitamente conscientes das condenações por unanimidade de uma dezena de juízes de várias instâncias diferentes e que não foi inocentado apenas teve processo anulado p questão de CEP. Ciro tem razão Lula é encantador de serpente. A síndrome de Estocolmo atinge milhões de Lulominions. Para o bem do Brasil dia 30 (vote 22), respeito TB seu voto contrário.

    Responda
  8. José Ricardo da Silveira

    Bolsonaro é um horror, mas tremo quando penso em passar um cheque em branco a Lula. Lula ainda não disse o que se propõe a fazer. Conta com a imensa repulsa e as co ao psico pata do planalto, para eleger-se sem qualquer compromisso.

    Responda
  9. ricardo fernandes

    trocando a palavra incompetente por psicopata o texto está mais correto. nessa eleição não entra a razão. pela razão, esse alucinado nem seria eleito. é o retrato de um pais muito longe de qualquer conceito que se tenha de civilização. o afeganistão é aqui.

    Responda
  10. Rafael Mo

    Há boatos que está havendo pressão junto a trabalhadores de comércio, pequenas industrias, prefeituras, para votarem no Bolsona o, com monitoramento de redes sociais de funcionarios, ameaça de perda de emprego. É muito grave isso, TSE deve agir.

    Responda
  11. MARCELO MARTINS DE MARTINS

    É claro, universo paralelo. A mim me parece bastante real. Pois tudo o que é grande para o marxismo deve necessariamente ser minúsculo, inexistente eu diria (se não tivesse efeitos tão deletérios) para uma vida sã. Mas vocês que pretendem eleger Lula, passar o tal "cheque em branco" a toda sorte de corrupção e imoralidade, consideram também "grandes" teóricos que sustentam conceitos tais como "justiça popular", que nada mais é que o morticínio indiscriminado. Ou seja, vocês não prestam mesmo.

    Responda
    1. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      Não consigo lembrar de nenhum ato despótico de Bolsonaro. Já no STF, que tem sete ministros indicados pelo democrático PT, campeia o arbítrio. Mas com a nova composição das casas legislativas e um novo mandato para Bolsonaro a democracia vencerá no Brasil. Não a "democracia popular" no estilo dos cubanos ou venezuelanos, esses modelos magníficos, mas uma verdadeira democracia liberal, novamente, com respeito às liberdades individuais e constitucionais.

    2. carlos campos

      O adversário do Lula é corrupto e imoral , mesmo sem cheque em branco. Será que quem apoia um ditador em potencial presta?

    3. Lineu Saboia

      Justiça popular significa fuzilamento em massa no âmbito das ditaduras socialistas..

    4. Clair Calandreli

      Pode-se definir esquerda de várias maneiras, atualmente! Mas a direita só tem uma intenção: Cuidar da elite e pertencer a ela!

    5. Peter Janos Wechsler

      Esquerda não é idêntica ao marxismo, mas o marxismo é de esquerda.

    6. Clair Calandreli

      Ydiota é quem confunde esquerda com marxismo!

    7. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      Ainda que eu não esteja mais de acordo com o que eu mesmo escrevi, não é o caso de atribuir a autoria a um comediante, se discorda do conteúdo. Antes seria interessante oferecer algum argumento contrário em resposta, o simples ridicularizar vazio não é de grande valor. O comentário continua vigoroso e perfeito para defender o ponto a que se propunha então.

    8. Clair Calandreli

      Quem escreveu esse comentário? Seria o Ronald Golias?

    9. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      Em atenção a sua pergunta eu apenas digo que essa minha postagem está fora de contexto, pois era uma resposta a um outro comentário, foi um equívoco estar aqui, isolada. Mas mesmo não gostando do seu tom, bem como do de todos os demais que se prestaram a responder meus comentários, informo que não estou muito bem de saúde e já não sustento mais essas mesmas opiniões. Talvez venha mesmo a votar em Lula, que sei eu?

    10. ricardo fernandes

      vc estava dopado quando escreveu isso?

    11. ricardo fernandes

      vc estava dopado quando escreveu isso?

  12. Orasil coelho pina

    Em tempo: Já existe o escitalopram!!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah! Orasil, meu caro, escitalopram não combina com birita, já aviso. Passei duas vergonhas fortes por conta do mix... Se for pra manter a dupla dinâmica de analgésicos d'alma, talvez seja melhor seguir a receita do Dr. Daniel, abaixo! Hahaha!

