Mirian Goldenberg > O futuro das crianças do Brasil depende do voto de cada brasileiro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não sei se as pessoas estão tão saturadas assim. Embora tenhamos o melhor sistema de votação, ainda pecamos pela burocracia. Muitos dos que não votaram estão fora de seu domicilio eleitoral. Tenho uns 8 amigos que não votaram por estarem fora de seus municÃpios por motivo de trabalho/estudo. O prazo do voto em transito terminou 18/08. Pq não liberar para votar em qlq lugar para presidente e, se dentro de seu estado, habilitação para governador? A obrigatoriedade não condiz com a liberdade.
Importante refletir sobre essa questão
Com Democracia não se brinca. Recado dado Mirian. Parabéns pelo texto.
Muito obrigada Rafael
Mirian, você está completamente errada, humanos são ruins, a humanidade é que estraga o planeta, nós, humanos, é que fazemos as desgraças. DeverÃamos descer de novo onde sempre estivemos: simples seres mal feitos e mal acabados. Desgraçadamente humanos!!!!
Todos os tÃtulos são excelentes Mestra! Eu respeito a escolha de cada um, só não a entendo, nessa especial temporada que estamos vivendo. No caso da covid, tantas vezes negada pelo atual mandatário, assim como a fome, onde mais de 10 milhões de crianças padecem, sem contar os adultos. E tantas outras mazelas que nos acometem, mas seguidores/eleitores desse "Presidente" fazem questão de não enxergarem. Nossa chance de mudança será dia 30, e ela acontecerá, e dias melhores virão. SMdeserF.
... a pobreza é a forma simbólica de 'comer carne de gente'.
Busco fazer a minha parte João, mas está desesperador testemunhar a desumanidade e o horror
Nossa, que clima mais apocalÃptico! Bolsonaro é um bom presidente, tem seus defeitos, mas preza pelos bons valores conservadores, valores esses que foram definidos por Roger Scruton como práticas sociais provadas pelo tempo, pelo método de tentativa e erro, seguras. Não os arroubos "emancipatórios" notoriamente dissolutos dos progressistas, estes sim uma séria ameaça à s crianças e jovens da nação.
Perfeito
De fato, um mito se presta a diversas interpretações. Eu prefiro pensar que se refira antes ao conhecimento da essência das coisas, as ideias, em detrimento de suas aparências fenomênicas, que teriam um caráter por assim dizer ilusório. Mas compreendo o que quer dizer. Qualquer um que não esteja empenhado "no avanço das pautas progressistas" só pode estar iludido...
Platão explica sua resistência no "Alegoria da Caverna".
Tem um livro em homenagem as vÃtimas da covid, com o tÃtulo de Bosques da Memória.
Nem penso em deixar meus netos a deriva. Vou, fico na fila até votar. Não há Cristo que me tire do acesso à urna. E convoco as brasileiras que lutaram pela vida dos filhos até eles caminharem sozinhos, a embarcarem nessa missão de cidadania em prol dos nossos netos e futuros detentores da democracia, da civilidade e cidadania.
Que lindo, Maria Izabel. Pena que milhões de brasileiros não pensem como você.
Finalmente achei algumas pessoas que pensam igual a mim!!!
Quem se abstém, coopera para o mal. Coopera à negação da ciência e das evidências, ajuda no favorecimento do desmatamento e no avanço da fome; auxilia os cortes de verbas da saúde e educação. Quando deixamos de votar, literalmente, damos carta branca para fazerem o que quiserem com o nosso paÃs. A conta não chega agora, mas, daqui há décadas, onde nossos filhos e netos estarão se desenvolvendo como pessoas, cidadãos, brasileiros. Triste. Às urnas, companheiros! Dia 30 se aproxima.
Verdade, Matheus
Mirian, comprei o livro Bosques da Memória- plantar, transformar e ressignificar. Nele existe uma menção a minha irmã que foi uma das vÃtimas do atraso na vacina da covid; o nome dela é Cláudia Maria de Azevedo Vasconcellos.
De novo a palavra futuro no paÃs de cultura mediocre? Mais uma a ser incluÃda como verbete para acomodação ou ficar sentado e esperando....esperando.
"O número alarmante de abstenções mostra que o Brasil não se resume a dois times inimigos e que existem milhões de brasileiros que estão exaustos e saturados de um jogo tão odiento, truculento e radicalizado. Ou seria melhor dizer uma guerra insana?" Mirian, sei que não é tua intenção, sou teu leitor, mas nesse parágrafo e no seguinte, parece que equiparas os dois candidatos. Como se o ódio, a truculência e o radicalismo fosse de lado a lado. Para não deixar dúvida: VOTO PELA DEMOCRACIA.
Eu também Francisco
O que me deixa triste,Mirian, é 'obrigar' minha mãe,de 80 anos a votar porque quem pode ir,não está nem aà para o paÃs que diz que ama. Graças a Deus,minha mãe é progressista!!
É desesperador Marcelo, muito triste
Mirian, quando vejo um bolsonarista é como se estivesse vendo uma criança brincando com um bisturi, dá uma aflição porque sei que ela vai se machucar e machucar os outros e eu não posso fazer nada, ela não houve e nem quer ouvir. Vivo nesta angústia misturada com raiva, como se estivesse me afogando ao ser agarrado por um afogado, me sinto inútil, impotente. Mas não podemos nos entregar, desistindo de lutar até o último instante.
Paulo, também me sinto inútil, impotente e muito angustiada. É desesperador
É muito triste e desolador quando vemos pessoas próximas que consideramos inteligentes reproduzindo mentiras absurdas como se fossem verdades, as chamadas "fake news". Mas é um fenômeno complexo que não começou aqui e demanda um estudo e visão mais amplas de mundo e dos fenômenos sociais e polÃticos para que possamos compreender nossa situação atual. De forma geral, falta estudo e interesse em compreender os fenômenos de forma mais complexa e abrangente.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Muito triste
Hello robot.
Acho que a Folha está boicotando meus comentários.
Na minha humilde opinião a primeira causa das abstenções é a ignorância ( a culpável e a desculpável), as filas também foram uma causa e as redes sociais. Quero me deter no caso das filas, sempre que votei não havia filas do jeito que houve esse ano, acho que foram provocadas pelos bolsonaristas que estão em todos os lugares- nos TREs, nas Seções e nas próprias filas) eu vi pessoas estimulando as outras para desistirem de votar. Os bolsonaristas não desistiriam. Socorro Mirian.
Socorro
E pela segurança da democracia, votando contra o autoritarismo que a todo momento flerta com o golpe, uma vez que não será reeleito.
Por um Brasil com democracia, educação e saúde para as crianças
Na verdade a abstenção a nÃvel nacional não foi diferente da média de outras eleições. Mas quanto à s filas no RJ eu concordo. Só votei porque dei carteirada de maior de 65, passando na frente. O mais curioso é que uma vez dentro do colégio, a minha seção estava praticamente vazia! A fila única quilométrica fora do prédio não separava as seções.
Muito muito muito estranho filas quilométricas e pessoas estimulando as pessoas a desistirem de votar. Vi vários casos... muito muito estranho, para dizer o mÃnimo
Será que descobriremos depois, que essas filas enormes seriam de Bolsonarentos, que ali estavam para desestimular a espera para votar? Será que não estariam justamente nas Zonas Eleitorais as quais o Lula e o PT venceram? Em se tratando desse governo e desse movimento que destrói o Brasil e a Paz entre os Brasileiros, eu acredito em tudo. Abs
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > O futuro das crianças do Brasil depende do voto de cada brasileiro Voltar
Comente este texto