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  1. Adalberto Febeliano

    Uma viagem de Porto Alegre a Manaus, em trem de alta velocidade, demoraria uns 2 dias, no mínimo. Um país do tamanho do Brasil jamais funcionaria sem transporte aéreo eficiente - lembrem-se que o Estado de São Paulo é do tamanho da Itália; Minas Gerais, do tamanho da França. Rio-São Paulo é a única ligação do país com potencial de tráfego para, talvez, sustentar tráfego de passageiros com economicidade. E não se esqueçam que o querosene está duas vezes e meia mais caro do que em 2021.

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  2. Marcos Antônio

    A prometida linha hidroviária das Barcas entre São Gonçalo - Rio de Janeiro capital, só ficou mesmo na promessa.

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  3. Marcos Antônio

    Com várias décadas de atraso o metrô chegou em SP capital e depois no RJ capital. No município fluminense as obras da linha 2 ficaram abandonadas por anos, quando o trânsito ficou cada vez pior, as obras retomaram. Mas a linha 3 (Niterói - São Gonçalo - Itaboraí - Rio Bonito) só ficou no papel e na promessa.

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  4. Marcia Duarte Lage

    Além dos preços abusivos, o transporte aéreo não conecta o interior às capitais, como fazem os trens. Uma malha ferroviária de alta velocidade é uma forma de unir o Brasil, promover o turismo interno, reduzir preconceitos e xenofobia, dssafogar os centros urbanos, expandir o interior, enfim, dar ao brasileiro mais oportunidades de escolha de onde viver em seu país, ampliando seu direito de deslocamento.

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  5. Marcos Antônio

    Entre a Manaus e Porto Velho existe a BR 319 que já foi asfaltada, mas hoje abandonada virou estrada de terra no seu trecho do meio que tem cerca de 400 km. A opção de grandes cargas é a Hidrovia do Madeira, mas com o início da vazante os grandes comboios cargueiros navegam com mais dificuldade. Uma opção em vez de um novo asfaltamento da 319, o que vai causar grandes impactos ambientais, seria uma ligação ferroviária entre Amazonas e Rondônia.

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  6. Marcia Duarte Lage

    Além dos preços abusivos, o transporte aéreo não conecta o interior às capitais, como fazem os trens. Uma malha ferroviária de alta velocidade são uma forma de unir o Brasil, promover o turismo interno, reduzir preconceitos e xenofobia, dssafogar os centros urbanos, expandir o interior, enfim, dar ao brasileiro mais oportunidades de escolha de onde é como viver, ampliando seu direito de ir e vir.

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  7. Marcos Antônio

    Seus argumentos em prol da ferrovia e hidrovia são válidos. Mas o problema está na ..Foi prometido..., promessas de décadas de vários governos. O lobby rodoviário é poderosíssimo, envolve: auto peças, pneus, carrocerias, veículos que usam rodas de vários tipos e o cartel dos combustíveis.

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  8. luiz augusto guimaraes vilela

    Focando transporte de passageiros, hidrovias têm aplicação mais específica. Ferrovias sim, poderiam revolucionar muitas rotas. As 4 principais para São Paulo - Campinas, Santos, São José dos Campos e Sorocaba - são incontestáveis e muito urgentes. O que se vê no setor é oportunismo político. Promessas nunca cumpridas e projetos inconsistentes. E eficiente ação contrária dos lobbies, principalmente o dos sobre-pneus.

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  9. rosana gaio

    A quem interessa essa falta de transporte????? Incentivada e destruída por FHC. Já perdi esperança de vir de SP à SC de trem... o quê fiz pequena com pais. Já perdi esperança.

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  10. Jane Santos

    Enquanto o povo continuar votando em político aproveitador, nada vai melhorar. É só ver quem foi eleito para os próximos anos: Damares, Pazuello, Salles, etc.

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  11. MARCIA GOMES

    Que satisfação ver uma questão tão importante ser abordada na grande imprensa: ferrovias e hidrovias já, inclusive barcas direto para São Gonçalo!

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  12. MARCIA GOMES

    Que satisfação ver uma questão tão importante ser abordada na grande imprensa: ferrovias e hidrovias já, inclusive barcas direto para São Gonçalo!

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  13. PAULO CURY

    pergunta para o Juscelino , que na minha opinião é responsável pela desgraça que vivemos hoje, a começar pela construção de Brasilia, um monstrengo habitada por um povo estranho.

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    1. Adalto Fonseca Júnior

      Pegou pesado com Brasília Paulo Cury. To aqui dando risada com o seu comentário. Eu também tenho este estranhamento com Brasília. Acho que é coisa pra psicanálise.