-
DAVIDSON PISMEL CONDE
conforme o colunista a crise ds debates eleitorais sao os expedientes tóxicos d janonismo? a culpa é do pete? D teme q janonis mo se torne programa d governo petista mas não se abala se carluxismo continuar a desrespeitar a pluralidade social e seja a negativa da "divergencia politica" mas vê equivalência entre campanha petista d doismilekatorze e robôs q disparam mentiras em massa pra milhões em redes sociais d anexo d gabinete da presidência; - continua
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
contra as mentiras do bolsonarismo D propõe propõe flores mantras de relaxamento declarações de amor ao próximo orações a Deus e descarregos do diabo com agua benta do jordao... derrotado pelo odiado pete o bolsonarismo não terá triunfado por que seus vestigios ofensas descaso a ciência ataque as instituições palavrões e ameaças não ocorrerão mais nao se tornarao cotidiano ; sua tese é cinica
-
-
Ricardo Botto
Caramba, como as atrocidades ditas e executadas por Bolsonaro já não surtem qualquer efeito de revolta este jornal, e a maioria dos seu colunistas, resolveu atacar Lula. Fica difícil entender o que desejam com isso. Bozo ganhando não vai precisar de jornais e muito menos colunistas chapa branca. Ele já os tem as pencas na rádio panamericana, jornais entre outras mídias.
-
Jailton Souza Lira
Mais um texto inútil deste colunista. Estamos nesse abismo moral e político justamente pelo Golpe de 2016, amparado na farsa da operação Lava Jato, que contou com amplo apoio deste grande intelectual. Naquela época, ele foi um dos que mandou às favas qualquer parâmetro ético, sempre colaborando com a campanha de ódio contra um governo eleito legitimamente. E agora vem com esse purismo. Francamente.
-
José Bernardo
Demétrio, impossível acreditar que uma pessoa do seu nível de informação não possa antever o que acontecerá ao país caso bolsonaro seja reeleito; contudo, parece satisfeito em limitar-se a pontificar de cima do muro, denunciando as falhas dos contendores numa disputa pretensamente normal: de que lado você realmente está?
-
Gustavo Aguiar Fernandes
Sempre, Magnoli. O homem que não vê racismo no Brasil, encerra o texto preocupado com o nível da esfera pública, depois de passar linhas e linhas igualando as campanhas em disputa e, portanto, naturalizando Bolsonaro (ainda que sob críticas). Serve ao de sempre: naturalizar absurdos enquanto intelectual da direita brasileira. Eficiente, diz simples práticas arraigadas um velho se interessar por meninas de 14 anos. Arraigada ou não, Magnoli, essa prática é crime e tem um nome. Por que não fala?
-
Claudio Carvalho
A gravidade do momento não será ultrapassada se não estivermos abertos às críticas e reflexões sobre o que está posto e, sobretudo, como chegamos até aqui. O lavajatismo foi (e é) mais deletério à democracia do que o "janonismo". Da mesma forma que a fake news sustentada pela imprensa de que Lula e Bozo são dois polos não deve ficar à sombra dos disparos do carluxo no What'sApp. É complexo, mas também é simples, caro Demétrio.
-
João A Silva
Bonito dizer que "O "janonismo", imagem espelhada do "carluxismo", não é um meio apropriado para gerar um governo democrático, capaz de respeitar a pluralidade social e a divergência política." Só que o País caminha a passos largos para ter o fundamentalismo implantado no poder. Se está sendo uma estratégia ineficaz combater em um campo em que o adversário é mestre, ainda não sabemos. O que podemos afirmar é que oferecer flores e ideias contra os canhões [literais e figurados] não deu certo.
-
ROSANGELA M SOARES DE OLIVEIRA
Ótimo. Dá-lhe, Magnoli!
-
Rafael Faria
O 'janonismo' não está fazendo bem para a campanha de Lula; resta saber o resultado derradeiro de 30/10. A ver...
-
VALTER FERRAZ
O pior já aconteceu. Só a constatação de que bolsonaro e sua turma já se apoderaram de grande parte da nação dá a exata dimensão do caos. 30 de Outubro servirá apenas para confirmar que os meios justificam o fim.
