Mariliz Pereira Jorge > A esquerda cirandeira não aprende Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A colunista está, lamentavelmente, usando o Twitter para acusar crÃticos da coluna de "quererem sua cabeça". Sou assinante desta Folha há 5 anos e nunca vi algo parecido. Triste a postura de quem se acha no direito de acusar escritores brilhantes de arrogância e elitismo sem aceitar a mais singela contestação: para ela, todos são politicamente desqualificados como "cirandeiros". Espero que a Ombudsman aponte isso.
E nenhum artista apoiante de Lula fará livres apelando ao voto? O inominável hoje estará no ar durante 22 horas atormentando com as suas mentiras. O ser " cirandeira" significa ser ingênua e acreditar nas flores vencendo os canhões?
Lula 2022
Que desespero... Calma. Lula deve ganhar com diferença menor do que no 1º turno.
Oooo Vira Virou Â… O Bolsonaro Chegou !!!! Melhor Jair se acostumando.
Virô mêmo. Encheu d'água da fossa
A articulista muito engajada até faz crer que não ajudou na normalização do bolsonarismo.
A esquerda não vai mais pras ruas porque são outros tempos, puxados por outras gerações. A militância pé de boi deu lugar para a militância keyboard warriors. Os pé de boi estão velhos demais pra manifestações de rua, os keyboard warriors estão ocupados demais com as redes. No final, nem as ruas nem as redes - ambas perdidas a partir das cavalgadas da mula sem cabeça, nos idos de um junho distante. Ir pras ruas em massa agora é antecipar um confronto certeiro, ha muito desejado pelo outro lado.
Não é diagnóstico a se desprezar.
mariliz, é o tal negócio. se um bolsonarista ou em cima do muro me perguntar: por que eu votarei no lula? eu responderei: por causa do bolsonaro. se essa pessoa me perguntar: por que? eu direi: o que adianta eu tentar lhe explicar o que vc não entendeu até agora?
Perfeito o seu comentário. Mas é claro que você supõe que essa pessoa não seja como aqueles fanáticos histéricos que deram vexame em Londres e em Aparecida do Norte, entre lugares bem menos famosos.
Mas qual é a solução? Encontrar na rua, no bar outro Agenor que acredita que o PT vai transformar o paÃs numa República de gays, maconheiros, pedófilos etc.? Como mudar a opinião de quem acredita nessas barbaridades? O problema é mais complexo, Mariliz. Passa pelo sistema educacional falido, pelo papel das igrejas evangélicas na disseminação de um pensamento conservador e instituições que normalizaram o bolsonarismo. Botar a culpa toda na esquerda não é honesto!
Colocar a culpa na esquerda é absolutamente desonesto porque na verdade as pessoas querem a barbárie do inominável. As pessoas querem odiar. A esquerda está tentando salvar a democracia. Não há o que fazer contra a indústria de mentiras. Só nos resta torcer pela eleição do Lula.
Quando os 58 milhões de Marilizes anularam/abstiveram-se/votaram em Bolsonaro na eleição passada, nós avisamos com todas as letras: vocês jamais resgatarão esse paÃs das nefastas mãos da milÃcia. Agora embala que o filho com cara de Marreco é seu, não venha novamente culpar o Partido dos Trabalhadores pelas desgraças que vocês produzem.
Pronto. Censurou o terceiro!
A pholia sençura deveras, sem distinção - KHaga democraticamente na cabeça de seus leitor@s, a serviço.
A folha censura comentários de quem é de esquerda?
A folha já censurou dois comentários meus. Dia 30 é Lula.
Beatriz, minha cara, botou algarismos arábicos, um abraço - de urso. Com garras.
E você que ajudou a chegarmos a esse buraco, desde 2013? Escrevendo esse tipo de coisa, faltando dez dias para o segundo turno, está ajudando a quem? Poderia aproveitar esse espaço pra questionar o outro lado, não?
E você, Mariliz, o que tem feito além de crÃticas vazias em uma coluna de jornal? Houve vários eventos de campanha e de "vira voto", inclusive com a participação de artistas. Você esteve engajada em algum?
