Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Malta Campos

    Perfeito, Conrado

    Responda
  2. JOSE CRETELLA NETO

    ... Bolsonaristas também tem sua lista de malfeitores, como os filhos 01, 02, 03, e ex-do Jair, o Queiroz e os milicianos e ex-militares que fazem parte de sua "entourage". Vou votar na Angela Merkel !!!

    Responda
  3. JOSE CRETELLA NETO

    A questão é a seguinte: a realidade é que não temos uma boa escolha. Bolsonaro roubou (Codevap, imóveis comprados com dinhero vivo, "rachadinha! ...) e Lula também (ou pelo menos - e no mínimo - facilitou que roubassem - vide o Mensalão e o Petrolão). São a mesma farinha embalada em sacos diferentes. A questão é que o PT gosta de se mostrar como o campeão da moralidade, certo, José Dirceu, Palocci, Vaccari, Nestor Cerveró e outros ilustres nomes que ornamentam as páginas policiais ? E os ...

    Responda
  4. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Não faltam adjetivos para desqualificar Bolsonaro. Aqui na Folha mesmo Ruy Castro e Sérgio Rodrigues pespegaram uma coleção deles no currículo do Coiso. Bozo será descrito nos livros como análogo a um “flagelo dos deuses” na vida de milhões de viventes deste país. Essa figura jamais deveria ter chegado onde está. É como se fosse uma peste insidiosa e cruel. Entre os milhões q o apoiam nem todos devem ser maus-caracteres. Essa parcela do eleitorado deve pesar seriamente sobre o voto no dia 30.

    Responda
  5. João Larizzatti

    O resultado de 4 anos desse governo está nas ruas: famílias inteiras jogadas ao léu, e em número cada vez maior. A justiça tenta reparar, em vão, os malfeitos produzidos em série e que já causaram os estragos pretendidos.

    Responda
  6. Manoel Cardoso

    Pobre jovem democracia brasileira. A merda vai virar boné.

    Responda
  7. marcos jose cardoso de oliveira

    Se o Bolsonaro ganhar o Brasil vai virar uma república teocrática. Se hoje está ruim, imagina ele eleito...

    Responda
  8. Elizeu Lira Corrêa

    Irretocável! Que não assistamos a tudo isso de braços cruzados. Se não reagirmos, já sabemos onde vamos parar...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Já não reagimos há anos.

  9. Valdir Silva

    Nesta eleição não há o lado de Deus. Mas há o lado da mentira, má fé, engano, da cafajestagem. Sim, desde FHC, todos os governantes usaram a máquina pública a seu favor. Mas não da forma desavergonhada como Bolsonaro faz. Ainda acredito na Vitória de Lula. Se vier, será um feito e tanto. Que Deus tenha misericórdia deste país.

    Responda
  10. Rodrigo de Sousa

    Como sempre, muito boa a análise. Acrescentaria um fato: cerco às seções eleitorais a pedido do candidato presidente. Moro no RJ em área de domínio da milícia e na seção eleitoral em que minha companheira vota não foram poucos os casos de eleitores hostilizados por irem votar de vermelho. Havia vários grupos de eleitores vestidos de verde amarelo como que fazendo barricadas ao acesso à votação. É estratégia de terror miliciana na política ... e crime eleitoral, diga-se de passagem.

    Responda
  11. Maria Lúcia Bergami

    Lendo, me sinto à beira do abismo presa a um tronco com metade do entorno querendo me empurrar e a outra metade querendo me salvar.

    Responda
  12. filipe moura lima

    Quando eu for presidente, Conrado será indicado para o STF. Não há quem o ombreie.

    Responda
  13. Ney Hamilton Michaud

    Mais um texto brilhante do professor CHM. Lúcido, cortante, preciso. O Brasil de "Não verás país nenhum" está acontecendo. A distopia não é ficcional. No Brasil a realidade é mais criativa que a ficção. Mais assustadora que o mais assustador dos contos de Poe, Lovecraft ou S.King. Mais perturbadora que Margaret Atwood.

    Responda
  14. José Cardoso

    Que há atualmente um abuso flagrante de poder não há dúvida. Como foi a aprovação da reeleição do FHC, acoplada ao endividamento do país para manter a paridade dólar-real, com mega desvalorização pouco depois da posse. E como foi o congelamento do preço dos combustíveis e energia elétrica no final do governo Dilma, seguido por um tarifaço após as eleições.

