Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE CRETELLA NETO

    Profa. Maria Hermínia: compunha a Banca Examinadora em concurso para Professor Titular de Direito do Comércio Internacional na Faculdade de Direito da USP, em 2012. Anulamos o concurso pelas irregularidades (para não dizer falcatruas) cometidas pela direção da Faculddde e pelo Depto. de DIN. Quem participa dessa forma de patranha não tem autoridade para comentar nada em política, mas, como é petista, encontra espaço aberto na Folha.

    Responda
  2. Eulalia Moreno

    Professora Maria Hermínia exercitando a sua lucidez, como sempre. Há muito mais em jogo do que " Lula ladrão e Bozo genocida": é o Estado Democrático de Direito ameaçado pela barbárie , é um projeto nazifascista em progresso: abandonaram o preto integralista, , o marrom hitleriano e vestem verde e amarelo da bandeira de todos nós.Liberdade só para eles, benesses para eles e seus cúmplices.A democracia no Brasil está em risco e o maior dos riscos é não ver esse risco, como escreveu Miriam Leitão.

    Responda
  3. Joao Braga

    Dona Herminia o que ele comentou como uma possibilidade a sra já afirma como certeza e vai por aí. Comente quem já prometeu estourar o teto de gastos, voltar imposto sindical, controle da midia, brecar a exportação de carne e outras birutices...

    Responda
    1. Fernando Minto

      João, a qual clube de tiro vc pertence?

    2. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Bozo já estourou o teto de gastos faz tempo. Alguma dúvida? Qto ao resto de suas afirmações, são falsas. Vc está se alimentando de fakes do gabinete do Carlos. .

  4. José Cardoso

    A constituição que está aí não é mais a de 88. Por exemplo, a atual Selic seria derrubada pelo STF por estar acima de 12% ao ano. Bolsonaro não poderia concorrer à reeleição. Qualquer mudança adicional não seria uma novidade em nossa tradição recente.

    Responda
    1. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Não entendeu nada. A mudança no n.de membros do STF, membros nomeados por Bozo, terminaria completamente com a autonomia do Supremo, q seria simples apêndice fo governo. Tal alteração não se compara em gravidade a todas as outras já feitas. Foi Chavez que fez isso, igualzinho, na Venezuela Orban na Hungria tb. Tornaram-se ditadores. Entendeu?

  5. Marcos Benassi

    Ôôô, dona Hermínia querida, confesso um certo desamparo em não tê-la justamente nesse período tão crítico... Hahaha! Mas vossa mercê já lutou à beça, hora de férias - e quem garante que não lutará fora do jornal, não? Pois torço pra que as tenha excelentes, e que volte pra comentar do nosso alívio, desafogo e esperança. Vai que vai, tenha ótimas férias! E grato pela sempre ilustrada prosa aqui nesse cantinho do jornal.

    Responda
  6. MARCELO MARTINS DE MARTINS

    Esse jornal está muito chato. É uma ladainha...ah porque precisamos avançar nas pautas progressistas...Onde está escrito (fora das cartilhas marxistas) que devemos avançar a todo custo nas pautas progressistas? São apenas um tipo de pensamento, que em uma democracia deve ser submetido ao escrutínio popular. E a população rejeita essas pautas, o recado já foi dado, ainda que Lula vença. E não é ignorância o problema, é o saudável bom senso. E a salubérrima fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      … e o Senhor persistirá fazendo suas vítimas in saecula saeculorum... A propósito das pautas progressistas, elas incluem a liberdade de culto a qualquer credo religioso sob o Estado laico, como no período clássico do império de Roma. Aí vieram os cristãos e...

    2. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      Sim, século XIII, excelente! Mas a reforma! Todo o Espírito se perdeu! Suponho que você seja um materialista e apenas analise as consequências econômicas, infraestruturais dos acontecimentos. Eu me esforço para alcançar sempre alguma compreensão das realidades de ordem suprassensível. E com a aquiescência sincera da vontade às verdades reveladas - "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou o coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que O amam."

    3. Marcos Benassi

      Se quiser século treze, à vontade. Eu não tenho qualquer pobrema com a reforma, acho até saudável. Meu pobrema é com a telepastoralidade financista, manipuladora da fé. E adoradora do Bozo de Ouro, que deixa qualquer ídalo pagão no chinelo.

    4. MARCELO MARTINS DE MARTINS

      Quanto à voltar para o século dezessete eu não sei. Talvez um pouco antes da reforma, por favor, seria mais arejado. Mas deixa prá lá. Eu tirei um tempo para vir aqui no jornal expressar algum pensamento, qualquer coisa que fosse, só porque. É minha saúde sabe? Por isso devo voltar para meu recolhimento.

    5. Marcos Benassi

      O que é insalubre pacarái é a fé no Bozo. Em Cristo, tá tudo certo. E o eixcrotínio popularesco, bem, tenha fé de que um dia inventam a máquina do tempo e quem quiser volta pro século dezessete.

  7. Ronaldo Pereira

    O problema professora está no fato do PT e seu controlador (Lula) não se voltarem às parcelas mais significativas da classe média que se sentem atraídas pelo populista bozoloide e acham que o partido do candidato só tem ladrão ….

    Responda
  8. Ivan Bastos

    Contra o canibalismo, vote Lula.

    Responda
  9. Francy Litaiff Abrahim

    Somente no Brasil chamamos de última linha de defesa da democracia aqueles que chamam Cuba, Venezuela e Nicarágua de esperanças da América Latina. A senhora já foi capaz de argumentar melhor.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E vassuncê chama essa lenga-lenga de argumento? Putz... Pogréssio é isso mêmo! Hahahahah!

    2. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

      Com certeza! Imaginei que o titulo fosse uma critica ao voto obrigatório e deparei com esse texto de quinta categoria.

    3. Mauricio Soares

      Somente no Brasil? Todo o mundo ocidental chama Lula de última defesa da democracia no Brasil, e não só isto: ele é também a esperança de sustar a devastação do planeta promovida pelo genocida: a devastação ambiental, cultural e moral. Quem busca com todas as suas forças a venezuelização, na onda do globalismo fascista que assola além da Venezuela, também a Hungria, a Turquia, a Rússia, a Ucrânia, as Filipinas e Pindorama, é o canibal.