Nunca esteve, tava preocupada com a mudança para sua nova casa no Rio e o impacto que isso teria no pet...coisa tÃpica de cirandeira
O pior de tudo, durante anos, Lula centralizou as decisões da esquerda brasileira em torno dele, hoje com 76 anos, quais são as lideranças jovens que traduzem a esquerda nacional? Ninguém. Enquanto isto, o bolsonarismo pulula de novas lideranças...
Ou a esquerda acorda, ou perderá a eleição.
Ah! A pessoa que mais ajudou a esquerda nos últimos anos! E agora, nos últimos dias de campanha, vem criticar mais um pouquinho. Obrigada por nós jogar nesse in fer no em 2016, 2018 e tentando agora, outra vez.
Costumo concordar com o que Mariliz escreve, mas hoje fiquei com a sensação de que estava lendo a coluna da Madeleine Lacsko
Concordo, em parte. Mas acho que é tarde, para essa eleição. A esquerda reacionária não consegue dialogar com alguém de centro. Deu nisso. O PT (e a esquerda empedernida em geral) quis subir nas costas do que sobrou da popularidade do Lula, e na rejeição do Bozo, para se reerguer. O Brasil não vai se reerguer com mais Lulismo ou menos Facisnaro, mas sim com espaço para democratas realistas. E.T.: Não é justo pôr a culpa nos artistas.
Nesse momento não há outro que possa barrar Bolsonaro e o Brasil de se tornar um paÃs de extrema direita do que Lula. E em relação á democracia seria uma tremenda injustiça comoará-los. O PT já governou o paÃs e a democracia foi respeitada !
Mariliz, quem acredita numa ditadura “gayzista, maconheira, aborteira” que vai fechar igrejas. Não vai mudar seu voto se esclarecermos que um governo Lula seria apenas mais tolerante às questões LGBTQIA+, religiosas, raciais, que permitiria uma discussão mais responsável e menos hipócrita em relação ao aborto e à liberação de drogas. Estas pessoas NÃO QUEREM um governo mais tolerante nestas questões. Na minha opinião mentir sobre isso ou criar fake News contra o adversário nos iguala a eles.
Falou a especialista em esquerda cirandeira do Brasil. sugestão, escreve o que realmente sabe sobre a esquerda brasileira, isso que escreveu é achismo.
O mal na minha opinião foi não ter aparecido uma alternativa a esses dois picaretas, enfrentar o antipetismo, pastores evangélicos, máquina governamental com um bode velho cheio de acusações de corrupção nas costas é muito difÃcil.Tomara que eu esteja errado, mas acho que o ogro fascista vai ganhar!
preciso muitos Janones para combater as mi .lÃcias digitais do Bo ZO
Lutar contra as mentiras de falsos cristãos difÃcil.Pobre Brasil que corre o risco de um psicopata ser reeleito.
Os artistas estão fazendo sua parte, muita gente não está e está reclamando. Quantos estão defendendo pessoas de ataques dentro das igrejas? São corajosos os que estão com Lula, seriam mais sem o silêncio dos que assistem e nada dizem.
Esquerda Leblon e Vila Madalena é cringe demais. Só fazem desserviço na nossa causa. Parabéns pelo artigo!
Caro arrogante, vc parece q se acha alinhado com o povão, mas qtas pessoas fora da elite sabem o significado da palavra cringe? Nossa causa? Desde qdo vc (e quem mais?) se apossou da causa da democracia? A menos q a democracia não seja sua causa, o q me parece o caso.
A servidão, muitas vezes, é voluntária. Diante do fanatismo, que saÃda a ilustrada e compreensiva articulista propõe? Senta no bar e bater um papo pra convencer evangélico fundamentalista?? É tão estapafúrdia e elitista quanto a esquerda cirandeira que ela crÃtica.
Mas a esquerda sempre foi isso que vc mesma descreveu aÃ: elitista e arrogante. Isso não é e nunca foi novidade. O povo quer é Bolsonaro mesmo, que toma caldo de cana na rua, anda de jegue, de moto, gosta do Agro, gosta de trabalhar. É disso que precisamos. Um presidente identificado com seu paÃs!!