    2. Daniel Alvares

      Acho que é pouco para aguentar o Brasil de hoje. No mínimo uma mirtazapina com venlafaxina e uma dose de 51

  13. SERGIO saraceni

    Bravo, Mariliz!! FORA ENDEMONIADO!!

    Responda
  14. Anderson Costa

    Não tenho dúvidas em dar um cheque em branco para alguém que governou por 8 anos e rendeu frutos sociais para tirar o pior presidente da história deste país.

    Responda
  15. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Na política, não existe cheque em branco. Mais cedo ou mais tarde, dependendo dos débitos, créditos e passivos, - sempre se paga em dobro e com juros.(Claudia F.)

    Responda
  16. Alexandre Pereira

    Se Dilmar mais uma vez será um cheque sem fundos. Esperemos que não e que, entre duas escolhas ruins, sobre algo de bom para o país.

    Responda
  17. wilson kfouri

    A prioridade é derrotar o miliciano psicopata genocida,o resto é lucro...

    Responda
    1. Lineu Saboia

      A prioridade é eleger um ladrão para continuar aos 13 anos de roubalheira aos cofres públicos para investir em ditaduras socialistas no exterior.

  18. Samuel Gueiros Jr

    Lula em discurso: "existe analfabetismo porque nunca nenhum governo neste país olhou para a Educação". Isso dito na frente do seu ex Ministro da Educação e esquecendo que esteve por mais de 16 anos no poder. O seu melhor projeto de educação é estimular adolescentes a roubar celulares e irem tomar uma pinga no bar próximo. É o único democrata no mundo que pretende controlar a mídia.

    Responda
    1. Lineu Saboia

      Pôxa o PT, Lula e Dilma ficaram 13 anos no poder e não olharam para a educação ? Chega de conversinha fiada Lula. Já roubou o suficiente.

    2. Peter Janos Wechsler

      Pois é. Não leiam. É chato e dá sono.

    3. Marcos Benassi

      Ah, tá. Entre Sal e Gueiros, fico com a flor de sal.

    4. Daniel Alvares

      Em quem você votou no segundo turno de 18? Porque se votou em Bolsonaro, queria que comentasse um pouco sobre as propostas concretas que ele tinha para educação, cultura, saúde e meio ambiente.

    5. Samuel Gueiros Jr

      Kfouri, eu não estou defendendo Bolsonaro, acho ele de fato estúpido e incompetente. É recorrente na imprensa essa mania de achar que todo mundo que posta uma mensagem com críticas a Lula é logo tachado de bolsonarista e entram numa espécie de concurso tipo: "o meu é feio, mas o seu é horrível". Assinar um cheque em branco, seja para Lula ou Bolsonaro é estar com a síndrome de Estocolmo, afagando o agressor e sequestrador da democracia.

    6. wilson kfouri

      É gueiros ou queiroz? Falar de Educação no governo do Bozo é falar de corda em casa de condenado: Teve 4 ministros : um colombiano que ofendeu os brasileiros e não falava português,outro que escreveu " imprecionante" e confundiu Kafka com cafta ,outro que nem assumiu por forjar currículo e o quarto preso por se envolver com pastores bolsonaristas corruptos receptores de barras de ouro...

    7. wilson kfouri

      Haddad foi o melhor ministro da Educação do país tendo criado o Ideb,Fundeb,Sisu,Prouni,,Pronatec ,Proinfäncia etc ações sociais que possibilitaram o ingresso de milhões de brasileiros de baixa renda nas universidades, cursos profissionalizantes e creches.Contrui 18 universidades,171 câmpi universitários e 242 escolas técnicas. Já o imbrochável teve 4 ministros incompetentes da Educação sendo o último preso por envolvimento com pastores bolsonaristas corruptos receptores de barras de ouro..

    8. Samuel Gueiros Jr

      Fernando, seu sobrenome é minto mesmo?

    9. Fernando Minto

      POR QUE VC SAIU DA CAMA? Melhor calar-se.

  19. Samuel Gueiros Jr

    A maioria dos comentários exalta Lula como um democrata. Ele não aceitou a nova Constituição de 1988, foi contra o Plano Real, fez uma fraude com Cuba no Mais Médicos, nem falo do Mensalão e Petrolão que já se tornaram históricos. Ele ameaçou a democracia por usar o dinheiro público comprando parlamentares. O depoimento de Zema é exemplar descrevendo a crueldade que foi a gestão petista em Minas. Repete que vai fazer o controle da mídia e imprensa, apoia ditaduras. Democrata de arque.

