Demétrio Magnoli > Feitiço e feiticeiro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    uma duvida me persegue: Demetrio produziu este libelo anti identitarismo antes ou depois da reportagem publicada nesta fsp sobre parlamentares de partidos diversos do centrao que fraudaram sua declaraçao de cor para se beneficiar de recursos eleitorais e, pegos na mentira, todos alegaram erro de preenchimento de terceiros?

    Responda
  2. Elismar Dias

    Bem vinda discussão. Só não se pode achar que não precisamos de políticas para minorias e grupos desfavorecidos. Dito isto, precisamos mostrar que a luta de classes é maior que as subdivisões onde nós identificamos na nossa sociedade. O inimigo é a acumulação sem medida do capital. Precisamos de equidade.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      o inimigo é poderoso dai que todas as ferramentas disponiveis para corroer e erodir seu po der são validas – enquanto quarenta % da população vive na miséria estão aguardando comemorar o primeiro trilionario do planeta

  3. JOSE A MARTINI

    Excelente texto ! E pelo nível de boa parte dos comentários, a esquerda segue cegamente um caminho de legitimação e consolidação do pensamento de direita que no nível do discurso ultrapassa questões fragmentárias.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Negros, índios, mulheres e cia têm liberdade de pensamento; sabia, senhor colunista? Então, seja lá em que lado queiram estar, desde que seja sem golpe, dentro das leis, possuem o Direito das cotas para amenizar as deficiências sociais vindas do processo histórico. Mas isso não exclui, em hipótese alguma, o Direito de crítica e pressão de seus pares, buscando diálogo progressivo para amenizar as injustiças sociais. Isso é o que chamamos Democracia, não é mesmo, senhor colunista?

    Responda
    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Sim, e eles têm o direito de achar que o prisma identitário elaborado por certa intelectualidade norte-americana a partir duma leitura particular de certos pensadores franceses tem seus impasses. Eles têm o direito de apontar certos aspectos problemáticos. Eles têm o direito de pensar isso sem ser chamado de falso ente contrário à sua « essência ».

  5. Bruno GABRIEL DE MORAES

    O que o Demétrio tem contra as cotas nas Universidade?

    Responda
    1. Tha Virgens

      O livro pífio q ele escreveu “por uma gota de sangue” responde!

    2. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Ele tenta argumentar. Perguntar o que ele tem contra as cotas é de imensa má-fé. Pode-se não concordar com os argumentos do Demétrio e refutá-los com veemência, eficácia, justeza, justiça e brilho retórico. São argumentos refutáveis. Porém, ao perguntáreis o que ele tem contra as cotas, quando ele preencheu milhares de páginas sobre o assunto ao longo dos anos, vós mostrais uma total Inaptitude ao contraditório. O que o outro diz é um nada que nunca teve status de estar-aí, de coisa no mundo.

    3. Gabriel Dias

      Alguma pessoa do círculo social dele deve ter "perdido" uma vaga para cotista, sei lá.

  6. ROSANGELA M SOARES DE OLIVEIRA

    Ótimo texto. Abaixo o identitarismo.

    Responda
  7. Gabriel Dias

    Da série: "Torço para dar errado para que as coisas continuem como estão". É bom quando vemos nossos "inimigos" se enfrentando para que não precisemos mexer um dedo para manter o status-quo, não é mesmo? Conservadorismo rasteiro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, a mardade foi preferir a moçoila da openiaum. Hahahahah!

  8. José Cardoso

    Não são necessárias cotas raciais para cargos eletivos. Grande parte dos eleitores se identifica com a figura de uma pele menos branca. A reeleição do Romário mostrou isso no RJ opondo uma face 'popular' diante de a outra 'padrão Global' do Molon.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      em qual pesquisa de campo voce se baseia para afirmar que "parte dos eleitores se iden tifica com a figura de uma pele menos branca"?

  9. Ronaldo Luiz Mincato

    Enquanto esse discurso pseudointelectual sobre negros persistir é porque o racismo está muito longe de ser superado, vide o capitão do mato Sérgio Camargo, na Fundação Palmares.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Orra, prezado, tanto recurso intelectual, precisa bater na mesma tecla o tempo inteiro? Juta chatice do baralho, sô. O contra-identitarismo, ainda que se considere ter alguma razão teórica de fundo, é chato pra capacete. Tanto quanto identitarismo ingênuo ou descontrol.

    Responda
    1. Gabriel Dias

      Ponhetagem mental. Até acabo preferindo aquela Lygia Maria que não enrola para falar as mesmas bobagens.

  11. adenor Dias

    Nunca faltará no Brasil os capatazes da casa grande. Há por aqui, quem vende a mãe para salvar sua pele.

    Responda
  12. Rodrigo Ribeiro

    Se perdem do Demétrio, vão empatar com quem? É bom repensar o discurso.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.