Mariliz Pereira Jorge > A esquerda cirandeira não aprende Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Daverson Furlan

    Antes de defender a ishhquerdda, procure saber porque São Paulo não os elege nem pra porteiro de playground… Mas se gosta, põe aí na cidade maravilhosa. Depois de quatro anos veja o que deu. É por isso que gente de bem não os quer.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Lula e Haddad venceram em São Paulo capital. O interior é mais atrasado nos costumes, obviamente.

    2. Marcos Benassi

      Ricardo e sua paciência infindável. E educação.

    3. Ricardo Knudsen

      A periferia pobre de Sampa sempre elegeu a esquerda, quem vai contra é a Faria Lima e a parcela mais mediocre da classe média. Vc q se acha gente de bem e apoia o genocida Bozo, tbém apoia o golpe, a ditadura, a tortura, as milícias, a misoginia, o racismo e a homofobia. Nem pedofilia e canibalismo causam indignação em gente de bem como vc. Aliás, o inferno tá cheio de gente de bem assim.

    4. daniel Rodrigues Santos

      Haddad venceu o carioca na cidade de São Paulo. Buscar informações oficiais não dói o dedo, sabia?

  2. Leonardo Trindade

    Este texto chegou muito atrasado, pois a realidade do segundo turno é a janonização eleitoral da esquerda. A autora só queria poder escrever esquerda cirandeira pra se sentir especial de alguma forma. Falhou.

    Responda
  3. MATILVANI MOREIRA

    Será que a colunista está querendo dizer que o Lula perderá a eleição? Não acredito!

    Responda
    1. Gustavo Moraes

      Óóóiaaa

  4. Hercilio Silva

    Chamar Freixo de famoso pode até ser perdoável em quem não tem informação, na colunista é ignorância política ou má fé. É desconhecer a luta do homem, um dos poucos a enfrentar as milícias, e que vive ameaçado de morre. Podia ser deputado tranquilamente, saiu pra governador. Esse papo classe média querendo ser bolsonarista é que usa esse termo contra a esquerda. Quer a esquerda a seu modo.

    Responda
    1. Marco Aurélio Mello

      Eis um problema de analfabetismo funcional. A pessoa lê, mas não entende o que lê. Não é o Freixo que é famoso, mas sim os artistas que o apoiaram.

    2. Ernesto Dias Junior

      Onde foi que ela disse que Freixo é famoso? Tsk tsk

  5. Sonia Pereira Gomes

    Quem é de esquerda é de boa e os de direita são de mal com a vida. Good vibe não vira voto.

    Responda
  6. adenor Dias

    Quando muitos davam como certa uma vitória de Lula em primeiro turno,eu disse para um amigo que corria o risco da reeleição de Bolsonaro... o eleitorado pobre estão sendo chantageado... quem tem um tem medo...

    Responda
  7. Joseberto R Cruz

    A mente do petista raiz é compartimentalizada... ele só entra no departamento que lhe interessa... vc mora na periferia? Pergunta ao povão de lá se a vida deles está boa? Mas pergunta tb se já esteve pior? Talvez com isso vc encontre a resposta do porquê muita gente tá virando pro Bozo... caricaturas à parte o que vale é comida na mesa... quieta com sua ideologia.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Como vc fala do povão de lá, deduzo q tbém não mora na periferia e fala do q não conhece. Também não é afeito a fatos, pois todas as pesquisas mostram q o maior apoio ao Bozo é entre homens brancos na parcela mais rica da população. Muita gente vira Bozo pq é fascistóide, preconceituoso e antidemocrático. Não vou me dar ao trabalho de dizer como é sua mente, pois a Folha iria censurar de todo modo.

    2. W Salomão

      EDUARDO LUIZ DE FARIA, você não conhece a periferia, nunca houve comida na mesa deste povo. Eu morei paralelo a uma rua que acontecia feira de domingo, em nenhum governo vi as pessoas deixarem de pegar restos da feira antes da prefeitura fazer a limpeza. A vida nas comunidades, em qualquer governo, sempre foi a mesma. Ninguém tem interesse em acabar com a miséria deste povo.

    3. Eduardo Luiz De Faria

      Mas não há comida na mesa

  8. Joao Braga

    Então Mariliz, mas convencer alguém a votar no Lula é difícil, apesar do esforço do Fac hin... Concordo que existam vários motivos para não votar no Bolsonaro, mas não existe nenhum para votar no presidiário!