-
HELIO A LOUREIRO
Se o TSE fosse imparcial, e contratasse os censores da Folha, a edição impressa talvez só teria uma página.
-
HELIO A LOUREIRO
Jogo sujo (3) A 1a. parte foi censurada
-
HELIO A LOUREIRO
Brasil Paralelo só pode exibir um documentário depois da campanha? Porque? O passado que ele mostra só vai passar a ser verdadeiro depois da campanha??
-
HELIO A LOUREIRO
Jogo sujo (3). Jogo sujo é a censura seletiva promovida pelo TSE. Não pode chamar Lula de ladrão, porque não foi condenado. Mas pode chamar Bolsonaro de genocida, que nem processado foi. Não pode associar Lula a Ortega, fato sabidamente verídico. Mas pode associar Bolsonaro a Stroessner. Até ex-ministro foi censurado por afirmar que o STF não absolveu o Lula. É mentira? A Jovem Pan foi cesurado porque tem víes bolsonarista. E esta Folha??
-
HELIO A LOUREIRO
Jogo sujo (2) A 1a. parte foi censurada.
-
HELIO A LOUREIRO
Jogo sujo (2) cont. Nem as provas seriam anuladas ou inviabilizadas. Imagine fazer uma busca e apreensão no sítio de Atibaia 6 anos depois?
-
HELIO A LOUREIRO
Jogo sujo (2). Jogo sujo é Lula ser candidato. Jogo sujo é o STF só, aspas, descobrir, aspas, que Lula deveria ser julgado em Brasilia, depois de 5-6 anos de um processo fartamente noticiado. Muito maquiavélico o timing: o réu completou 70 anos e os crimes prescreveram. Se o processo houvesse sido transferido logo no ínicio, Lula seria condenado em Brasilia, e os crimes não prescreveriam. Não há porque acreditar que a decisões da justiça dependam da geografia, ou não?
-
HELIO A LOUREIRO
Jogo sujo (1). Patética a sua acusação de que o bolsonarismo criou essa campanha suja de difamações pessoais, e a sua defesa de que as campanhas de difamação promovidas pelo PT desde sempre, não foram pessoais. Duvido que resista a uma análise rigorosa do passado petista.
-
Fernando Alves
O texto do Demétrio é só reprodução da malandragem dá campanha do Bozo que engambelou inclusive o TSE. O Bozo e seus asseclas passaram quatro anos divulgando mentiras, vídeos editados, imagens manipuladas e notícias falsas e ninguém fez nada. Já a campanha do Lula está proibida de veicular falas gravadas do Bozo sem nenhuma edição, só porque são desabonadoras para ele na campanha. Daqui a pouco o TSE obriga o Lula a elogiar o Bozo
-
HELIO A LOUREIRO
Caro Demétrio, li um texto do Flávio Gordon, em que cita antropólogos renomados, que descrevem em detalhes o endocanibalismo praticado pelos indígenas. Inclusive cita uma reportagem do Globo Repórter com as cenas desse endocanibalismo. Não se trata de comer carne, mas cinzas do morto junto com um mingual de banana. No vídeo, era do tio de um índio. É um funeral yanomani.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
É muito difícil dar respostas inteligentes a perguntas estúpidas. No Reino Unido, o partido que perde as eleições e o poder de indicar o Primeiro Ministro, monta um Gabinete Fantasma, com um membro equivalente ao oficial para esmiuçar a atividade de cada ministériol Se a campanha do Lula se debruçasse a trazer à tona o desempenho de cada ministério do Bolsonaro, Saúde, Educação, Moradia, Economia, a qualidade criminosa do Governo Bolsonaro ficaria evidente. Hoje quase meio país vota nele.
-
Florentino Fernandes Junior
Gabriel vc enriqueceu o debate
-
Gabriel Dias
Dessa vez eu concordo com o colunista. Vale um adendo: quem já começou se queimando tentando combater "ódio com ódio" foi o Ciro, fazendo discursos bastante inflamados contra o ex e o atual. Agora é a vez do partido do ex tentar usar as mesmas táticas do atual. Esses marqueteiros não percebem que de ódio já estamos cheios?
