-
MAKOTO SHIMIZU
Surreal a total inoperância das instituições diante de sucessivas violações das mais elementares regras de conduta ética pré eleições. Temos um pesadelo acordados, um futuro de trevas se bem sucedido for o usurpador mitômano que enfeitiçou uma horda de mitomaníacos. É o triunfo da mitomania e do mal. Que o Altíssimo tenha piedade do Brasil
-
Adalto Fonseca Júnior
Bolsonaro é uma liderança que deturpa o papel do governante de um país a classe política brasileira é hábil para construir mecanismos de manipulação das estruturas políticas do Estado brasileiro e incompetente na construção de uma máquina de Estado que funcione para e com a sociedade. Vivemos na miséria moral, na miséria material de muitos e na miséria de conhecimento.
-
Márcia Meireles
A omissão do Congresso e do TSE diante do verdadeiro assalto aos cofres públicos feito pela candidatura de Bolsonaro é desesperador. O uso despudorado da máquina e verba pública tiveram reação zero por parte das instituições, nossa democracia agoniza.
-
Juliano Machado
Então por que você coloca "abuso" no título do seu texto? Por que não fala diretamente: é a maior compra de voto da nova república, é a destruição completa do TSE, é uma fraude eleitoral jamais vista na democracia. Seus pudorezinhos lexicais só o aproximam mais do colaboracinismo (ah, é claro, tinha que citar a oposição pra manter a "isonomia"). Parabéns pra todos nós.
-
Jove Bernardes
Foi em poucos meses não, Hélio. Bolsonaro está aí zoando há décadas. Todos sabiam.
-
xikito ferreira
Brilhante esse artigo. É formidável Helio conseguir clarividência num cenário com tanto de ruído. Pra mim há melodia na argumentação.
-
José Cardoso
Podia ser pior. O congresso sepultou por exemplo a pretensão de voto impresso. E o principal aliado do Bolsonaro é o efeito dos bodes da sala que foram retirados: fim da pandemia e queda internacional dos preços do petróleo.
-
Marcos Benassi
Hélio, caríssimo, "instituições impessoais não bastam. A grande sacada dos filhos de Sam, ao montar suas grandes indústrias, foi criar processos(algoritmos) que desencadeiam ações sucessivas - vide o pmi, a gestão de projetos classica. Lógica de "se, então" aplicada pra fazer pessoas funcionar de um certo jeito. Tipo "se generau tuita ameaçando, então crau nele": antes da primeira bozada, o Bozo já broxava. "Se juiz ferra com cooperativa de agricultor, ou com telefonema de presidente, crau nele"
-
Marcos Benassi
[continuação] O algoritmo, contendo a organização geral de um processo, os elementos indicadores de ação, a descrição das ações e o fluxo subsequente, isso funciona pra fazer de uma instituição, efetivamente, impessoal. Obviamente, quando aberto, público, escrutinável, não como o fazem os feicibúquis da vida. Sem um algoritmo imperativo, ficamos a depender de vontades, leniências e urgências pessoais, covardias e coragens individuais e contextuais. Sem ele, acabamos na velha lógica de um império
-
-
MAURICIO LAHAN
e o abbbuso dos encapadosssss
-
MAURICIO LAHAN
conhecces algoritimo da fffoice
-
Marcos Benassi
Chora... E, contaminado pela paranóia Bozofrênica, crê que "abuso" e "encapado" - seja o que for isso - atrairão o rigor da sençura folhotrônica. Não, mizifio, não precisa distorcer por tão pouco, pode escrever tranquilo. Ou, se preferir, falar em línguas.
-
-
RICARDO BATISTA
O cabra já deu tantas pedaladas que as da Dilma ficam parecendo uma gota no oceano. E fez uso da máquina pública de maneira desavergonhada e desassombrada. Muita roupa suja a se lavar, se é que vai dar tempo.
-
Marcos Benassi
PelamordeLênin e do Jesus da Goiabeira, Ricardo, essas roupas tão perdidas, acabadas, contaminadas até o limite. Junta tudo, bota fogo e vai comprar outro guarda roupa. Se possível, em brechó, pra evitar desperdício, e pulando a Riachuelo, Centauro e outras Bozofrênicas.
-
-
Lourenço Faria Costa
Não souberam ou simplesmente não quiseram
-
Eulalia Moreno
Excelente!!! Enquanto a democracia dormia sobre os podres louros da Lava -Jato, a serpente chocava seus ovos.O esforço será enorme, mas VENCEREMOS!!
-
Roberto Gomes
O articulista chove no molhado e repete seus argumentos de tempos em tempos. Eu repito os meus. O Congresso, o Senado e o STF cometeram crimes de prevaricação ao não iniciar e dar andamento ao impeachment de Bolsonaro, desde quando este iniciou a cometer crimes de responsabilidade. Foram pusilânimes, irresponsáveis, coniventes e se omitiram, quando pelos seus enormes salários e benefícios, deveriam ter cumprido seu dever.
-
Marcos Benassi
Desde bem antes, meu caro, bem antes. Uns barnabé caros pacaramba, esses mencionados... Nem todos, nem sempre, mas, no conjunto da obra, obraram na cabeça do país.
-
-
antonio ferreira da costa neto ferreira
A falta de coragem para aplicar a lei deixa as instituições como responsáveis pelo caos que pode advir, pois o mau tinha que ser cortado pela raiz, independente de candidato A ou B, a punição deveria ser executada em prol do futuro existencial da democracia no Brasil.
-
Joaquim Manoel Fortes de Castro
Uma pergunta pertinente, o país está sem procurador geral ?
-
Marcos Benassi
Bom, Escondedor, tem dois. Serve?
-
-
Andréia Chaieb
"Efeitos das fakes são uma gota no oceano"? Discordo! Há pesquisas profundas q atestam tal impacto. Brexit, Trump, Bolsonaro são a consequência. Quanto à morte das instituições, concordo. Morreram inclusive por ignorar o modos operandi da extrema direita, tal qual vc faz! Há descontrole absoluto, colando no pt tudo de ruim, cri mes, mor tes, dege neração moral.Tudo q tem relação c à repressão e os trau mas decorrentes da dita dura, tentam colar nas esquerdas. Somos filhos de uma ditadura negada.
-
Rodrigo Silva
Que não se iludam nenhum dos lados, esta eleição vai ser ganha nas casas decimais dos 50%. A não ser que haja um enorme esforço final do campo democrático, este uso despudorado da máquina pública, da blitz digital e da evangelização mercadológica-política pode virar o jogo, o que espero que não aconteça.
-
Rodrigo Tupinambá Carvão
Na mosca. Clãs é sinônimo de barbárie
-
CELSO CASSIO COTICHINI
Realmente por medo ou comodismo deixaram Bolsonaro fazer as maiores barbaridades impunemente, o caudilho percebeu e só foi crescendo sempre testando limites cada vez mais elásticos. Agora terão que lidar com um monstro que ajudaram a criar.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.