Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. josé SOARES

    Era de se esperar outra coisa em 4 anos desse simulacro de governo?

    Responda
  2. ALEXANDRE DA SILVA

    "Ainda temos escolas sem água e sem banheiro". Enquanto isso, o atual presidente Bolsonaro inventou a mentira do banheiro unissex. Deve ser na casa dele!

    Responda
  3. Valderêz Henrique

    O que ajuda essa realidade é a discriminação em relação a idade! Só querem contratar pessoas novas! Há um contingente grande de professores desempregados, pois quando verificam a idade, não contratam.

    Responda
    1. sergio marcone da silva santos

      Exatamente! É o meu caso

  4. Josue Oliveira

    A terceirização da educação quase aconteceu em Goiás. O governador queria contratar OS - organizações sociais, milhões indo para os políticos donos das OS. Ganhando Bolsonaro, a tendência pode ser professor por aplicativo, um escolaUber. Eu não duvido, ele odeia professor.

    Responda
  5. Luiz Mangea

    Sou professor de História por gostar de ler , de escrever e de interrogar o passado histórico por meio de documentos e entrevistas. Busquei meu doutorado pelo fato de gostar de estudar, mas em um país de terraplanistas, eu estou me sentindo um peixe fora da lagoa. Ainda sou sortudo por trabalhar em um colégio bem estruturado. Com todas as dificuldade da carreira, eu sigo lecionando e escrevendo livros e artigos. E Lula vem ai...

    Responda
  6. josé SOARES

    Esse é o triste retrato de um país cuja Educação foi intencionalmente relegada à margem nos últimos 4 anos.Folha, posicione-se contra a continuidade desse descalabro civilizatório.

    Responda
  7. Décio Guatambu

    Com um “messias” mandrake desgovernando nosso país, só podia dar nisso!

    Responda
  8. ALEXANDRE DE CASTRO

    É a radiografia do País que temos. Políticos bo çais, pa lha ços, tram bi queiros de carteirinha são tidos como a alta casta da sociedade e professores tidos como párias. Então não se iludam com o destino desse pseudo País e de sua sociedade.

    Responda
  9. Pierre Laville

    Para o Presidente, uma notícia muito positiva...

    Responda
  10. Marcos Antônio

    Triste notícia.

    Responda
  11. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Libera o comentário folha! É uma crítica séria! Mesmo que não agrade aos que tem o "controle" da sociedade !

    Responda
  12. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O "novo" ensino médio reduziu a carga horária das Ciências Humanas e da Natureza, natural que quase ninguém queira investir numa formação cujo mercado de trabalho encolheu, o efeito colateral é menos Ciência e mais igrejas, estamos regredindo na escala civilizatória, isso não está acontecendo por acaso, é projeto de classe, querem os marginalizados mergulhados na Alienação!

    Responda
  13. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Eu sou professor. Hoje é dia dos professores e eu gosto da minha profissão. Saúdo a todos os guerreiros e guerreiras da Educação pública, Privada e EAD que buscam um futuro melhor para milhares de estudantes com muita ciência, história, matemática, filosofia, química, geografia, física, português e Inglês etc. um abraço a todos. E muito dever que as crianças gostam.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      EAD está sendo ótima para o setor privado de educação, estão colocando milhares de alunos em salas virtuais, demitindo professores e reduzindo os salários dos que restaram ! Acorda colega !

  14. Paolo Valerio Caporuscio

    A ignorância, mediocridade e bu... brasil, futebol e circos e o que interessa o resto não tem pressa hieeeeee hieeeeee.

    Responda
  15. Vitoria Machado

    O Brasil virou um imenso fazendao onde o bozo faz churrasco de picanha que custa dois mil reais o quilo enquanto trinta e três milhões de brasileiros passam fome e vivem em insegurança alimentar.

    Responda
  16. Marcos Prado Masliaev

    Regra geral, se alguém gosta dessa profissão e não se importa com o baixo salário, siga em frente.

    Responda
  17. Humberto Isidoro

    Tudo bem, Em compensação vai ter um numero grande de pastores. Não ser preciso explicar teoria da evolução, nem fisica, nem quimica, nem medicina. É só aceditar em Deus e que ele pode e faz tudo. Pra que estudar.?

    Responda
  18. João Dias

    Engraçado, nunca vi tantos "patriotas nas ruas". Gostaria de saber do que se orgulham tanto. Queria eu de poder me orgulhar assim desse país. Porém quando ufanismo é usado para manipulação de massas, estou fora. Tudo piorou em 4 anos, mas a lavagem cerebral e a cegueira é tamanha que vejo cada mais pessoas tendo que se virar nos 30 para se sustentar, mas "patriotas" com bandeira na mão! Não conseguem ligar os pontos! Essa notícia é só um dos exemplos do que não se orgulhar! Fora fa...scis...tas!

    Responda
  19. Alex Sgobin

    O Brasil VAI sofrer com falta de docentes. Não recomendo a ninguém seguir a nossa carreira se não for para entrar numa guerra pela ciência, pela liberdade, e pela formação humanística dos jovens. O salário sempre foi ridículo, qualquer 1d1ota pode dar opinião na sua profissão (e ser levado a sério pela sociedade!), o stress é certo, muitas escolas públicas estão podres de cair, e você com certeza adoecerá seriamente várias vezes. E, note, o problema principal NÃO são os alunos, são os adultos..

    Responda
  20. niemeyer franco

    Alguém aí, com algum grau de inteligência (não precisa muito) sabe explicar por quê as mer*** no Brasil assumiriam um patamar preocupante, nos últimos quatro anos?

    Responda
    1. niemeyer franco

      *assumiram

  21. JOSE ERASMO SILVA

    Gente, mesmo com o aumento de 33% que o Bozo deu?

