Tom Farias > Lima Barreto, o cavaleiro andante da literatura brasileira, ficou esquecido Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Diogo Carreira Alves

    Também existe um excelente HQ nacional sobre essa história, ela se chama: Chibata! - João Cândido E A Revolta Que Abalou O Brasil, recomendo a todos os curiosos.

    Responda
  2. Pedro Cardoso da Costa

    De novo, censurado pelo jornal mais "democrático" do país.

    Responda
  3. Pedro Cardoso da Costa

    Luto, com o tamanho bem menor do que um Lima Barreto esquecido, para que exista uma política de leitura nas escolas; que se estabeleça um limite mínimo de livros por aluno para cada ciclo. Um aluno que completasse o ensino fundamental deveria ter lido ao menos 50 livros, distribuídos entre os 9 anos; ao terminar o ensino médio, de 70 a 100 livros. Existe uma lei federal que obriga cada escola a ter uma biblioteca. Ninguém nem sabe dela (12.244/10), como muitas outras, não passa do papel.

    Responda
    1. marenildes silva

      Que lindo pedro. Sou policarpiana. Hoje, só dou presente de livros, as crianças da família principalmente, uma vez um pai falou que o obrigava a ler pra seus filhos, já que na época ainda não eram alfabetizados. Se entre os que dou ou dei, formar um leitor, cumpri uma grande e linda missão, senão, pelo menos tentei; o habito da leitura cria liberdades inimagináveis.

  4. alfredo araujo

    Li muito Lima Barreto na juventude.Sempre gostei de seus escritos e me identifiquei.Às vezes,quando eu ainda tomava umas,tinha vontade de pedir um martelo ao dono da boteco,mas ele, provavelmente, não iria entender.Não dá para ver Sarney na ABL e entender o ostracismo de L.B.Parabéns pelo artigo!

    Responda
  5. MARCELO ROCHA

    Encontrei esse senhor ainda no Ensino Médio, me cativou,me encantou e me fez ser uma pessoa melhor e um cidadão ciente de seu papel na sociedade. Li a pouco tempo a biografia escrita por Lilia Schuwarcz e mais uma vez me encantei. Eu vou comemorar esses 100 anos, falarei para quem eu puder, para quem me ou ir, como um bêbado num botequim de todos os santos até que o sono me carregue. Brasil: Temos Lima, Temos Machado, somos grandes.

    Responda
  6. José Cardoso

    É um caso raro de grande escritor que tinha uma formação em ciências exatas. Há passagens divertidas do Policarpo Quaresma tentando aprender balística que mostram isso.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.