Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Daniel Vitorazzi

    Ritos devem fazer sentido. Quem entendia latim? Latim não foi proibido. O utilizem então, vamos ver se os franceses voltam à missa. A secularização tem mais a ver com o Estado de bem estar e o avanço científico. De barriga cheia se reza menos. Ritos continuam à disposição da Liturgia. Nos cultos pentecostais não tem rito algum. Cada pastor faz sua bagunça. O Concílio explicitou que Deus está na simplicidade e que ama os pobres. Sem o Concílio os templos estariam ainda mais vazios.

    Responda
  2. Joaquim Parron Maria

    O Vaticano II deu vigor a Igreja de Cristo, pois a tornou mais simples e solidária com os sofredores desse mundo.

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Falou tudo o q eu, como catolico, penso.

    Responda
  4. José Bueno

    A eleição e o pontificado do Papa Francisco mostram que o Vaticano II está vivíssimo, com consequências que afetam o mundo contemporâneo.

    Responda
  5. José Bueno

    Vamos aguardar agora a FSP convidar um articulista menos tendencioso, que não simplifique grosseiramente a análise das consequências tão amplas e complexas como o Concisión Vaticano II.

    Responda
  6. José Cardoso

    O uso do latim é como aqueles carros que depois de serem velhos e candidatos à sucata passaram a ser antiguidades valiosas. Embora tenha estudado em colégio católico não peguei mais o latim (o que na época foi um alívio), No fundo foi substituído pelo inglês.

    Responda
  7. sergio marcone da silva santos

    Muito bom

    Responda