Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Beckenbauer Simas

    Mas o autor, por diversas vezes no Jornal da Cultura, demonstrou uma simpatia à candidatura de Sérgio Moro como expoente da terceira via. Hoje, vemos o lado que ele sempre pertenceu: embaixo da asa do protótipo de autocrata.

    Responda
  2. Adauto Lima

    Apoio plenamente. Outros grupos também discriminados, sem nem chegar perto do que essa população passa, conseguem uma repercussão e visibilidade muito superior a deles, por conta de discriminação enraizada na própria mídia, na forma de inverter a prioridade de apoio. Mas quem, como eu, quer prestigiar seus candidatos, encontra enorme dificuldade de encontrar um site com informações a respeito de quais são, quem são e o que propõem.

    Responda
  3. Francy Litaiff Abrahim

    De fato! Sou negro e vou votar em Bolsonaro para salvar o Brasil.

    Responda
    1. Maria Izabel Costa

      Ele falou de negro na concepção da palavra.

  4. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Infelizmente a grande maioria dos negros não têm leitura. Além disso, boa parte são evangélicos porque enquanto a Igreja Católica prega a pobreza, as evangélicas pregam a riqueza. Assim, fica muito difícil essa correta avaliação do autor atingir a população negra, onde boa parte enxerga Bolsonaro como um bom companheiro.

    Responda
  5. José Cardoso

    O Romário é um exemplo aqui no RJ. Venceu os rivais brancos ligados ao Bolsonaro (Clarissa e aquele da tornozeleira). E também o branco 'disquerda' Molon.

    Responda
    1. Maria Izabel Costa

      E agirá torce pro Bolsonaro. Vá entender a lógica.

  6. Ney Fernando

    O voto preto e o feminino são a maioria no eleitorado, mas a vantagem de Lula diminui. Os dois candidatos são os reis da rejeição e dependiam da polarização; bolsonaro é o único candidato que Lula poderia derrotar e vice-versa. A vaidade de Lula o levou a insistir em si mesmo, em vez de pensar no país e apoiar outro nome em 2018 e em 2022. Foi Lula o responsável pela vitória do bozo em 2018 e isso pode se repetir, mas dessa vez a vitória referendará sua pregação diária para "enquadrar" o STF.

    Responda
  7. José Bernardo

    Belíssimo artigo, José Vicente! De fato, a salvação da democracia está nas mãos dos negros, das mulheres e do Nordeste...

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Ôôô, seu Zé Vicente, mais um de seus excelentes textos... Eu não posso negar-lhe razão, porque o senhor junta perfeitamente cabeça, tronco e membros; todavia, preciso fazer um contraponto: não adianta a gente botar negros no poder se estes funcionam tal como um branco reaça. Mulheres no congresso se estas são como a Ruiva Bonita da qual meu célebro se recusa a memorizar o nome, por horror à coisa. Dá pé não, seu Zé Vicente, temos que escolher gente progressista. Negra, verde ou violeta.

    Responda
  9. Florentino Fernandes Junior

    Chama a estocadora de vento pra explicar

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    A esquerda vai salvar a democracia?

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    Entendi , e nao compreendi

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Percebe-se com clareza. Na próxima, junta toda sua incompreensão numa única postagem, faz favor.

  12. Florentino Fernandes Junior

    O voto negro vai salvar a democracia

    Responda
  13. Florentino Fernandes Junior

    52 por cento fos negros se elegeram pela direita

    Responda