Opinião > A direita acolheu uma nação órfã Voltar
Comente este texto
Leia Mais
'a liberdade venceu a opressão e o que era acanhado, o espÃrito cÃvico, está em ebulição. Deus é bom' - vale a pena comentar o texto desta senhora?; em centoetrinta anos de re publica quando a esquerda esteve no poder alijando a direita a liberdade o civismo e.... Deus?; 'naçao orfa da direita'?; este discurso que cabe muito bem e sem sotaque na boca do Orban a e da Meloni fanzoca do papa Mussolini escancara a violencia social racial economica e politica em que vivemos
ah sim; faltou á digna representante de nossas burgesias aderentes ao distico 'liberdade igualdade fraternidade' louvar o civico trabalho de proteçao da patria orfã pelos militares com enfase no coronel Ustra - que tal uma estatua e um mausoleu com visitas ao tumulo deste grande direitista?
De tão ufanista o artigo ultrapassa os limites do ridÃculo. Bolsomorte é democrata, hein??? Desde quando??
Mais uma dessa direita que ela idolatra: a proposta genial de Paulo Guedes hoje, caso seja reeleito: desindexar o reajuste do salário mÃnimo e das aposentadorias da inflação. Essa direita vai é recolher de quem não tem, o dinheiro para cobrir este descalabro de ações "econômicas" (bomba fiscal/eleitoral de 150 bilhões para 2023), para tentar reeleger o desgoverno.
Democracia é respeito pela constituição. Se reeleito, veremos se Bolsonaro vai praticar isso! Eu duvido! ele já deu N provas de que pretende seguir outro roteiro: por meio de PECs, aumentará o número de ministros do STF e terá maioria na corte, que, então, será finalmente domesticada. O Legislativo já é seu. Então, com a faca e o queijo na mão, o Bolsonaro deve conseguir uma PEC (entre outras!) para se reeleger indefinidamente! Igualzinho ao Hugo Chaves! Essa é a nossa "nova" direita!
Com Bozo, não foi a indignação q virou atitude polÃtica. Ao contrário, foi passar o pano para todas as atrocidades ditas e cometidas por Bozo. Seus apoiadores, como parece ser o caso da autora, nunca se indignaram com a irresponsabilidade na pandemia, a defesa da tortura, a banalização do estupro, os ataques à democracia , a defesa de milÃcias ou a homofobia. Nem o sujeito querer comer carne humana ou confessar q pintou um clima com meninas causam indignação nessa gente.
A direita brasileira não passa de um bando de vassalos da elite mundial. Se comportam como meretrizes. Na primeira oportunidade de ganhar uns trocados sem trabalhar, entregam nossas riquezas para os gringos e espoliam o nosso povo. Historicamente quem produziu riquezas no Brasil foram os escravos, depois os trabalhadores. Nossa elite apenas parasitou o povo. Nossa direita não é patriota, não gosta do Brasil e tem vergonha de se olhar no espelho.
Lendo o texto, fico em dúvida sobre se Deus é bom, mesmo.
Caro Luiz, eu não tenho dúvida da existência de Deus. Mas lendo o texto dessa mulher, me arrepiei, e cheguei à pensar sobre sua existência mesmo. Mas Ele existe sim, e é bom. Isso que vimos ou lemos aqui assombrados é coisa de quem "acolheu" aquele que se antagoniza à Deus. Mas Deus é Maior.
Folha é bom não confundir liberdade de expressão com liberdade de excreção. Liberdade de expressão não é para atacar as verdadeiras liberdades.
Essa direita q está recheada de uma elite repugnante e de parte de uma classe média com sÃndromedelite. Essa direita do orçamento secreto e das fábricas de mentiras implantou no paÃs a indiferença à vida, à Deus e aos verdadeiros valores Cristãos. Na verdade isso não é a verdadeira direita. Existe uma direita q se apresenta com responsabilidade. Isso q a senhora chama de direita me remete mais à ideologia implantada por Mussolini, Hitler, q tem como Ãcone satanaz! Esse texto é de causar náuseas.
Essa direita q a senhora defende na verdade deixou gente sem oxigênio (e fez chacota e troça do sofrimento de doentes), gente sem leito em hospital, divulgou mentiras e falsos remédios. Falsos cristãos. Atacou Aparecida do Norte e não respeitou as outras manifestações e sincretismos religiosos. Essa direita indiferente a 33 milhões passando fome ou procurando osso no lixo. Essa direita boicotou vacinas, e desestimulou o uso de máscaras e deixou morrer quase 700 mil pessoas. Isso é genocÃdio.
