Mariliz Pereira Jorge > A barbárie em Aparecida Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Uma horda de fanáticos e truculentos fascistas invadindo um santuário, interrompendo missa, vaiando padre, perseguindo e encurralando jovem de vermelho, agredindo a imprensa. Não faz lembrar a Alemanha dos anos 30 quando os nazistas começaram a perseguir os judeus?
Adorei esta visão lúcida, viril e contundente, parabéns Mariliz!
Certa época fui com minha sobrinha, Mórmon, a Aparecida. Ela a trabalho e eu dirigindo. Passamos no Santuário e ela ao sair disse: Dentro da Igreja está cheio do EspÃrito Santo.Uma dádiva! E essa gente, fanática, maculou o Sagrado Templo.
Parabéns Mariliz, você escreveu um belo artigo. Irretocável...
Infelizmente ou felizmente, Bolsonaro veio para desnudar o que o Brasil é desde sempre. Somos uma nação regida pelo medo. Medo de pecar e ser punido por Deus, medo de perder o emprego miserável. Enfim medo até da coisa mais obvia a morte.
Sempre me orgulhei de ser paulista e paulistano. O principal Estado do PaÃs: a mais importante metrópole dsvAmérica Latina! Em todos lugares que estive, sempre fiz questão da apresentação: "Eu sou de São Paulo"! O que dizer agora, que vejo todos esses horrores se instalarem aqui?
nao vote nele nem em nenhum de seus achegados como tarcisio e converse sobre com o maior numero de pessoas ao seu redor - é preciso reagir e sacudir os indecisos que sao trintaecinco milhoes
O Bozo não nega mais a fome e afirma com coragem de um covarde que comeria Ãndio com banana. Pode até ser sem banana.
Horror! Não se passa um dia sem que essa horda que tomou o paÃs de assalto produza uma barbaridade qualquer. Só estranho a Folha e a grande imprensa não ter divulgado o recado do bispo de Jundiaà mandou aos católicos bolsonaristas: "Vão embora", saiam. Procurem outra igreja, outra religião.
Eleger um ser como o Bolsonaro para presidente do paÃs foi só o começo. Que triste realidade vivemos hoje...
Sim, refúgio também de quem clama por liberdade!! De quem anseia por um novo Brasil!
Só discordo da Mariliz quando diz que já atingimos o fundo do poço. O inferno que passamos nestes últimos quatro anos não é páreo para o que virá se o coiso for reeleito.
Sim! Estou iracundo com os eventos causados por atores bolsonaristas, no templo católico em Aparecida. Decerto fazem parte dos 51 milhões de "incultos e inciviliazados" eleitores que acovardaram seus votos. Quem são eles? Em que luigar habitavam? Frequentavam as mesmas bibliotecas que nós? Eram invisÃveis como os estrondos das pororocas? Ou fomos nós, os progressistas, que obsequiamos o espaço que deverÃamos preencher?
Mariliz, perfeito o seu artigo. E perfeito o resumo "bolsonarismo é mestre em deixar qualquer ambiente com clima de rebelião em presÃdio". Inclusive, claro, em famÃlias. Parece que até a palavra "surreal" não dá mais conta.
Se o conjunto da obra não for suficiente para defenestrar o inominável, perco todas esperanças.
Para defenestrar o inominável, só votos, Polotto. Conjunto da obra não dá. Leu a notÃcia de que das 100 cidades com maior mortandade pela Covid-19 Bolsonaro ganhou em 87? Então.
Eu também, Maria.
Deu no jornal "Correio Braziliense " : "Preso nesta sexta-feira (28/8) pela PolÃcia Federal, em operação que culminou no afastamento de Wilson Witzel (PSC) do cargo de governador do Rio de Janeiro, o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo, foi o responsável por batizar Jair Bolsonaro (sem partido) nas águas do Rio Jordão, em Israel, em 2016. "Onde está este homem que se diz católico ?
Lamentável mais essa demonstração bolsonarista de arrogância e estupidez acima de tudo. Que todos votem com amor no coração no segundo turno e afastem esses belzebus.
É só barbárie de Bolsonaro e seu rebanho de fanáticos.
Desisto! DifÃcil comentar aqui. Dona Solange está censurando nome de romance literário, nome de autor e até nome de paÃs! Parece que o atual presidente conseguiu o que queria, afinal.
Obrigado pela observação, caro Riera. Você só errou no timing: o texto não é publicado em poucos minutos ao passar pela moderação. Às vezes leva horas, perdendo o efeito desejado pelo autor do comentário. Note que houve algumas tentativas de "passar", todas publicadas posteriormente (mas a maioria não se interessa por comentários pregressos). A propósito, dona Solange, Ãcone da censura militar, também se autodenominava moderadora. O censor aqui não é bipolar, só precisa rever os algoritmos...
