Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. delane José de souza

    A política de difundir remédios reconhecidamente inadequados para covid só teve êxito porque contou com apoio de grande número dos 'colegas médicos'. E não só. Basta ver as atuações/omissões do CFM.

    Responda
  2. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    A medicina brasileira aliou-se aos preceitos da não-ciência e do desrespeito àqueles que são a razão da existência da medicina. Sob os olhos subservientes do CFM e CRMs, médicos procederam atrocidades terapêuticas que permanecerão manchando a credibilidade de todos os médicos

    Responda
  3. M Lana

    Também me faço a mesma pergunta. Também faço a mesma pergunta sobre os meus colegas de trabalho, na área da pesquisa científica. Uma única ressalva ao texto: será que não seria mais correto se referir ao atual presidente como reacionário e não conservador? Vários conservadores retiraram seu apoio a Bolsonaro em 2022. Os que permanecem, na mesma linha de raciocínio, não deveriam ser chamados de reacionários?

    Responda
  4. ANISIO FRANCO CAMARA

    Brinco com amigos que ando com medo de médicos e, pior, de precisar me consultar com médicos. Medicina e bolsonarismo são incompatíveis, me é difícil acreditar em um médico q um e compactue com um que tenha negado - e ainda nega - vacina, máscara, isolamento etc E no caso de eu, um que detesta firmemente muito do que representa essa coisa que está presidente, ser um possivel paciente de alguém que tenha concordado cientificamente com essa coisa, me assusta demais.

    Responda
  5. José Flávio Viana Guimarães

    Caro colega de profissão Otelo. Lendo sua manifestação senti-me extremamente emocionado. Seu texto é simples, sensível, genuíno de quem tem pela profissão uma dedicação e vocação exímias. Compartilho de vossa indignação com nossa classe, que parece ter se cegado para tudo o que é nosso mister: compaixão e ciência. Obrigado, estamos juntos.

    Responda
  6. Raymundo de Lima Lima

    A corporação médica TAMBÉM pode ficar louca [folie à plusieurs], conforme as circunstâncias sociais, políticas e ideológicas. Quando a ideologia é colocada acima da ciência, das evidências científicas, sintoma de que médicos desprezam a ética/deontologia, até Conselhos, qdo são próideologia 'acima de tudo'. Muitos morreram de Covid-19, por falso tratamento, isto é charlatanismo médico.

    Responda
  7. Raymundo de Lima Lima

    A corporação médica TAMBÉM pode ficar louca [folie àplusieurs], conforme as circunstâncias sociais, políticas e ideológicas. Quando a ideologia é colocada acima da ciência, das evidências científicas, é sintoma de que médicos jogaram no lixo a ética/deontologia, principalmente se tem os Conselhos protegendo mais a ideologia do que a ciência e a ética. Muitos morreram de Covid-19, por falso tratamento, isto é charlatanismo.

    Responda
  8. Raymundo de Lima Lima

    CIENTÍFICO:estamos convivendo c/parte d população delirante, alucina, sádica, falta empatia(ódioativo). Psiquiatra e psicanalistas sérios sabem que loucura pode ser à dois [folie à deux], três, a famille 'à plusieurs' [loucura compartilhada-coletiva], osque acreditam em fake news e no presidente. NÃOCIENTIFICO: Satanás está no comando, inclusive dentro de igrejas pró-armas,necropolitica, fanáticos, recusam-pensar,criam confusao. Esquecem d 800mortes de Covid, p/negligência d governo.

    Responda
  9. MATILVANI MOREIRA

    E a corrupção... Hipócrates apoiava a corrupção! Óbvio e ululante que não!

    Responda
  10. Gleison Pereira Leocadio

    Parabéns!!! Esperamos que sirva de reflexão, que a valorosa luta dos profissionais da saúde não se perca premiando com a reeleição do geno...

