Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Regno

    A relação entre o dono do capital [patrão] e mão de obra [trabalhador] é conflituosa na sua essência. O patrão visa lucro para si e o trabalhador melhorias de condição de trabalho e salário. Tais melhorias não vêm de forma espontânea, mas através de um acordo entre as partes, conforme a colunista cita no seu artigo. No entanto, esse acordo, muitas vezes, só é conquistado pelos trabalhadores com a utilização de lutas reivindicatórias garantidas pela própria Constituição Federal.

    Responda
  2. José Cardoso

    Há controvérsias. Pode-se comparar o produto força de trabalho ao petróleo, afinal são mercadorias. Até meados dos anos 70, o preço do petróleo era determinado pela concorrência, e era baixo. Com a formação do cartel da Opep, quadruplicou em valor real rapidamente. Mas concordo que o termo 'luta' seja inadequado. O que os trabalhadores fizeram foi criar uma espécie de cartel chancelado pelo Estado: ninguém trabalha acima de certo número de horas, ou sem certas condições mínimas.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      ó pai amado, que castigo é pior nestes dias plumbeos que nos ameaçam:ler os delirios da vovozona D ou as prestidigitaçoes verbais do mister JC....?