    Responda
  20. MARCELO MARTINS DE MARTINS

    Não sei. Tenho um sentimento que Bolsonaro poderá vencer esse pleito. E com a maioria parlamentar e o cenário que se abre a oportunidade para o saneamento das instituições e o reestabelecimento das liberdades civis e constitucionais estará consolidada. Serão tempos bastante alvissareiros.

    Responda
    1. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      Ou talvez sejam tempos alvissareiros para esquemas sofisticados de drenagem de dinheiro público para compra de apoio político (com o acréscimo de uma sinistra história de um "projeto piloto" em uma tal prefeitura e um desfecho a la Hitchcock!), apoio financeiro a tiranias -"democracias populares" - latino americanas e participações em foruns de congraçamento de ideias com relações simbióticas com o narcotráfico. Isso fora ideais "emancipatórios" de esquerda como o culto do criminoso.

    2. carlos campos

      Serão tempos bastante alvissareiros para a prole , empresários como o Véio da havan , rachadores , passadores de boiada do meio ambiente , seguidores de motociatas , fascistas , negacionistas , não apoiadores da saúde , educação , ciência e por aí afora.

    3. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      Não sei sequer se votarei em Bolsonaro. Não sei nada. Acho que me tornei um troll! Que horror. Não serão tempos alvissareiros de forma alguma, serão tempos ruins. Eu leio jornais de direita, jornais progressistas, livros conservadores, livros marxistas. Não entendo como alguém pode ser tão convicto! Claro, Bolsonaro é apenas um brucutu. Mas é o que ele representa. E Lula também. Não sei se são os melhores exemplares das respectivas correntes.

    4. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      Na verdade mudei de ideia. Sequer sei em quem vou votar. Era só um troll, nada mais. Sempre votei no Lula, sempre fui de esquerda. Apenas estou muito cansado. E doutrinas materialistas não me atraem mais, deveras. Só o espírito interessa. Os primeiros princípios. Mas ninguém parece interessado. Tem essa onda evangélica aí também, mas isso...não há nenhuma força espiritual nesse movimento. Fiquem todos em paz e vamos seguir nossas consciências. Não há nenhum armagedom pela frente...

    5. Marcos Benassi

      Flavio, meu caro, é o "through the looking glass", Alice no país do espelho. Mas se eu puder atualizar um 'cadim, diria que tá mais pros gibis do mundo bizarro, da Marvel. Mais medíocre, mas até por isso mesmo.

    6. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      É claro, universo paralelo. A mim me parece bastante real. Pois tudo o que é grande para o marxismo deve necessariamente ser minúsculo, inexistente eu diria (se não tivesse efeitos tão deletérios) para uma vida sã. Mas vocês que pretendem eleger Lula, passar o tal "cheque em branco" a toda sorte de corrupção e imoralidade, consideram também "grandes" teóricos que sustentam conceitos tais como "justiça popular", que nada mais é que o morticínio indiscriminado. Ou seja, vocês não prestam mesmo.

    7. Marcos Benassi

      Hahahahah! Agora conta aquela da madama Bozolóide que falou pra mulher do motorista "Acho que seu marido vai conquistar a liberdade civil e constitucional de trabalhar aos sábados e domingos sem adicional algum. Mas avisa pra ele parar de tomar sol, porque tá ficando muito escurinho." Hahahahah!

    8. FLAVIO CALICHMAN

      Deve ser interessante viver nesse universo paralelo onde o grande é pequeno , em cima fica em baixo e tudo tem o sentido trocado. Lembra o país das maravilhas da Alice.

    9. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      Permita-me tomar ainda um tempo para esclarecer - Bolsonaro não é o responsável pela sujeira das instituições, pelo contrário, o que se propôs fazer foi combater décadas de imundície sistêmica, sistema mesmo que o tem manietado, liames esses aos quais me refiro. Como boa alfabetizada pelo método Paulo Freire, leitura e interpretação de texto não é o seu forte.

    10. Ana Ferraz

      Neste caso, você está dizendo que as instituições estão sujas e que serão saneadas por quem as sujou ainda mais? E que as liberdades civis e constitucionais não foram respeitadas e que o mesmo sujeito que as desrespeitou depois de eleito irá respeitá-las? Como todo bom bolsonarista, lógica não é o seu forte.

