Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gustavo Carvalho

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  2. Paolo Valerio Caporuscio

    E o mundo por acaso sabe o que é brasil??? tanta pieguice.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Que sim, disseram-no um espanhol e um francês, no texto acima. Mas é o mundo inteiro que se preocupa de fato. Ou que investe na destruição como faz um dos líderes do Globalismo Fascista, o Steve Bannon, que disse que aqui se combate pela vitória do fascismo, e que Lula é a maior ameaça mundial para que isso não ocorra.

  3. Miguel Gossn

    Se o cape tão mili ciano for reeleito, o seu representante aqui em SP eleito e com esse "novo" Congresso o Brasil terá conseguido finalmente superar a Venezuela em des governo e des graças. Já que vamos todos nos las car de verde e amarelo CBF, quero ter o sá dico prazer de ver um monte de bozolinos se f*derem mais do que já estão. Infelizmente é o ponto a que chegamos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Miguel, meu caro, essa nossa deplorável postura - infelizmente, tô padecendo de idêntico desamor - é efeito colateral da Bozofrenia, que atinge até mesmo a nós, que não fomos infectados: o celebro continua aqui, funcionando, mas parte do coração o Bozo comeu. E cuspiu. Dá nisso.

  4. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, caríssimo, tendo em vista a popularização do fotoxópi, o método stalinista estatal de alteração da realidade migrou pro dicionário: "contexto", agora, significa tudo aquilo que possa ser usado pra mistificar acerca de uma barbaridade Bozolóide qualquer, excluindo o evidente e dando relevo ao fantasioso. O francês tá certíssimo: nós somos a baliza da barbárie Universal (com trocadalho religioso), o campo de experimentação pós brexit e eleição do palhaço laranja. Zeus nos acuda.

    Responda
  5. Benedicto Ismael Dutra

    No Brasil e no mundo os seres humanos têm a responsabilidade de preparar um futuro decente, digno da espécie humana. A população precisa trabalho e renda. O país tem de produzir mais. A educação e preparo das novas gerações requer especial atenção, caráter, bom senso, clareza mental, propósitos enobrecedores, impedindo que as drogas destruam a juventude. Respeitar a natureza e suas leis para assegurar o progresso real.

    Responda
  6. RICARDO BATISTA

    Bem que diziam que o Brasil era o país do futuro. Futuro dos outros países : Aprofundamento irreconciliável do fosso entre ricos e pobres. Simbiose profunda entre elite e Estado. Serviços públicos depauperados etc. Até na Europa a ideia de que a sociedade ofereceria oportunidades iguais a todos, independentemente de sua origem, vai sendo desafiada pela fratura social. Não sei se vivemos um momento histórico especial, mas o caldeirão mundial está em ebulição.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa. E o que tem de uma escuma grossa sobrenadante, não tá no mangá. Tá no mangue mêmo.

  7. Rodrigo Andrade

    Quando a gente acha que a histeria já extrapolou todos os limites, somos obrigados a ler que a reeleição do Bozo levará ao fim do mundo. Sem comentários.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Ainda bem que não acontecerá... Bozo vai ficar uns 2 milhões de votos para trás do Lula.

    2. Marcos Benassi

      Na verdade, pegaram leve: ela É o fim do mundo. Levar, nos vai levar pra borda da Terra Plana. Daí pra Queda - veja que bíblico - é um pulinho.

    3. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

      Tudo é relativo. O mundo pode acabar para a civilização mas ser o início para as trevas. Questão a ser definida pelo lugar do observador

  8. Rodrigo Silva

    É por isso que alguns falam de uma "brasileirização" do mundo, ou seja, um crescente aumento das desigualdades sociais e de degradação ambiental global, o que aproxima mesmo os países mais industrializados do nosso.

    Responda
  9. Ricardo Barros Lourenço

    Pressão demais sobre uma jovem democracia, semi-letrada, com a economia em frangalhos.

    Responda
  10. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Medo define

    Responda
  11. José Cardoso

    Puxa, por um momento até me senti importante. Depois voltei ao mundo real e percebi que é só mais uma eleição nacional, entre as dezenas que ocorrem em países democráticos todo ano.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Um país democrático que corre um risco enorme de não ser mais democrático.

  12. Vilarino Escobar da Costa

    É perfeita a comparação de bolsonaro ao ditador Franco que , apartir de um golpe, assolou a Espanha por longos anos ! Não é exagero dizer que a reeleição de bolsonaro trás consequências funestas para o planeta !

    Responda