De onde saiu esta senhora? Constrangedora a leitura. É isto amplificado que teremos com a reeleição. Horror e vergonha!
Grotesco o pretenso manifesto da articulista. Exaltação à barbarie, ao fim da democracia e ao que nos resta de dignidade para tentar construir um paÃs . Deus nos livre de mais um perÃodo de destruição institucional, perda de direitos, preconceitos, retrocesso cultural e outras bizarrices.
Que coisa de doido! Reli o texto, e estupefato compreendi que é esse o retrato do Brasil hoje. Parece cenário do The Walking Dead. Até uma pessoa instruÃda como a articulista fazendo fileira com os caminhantes; onde irá parar!
Encarceraram injustamente o lÃder do povo, sequestraram o diálogo isolando os frágeis em bolhas das redes sociais, agora estão armados até os dentes para calar com violência qq manifestação contrária, já fizeram a boiada passar massacrando a riqueza nacional e os brasileiros! Não satisfeita, a articulista convidada vem falar em democracia. O inferno deve estar em festa.
A direita retrocedeu aos métodos que conhece tão bem e aplicou com sucesso rumo ao Holocausto, usa a mentira como norma, distorce a realidade com falsa retórica de quem sabe enganar, esconde seus objetivos ao.abrigo das crenças e de falsos pastores, milionários e enganadores do povo pobre, se vencer nos levará ao abismo, muitos irão cantando e aplaudindo, nos templos e nos estádios!
Consegui segurar o Ãmpeto de comentar prontamente o texto e fui para a leitura dos comentadores abaixo. Não acrescento mais nada além dos que já colocaram os devidos pingos nos is. A tentativa de dar um verniz à barbárie bolsonarista não passa e nem poderia passar por um senso crÃtico minimamente informado. O que fica é que a turma de cima abraça mesmo a banda golpista e está pronta para sustentar uma extrema direita golpista mesmo sem o bozo sentado na cadeira.
Missão do Grupo Voto: Ser veÃculo formador de opinião, contribuir para a difusão de informação polÃtica e de análise, provocar o espÃrito crÃtico e o debate de ideias entre os setores público e privado etc. - O q parece chave é a intermediação entre setor privado e público. Sem eufemismo, entre gente com dinheiro e o governo Bozo. No site do Grupo Voto, vemos os eventos (presumo q seja boa parte do faturamento deles) com a distinta CEO, Bozo, Guedes, TarcÃsio, Teresa Cristina etc. Good felas.
Bad felas, creio. Felação é com esse povo mêmo, o que tem de gente lambendo o saco do Bozo, nem cabe mais no paÃs.
Sentido épico de Pátria. A mesma retórica daquele tal Roberto Alvim, o que emulou o Goebbels num discurso. Dá até enjoo de ler.
Texto aterrorizante. Quam nos salvará de pessoas como a escrevente? Socorro.
De fato os fascistas perderam a vergonha de ser quem são. Se orgulham de chamar o golpe (Eu autorizo! Vamos invadir o STF! Urna é fraudada!); expõem o machismo e a misoginia (Só estupro quem merece! Pintou um clima com as meninas!); incentivam a violência e a ilegalidade (MilÃcia é q é bom! Tortura pra confessar! Bandido tem q matar! Justiça é vingança!). Homofobia é orgulho maior (melhor filho morto do q homossexual). E a mentira já nem faz corar (arrancam o dentinho do bebe para sexo oral).
que loucura
Uns lutam pelo direito de viver e outros pelo direito de matar. A direita tinha opções, mas preferiu a mais antidemocrática. Essa senhora deveria olhar as ruas, ver as famÃlias abandonadas.
Parece piada ,escrever que o gen ocida .representa a era da democracia contemporânea . Que nojo!
Considera-se extrema direita no Brasil qualquer coisa que desagrade o PT.
Isso que ela chama de direita é outra coisa. Extrema direita e direita diante disso que ela descreveu chega a ser jardim de infância. O que ela descreveu na verdade está mais para o nazismo. Quase 80 anos depois, em pleno século 21, pessoas que se acham formadas, letradas, CEO defendendo atrocidades. Quase 700 mil vidas foram perdidas para isso daà que ela chama de direita. Que cheiro de enxofre veio deste texto.