  21. José Rosa

    Não chega a ser exatamente um cheque em branco, tendo o candidato bons números a ostentar de gestões passadas e podendo contar com excelentes nomes na economia ou no governo como um todo, até de fora de seu espectro político.

    Responda
  22. Karla K

    Neste segundo turno votar em Lula é dar um voto de confiança para a Frente Democrática, liderada por Lula, que agrega todas as forças politicas progressistas do nosso País. Cheque em branco pra Democracia. Vamos ajustar ?

    Responda
  23. Emmanuel Nakamura

    O artigo é até bem intencionado. Acho, porém, curioso como cola na imprensa demandas do setor econômico. É no mínimo esquisito comparar o voto democrático a um cheque. Mas sendo a expressão válida, o cheque em branco seria para Lula, que se propõe governar dentro do que resta de estado de direito no Brasil, ou para Bolsonaro, que pretende governar como um autocrata?

    Responda
  24. Dirceu Aguero

    Sairá alto o valor deste cheque. Não terá meu “aceite”, mas também pagarei a conta, respeito a democracia.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Qualquer preço para nos livrarmos do miliciano-genocida-canibal é barato. O povo brasileiro vai dar ao Lula mais do que um cheque em branco: vai depositar nele a sua sanidade, e a certeza de um futuro melhor. Voltaremos a ter uma economia pujante, voltaremos a ter um orçamento superavitário, voltaremos a ter menos mendicantes nas esquinas e mais estudantes nas escolas.

  25. Carlos Maurício

    Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O governo Lula, PT, não inclui Dilma? Sei.

    2. Samuel Gueiros Jr

      Vc fala no patamar mas esquece os degraus que rebaixaram o país com os escandalos do Mens e Petr.

  26. Joselma ramos mouta

    Lula já governou por 8 anos. Tem experiência. É um democrata. Essa é a trincheira. Mas entendi seu texto, Lula é a régua para expulsar esse hipócritas do poder. E ainda lembrando 51 imóveis pagos em moeda corrente que na linguagem cartorial  dinheiro vivo( como se diz no popular ), corrupção MEC pastores, nas vacinas e a chave de ouro: orçamento secreto para o Congresso e.... E....

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Gueiros (não seria Queiroz?), quando Bozo sair vai ver o que é esquema bilionário de corrupção

    2. Samuel Gueiros Jr

      O final desses 8 anos e mais os de Dilma, foi trágico: prisões de ministros e colaboradores, recessão, inflação, prisão de empresários envolvidos em maracutaias dentro do governo, estatais em decadência, condenação do ex presidente, bilhões devolvidos aos cofres públicos,. E mais, aparelhamento do STF, que explica o desfecho de sua descondenação. Tem gente ingênua ou de má fé, que merece assinar um cheque em branco para essa figura.

  27. Joselma ramos mouta

    Lula já governou por 8 anos. Tem experiência. É um democrata. Essa é a trincheira. Mas entendi seu texto, Lula é a régua para expulsar esse hipócritas do poder. E ainda lembrando 51 imóveis pagos em moeda corrente que na linguagem cartorial  dinheiro vivo( como se diz no popular ), corrupção MEC pastores, nas vacinas e a chave de ouro: orçamento secreto para o Congresso e.... E....

    Responda
  28. Vera Queiroz

    Nem é tão em branco assim, chérie Mariliz, já que Lula tem histórico democrata, fez governos colados às necessidades do povo, que ele ama e por quem superou, com altivez, uma prisão política, de onde saiu revigorado para ser nosso presidente contra a barbárie.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      A hora é essa, Benassi, mas aguardo o dia 30 trincando os dentes. Abraço.

    2. Marcos Benassi

      Bingo. Com classe.

  29. Peter Janos Wechsler

    Qualquer cheque em branco, para qualquer político, é um atentado contra a democracia. O artigo infere que não devemos cobrar o Lils até que ele seja eleito dando-lhe plenos poderes de se omitir em questões aos quais não lhe convêm responder no momento. Não é por aí que se evita chorar no futuro sobre leite derramado.

    Responda
  30. Samuel Gueiros Jr

    E os cheques da Odebrecht, JBS, Mensalao e Petrolao, Metrô de Caracas, o Mais Medicos, Porto de Mariel em Cuba voltaram?