    Responda
    1. Sonia Pereira Gomes

      É só lembrar de como a vida era melhor no governo Lula do que agora.

    2. Ricardo Knudsen

      Se vc tivesse apreço pela democracia, saberia pq votar em Lula. Que aliás foi vítima de um juiz parcial, equivale a dizer, criminoso. Se vc não acha q o atual Pr. deveria se tornar presidiário, e pq não difere muito dele.

  9. Henrique Marinho

    Finalmente uma esquerdista com a cabeça no lugar. O que não fazem as pesquisas recentes!

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    Se a colunista não quer Bozo no governo, deveria estar tentando convencer os indecisos com sua coluna. Em vez disso, continua demonizando a esquerda, com seus rótulos raivosos. Alguém tem dúvida q os bozistas estão adorando o título Direita Cirandeira? Aliás, muita gente só lê o título, guarda a mensagem negativa. Foram rótulos raivosos desse tipo q fomentaram o clima de ódio e preconceito em q vivemos. De tanto falarem em petralhas, colocaram um bandido na presidência.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Joel, se eu fosse o Bozo, diria q foi força de expressão. Mas por precisão, fica aqui a correção: Moro foi um juiz parcial, q cometeu vários ilícitos no processo. Mudou muito a conclusão do texto?

    2. Joel Domingos

      Amigo Ricardo, não há nenhum mal em torcer para qualquer um dos lados. Afinal, isso é que é democracia. Mas daí a distorcer a percepção da Lei e dos fatos, aí são outros quinhentos. Segundo o Código de Processo Penal, parcialidade não é crime: apenas um ilícito processual que enseja tão somente nulidade processual. Só constitui crime o que o Código Penal define como tal. O Código Penal é taxativo, ou numerus clausus.

    3. Ricardo Knudsen

      Jeseberto, como vc fala da gente de lá, deduzo q tbém não mora na periferia e fala do q não conhece. Também não é afeito a fatos, pois todas as pesquisas mostram q o maior apoio ao Bozo é entre homens brancos na parcela mais rica da população, então não fale bobagens sobre o q não se deu ao trabalho de entender. Não vou me dar ao trabalho de dizer como é sua mente, pois a Folha iria censurar de todo modo.

    4. Joseberto R Cruz

      Sua mente é compartimentalizada... vc só entra no departamento que lhe interessa... vc mora na periferia? Pergunta ao povão de lá se a vida deles está boa? Mas pergunta tb se já esteve pior? Talvez com isso vc encontre a resposta do porquê muita gente tá virando pro Bozo... caricaturas à parte o que vale é comida na mesa... quieta com sua ideologia.

    5. Ricardo Knudsen

      Ooops, os bozistas estão adorando o título Esquerda Cirandeira. Eu é quem adoraria o título Direita Cirandeira, Genocida, Canibal e Pedófila. Mas a colunista só tem ofensas para a esquerda.

  11. Gabriel França

    Se a classe artística e a "esquerda cirandeira" não mudam voto, o que dizer da velha esquerda jornaleira da FSP? Menos...

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Marilúcida, caríssima, sou forçado a concordar em parte com vossa descompostura. Contudo, creio que o pobrema maior tenha sido de timing: pô, agora? Isso tinha que estar na rua desde janeiro (de doismilevinteum). Botar a banda pra tocar em cima da hora, no fim da festa, não faz dela um sucesso, não. Tá comprovado, infelizmente, que "influencer" influencia mêmo, mas precisa de tempo pra mensagem circular. O terceiroviadismo teve consequências nefastas pacarái.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahah, há verdade na crítica ao exagero e na má mira, é fato. Mas o pessoal desanca tanto que parece que a Mariliz não batalha pela democracia. Pouca gente é fina como Vossa Senhoria Knudsen, cavaleiro da Casta Ordem do Santo Saco Resistente à Repletude. Hahahahah!

    2. daniel Rodrigues Santos

      Caso clássico é o dos evangélicos. Desde janeiro de 2019 esquecidos pela esquerda. Agora, a poucos dias das eleições, toda a esquerda quer tentar convencê-los a votar no Lula. Mas Bolsonaro está lá há muito tempo. Já dizia o ditado: quem não dá assistência, abre concorrência. Independente do resultado, janeiro de 2023 ninguém da esquerda vai voltar a falar com os evangélicos.

