Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilmar Maghenzani

    Professor Thiago me solidarizo com eles pq é um crime, mas não vai dar em nada e ninguém vai ser preso ou qualquer outra punição, como professor de direito pf atue para isso não acontecer

    Responda
  2. Daniel Guedes

    Outra coisa, é que as brilhantes participações de Seu Jorge em filmes como Medida Provisória e Mariguella, que denunciam o racismo e a ditadura, o tornaram ainda mais alvo dessa branquitude bolsonazista. Força Seu Jorge! Fogo nos racistas!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cuidado, Daniel: Bozolóide pegando fogo é capaz de correr pro mato, ao invés de salvar a própria epiderme...

  3. Daniel Guedes

    Belo artigo, professor. Alguns detalhes, pouco comentados na repercussão dessa nojenta agressão racista sofrida pelo brilhante artista Seu Jorge: Rio Grande do Sul com seus 65 mil terreiros, é o Estado do Brasil com maior número de terreiros. Há um forte referencial de cultura negra gaúcha, o melhor da identidade gaúcha que foi a Revolução Farroupilha, a qual teve entre suas fileiras negros e brancos abolicionistas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não nos esqueçamos dos fantásticos Caco Velho e Lupicínio, que são heróis do samba, e têm um valor inestimável pro Brasil.

  4. Lucas Brito

    Bom artigo Mas por favor, já deu dessa variação de títul, pastiche americano que os colunistas da folha bolam mais de uma vez da semana achando ser uma jogada inteligente. É muito chato e parece uma falta de criatividade, já que é uma ideia que pegaram da campanha do Bill Clinton do início dos anos 90. Soa pedante e é um saco. Já deu. Nos poupe.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Óia, Thiago, minha esposa já me advertiu que Porto Alegre pode ser uma cidade bem lôka - ela se referia ao povo doido e à bebedeira e psicodelia do lugar, mas tá valendo de modo mais amplo, parece. Dia desses, vi um documentário interessantíssimo sobre um bairro de lá, o Bonfim, e seu histórico como pólo cultural e político, algo de sensacional, com depoimentos de Wander Wildner e outras figuras. O Brasil piorou bem com o Bozo no trono, mas a cidade parece ter piorado em larga escala. Pena.

    Responda
    1. Gabriel Dias

      Porto Alegre já estava em avançado estado de decadência (aliás, o RS num geral), há um tempo antes do inominável. Mas, né, nada é tão ruim que não possa piorar.

  6. Cassio Tonsig

    Mas é o chamamento do Seu Jorge para o dia 20 de novembro, não deveria ser reforçado?

    Responda
    1. Cassio Tonsig

      Mas E o chamamento do Seu Jorge para o dia 20 de novembro, não deveria ser reforçado?

  7. RICARDO BATISTA

    Abriram as portas do inferno. E como tem Karen no Brasil! Karens and jerks.

    Responda
  8. Marlison Junior

    Lacrou.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Fulano queria lacrar o caixão do cantor, parece. Nada bom.

  9. Maria do rocio Barszcz

    Depois de Bolsonaro as pessoas perderam a vergonha de serem racistas !

    Responda
  10. osmar Carneiro

    Essas criaturas do pântano sempre estiveram por aí. Agora estão com licenças oficiais para atuarem

    Responda