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      José Soares, a fortuna de Lula está nos incautos que ainda acreditam nele. Que fazem cheque em branco para um político que se especializou em surrupiar dinheiro público.

    2. josé SOARES

      Obras na Venezuela e Cuba foram benefícios a empresas nacionais, não com dinheiro público nem doação. Mais Médicos atendia população carente.Lava Jato foi farsa jurídica e política comprovadamente.De resto , onde está a aludida fortuna do Lula?

    3. josé SOARES

      Obras na Venezuela e Cuba foram benefícios a empresas nacionais, não com dinheiro público nem doação. Mais Médicos atendia popul

    4. Carlos Maurício

      O cheque da JBS você pode cobrar do tchutchuca do centrão, que recebeu seu quinhão. Mensalão e Petrolão, dos participantes dos partidos que enfiaram a mão no dinheiro, inclusive o PP, no qual o tchutchuca ficou dez anos, teve o maior número de indiciados na Farsa-Jato, e que é amigão do tchutchuca. Porto de Mariel e metrô de Caracas, foram financiamento e não doação. Mas o gadim não sabe a diferença, né ?

  31. Ricardo Botto

    No meu caso não é bem para casa que gostaria de enviá-lo.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Se for Lula melhor enviar de volta pro Presidio.

  32. Marcelo Carneiro da Rocha

    E a senhora acha pouco para sair do hospício.

    Responda
  33. FLAVIO CALICHMAN

    Mariliz, se fosse só cuestão e no tocante já estava barato, mas é também e daí, disso aí, isso daí, na ponta da linha, no meu entender, as quatro linhas, na ponta da praia, Parlamento (nunca é Congresso, sempre Parlamento), ponto final, chamar ministros do Supremo de "senhor fulano" e não de "ministro fulano" e, por último mas não menos importante, talkey. Está baratíssimo, é o negócio do século, chega de vocabulário indigente, ponta do iceberg que é a limitação cognitiva e o pensamento tacanh

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, santa fúria, Batman! Hahahahah, ótema!

  34. João Teixeira de Lima

    Meu cheque em branco em Lula está assinado desde 1989, e jamais me arrependi, assim como assinei em Dilma, também sem um pingo de arrependimento. Hoje dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças, assisto na TV que mais de 10 milhões de crianças passam fome, sem contar os adultos. Isso obviamente não choca os seguidores eleitores desse incompetente que está no poder, já que a água só bate na b.u.n.d.a dos menos favorecidos. A esperança está no ar, só depende de nós. Lula Lá, Haddad aqui.

    Responda
    1. carlos campos

      João , endosso cada palavra de seu brilhante comentário. Ficaria plenamente realizado com as palavras finais : Lula lá , Haddad aqui.

  35. VALTER FERRAZ

    Que ele faça o que tem que ser feito. Sem firulas, sem pegadinhas, sem politicagem (ops! aí já é pedir demais, né? Em primeiro lugar: que faça o mea culpa que está devendo; em segundo lugar: que tenha a coragem de fazer o que deve ser feito. Passará à História como alguém que assumiu o seu lugar. Caso contrário, desista. Ainda dá tempo.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Lula não precisa de mea culpa, o que ele precisa é de confissão, o que o levaria de volta pra cadeia.

  36. Igor Cornelsen

    Lula e os petistas erram ao não serem claros como será a economia nos próximos anos. Vão afastar muita gente que poderia acreditar em seu governo, mas não darão cheque em branco. Se querem ganhar do golpista sejam mais inclusivos e façam um governo de união nacional e não um governo petista a não ser que queiram arriscar perder as eleições.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Lula foi saudado lá atrás por ser a terceira via que o Tony Blais propagandeava sem sê-lo. Só o fato de voltarmos a ter um orçamento, de termos um governo não deficitário como foram os quatro anos do bostô, e de cuidarmos para não termos mais 10 milhões de crianças passando fome em 12 de outubro do ano que vem, já estará de bom tamanho. Nem precisamos voltar a ser a quinta maior economia do mundo, e não a 13a como hoje. Basta que não haja fome, enquantomandamos comida pros outros.

    2. VALTER FERRAZ

      Igor, eles não conseguem. Nós pagaremos (mais uma vez) o pato.