    3. Ricardo Knudsen

      Desculpe-me Marcos, mas nesses dias a colunista perdeu toda a lucidez. O q ela está fazendo é bater na esquerda, colando lhe rótulos pejorativos, fazendo críticas raivosas. Os bozistas estão adorando q a Folha publique q a esquerda é cirandeira. Quem iria querer um cirandeiro dirigindo o país? Hoje a colunista está mais para Mariluxa, tão antiesquerda quanto o Carluxo.

  13. Filipo Studzinski Perotto

    A esquerda, o centro, a direita liberal, e o jornalismo juntos. Não é que não aprenda, é que não tá fácil de encontrar resposta ao neofascismo. É um grande desafio no mundo.

    Responda
  14. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Isso da aposentadoria e do salário mínimo não ser mais corrigido, não é fake é verdade mesmo. Mentira foi o pedido de desculpas cínico do Satanaz André Valadão. Isso é caso dele ser intimado por reincidir no crime. Não é Igreja Batista da Lagoinha é Igreja Batista de Mentirinha. Lá onde bandido vira pastor.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Tá bom assim. Essa é a linguagem deles. Essas são as regras das quatro linhas deles. Vale tudo. Temos de divulgar as pretensões do demônio Guedes.

  15. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Bom Mariliz, desde o 1o turno eu fiz os meus próprios cartazes e venho pregando por aí. Venho conversando com todos e tentando convencer, mas está difícil. Os eleitores desse cara usam da tática do cinismo, que é fatal. Hoje pintou uma esperança, pois com o anúncio do Paulo Guedes de q não vai mais corrigir o salário mínimo e a aposentadoria, quem sabe assim, essa classe média com síndromedelite, não venha a ter mais medo da miséria do que da Venezuela e do "gayzismo".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, Rafael, entendi tudo: é por isso que esculhambaram a vacinação contra pólio... Pra espalhar a "páliomedaelite", o medo paleolítico que a Zelite crasse mérdia tem do cãomunismo! Hahahahah! Grato pela chave interpretativa. Hahahahah!

  16. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Bom Mariliz, desde o 1o turno eu fiz os meus próprios cartazes e venho pregando por aí. Venho conversando com todos e tentando convencer, mas está difícil. Os eleitores desse cara usam da tática do cinismo, que é fatal. Hoje pintou uma esperança, pois com o anúncio do Paulo Guedes de q não vai mais corrigir o salário mínimo e a aposentadoria, quem sabe assim, essa classe média com síndromedelite, não venha a ter mais medo da miséria do que da Venezuela e do "gayzismo".

    Responda
  17. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Excelente reflexão!! É a economia que Lula deve focar e esclarecer ao povo o que realmente pretende fazer ao invés de ficar falando generalidades e platitudes autoelogiosas de um passado idílico. Precisa descer do tamanquinho

    Responda
  18. Emilia Amoedo

    Uma editora de livros que faz campanha de acordo com seu perfil gera polêmica.Devemos esconder da população q preferimos livros a armas? É elitismo gostar de livros? Só devemos fazer campanha focando na fome,na morte e na miséria do governo Bolsonaro? Não adianta, querida. Quem vota nesse desqualificado não tá nem aí. Ou é liberal e quer q o pobre se dane ou é cafajeste e quer q a mulher se dane. Dia 30 vamos saber quem é a maioria. No dia seguinte a gente levanta, sacode a poeira e segue a vida

    Responda
  19. Márcia Meireles

    Não concordo, a campanha tem uma diversidade de expressões, de Janones até a delicadeza dos livros abertos em L. Talvez os artistas não funcionem para o marceneiro da Mariliz mas viraram o voto da minha mãe, os eleitores são diversos.

    Responda
  20. Lucas Delfin

    É bem verdade que um certo ativismo performático predomina e que talvez boa parte da classe artística e intelectual não se implique cotidianamente em qualquer tipo de diálogo ou trabalho próximo ao povo. Mas a guerra cultural e política é nas redes virtuais, inevitavelmente. A esta altura, o máximo que dá para fazer é converter votos do 22 para o nulo.