Ninguém está censurando nada, larga mão de ser paranoico. Seu texto aparece logo abaixo da sua reclamação simplesmente porque à s vezes o comentário leva alguns poucos minutos para ser publicado. Aliás, esse deve ser o sistema de censura mais irracional do mundo. Afinal, todo santo dia é possÃvel encontrar comentários de gente reclamando de censura. Por que diabos o jornal publicaria esses textos se tivesse como objetivo cercear algum tipo de conteúdo? Seria o censor bipolar?
Em seu imortal romance "Biêsi" (tÃtulo em português censurado), escrito há mais de 150 anos (1871), Dost... (pasmem, até o nome do autor foi censurado) já antevia esse estado de coisas. Isso em plena (nome do paÃs censurado) imperial. Mais do que uma demonstração clara da genialidade do autor e de como a vida imita a arte, a obra evidencia a medida do nosso atraso e do quanto regredimos em quatro anos.
Parabéns Mariliz pela sua honestidade e coragem por abordar essa atrocidade , que a grande mÃdia, inclusive a Folha, relevaram covarde e irresponsavelmente
Você queria que a "grande" midia não mostrasse a baixaria do dia da Padroeira do Brasil? Ainda bem que a liberdade de imprensa esta’ garantida (ainda) e que mesmo ausentes em Aparecida pudemos nos escandalizar contra a turba bolsonarista.
Caro José, estou meio pê da vida com a FSP devido à censura nos comentários e parcialidade em algumas matérias, mas gosto de ser justo: esse episódio foi explorado amplamente pelo jornal.
Mariliz, que tal escrever *também* sobre a barbárie na UNIRIO contra a aluna bolsonarista??
Há 150 anos (1871), em plena Rússia czarista, Dostoievsky já descrevia este estado de coisas em seu genial romance "Biêsi" (tive que por o original em Russo porque a FSP conseguiu censurar o tÃtulo de um romance imortal, pelamordedeus!). Mais do que um exemplo claro da genialidade do autor ou de como a vida imita a arte, esta obra dá uma medida do nosso atraso e do quanto regredimos em apenas quatro anos. A propósito, o tÃtulo censurado se equivaleria a "Os adversários de deus".
quem "guardou lugar" para o genocida e sua turma sentarem na primeira fila lá na basÃlica ? eu, não fui . Eles chegarem à s cinco da manhã para conseguir aqueles lugares ? Se tivessem barrada a entrada desse elemento "batizado" sic no rio Jordão isso não teria acontecido ...
deixa, Marcos...tudo que essa turma de panacas recrutados pela equipe do incapaz conseguiu foi dar tiros nos próprios pés...
Que injustiça! (com os presÃdios).
Existe um termo que se chama respeito. Podemos não professar a mesma fé, mas é fundamental o nosso respeito. Presume-se que todos que estavam em Aparecida no dia 12 eram católicos, e, infelizmente o que.vimos lá, não todos os presentes, mas um grupo de bolsonaristas, liderados pelo capitão fazendo barbaridades. Se o capitão não tivesse.ido, respeitando, a fé dos outros nada teria acontecido. Católico ele não é, e por suas atitudes, nem posso chama-lo de ateu, seria um desrespeito aos ateus.
Tempos estranhos esses em que os ateus têm que lembrar aos cristãos das mensagens dos evangelhos.
Ai, ai, Marilúcida querida, só mesmo você pra me extrair uma gargalhada dessa eixcrotidão: "clima de rebelião de presÃdio" foi ótema! Hahaha, nada mais ampla e profundamente descritivo da Bozoléia ensandecida. "Arruaça" é pouco: tal como el'Rey seBozo tem o toque (retal) anti-Midas, os seus têm o de IntiMidas: além de virar uma Herda, Zorra, intimidam até o arcebispo? Em sua casa? Na casa da Santa? É muito enKHagalhamento. Se Zeus quiser, o Bozo volta pra fossa. Mas seu espÃrito porcino vagará.
Sim, caro Marcos. O espÃrito porcino do inqualificável ainda nos atormentará por muito tempo, mesmo que o próprio volte pro lugar de onde jamais deveria ter saÃdo. A propósito, tem a Viúva Porcina pra recebê-lo. Aquela que já foi a Namoradinha do Brasil. Esse roteiro nem o Tarantino em seus melhores momentos seria capaz de criar.
Sobre o filme de terror que assistimos nem tenho mais palavras de indignação para dizer. Tudo foi visto e dito. Resta saber se os indecisos e os arrependidos ou mesmo a turma do voto envergonhado para o insano apertarão o 13 no dia 30.
Último parágrafo, comovente, inspirador. Parabéns.