    3. Carlos Simaozinho

      Acho que você está equivocado. Pelas alianças realizadas e pelos apoios externados, Lula se aproximou do Centro, e nunca esteve muito longe dele...Já disse várias vezes que agora, o que importa, é nos unirmos contra este desgoverno de extrema-direita.

  37. MANOEL EMIDIO DE SOUSA NETO

    Cheque em branco em mão de ladrão é um xeque-mate na nação

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Todo comentário que fala a verdade sobre Lula, desperta a ira de fanáticos petistas que logo retrucam com agressões e insinuações de que sejam bolsonaristas. É claro que Bolsonaro é um incompetente e estúpido, da mesma laia de Lula, andando com os mesmos companheiros do ex presidiário. Mas ignorar os erros de Lula a ponto de lhe dar um cheque em branco é uma espécie de sindrome de Estocolmo: afagar o próprio agressor e sequestrador da democracia.

    2. Ana Ferraz

      E o cheque em branco que foi dado em 2018 na mão suja de um sujeito que enriqueceu com rachadinhas e o mau uso de verbas de gabinete, passou nove anos no PP, o partido que teve mais políticos envolvidos nos escândalos do mensalão e petrolão, e que sempre quis governar como um tirano? A conta desse cheque: milhões passando fome, inflação de dois dígitos, salário mínimo sem aumento real, aumento das mortes em estradas, orçamento secreto e um sujeito grosseiro que não concede um minuto de paz!!

    3. João Melo

      Frase sem o menor efeito. Você, provavelmente, assinou um cheque em branco em dois mil e dezoito ao atual mandatário. O resultado é a falta de noção do que seja Nação.

    4. Vera Queiroz

      Ladrão é seu milico de estimação, com todas as rachadinhas e rachaduras de toda a famiglia, mais a escandalosa e imoral apropriação do dinheiro de nossos impostos para compra de votos do centrão, sem prestar contas de mais de 60 bilhões. Esse sim, o roubo do século.

    5. Ricardo Botto

      Mesmo na mão de macaco é mais tranquilo que na mão dessa gente.

    6. Carlos Simaozinho

      Você prefere dar uma arma carregada na mão de um macaco, né?

    7. Emilia Amoedo

      O Bolsonaro além de ladrão é miliciano e violento e está deixando o brasileiro louco. Não é um escolha difícil.

  38. Otacilio Sá teles

    Boa Marília, o que a folha fez com seu editorial justifica essas cutucadas.

    Responda
  39. José Bernardo

    Absolutamente concorde quanto à opção civilizacional que é este voto. Quanto à desconfiança com relação a Lula e a economia, ela é tão mais descabida diante da evidência de responsabilidade que foi sua conduta no governo; e é preciso ter em mente que ele e sua equipe terão que operar milagres diante da terra arrasada que receberão.

    Responda
  40. jose carlos toledo junior

    Está certinho. Essa história de cheque em branco e que Lula tem que esclarecer o que fará da economia e que tem que dizer quem será o ministro da pasta e que tem que ser alguém neoliberal é chantagem pura e simples. Fazem chantagem com Lula usando o medo do povo.

    Responda
  41. Katia Alonso

    A Folha e sua tentativa de isentona é de chorar! Nesses últimos dias editoriais e alguns analistas cravam a história do "cheque em branco", detalhamento de plano econômico e otras cositas más. Ainda bem tem as Marilizes pra deixar claro: não se trata de cheque em branco, mas de uma opção civilizatória. E que parem com o mi-mi-mi do cheque em branco! Como disse o grande Janio de Freitas: cheque em branco é desculpa pra apoiar o inominável.

    Responda
  42. Erica Luciana de Souza Silva

    Dia 30 vou assinar meu cheque em branco.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      A era do cheque já passou para Lula, ele não pode se expor, aprendeu com as lições do Mens e Petr. Faça um pix mesmo, ele vai adorar.

  43. Bianca Moreira

    Cheque assinado mil vezes.

    Responda
  44. Hugo Oliveira

    É isso aí...custa baratinho livrar-se da maior ameaça civilizatória que já enfrentamos, o resto o pragmatismo de Lula dará conta. Impressionante os comentários de tornar-se uma "Venezuela" , caso vença Lula, quando o projeto "chavista" está no outro lado. Quanto ao "desastre chileno e colombiano" , só mais uma farsa: ambos os presidentes assumiram em 2022, há muito trabalho para ser feito nestes países e pouco tempo de governo para "culpá-los" por algum "desastre".