    Responda
  21. RUI M N FILHO

    A questão é uma só, o poder econômico e politico do desgoverno trabalhando em pró da reeleição de um presidente sem proposta, um desgoverno que muda as regras a dois meses da eleição abrindo o cofre público e nem STF nem PGR nada fala, tudo sobre o pretexto que estamos numa emergência. Depois de quatro anos só agora que estão vendo que o povo precisa de amparo emergencial? TUDO ISSO É UMA VERGONHA!

    Responda
  22. Galdino Formiga

    Mudando de posição na última hora.

    Responda
  23. Maria Helena Chagas

    Cada um faz o que pode. O problema da esquerda é que ela não precisa de inimigos, ela própria se digladia internamente. Em vez de se apoiar, ficam no Twitter trocando farpas e o lado de lá juntinho...

    Responda
  24. Maria Helena Chagas

    Cada um faz o que pode. O problema da esquerda é que ela não precisa de inimigos, ela própria se digladia internamente. Em vez de se apoiar, ficam no Twitter trocando farpas e o lado de lá juntinho...

    Responda
  25. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Mariliz, quem tá quebrando a bolha é o Janones. Baixe o telegram, entrem no canal dele e aprendam a agir em bloco na internet. É agir em massa para influenciar as pessoas fora da bolha, e já está incomodando os milicianos. Não me venham com pudores, até porque ele apenas denuncia e amplifica as próprias contradições e bizarrices do governo. Isso é o que está dando resultado e segurando a barra.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pô, Rodrigo, mas xonvenha cá com o coleguinha leitor "esquerdista caviar", como fala nosso amiguinho zi'muár aqui na Ãgora: usar o pior dos métodos do adversário, aquilo que se quer combater, não é coisa que se faça sem graves colaterais. Mesmo que não chegue no nível da franca mentira - a qual tangenciou - digamos que não deveria ser a salvação da lavoura, né?

  26. Luís Bustamante

    Não é hora de achincalhar os que querem ajudar, Mariliz. Toda ajuda é bem vinda, ainda mais quando autores e editores que admiro abrirem livros e mostrar que estão do lado certo da História. Podem não conquistar votos de indecisos, mas me enchem de carinho e me dão força e esperança

    Responda
  27. Ricardo Knudsen

    Já cobrei em outra ocasião, mas vamos lá: o q a colunista está fazendo além de ativismo de sofá?

    Responda
  28. Yasmin Silverio

    Como combater fake news absurdas sem apelar para a mesma moeda? Os vídeos fofinhos de artistas podem não virar votos, mas mobilizam os já convertidos. A máquina bolsonarista tmb faz muitas pregações para convertidos. Tmb não sei se o olho-no-olho vira algum voto. Pq assim que a pessoa vota as costas, já é bombardeada novamente por mil fakes e nunca mais te vê... Cada um que se mobilize como pode, no seu estilo, desde que sem arrogância tá valendo.

    Responda
  29. ADONAY ANTHONY EVANS

    Mesmo, vá lá, que o Lula ganhe. Mas como explicar que o verdugo da Covid tenha 45% de votos? Se você votar Bolsonaro, precisa devolver a vacina, ou na impossibilidade de fazê-lo tomar uma dose de vírus. O Politburo do PT, só tem rapazes acima dos 70. Ouvem A Hora do Brasil em ondas curtas. O Aloisio Trapalhão que já ferrrou a Dilma, tá ferrando o Lula. E o marqueteiro é uma piada. Tem que fazer muito esforço prá deixar o Sem Nome encostar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Adonay, caríssimo, convenhamos, a caipirice do pt, com seu sotaque daqui de São Paulo, acrescentou um Érre ao termo: é "politburrro". E não é de hoje. E de sotaque caipira eu entendo, nascido em Pira que sou.

  30. Carlos Maurício

    O do problema do PT é querer convencer com ideologia e não com ideias...

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Donde concluo que o Bolsonaro é uma fonte de ideias.

  31. Florentino Fernandes Junior

    To sentindo um clima de “ voa-barata”

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, admito que a blague foi boa. Ponto! Hahahahah!

  32. André Costantin

    Mariliz está certa. Cadê as crônicas do Ruy Castro nestes dias decisivos e obscenos? - o site da folha anuncia que os escritor está em férias. A dama Montenegro até ontem estava em cima do muro e agora abre um livro (para deleite dos fãs e pares). Helou!!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pô, tô preocupado com o Mano Castro! Grato da notícia das"férias", mas não me tranquilizou muito, não...