Mariliz, por puro desconhecimento meu, pergunto: você tb vai à s ruas, conversar com desconhecidos, bater de porta em porta, conversar com as pessoas nas portas das igrejas? Aqui, a gente faz isso, e tb tem essas ideias ‘maravilhosasÂ’ q vc citou, mas ñ saÃmos publicando artigos com ataques desnecessários. Simplesmente, buscamos os contatos, sentamos , planejamos e agimos. Com poder de mobilização q vc tem (muito maior q a minha, e.g.), de artistas inclusive, pq ñ junta um grupo e faz o q propõe?
Mariliz, em 2019, quando começaram as primeiras passeatas contra os cortes na educação, escreveu uma coluna em que elogiava a resistência, mas não gostaria de estar ao lado de CUT, UNE e MST e, por isso, não iria às ruas. Agora, com esta coluna deseja uma salvaguarda, não para cair no colo do bozo, mas para justificar uma injustificável anulação do voto ou abstenção.
Interessante. Nenhuma autocrÃtica com relação á mÃdia?!!!. Pois ela, além da pequenez dos eleitores de Bolsonaro, é uma das grandes responsáveis pelo que aà está. Apoiou a lava-jato, enalteceu o marreco, contribuiu para o golpe que derrubou Dilma ,se posicionou contra Haddad a favor do coiso , etc. Critica Lula e a esquerda em todas as oportunidades. Desinforma e confunde os incautos . Agora senta-se no podium do 'anfiteatro' para assistir o povo ser jogado aos leões.
Esquerda que esquerda a do Duvivier da zona sul carioca é Ruim
"Não aprende" - o problema é que a lição não é tão simples assim, aliás, não está claro o que tem que ser aprendido. Vejo a campanha petista na periferia e em reuniões com organizações sociais de base, e sempre teve capilaridade. Até o inÃcio da campanha Bolsonaro, Mourão, e Guedes e outros lÃderes do governo só pareciam se reunir com empresários. A crÃtica procede, então? Do outro lado, (1) fato é que o eleitor é amnésico e (2) acho que apoio de artista à s vezes sai pela culatra.
Mike Tayson declarou que não ligava muito pro povo porque aqueles mesmos que o aplaudiam certamente pulariam de alegria quando o vissem na lona. E foi exatamente o que aconteceu. Na politica é igualzinho. Esses mesmos que hoje votam no Bozo amanhã vestirão a camisa de seu adversário. O erro da esquerda foi em 2018, quando foi pro pleito com um candidato sem nenhum carisma. O povo quer um paizão que fala grosso.
Eu tô tentando convencer familiares e amigos (aqueles para os quais ainda resta paciência) a conversar sobre fatos, sem fanatismo ou cegueira. Mas é como falar com uma porta...
Talvez seja menos complicado tentar outras pessoas, fora da famÃlia, porque se misturam histórias e desavenças do passado. Eu desisti de convencer familiares
Colunista, mas há gente que aceita o jugo por qualquer coisa. Muitos eleitores aceitam Bolsonaro porque acham que a moralidade moderna é uma ruÃna. Na verdade, o Partido dos Trabalhadores é muito vaidoso e, se eleito, na visão deles, toda a barbárie acaba? Eu tendo a achar que não. Eu acho que o Partido dos Trabalhadores ofende muita gente que não concorda, por exemplo, em dizer "amigues".
Como se explica alguém q se ofende com Amigues e não se ofende com querer comer carne humana, pintar um clima com meninas, difamar meninas como pros titu tas, defender tortura, normalizar o estupro, querer filho gay morto, fuzilar trinta mil, debochar de agonizantes de covid, incitar as pessoas a se contaminarem com o vÃrus? Que tipo de gente é essa?
A prepotência intelectual não consegue perceber que, qualquer critica em determinados momentos, dentro de estreitas conjunturas, não ajuda politicamente a ninguém a quem pretenda educar!!!! Chamar a "esquerda de cirandeira" nessa hora de crescente propaganda fascista nada ajuda; simplesmente "deita sabedoria"!
A senhora sai, bate às portas, desce às favelas? Não. E não confunda esquerda com partidos de esquerda, que acaba escrevendo mais do mesmo e não ajuda em nada.