    Responda
  45. Marcos Benassi

    Na disputa civilizacional, Mariluz, convenha cá com seu humilde leitor, há propostas, sim. Não se vai passar a perna na República, menos ainda, na democracia. Propõe-se uma luta contínua contra descabeçamentos anti-constitucionais, respeito à divergência civilizada, a quem tenha cor, gênero - e até número de pés - diferentes do incumbente. Haverá luta, por exemplo, para evitar que o Haras seja mantido como estrela no picadeiro da pgr, teremos que boquejar. A proposta é boa: continuemos Bípedes.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      O homem é um bípede sem penas. O bozo, sem pena! Mas caro Beni, não vai ser fácil sacar o pgr, a turma do centrão tem contas pra acertar no cartório da Rosa!

  46. adenor Dias

    Qualquer um dos eleitos em 30 de outubro, estará recebendo um cheque em branco. Qualquer pessoa com mínimo de inteligência sabe que presidente é apenas um fantoche.

    Responda
  47. Lidia F Costa

    Os Venezuelanos e Argentinos já assinaram e estão muito alegres, principalmente aqueles que como vc conseguiram ir para os aeroportos de Caracas e Buenos Aires e agora vivem, não digo felizes pois estão distantes da pátria amada, só os milhões de cidadãos pobres q acreditaram no encantador de serpente e no a garantia sou yo, que agora não tem mais folhas de cheque no talão pois utilizaram p acender o fogão a lenha improvisado entre tijolos.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Senhora, o número de brasileiras e brasileiros cozinhando ossos e carcaças de frango em fogão a lenha improvisado cresceu no Brasil sob o governo do ex-tenente terrorista e parlamentar insignificante.

    2. Mauricio Soares

      Esta é uma discussão bizantina: se com o governo reeleito (cruz credo!) nos aproximaríamos de um legado como os de Maduro, de Fujimori ou de Hitler. É melhor não pagar para ver, porque pelo andar da carruagem podemos acabar ainda pior que as 3 opções (bolsonaro é ainda mais estúpido que os 3). Graças ao bom Deus, teremos Lula eleito para sustar a queda no abismo.

    3. Carlos Maurício

      Falta muito pouco para nos tornarmos uma Venezuela, sob a batuta deste desgoverno. Quanto à Argentina, ela passou a maior parte dos últimos 50 anos sempre no déficit. Portugal, governo de esquerda: apesar da guerra na Ucrânia, a economia portuguesa cresceu acima das projeções no primeiro trimestre de 2022. Nos três primeiros meses do ano, o PIB (Produto Interno Bruto) do país teve alta de 2,6% em comparação com o último trimestre de 2021.

    4. Carlos Simaozinho

      Sinto muito, minha senhora, mas Maduro é mais parecido com o Bozo do que com o Lula. Se ainda não percebeu isso, é porque a senhora deve ter um déficit cognitivo sério, ou é adepta a regimes autoritários de extrema-direita mesmo e quer vir aqui posar de democrata...

    5. José Bernardo

      Suponho que a senhora tenha vivido em Marte os últimos quatro anos, sem comunicação com a Terra, ou que tenha mantido olhos e ouvidos fechados para o que é este desgoverno; do contrário não escreveria esta ode à desinformação...

    6. Marcos Benassi

      Por que será que os Costa insistem que seu sobrenome é senha pra se manterem "de costas" pros fatos, andando em ziguezague, causando até umas náuseas em quem observa? Tá fazendo jogral com o coleguinha Miro? Tão mirando muito torto...

  48. carlos campos

    Lula foi e é o único sujeito capaz de dar fim ao reinado sombrio deste inominável que nos governa desde 2019 . Precisa ser eleito pra acordarmos deste pesadelo que parece durar a eternidade. Depois de eleito , só deixem o homem trabalhar que ele sabe como poucos como melhorar a qualidade de vida do cidadão comum. Lula governará pra todos mas especialmente para os mais vulneráveis. Vale mais do que um cheque em branco , um voto de confiança.

    Responda
  49. Cristina Dias

    Onde assino?

    Responda
  50. LENY MANZATTI RODRIGUES

    Perfeito Mariliz!!! Cheque em branco para sairmos do limbo, ninguém suporta mais esse pesadelo chamado bolsonaro!!!

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.