Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Antônio

    Pessoas, inclusive católicos, compraram a ideia que o Brasil vai virar comunista e socialista, drogas e aborto serão liberados totalmente. É necessário esclarecer que nunca houve tentativa de implantar o comunismo nos treze anos de governo e que é o Congresso que pode modificar as leis sobre aborto e drogas.

    Responda
    1. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      Também há essa forma mais recente, dita "guerra social", proposta pelo teórico italiano Antonio Negri e empregada por grupos do tipo "Black blocos", cujo único objetivo é destruir e depredar a ordem burguesa estabelecida. Não se quer tomar o poder, não se quer reformas, é a mera destruição do regime. Tudo isso apenas para ilustrar, pois há mais, que o comunismo está vivo intelectualmente, culturalmente, politicamente, em sua militância muito pujante...

    2. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      O comunismo mudou com o tempo, não é mais aquele projeto de poder centralizado, economia planificada, estatização. Se antes o objetivo era agir na infraestrutura para modificar a superestrutura, hoje o processo é o inverso. Então o comunismo hoje é um polvo multitentacular que aje especificamente no campo da cultura, minando os valores da antiga sociedade para destrui-la desde dentro. É o marxismo cultural, o gramscismo, que é negado por muitos, mas que há.

  2. Galdino Formiga

    Análise correta.

    Responda
  3. MORAES TORRES

    Afastado do governo de Alagoas nesta 3ª feira (11.out.2022), Paulo Dantas (MDB) esteve base no discurso sobre corrupção de Lula.... Leia mais no texto original: (ht

    Responda
  4. Maria da Graça Pimentel

    Lembrem a quem tem filhos e filhas quem foi que disse "não est(u)pro porque é feia" ...

    Responda
  5. MORAES TORRES

    Se a Folha e a Globo fossem emparcial Bolsonaro teria levado no primeiro e ja estariamos falando de copa do mundo

    Responda
  6. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Bolsonaro será reeleito para o bem do Brasil.

    Responda
  7. Nelson Vidal Gomes

    Eleições e política no Brasil andam no escuro há muito tempo, pasta que se diga que o partido que mais representa à esquerda é de direita, o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Dani Evans Ribeiro

      E rachadinhas e orçamento secreto e compra de imóveis com dinheiro vivo é tudo honesto Nelson , vai votar em projeto de ditador ? Para de falar em abraço fraterno então .

    2. Nelson Vidal Gomes

      Maria. Se for o caso de votar em Bolsonaro eu votarei em quem foi acusado de estuprador sem sê-lo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Maria da Graça Pimentel

      você vota em que disse "não est(u)pro porque é feia" ???

    4. Nelson Vidal Gomes

      " que mais representa a esquerda.

  8. Benedito Silva

    A certeza é que Vinícius é um péssimo analista. Todas as projeções que ele delineou para o futuro são frustradas pelo presente que ele demarcou atrás. Irrelevante!!

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Eu discordo. A análise parece-me equilibrada.

  9. Leo Barreto

    Pelo visto, este colunista participou do editorial vendidaço... Agora são subterfúgios mil porém com igual intenção

    Responda
  10. Maria Lopes

    A dita grande imprensa (a Folha encolheu depois do editorial de infâmia) não fala de que mais de um milhão de aposentados e pensionistas recebeu mensagem dizendo que votar seria prova de vida e recomendando voto no Bolsonaro. Isso é crime, uso da máquina pública. E A Folha calada? Ainda: que tal chamar orçamento secreto de bolsolao? Para que todo mundo entenda? No fundo, estão acobertando e ajudando o Bozo e sua gangue.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Credo, Maria, dessa dos aposentados eu não havia ouvido. Não foi a do Paraná, boa o sistema da Algar, foi? Minha cara, tô louco pra que isso acabe, num güento mais essa podridão continuada...

  11. Hercilio Silva

    Ganha com 50% dos votos mais 1 voto. Essa é a realidade. Uma diferença maior evita maiores chiadeiras, mas é suficiente.

    Responda
  12. jose carlos toledo junior

    Como quase sempre, texto confuso, macarronico. Dá para entender, mas tá louco. Não há edição na folha?

    Responda
  13. Maria Izabel Costa

    Não há nada de obscuro. Seis milhões de votos é diferença grandiosa para se ganhar uma eleição. Rodou, Rodou e mordeu o próprio ra/Bom.

    Responda
  14. VALTER FERRAZ

    Falou, falou e voltou ao mesmo lugar. Afinal, sete (ou cinco) pontos quantos milhões de votos são mesmo? Pelo visto e lido, o colunista já escolheu o seu lado, só não quer declarar. A Folha está pegando o bonde errado.

    Responda
  15. José Renato Sessino Toledo barbosa

    Um esforço hercúleo do colunista em dar força, em fazer acreditar aos e:eitores do coiso que há chance de Vitória. Os números mostram uma considerável distância entre um e outro. O colunista também crê que pesquisas são falácias? A Folha não se contém em seu descarado apoio ao coiso. Cancelarei minha assinatura.

    Responda
  16. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    1 ponto já é uma diferença. O problema que precisam de revisar os métodos das pesquisas.

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Oh, Grão-Resumidor, nada tenho a declarar. Ou melhor, declaro minha estranheza: frente à pesquisa histórica (de cuja autoria me esqueci) que observa o voto municipal como prognóstico razoavelmente seguro do federal, é interessante que estejamos nesse fio da navalha - no Nordeste, claramente invertido, um voto municipal e estadual mais "reaça", frente ao federal "progressista". Que variáveis impulsionarão os abstinentes e indecisos? Só Zeus...

    Responda
  18. José Cardoso

    Diferença constante de 5 a 7 pontos não é propriamente uma votação apertada. É verdade que a economia está melhorando rapidamente, mas não acho que dê tempo para se refletir nas urnas.

    Responda
  19. Gabriel Santos

    Não existe o mínimo motivo que justifique o voto em lula!É difícil acreditar que um assaltante que praticou todo tipo de crime em uma nação, ainda tenha votos!Isso mostra o pior de uma nação, que é a normalização de crimes!Que sociedade se constroem quando se aceita um ladrao governando?Mas uma certeza eu tenho:Lula se vencedor, não permanece 2 anos no cargo!O impeachment dele será pedido todos os dias!

    Responda
  20. Beatriz Alves dos Santos Silva

    Acerca da redução de votos brancos e nulos é necessário que a Justiça Eleitoral fique alerta contra possível fraude, com pessoas votando em nome de outras, que não compareceram ao local de votação. Causa estranheza o número de pessoas nas filas já quase no final do horário de votação e o senhor presidente pedir que bolsonaristas permaneçam no local de votação depois de votarem.

    Responda
    1. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Você foi Doutrinada de forma eficiente hein? Hahahahahahahahah

  21. Marcelo Luiz de Lima

    Depois de sair o resultado do primeiro turno,fiquei preocupado comigo e com os ciristas. Explico: na minha cabeça,todos os ciristas JÁ eram bolsonaristas e só eu não havia percebido.

    Responda
  22. Joao Braga

    O presidiário quer voltar a cena do ...

    Responda
    1. Luiz Carlos Noronha

      Ué. Ele está preso ainda? Vejo que vc ja está apavorado. 13.

    2. Athayde Carneiro

      Bolsonaro? ele é que foi preso justamente.

  23. Maurizio Ferrante

    Estou surpreso que o colunista nao inclua o parâmetro. - selvageria - no seu raciocínio. Selvageria e fake news, especialmente de um lado, veja-se crianças sem dented da damares e enxurrada de dinheiro do orçamento secreto

    Responda