Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MAKOTO SHIMIZU

    Surreal a total inoperância das instituições diante de sucessivas violações das mais elementares regras de conduta ética pré eleições. Temos um pesadelo acordados, um futuro de trevas se bem sucedido for o usurpador mitômano que enfeitiçou uma horda de mitomaníacos. É o triunfo da mitomania e do mal. Que o Altíssimo tenha piedade do Brasil

    Responda
  2. Adalto Fonseca Júnior

    Bolsonaro é uma liderança que deturpa o papel do governante de um país a classe política brasileira é hábil para construir mecanismos de manipulação das estruturas políticas do Estado brasileiro e incompetente na construção de uma máquina de Estado que funcione para e com a sociedade. Vivemos na miséria moral, na miséria material de muitos e na miséria de conhecimento.

    Responda
  3. Márcia Meireles

    A omissão do Congresso e do TSE diante do verdadeiro assalto aos cofres públicos feito pela candidatura de Bolsonaro é desesperador. O uso despudorado da máquina e verba pública tiveram reação zero por parte das instituições, nossa democracia agoniza.

    Responda
  4. Juliano Machado

    Então por que você coloca "abuso" no título do seu texto? Por que não fala diretamente: é a maior compra de voto da nova república, é a destruição completa do TSE, é uma fraude eleitoral jamais vista na democracia. Seus pudorezinhos lexicais só o aproximam mais do colaboracinismo (ah, é claro, tinha que citar a oposição pra manter a "isonomia"). Parabéns pra todos nós.

    Responda
  5. Jove Bernardes

    Foi em poucos meses não, Hélio. Bolsonaro está aí zoando há décadas. Todos sabiam.

    Responda
  6. xikito ferreira

    Brilhante esse artigo. É formidável Helio conseguir clarividência num cenário com tanto de ruído. Pra mim há melodia na argumentação.

    Responda
  7. José Cardoso

    Podia ser pior. O congresso sepultou por exemplo a pretensão de voto impresso. E o principal aliado do Bolsonaro é o efeito dos bodes da sala que foram retirados: fim da pandemia e queda internacional dos preços do petróleo.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Hélio, caríssimo, "instituições impessoais não bastam. A grande sacada dos filhos de Sam, ao montar suas grandes indústrias, foi criar processos(algoritmos) que desencadeiam ações sucessivas - vide o pmi, a gestão de projetos classica. Lógica de "se, então" aplicada pra fazer pessoas funcionar de um certo jeito. Tipo "se generau tuita ameaçando, então crau nele": antes da primeira bozada, o Bozo já broxava. "Se juiz ferra com cooperativa de agricultor, ou com telefonema de presidente, crau nele"

    Responda
    1. Marcos Benassi

      [continuação] O algoritmo, contendo a organização geral de um processo, os elementos indicadores de ação, a descrição das ações e o fluxo subsequente, isso funciona pra fazer de uma instituição, efetivamente, impessoal. Obviamente, quando aberto, público, escrutinável, não como o fazem os feicibúquis da vida. Sem um algoritmo imperativo, ficamos a depender de vontades, leniências e urgências pessoais, covardias e coragens individuais e contextuais. Sem ele, acabamos na velha lógica de um império

  9. MAURICIO LAHAN

    e o abbbuso dos encapadosssss

    Responda
    1. MAURICIO LAHAN

      conhecces algoritimo da fffoice

    2. Marcos Benassi

      Chora... E, contaminado pela paranóia Bozofrênica, crê que "abuso" e "encapado" - seja o que for isso - atrairão o rigor da sençura folhotrônica. Não, mizifio, não precisa distorcer por tão pouco, pode escrever tranquilo. Ou, se preferir, falar em línguas.

  10. RICARDO BATISTA

    O cabra já deu tantas pedaladas que as da Dilma ficam parecendo uma gota no oceano. E fez uso da máquina pública de maneira desavergonhada e desassombrada. Muita roupa suja a se lavar, se é que vai dar tempo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      PelamordeLênin e do Jesus da Goiabeira, Ricardo, essas roupas tão perdidas, acabadas, contaminadas até o limite. Junta tudo, bota fogo e vai comprar outro guarda roupa. Se possível, em brechó, pra evitar desperdício, e pulando a Riachuelo, Centauro e outras Bozofrênicas.

  11. Lourenço Faria Costa

    Não souberam ou simplesmente não quiseram

    Responda
  12. Eulalia Moreno

    Excelente!!! Enquanto a democracia dormia sobre os podres louros da Lava -Jato, a serpente chocava seus ovos.O esforço será enorme, mas VENCEREMOS!!

    Responda
  13. Roberto Gomes

    O articulista chove no molhado e repete seus argumentos de tempos em tempos. Eu repito os meus. O Congresso, o Senado e o STF cometeram crimes de prevaricação ao não iniciar e dar andamento ao impeachment de Bolsonaro, desde quando este iniciou a cometer crimes de responsabilidade. Foram pusilânimes, irresponsáveis, coniventes e se omitiram, quando pelos seus enormes salários e benefícios, deveriam ter cumprido seu dever.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Desde bem antes, meu caro, bem antes. Uns barnabé caros pacaramba, esses mencionados... Nem todos, nem sempre, mas, no conjunto da obra, obraram na cabeça do país.

  14. antonio ferreira da costa neto ferreira

    A falta de coragem para aplicar a lei deixa as instituições como responsáveis pelo caos que pode advir, pois o mau tinha que ser cortado pela raiz, independente de candidato A ou B, a punição deveria ser executada em prol do futuro existencial da democracia no Brasil.

    Responda
  15. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Uma pergunta pertinente, o país está sem procurador geral ?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bom, Escondedor, tem dois. Serve?

  16. Andréia Chaieb

    "Efeitos das fakes são uma gota no oceano"? Discordo! Há pesquisas profundas q atestam tal impacto. Brexit, Trump, Bolsonaro são a consequência. Quanto à morte das instituições, concordo. Morreram inclusive por ignorar o modos operandi da extrema direita, tal qual vc faz! Há descontrole absoluto, colando no pt tudo de ruim, cri mes, mor tes, dege neração moral.Tudo q tem relação c à repressão e os trau mas decorrentes da dita dura, tentam colar nas esquerdas. Somos filhos de uma ditadura negada.

    Responda
  17. Rodrigo Silva

    Que não se iludam nenhum dos lados, esta eleição vai ser ganha nas casas decimais dos 50%. A não ser que haja um enorme esforço final do campo democrático, este uso despudorado da máquina pública, da blitz digital e da evangelização mercadológica-política pode virar o jogo, o que espero que não aconteça.

    Responda
  18. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Na mosca. Clãs é sinônimo de barbárie

    Responda
  19. CELSO CASSIO COTICHINI

    Realmente por medo ou comodismo deixaram Bolsonaro fazer as maiores barbaridades impunemente, o caudilho percebeu e só foi crescendo sempre testando limites cada vez mais elásticos. Agora terão que lidar com um monstro que ajudaram a criar.

    Responda