Considera-se extrema-direita todo mundo q partilha das idéias do Bozo contra a democracia e os direitos humanos e a favor da homofobia, da misoginia, do racismo, da tortura , das milÃcias, da mentira generalizada, do negacionismo cientÃfico etc. É o q se conhece também por fascismo. Aqui, temos ainda detalhes mais sujos, como a leniência e a mentira sobre canibalismo e pros titui ção infantil. Aliás, o Bozo é defensor do turismo sexual e adoraria a experiência cultural de comer carne humana.
Hoje temos uma direita conservadora e liberal que argumenta com inteligência contra uma esquerda que não consegue pensar além dos esquemas mentais produzidos numa academia cada vez mais irrelevante.
Vc deve estar sendo irônico. Bozo e sua trupe jamais seriam associados com argumentos inteligentes. Logo ele, q queria visitar a Torre de Pizza! A menos q vc ache sinal de inteligência comer carne humana como experiência cultural ou dizer q pintou um clima com meninas de catorze anos.
A análise não está de todo errada. Mas a escolha não é pela direita, e sim pela extrema-direita. Boa parte dos brasileiros tem valores fascistóides. São preconceituosos, anti-democráticos e a favor de soluções violentas na resolução de problemas sociais. Outro erro é q essas pessoas são ultra-conservadoras, logo muito pobres em idéias. São anticientÃficos, negacionistas e a favor da destruição ambiental, em nome de um suposto avanço econômico. Sem contar o fundamentalismo religioso. Pobre paÃs.
... O que parece o elemento comum entre todos estes que apoiam Bolsonaro é talvez menos uma convicção ideológica e mais uma susceptibilidade em assimilar sem crÃtica as mensagens que o amplo esquema de comunicação do bolsonarismo dissemina.
...complexidade do mundo atual (em que as pessoas não são apenas homens ou mulheres, em que não se pode mais fazer piadas discriminatórias, em que os discursos devem ser construÃdos com mais cuidado para não reproduzir velhos preconceitos), há os antipetistas de sempre, há os antipetistas lavajatistas (alimentados por muitos anos de uma cobertura jornalÃstica hegemônica contra o PT), e há também os convertidos na direita pelo medo de um fantasma comunista reinventado....
Ela realmente esta correta quando diz que essas pessoas não se viam representadas na direita mais tradicional. A questão é se esse grupo social é uniforme (composto de fascistas, como você diz) ou mais heterogêneo. Eu apostaria nessa segunda hipótese. E aqui eu lembro que Bolsonaro inaugura uma nova era na forma de comunicar e arrebata seus seguidores de um espectro bem amplo. Há, sim, os fascistas, mas há também os conservadores religiosos, há os mais velhos que não conseguem se encontrar na...
A tentativa de dar alguma dignidade à barbárie foi boa, mas não passa em um jornal para adultos. Esses mesmos motivos ela usa pra justificar como lidera uma empresa que hoje tem funcionários na condição de escravos, já que escravos recebiam roupas, comida, lugar para morar e até tratamento médico. O salário de hoje não cobre tudo isso.
A direita sempre esteve no poder, sinhá dona. Desde Cabral e as capitanias hereditárias, dona. Imperadores, presidentes sem voto, ditaduras... A esquerda só ascendeu ao poder com Jango e depois com o PT. Vai estudar e deixa de fanatismo fascista, dona.
Concordo que aflorem os sentimentos polÃticos. É bom que os vejamos, todos. Mas o que a senhora chama de valores democráticos nada mais passa do que reacionarismo tosco e brutalidade. Pena que a direita adote o atual presidente como simbolo. Um sujeito desqualificado que prega a morte dos adversários, que incita o desrespeito à s Instituições de Estado e tantas outras aberrações. Mas nada surpreende para a entidade que põe o pato para dançar sobre uma suposta pedalada e abraça toda iniquidade
Direita e esquerda é uma posição em perspectiva de onde me encontro. Agora, extrema direita é a decadência civilizatória, e isso já vivemos na história da humanidade. A aliança pentecostal ultra conservadora e o projeto autoritário da extrema direita não é participação polÃtica, e sim manipulação.
A senhora que gosta tanto de democracia pode ir aproveitando os últimos dias dela, caso o seu “lado” vença as eleições.
É, entenderam mais claramente do que eu, e não foram atrás de sua conversa não. Realmente, não perdi nádegas. Até não mais ver.
