Rodrigo Zeidan > O paradoxo da educação Voltar
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O que trará melhores resultados para a educação no Brasil? Expandir, a um alto custo, um sistema com sacrifÃcio de disciplinas como Matemática e Português em favor de assuntos da agenda esquerdista, tais como educação sexual precoce? Um sistema em que os melhores professores e administradores não recebem resultados diferenciados por seu trabalho e os piores não re-treinados, ou mesmo afastados? Os paÃses citados pelo autor seguiram neste caminho?
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"Nesse dia dos professores, precisamos nos perguntar: qual dos dois candidatos pode nos tirar desse péssimo equilÃbrio" Tem uma pergunta mais. Qual dos candidatos já cortou bilhões da pasta de educação e de ciência e tecnologia para destinar ao orçamento secreto? Sei que é inútil escrever isto, mas quem vota no coiso por causa dos auxÃlios, um lembrete: vai acabar em dezembro, e a fatura virá em janeiro, quem quer que ganhe.
Tristes e verdadeiras observações...
'...faculdades que querem vender diplomas, alunos que querem comprá-los, e professores que se esforçam para atrapalhar a negociação'. É um bom retrato do nosso ensino superior. Quanto à s estatÃsticas do ganho trazido pelo diploma, acredito que são fruto da abundância dos diplomados. Se vários candidatos se apresentam para uma vaga tendo curso superior, as empresas podem simplesmente descartar quem não tem. Mesmo que a função exija pouco mais que as 4 operações.
Rodrigo, carÃssimo, dia desses houve dois burrrocratas escrevendo aqui na folha, defendendo o mérito da mudança curricular do ensino médio - e seu caráter salvador da lavoura - e um deles pode até ser o irrelevante sinistro da hora, nem sei. Comparavam, tortuosamente com a Finlândia. Pontuei exatamente o que você indicou aqui: qual o valor do professor finlandês, social e economicamente? Sua formação, que é alta? Qual a infra escolar? Esses aspectos mudam a forma de um sistema educacional.
Para falar sobre educação, a primeira coisa que se deve fazer é definir "o que é educação". Sim, porque educação, no Brasil, se transformou num produto, inclusive, de péssima qualidade. A educação se transformou em treinamento para aprovação em exames vestibulares e classificação no ENEM. Professores foram transformados em "treineiros" e alunos em "treinandos". Nesse contexto, não ocorre a valorização e produção do conhecimento. No dia do professor, dá nojo a enxurrada dos chavões hipócritas!
Sr. AlÃpio, antes de virarem "treinandos", os discente são acompanhados por Professores em, no mÃnimo, 9 anos. Mas, em geral, com promoção automática. Ser "treineiro" de semianalfabetos não é fácil.
Excelente! Concordo com tudo, principalmente com o último parágrafo.
Exatamente assim!
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