    Responda
    1. JOSE ERASMO SILVA

      Agradeço os esclarecimentos.

    2. José Adolfo Mota de Almeida

      José Erasmo, o que o Bozo deu foi aumento no piso. Quem recebia o valor do piso não teve um centavo de aumento. Os docentes da rede federal, por exemplo, tiveram o último acréscimo no salário em 2016. De lá pra cá a inflação vem roendo a renda dos professores brasileiros. Tira aí 12% por ano ( em média) do salário, nosso poder de compra só vem caindo. Depois o Bolsonaro ainda vem pedir votos! O meu nunca terá.

    3. Mauricio Soares

      O piso subiu mas não é pago. Não é pago porque o orçamento repassado a estados e municípios pelo governo federal minguou. E minguou também a arrecadação de ICMS, reduzido para abaratear artificialmente a gasolina e facilitar a reeleição do miliciano corrupto.

    4. RAFAEL NUNES DUARTE

      Bolsonaro aumenta o piso no papel, mas, na prática, o primeiro alvo da contenção de gastos é a educação. Se precisa cortar, corta logo das escolas. Aí as escolas ficam sem recursos pra existir.

    5. Simone Rodrigues

      Isto não é real. A maioria absoluta dos estados é municípios alegam não ter dinheiro para pagar o piso. Ou seja, o piso do magistério só existe no papel, mas não na prática.

  22. Antonio filho

    Absolutamente tudo piorou no Brasil com a administração do inominável. A permanência deste sujeito responsável pela turma que realiza o maior esquema de rapinagem do plante Terra, orçamento secreto exclusivamente nos levará para a extrema direita ou seja inviabilizar a democracia.

    Responda
  23. Daniel Bazan

    Bolsonaro não quer uma população bem formada e cheia das ideias de democracia e progresso. Para ele, brasileiros burros são mais controláveis.

    Responda
  24. Chiara Gonçalves

    Enquanto isso, editoras de apostila escolar lucram uma fortuna. A salgada mensalidade escoa quase toda pra elas, como se fosse super relevante aquela titika de material que vendem a preço de ouro.

    Responda
  25. Andre Moraes

    E mais 4 anos de Bolsonaro desconstruindo a educação em velocidade máxima em todos os seus níveis, o estrago será irreversível. Teremos escolas e os ônibus do Bolsolao do MEC, mas não teremos alunos e professores. Um país que não acredita em educação, pesquisa e ciência não tem lugar no século XXI. Com esse governo seremos um grande fazendão exportador de commodities e Deus ajudando todo mundo nas igrejas.

    Responda
    1. Daniel Bazan

      Compreendo e concordo. Mas pode ser que o país acredita em ciência e educação , mas o governo eleito não.

  26. Marcelo Barbosa

    Eu gostaria de ser professor mas as escolas querem que você tenha licenciatura e não bacharelado, aí fica difícil...se está em falta, poderiam abrir uma exceção e admitir bacharéis enquanto o mercado de trabalho não está sendo "atraente". Licenciatura é muito restrito, muito errado isso, deveria ser igual na Europa Ocidental, pelo Tratado de Bolonha os bacharéis automaticamente são também licenciados e podem ministrar aulas nas escolas, talvez só no ensino superior exigem mestrado e doutorado.

    Responda
    1. MARTA CRISTINA GOMES DO NASCIMENTO

      O fato de vc saber ler e escrever por exemplo, não te habilita a ensinar outra pessoa. Há que se ter conhecimentos específicos dos fundamentos teóricos, metodológicos, filosóficos e didáticos, além da legislação da educação para se ensinar qualquer disciplina, para isso existe a licenciatura. Vá estudar para entender.

    2. Beckenbauer Simas

      Educação não é bico. Vá fazer sua licenciatura e passe num concurso público.

  27. Renata Godoy Barros

    Meus irmãos são professores do estado de SP, as políticas estadual vem desmontando as escolas e em um futuro próximo terceirizar todas as escolas do estado e assim passar para a iniciativa privada e diminuir mais ainda os salários dos professores.

    Responda
  28. Prof Gica

    Fui professor de geografia por 12 anos e hoje sou gerente de um bar ganhando bem mais. Se a diferença não fosse de quase o dobro, gostaria de continuar a lecionar, amo dar aula, mas a prioridade é minha família.

    Responda
  29. Hercilio Silva

    Com um grupo no governo que declara que escola não é pra todo mundo e universidade é só para uma elite, porque alguém vai direcionar a carreira pra isso? É a volta da visão escola para poucos pré constituição de 88.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Sem comentários, mas graças a Deus tudo tem fim e espero que essa gestão desastrosa na educação também acabe muito em breve, apesar de eu não estar muito otimista a longo prazo.

  30. Beckenbauer Simas

    Quando a candidata da UB, Soraya Thronicke, disse que professores da educação básica pública não deviam pagar imposto de renda, ela não queria privilegiar está categoria profissional e sim atrair cérebros. Um estudante que daria um ótimo professor, muitas vezes, não segue a vocação por não existir estímulos.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Com o salário que recebem, praticamente já não pagam IR. Precisa melhorar o salário para a médio prazo atrair os melhores alunos que saem das universidades, e as instalações escolares devem dar orgulho aos estudantes pela qualidade.

  31. Irazel Soares

    Em quatro anos abriram mais clubes de tiro do que escolas, cada governo tem sua prioridade. Estudar medicina, engenharia, agronomia, odontologia, matemática, física, química, geologia, etc., é coisa de comunista.

    Responda
  32. marcos fernando dauner

    nenhuma novidade - todo mundo sabe que na mentalidade bolsomita, edukassão é coisa de kumonista . os únicos professores necessários são os instrutores de tiro .

    Responda