Dona Karin, sinto: se era pra ter chegado junto com a senhora nalgum canto, fiquei pelo caminho. Sei não, mas tô com uma vaga impressão de que não perdi nada. A conferir com os/as colegas leitor@s, vejemos se eles pescaram melhor que eu.
Acho q é só uma passada de pano para disfarçar o fascismo do Bozo, fingindo q se trata de uma direita respeitável e não da extrema direita antidemocrática. Interessante é ela admitir q o centro e a direita tradicionais eram apenas tolerados por grande parte da população (Era o q se tinha), q almejava uma coisa mais assim, tipo, ditadura fascista ou teocracia fundamentalista. A ditadura militar não durou tanto por acaso.
Orgulho de ser brasileiro? Orgulho de atrapalhar a vacinação dos brasileiros, de desmatar, poluir, de invadir terra indÃgena, de matar ambientalistas, de invadir festa de aniversário para matar o aniversariante, de espalhar mentiras e tentar roubar verba da educação através de pastores picaretas? É isso?
Pois é, minha cara auto iludida de extrema direita, nada como passar um verniz e tentar fazer parecer até poéticos o genocÃdio, por omissão intencional, dos indÃgenas; nada como justificar pela truculência na mão do Estado a matança e prisão de negros e pobres; nada como acabar com ganhos reais do salário mÃnimo, para justificar o rombo no teto de gastos; nada como se postar de Barbie fascista, para remunerar mal a sua doméstica. Essa é a elite da extrema direita brasileira, que mostra a cara!
A sua doméstica tem carteira assinada pela senhora?
Realmente, os fascistas eram orfãos no Brasil. Desde o Integralismo brasileiro que não havia surgido seres abjetos que se dispusessem a assumir tal posto. TaÃ! Um texto nazifascista altamente acolhedor para os neonazifascistas! Parabéns pelo exercÃcio e ginástica textual para disfarçar tamanho disparate. Na Terra dos Absurdos, enquanto houver espaço para seres veicularem seus delÃrios fascistas disfarçados em democracia, nunca deixará de ser a Terra do Nunca, segundo o historiador José Murilo.
Que propósito é esse cara pálida? O texto dessa madame é uma caricatura da extrema direita brasileira, é dom Quixote contra os moinhos de vento. É delÃrio puro e perigo real caso o bozopata se reeleja. É a tia do ZAP com espaço na folha de sp usando como referência para a coluna o que papai lhe disse
A deslumbrada não conseguiu identificar de quem a nação estava "órfã". Melhor, não lhe conveio. Se o colapso da industrialização, da antipolÃtica ambiental, da incompetência genocida na pandemia, do descalabro infame da educação pública(e do baixo nÃvel do ensino nas escolas privadas), da banalização da violência, do assalto ao orçamento federal e do aparelhamento ideológico da administração pública sinalizam o "orgulho de ser brasileiro", então a culpa é da poeira.
Direita acolhedora? Acolhe o que mesmo? Faça- me o favor mr. DelÃrio
DelÃrios de uma extrema direita sem rumo e noção. Defendo o total direto de escreverem o que quiserem, mas é cômico senão trágico ver que eles creem no que escrevem. Não falta escolaridade, falta noção mesmo.
Esse texto é o melhor exemplo do delÃrio que a extrema-direita tem vendido neste paÃs. Se apresenta como uma "novidade", como um "desoertar", como um "clamor pela liberdade". Na verdade, é o espectro de um passado tenebroso, escravista, machista, racista, homofóbico, misógino, carola e extremamente violento, que teima em permanecer insepulto, apesar das mudanças que tanto o apavoram. Felizmente, como é destino de todo arcaÃsmo sem sentido, passarão. Nós, passarinho.
Inegável o fortalecimento da "direita" e, mais, a sua, ao que parece, consolidação. Porém, acredito que o termo para isso seria renascimento, pois o Brasil sempre foi majoritariamente de direita. Lendo-se o texto, que fala em opressão a esse sentimento de direita (por quem?), até fica-se com a impressão que a esquerda sempre governou o paÃs e foi majoritária no poder. Se a direita se encolheu, constrangida, foi por ver o que resultou dos 21 anos do anterior "Deus, Pátria e FamÃlia".
A autora diz: "não tenha vergonha de ser quem você é", mas o subtexto é: "desde que concorde integralmente comigo." Quando diz "Deus é bom", ela exclui ateus. Quando fala em "brasileiros", joga prá fora da pátria, todos os que não seguirem o que ela entende adequado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > A direita acolheu uma nação órfã Voltar
Comente este texto