Cada vez que converso com um amigo sobre polÃtica, ele me diz: "essas aberrações que estão no poder não vieram de outro planeta, foram eleitas pelo povo". Infelizmente, uma verdade nua e crua. E sempre me pergunto: como pode um pobre, um preto, uma mulher um gay, votarem em gente dessa espécie? No horário gratuito, quem aparece mais apoiando esse traste é essa classe. Alguns se dizem cristãos, mas não respeitam seus semelhantes. Já chutaram a imagem da Santa, e agora a BasÃlica. O troco dia 30
No horário gratuito não conta, porque é gente contratada. Mas o que você disse é verdade. É uma cruel constatação da velha máxima: cada povo tem o governo que merece.
Essas pessoas votam nesses caras justamente porque têm medo deles.
Seremos outro Irã...
O regime iraniano é cruel, de difÃcil compreensão para quem é ocidental, mas é autêntico em sua religiosidade. O mesmo não se pode dizer do regime miliciano instaurado no Brasil há quase quatro anos.
Alah que nos proteja, minha cara... O Bozo, de Xá ou Xeique, é feique.
Se você crê que estamos vivendo sob o signo da barbárie, não perde por esperar o que nos aguarda: em breve o dÃzimo será convertido em tributo, orar antes do trabalho será obrigatório e o Brasil será uma espécie de teocracia. O ParaÃso dos Ressentidos e das mulheres de saião com a BÃblia na mão (rimou). Zeitgeist infernal.
Evangelistão...ou seria Evanjeguistão?
Adeus acima de tudo!
Hahahahah! Acima, abaixo e dos lados: nos seis lados do quadrilátero Bozofrênico!
Isso tudo que aconteceu em Aparecida, não é nada! Mais da metade do paÃs concorda com o atual presidente e seu clã governará eternamente "sob choro e ranger de dentes" como diz o livro sagrado! A única chance possÃvel de mudar já foi! Com a máquina do poder e a habilidade em usar as redes sociais, ele passou para esta fase.
Eita, gostei da singela firmeza do Zé Bernardo.
Sim, Fernando, com a máquina, o centrão e a ajuda insigne de Ciro ele passou. Porém, se vencesse, o que não vai acontecer, jamais seria por esta margem, não há base para isso. Sem esperança nem medo, vamos ao enfrentamento.
Infelizmente você está certo. Lembro-me da véspera da eleição Lula x Collor. Foram entrevistar uma senhora e ela disse que votaria no Collor porque "era mais bonito". Pra mim, resumiu o pensamento do povão brasileiro.
E agora, com os mesmos instrumentos, vai ganhar de 60 a 40.
Impressiona o nÃvel de cinismo da Folha, mesmo publicando uma matéria excelente sobre a devastação psicótica do bolsonarismo ao invadir a BasÃlica de Aparecida, com o inconsequente él deplorável presidente/candidato à frente de uma horda alucinada e, ao pé da mesma matéria publicar fotos de apoiadores de Lula de camisa amarela da seleção. Menos cinismo e mais qualidade e imparcialidade senhores editores da FSP, ou em breve, repetirão o gesto fingido de desculpas por terem apoiado a ditadura.
Só lembrando que esse poço não tem fundo. Somos nós que estamos a construi-lo. Não há espaço para a omissão e nem para a ingenuidade. Um voto. Um tijolo. Todos importam. Lute como uma mulher.
Cara Karla, eu teimo em ler teu sobrenome como "Kaspersky", tal como se fosse o antivÃrus, e acho que entendi: tua proposta é assaz antibiótica. Vamo em frente, que atrás tem Bozo.
Hor ror. Qual Cristo eles seguem, o do amor, da compaixão? Esses evangélicos e outros preconceituosos irão para o 12º cÃrculo de Dante, certo que vão
Mês passado os vândalos fizeram micareta durante o funeral da rainha, e tomaram sabão de um britânico. Agora profanaram a celebração da padroeira, e tomaram um pito do arcebispo. E é uma gente cheia de ódio no olhar, espumando de raiva e fúria. O bolsonarismo divide, não há meio-termo. É adesão ou rejeição. Também não tenho religião, mas de vez em quando gosto de entrar numa igreja. É tão pacÃfico e calmo! Será que nem esse espaço mais vão respeitar?
Bolsonaro me faz lembrar de uma estoria de Asterix, o gaules. Em um dos episodios, chamado A Cizânia, existia um sujeito que espalhava a discordia por onde passava. Ele é igual, afasta até familiares e amigos que sempre se deram bem.
Hahahahah, dupla dinâmica, foi excelente ponto final à coluna da Mariliz. A despeito da tragédia, deu pra rir com gosto. Tulius Detritus, adepto de Bozoastro, seBozus Primus, Imperador do Filhadaputistão! Hahahahah!
Tulius Detritus...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > A barbárie em Aparecida Voltar
Comente este texto