Sim, boa parte da esquerda ainda não aprendeu a reconhecer o "mau caráter da brasilidade" agora tem lider. Na ditadura, a direita tinha vergonha de se declarar como tal. Bolsopata deu-lhes coragem, para tudo, literalmente, desde negligência durante a pandemia, necropolÃtica, até imoralismo, perversão, corrupção, préditadura. Intelectuais de esquerda não aprenderam a traduzir seus estudos/pesquisas em atos de campanha eleitoral.
Acho que nem leram Zizek, "Eles não sabem o que fazem..." onde mostra que este tipo de direita, ou extrema-direita, tem uma forma de pensar "cÃnica", ilógica, cheio de falhas, discursos e atos imorais, mas se encaixa com seguidores e cúmplices 'mau caráter do brasileiro', que quer continuar sendo racista, agora com muitos, mentirosos, enganadores, eles/elas não pensam como reagiria se fosse com sua filha?
O que a colunista não entendeu é que Bolsonaro é resiliente porque realmente existem pessoas que acham bonito as barbaridades que ele diz. É lastimável chegar a essa óbvia conclusão. Depois de anos sem reajuste de salário, desmonte do SUS, da educação, o desastre da pandemia; não existem outros motivos que expliquem a resiliência dele.
E se for Colunista Militante da terceira via de sofá? A responsabilidade da ascensão Bolsonarista não é só dá Esquerda não querida. É da Esquerda, mas também dos defensores da Terceira Via que como vc vivem criticando Bolsonaro mas também nada fazem além de olhar e escrever pra uma bolha ler
Quero crer que não esteja incluindo Ciro nessa expressão ridicula de "terceira via".
Você tem razão, VinÃcius. O Gabeira disse uma coisa importante: o povo tem mostrado que prefere o capitalismo ao socialismo, e vamos ter de lidar com isso. Parece que não vai mais haver espaço praquela antiga esquerda. É hora de se reinventar.
O problema é que o telhado do PT é de vidro, quase quebrando, então não precisa ser muito competente para explorar isso. Se Lula não tivesse boicotado o Ciro em 2018 e tivesse apoiado-o, o Brasil não estaria passando por essa catástrofe de governo.
Quem escreveu esse texto fez o que nesses últimos quatro anos além de escrever um texto ou outro no meio de futilidades sobre a própria vida pessoal? Quem está mais desconectado da realidade, o artista que grava vÃdeo pra eleição ou o colunista de jornal que nada faz além de escrever um textinho aqui e ali e se julga no direito de cobrar dos outros "ir pra rua"?
Parabéns pelo artigo. Se a estratégia do PT não mudar - não sei se tem tempo para isso, o Bolsonaro vai vencer as eleições. Hoje tem debate , Lula disse que não vai - erro monumental, conforme mostram as pesquisas ele não tem margem para evitar os debates. Não adianta os petistas demonizarem os colunistas que não são torcedores, torcida não vence eleição. Menos arrogância e prepotência!
Sempre sendo sensata e corajosa.... Concordo que a campanha do Lula tem que ser mais efetiva e espelhar as alianças que foram acertadas no 2° turno, liberais do PSDB histórico, centro direita democrática..... parabéns Mariliz
Quando li o tÃtulo pensei que era uma crÃtica ao Ciro...Por falar nele, o Bolsonaro está explorando com sucesso as fragilidades morais do Lula como era de se esperar. Não precisarÃamos estar nesse sufoco se tivéssemos feito como em Portugal, onde o José Sócrates foi descartado pelo seu partido, que seguiu adiante com muito sucesso.
Prezada Mariliz, é possÃvel compreender sua intenção: mas com este tÃtulo e seu teor, o artigo vai contra a própria intenção, e se torna fogo amigo... E, desculpe pela carona, mas: onde está Ruy Castro?
Tô assinando conjuntamebte, se me permite, a afirmativa cuidadosa e a pergunta ansiosa.
Texto lúcido. Parabéns. O Lula e o PT não aprenderam nada, para ganhar tem que enaltecer a FRENTE AMPLA e não o PT, abandonar a defesa de ditaduras de esquerda, assumir seus erros, informar que vai fazer de tudo para não cometê-los de novo, chamar para participar da campanha quem não é petista etc. Assim vão perder pelo jeito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > A esquerda cirandeira não aprende Voltar
Comente este texto