    2. Galdino Formiga

      Crônica não se traduz em votos.

  33. raymundo de oliveira reis neto

    Sim a esquerda curandeira é sacal. E só da tiro no pé. Mas preferirem a ela o esgoto a céu aberto é impressionante.

    Responda
  34. Rogerio Soares

    Amiga é o que vc falou, a gente pode pintar o Lula de ouro que não adianta e não é por ele, se fosse a Tebet, o Davilla, seria a mesma coisa, o tio a tia do zap gosta e aprecia este monte de fake News, o que eles querem é isso, não tem conversa, não tem explicação, nada vai mudar eles, sociedade civilizada, social democrática vai ficar renegado a uma pequena resistência, em meio a este reacionarismo.

    Responda
  35. Maria Cenerentola

    Querida colunista, cheguei a me divertir muito com seus artigos, todos cirandinhas inofensivas, para aliviar o nojo desses 4 anos. Cada um faz o que pode, o que não pode é subir no muro agora

    Responda
  36. Cristina Dias

    Concordo parcialmente com o texto. Só discordo da expressão “esquerda cirandeira”. São na verdade artistas cirandeiros de esquerda, centro-esquerda e centro-direita que ainda não entenderam que as “good vibes” não fazem nem cócegas na extrema-direita.

    Responda
  37. Luiz Carlos Mendes

    Se a Mariliz, mesmo tento o zap do seu Agenor, não conseguiu convencê-lo e até fala num possível bloqueio por parte dele, como di_acho_s alguém vai conseguir colocar alguma coisa racional na cabeça de um povo que parece estar a_bozo_zido?

    Responda
  38. Rayder Aguiar

    Nunca concordei tanto

    Responda
  39. Marta Vainchenker

    Claro, esses - alguns dos maiores artistas do Brasil - nunca fizeram nada para alertar para os riscos, só ciranda. Diante de uma maré fa s c i sta a esquerda cirandenta tem que... fazer o quê exatamente? Ah, sentar ca galera bolsonarista e dizer a eles que o bicho vai pegar se o fuhrer for reeleito. Tsc, tsc, tão fácil, e eles não aprendem.

    Responda
  40. Maria Izabel Costa

    Atrasadinha, escreveu e ficou lendo e gostando na cirandinha.

    Responda
  41. Elton Barros Torquato

    Não sei o resultado dessa eleição (claro, ninguém sabe), mas tem algo que me parece certo: a esquerda vai ter que fazer uma profunda reflexão. O discurso dela nunca esteve tão longe do povo. Enquanto (só) fala para uns grupos minoritários (alguém tem que defendê-los, de fato), esquece o coitado do trabalhador que está sendo assalt*do as 06:00 no ponto de ônibus qdo vai trabalhar

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Paulo Guedes já antecipou o que vai acontecer com o salário mínimo e com as aposentadorias. Não adianta. O povo não acredita. É inexplicável.

    2. Iraia Galindo

      Paulo Guedes já antecipou o que vai acontecer com o salário mínimo e com as aposentadorias. Não adianta. O povo não acredita. É inexplicável.

    3. Joseberto R Cruz

      Mas ai vc tá sendo injusto porque o ladrão tb é um trabalhador, porém sem mandato...kkkkk, aliás sem mandato institucional, mas quem vai questionar o seu "poder" de decreto? Ele decreta: perdeu, perdeu... e vc vai questionar? Ai ele te mostra 38 motivos pra vc ficar calado...kkkk mas a esquerda acha que não. Chama os artistas pra cantarem pro ladrão, quem sabe ele desiste de roubar... kkkk 0

    4. Joseberto R Cruz

      Mas ai vc tá sendo injusto porque o ladrão tb é um trabalhador, porém sem mandato...kkkkk, aliás sem mandato institucional, mas que vai questionar o seu "poder" de decreto? Ele decreta: perdeu, perdeu... e vc vai questionar? Ai ele te mostra 38 motivos pra vc ficar calado...kkkk mas a esquerda acha que não. Chama os artistas pra cantarem pro ladrão, quem sabe ele desiste de roubar... kkkk

  42. gabriela loureiro de bonis simoes

    Pô mariliz com todo respeito. So agora vc viu isso ou o texto ja tava escrito e foi lancado agora?

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.