    Responda
  15. Carla C Oliveira

    Mais recentemente, Loyola escreveu "Desta terra nada sobrará". Parece que ele previu o bolsonarismo e suas consequências.

    Responda
  16. Ricardo Botto

    Gilead é aqui.

    Responda
  17. Jorge Durán

    Gostaria de agregar uma informação relevante: militares encontraran lugar no processo eleitoral, a convite do supremo Toffoli e do supremo Barroso. Não lembro bem se a aberração cometida por estes supremos foi repelida quando ocorreu, pelo perigo que significou para o Estado Democrático. Permitia a constituição atual esses convites? E a titulo de que foram feitos? Um dia batem na porta, no dia seguinte dão um chute e no terceiro dia arrombam a porta. Essa lição é antiga e ainda não decoramos.

    Responda
  18. Jorge Durán

    Gostaria de agregar uma informação relevante: militares encontraran lugar no processo eleitoral, a convite do supremo Toffoli e do supremo Barroso. Não lembro bem se a aberração cometida por estes supremos foi repelida quando ocorreu, pelo perigo que significou para o Estado Democrático. Permitia a constituição atual esses convites? E a titulo de que foram feitos? Um dia batem na porta, no dia seguinte dão um chute e no terceiro dia arrombam a porta. Essa lição é antiga e ainda não decoramos.

    Responda
  19. Marta Vainchenker

    Parabéns, professor. Seus textos não são nada tortos, mas feito faca, cortam a carne de vocês, parafraseando a canção do Belchior.

    Responda
  20. Rodney Azevedo

    Texto absurdamente lúcido e intelectualmente correto! Uma das melhores colunas desta Folha no ano! Parabéns Conrado!

    Responda
  21. Marcos Benassi

    Justa que Latiu, que texto! Não terei contribuição nenhuma, de tão bão, Conradão, me'rmão. Só me lembro do fato de que, na formatura de uma de minhas irmãs, engenheiras de alimentos, o homenageado (paraninfo?) era o Ignácio de Loyola Brandão. Eu ainda não o havia lido, achei até estranho um escritor, ali. Cara, cê vê que coisa? Engenheiros, na Unicamp, trinta anos atrás: foram capazes de ter a clareza e o culhão de botar o Loyola Brandão no trono de sua formatura. Pioramos pacarái, hein? Ô lôko.

    Responda
  22. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Síntese perfeita do momento. Parabéns.

    Responda
  23. Helio Cardoso

    Bolsonarismo é assim: "Temos opinião, nada nos mudará. A terra é plana!"

    Responda
  24. Jane Medeiros

    Certíssimo! Lula está desafiando um adversário que pode tudo, que se dá este direito. Quanto às leis eleitorais, quem disse que importam!

    Responda
  25. Paulo Chaves

    Nessa equaçäo, vamos sempre lembrar da mão amiga da imprensa de extrema direita, como essa Folha. É uma luta desigual. Precisamos da força de Sansão pra derrubarmos essa corporação neoliberal e plutocrática.

    Responda
  26. Amarildo Caetano

    Corretíssimo .A justiça eleitoral não consegue contrar o uso da máquina e da mentira .Mas a esperança é que o amor vença o ódio .

    Responda
  27. Ivan Bastos

    É fundamental a vitória de Lula, e ouso dizer, será de 60% neste segundo turno.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus te ôva!

  28. João Carmo Vendramim

    Em 2018 conclui o mesmo sobre as eleições. A internet deu voz aos milhares interessados em tumultuar o ambiente político e favorecer o seu candidato. Nesse sentido, a eleição do “coiso” foi fraudada: fake News, ajuda descarada de Moro, sem debate, sem programa, etc….

    Responda
  29. S RGIO DA SILVA

    Conrado, muito boa análise e conclusões. A justiça eleitoral de baixo clero realmente está comendo bola, enrolando ou até jogando a favor do desgovernante como alguns setores de imprensa que ainda dão muito tempo de exposição e falação para o coisa ruim.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      De quando em vez, até, ao invés de "falação", o que ocorre é felação mêmo...

  30. Heloisa do Amaral

    Essa última tacada, da prova do vida do INSS foi sagaz, oportunista e claramente ilícita. E não vai ter consequência alguma (ao menos não desfavorável ao inominável)

    Responda
  31. Claudio Carvalho

    Um dos melhores articulistas do momento. Muito bom!

    Responda
    1. Ricardo Silveira

      Pura verdade! Ele é craque!!

  32. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Na mosca

    Responda