    Responda
  11. Maria Matilde Leone

    Ele sabe que cometeu atrocidades e se apega à reeleição para ter mais quatro anos de imunidade. Mas nem o tempo nem o cargo o exime da condição de inimigo do país é da população. Para aqueles que entendem o grau da crueldade dos atos e ações desse homem, ele será sempre um réu

    Responda
  12. gabriela loureiro de bonis simoes

    Que bom ouvir esse testemunho de um médico que esteve na linha de frente do combate a covid. Tenho visto tanta falta de ética por parte de medicos que achei q a empatia tinha morrido entre esses profissionais.

    Responda
  13. Julio Shiogi Honjo

    O psicopata geno cida conseguiu fazer que parte significativa da população viesse a banalizar e até desdenhar da morte de mais de seiscentas e oitenta e sete mil pessoas. Esse fato deveria ser um dos assuntos da eleição atual, para mostrar a total negligência do governo atual no trato da saúde dos cidadãos. Tendo apenas a sexta população mundial o país é o segundo em mortes pela Covid. Só está atrás dos Estados Unidos, onde coincidentemente teve um presidente com idêntico grau de negligência.

    Responda
  14. Paulo Silva Barbosa

    Infelizmente muitos indivíduos possuem memória seletiva , ideológica e partida e esquecem aquelas que não interessam . Somos sempre desmemoriados com as ações políticas e muitos continuam elegendo candidatos sem nenhum compromisso ou proposta a favor do cidadão brasileiro . O artigo é excelente e mostra apesar de órgãos da entidade profissional, simplesmente ignoram as denúncias ainda existem profissionais que não concordaram com esta política de saúde publica que resultou na morte de muitos

    Responda
  15. Mario Donizete Pelissaro

    Que os bolsonaristas dão show todos os dias, mostrando sua crueldade e bizarrice, todos sabem. Não deveria, mas até entendo a letargia da sociedade ante essas manifestações. Mas é imperdoavel a atuação desse governo durante a pandemia. Não pode haver nenhuma reação que não seja a condenação explicita e incondicional, por causa do descaso e da omissao. Foram milhares de vidas q se foram. Não podemos, meu Deus, num mundo dito civilizado, tratar o q aconteceu como se tivesse sido normal.

    Responda
  16. FERNANDO HINTZ GRECA

    Como médico e professor aposentado de medicina parabenizo-lhe pelo seu brilhante texto. Infelizmente nem todos nossos colegas vêm a medicina como a mais humana das ciências e a mais científica das humanidades. Ao criticar a atuação do Pazuello na pandemia fui enxotado de um consultório médico. Tristes tempos, caro colega. Temo pelo triunfo de novos Mengeles!

    Responda
    1. silvania pimentel

      Parabéns professor pelo seu comentário!!

  17. THIAGO LOPES DE AMORIM

    Doutor. Faça um vídeo com essas ideias do texto para que possamos compartilhar.

    Responda
    1. gabriela loureiro de bonis simoes

      Boa!

  18. mario costa carezzato

    Eu também me decepciono com os colegas, até porque estamos a poucos passos de ter Nise Yamaguchi como secretária da saúde. Com votos de muitos médicos.

    Responda
  19. Marcos Benassi

    Seu Otelo, prezado, infelizmente a formação médica não tem o condão de transformar um mau cidadão em bom - pelo contrário, como pudemos observar por exemplos individuais e coletivos (vide o cfm covarde e tacanho) pode agravar malformações pessoais, empoderando-as ao ponto de torná-las proeminentes no comportamento dos sujeitos. Não que ela *cause* Bozofrenia, mas pode agravá-la: classismos, más companhias, ambições ali criadas, dão facilmente impulso a instintos pouco recomendáveis.

    Responda
  20. Amarildo Caetano

    Ótimo texto. É preciso votar com a razão. O psicopata pode arruinar mais ainda o país .

    Responda
  21. sergio boccia

    Parabéns pelo texto, espremiu a verdadeira radiografia desse governo. Pena que seus "colegas" médicos não sigam o mestre!!!

    Responda