-
Gabriel Dias
José - sem dúvidas, o Ciro foi o único com um plano de governo. Mas o tom do Ciro, ao meu ver, foi equivocado. Que ele já é esquentado, não é novidade, ainda assim acho que subiu demais o tom e ficava mais perto do atual presidente. Reforçando pela enésima vez: a conversa aqui é sobre a forma e não o conteúdo.
-
José Cardoso
Aí eu discordo. O Ciro apenas não passava pano no Lula, até porque era um adversário na disputa. Mas usava quase todo o seu tempo para defender suas noções do que fazer no governo. Nada a ver com mentiras ou fofocas de baixo nível.
-
-
Galdino Formiga
Desespero bilateral iminente.
-
ANDRE STANGL
Já dizia Maquiavel: "...Nas ações de todos os homens, em especial dos príncipes, onde não existe tribunal a que recorrer, o que importa é o sucesso das mesmas. Procure, pois, um príncipe, vencer e manter o Estado: os meios serão sempre julgados honrosos e por todos louvados, porque o vulgo sempre se deixa levar pelas aparências e pelos resultados, e no mundo não existe senão o vulgo..."
-
José Cardoso
Realmente o florentino era o cara.
-
-
Ricardo Knudsen
Que bom, o colunista adquiriu poderes telepáticos e leu os pensamentos do Bozo. Bozo disse q comeria carne humana, nunca desmentiu suas afirmações, mas o colunista sabe melhor do q ele, certamente por seus poderes paranormais. E em de vez de criticar Bozo por se expressar como um pedófilo (meninas bonitas, pintou um clima) o ataque vai para esquerda. Passador de pano bozista, o colunista passou de Libelú na juventude a Deus,Pátria, Família hoje.
-
Marisa Coan
Ricardo, infelizmente vc resumiu uma situação muito complexa, a rejeição a Lulizinácio, a um lema repetido por Bolsonaro à exaustão, e que não se aplica a muita gente, euzinha aqui, por exemplo. Por evidente que não sigo lemas como este, tenho um ponto de vista de total rejeição em relação à volta de lils ao poder. Como eu, milhões têm o mesmo sentimento de dizer não a esta volta., apenas isso. E paradoxalmente muitos votarão em Luizinácio pela mesma razão, rejeição ao Bolsonaro.
-
Gabriel Dias
Por exemplo, uma casca de banana que até as emas do Alvorada sabiam que seria usada à exaustão e ainda assim o ex e sua equipe escorregam sempre são as questões da korrupssão. Não é possível que não tenham preparado um discurso para se defenderem disso. Como não conseguem se defender, atacam com as mesmas armas do carluxismo. E podem perder justamente por isso.
-
Gabriel Dias
Ricardo, sim, tudo isso é verdade. Mas o atual tem aquele "núcleo duro" de 30% que não vai deixá-lo de forma alguma. Pescar essas falas do presidente para usar contra ele é algo que evidentemente não está dando certo. O carluxismo inventa histórias ('pt vai fechar templos') e muita gente acredita, por exemplo. O carluxismo funciona. As imitações, não.
-
Ricardo Knudsen
Gabriel, o colunista acusou a campanha de Lula de níveis deploráveis de distorção a respeito das declarações do Bozo sobre canibalismo e as meninas venezuelanas. Se o Bozo admitiu q comeria carne humana, não é discurso de ódio apresentar isso. Com relação ao pintou um clima, é uma fala verdadeira q sugere o interesse sexual pelas meninas. Nada disso se compara ao vamos fuzilar os petralhas, Lula vai fechar igrejas e tomar as casas das pessoas, q é o discurso carluxista.
-
Gabriel Dias
Ricardo, o ponto da coluna não era o conteúdo (cada um que tire suas conclusões, e nesse ponto eu tenho um pensamento similar ao seu), mas sim à forma que tudo isso está sendo colocado. Não adianta combater o ódio do atual com mais ódio. Essa fórmula já foi dominada pelo "carluxismo" (adorei o neologismo) e tentar emular isso é pedir para perder.
-
Ricardo Knudsen
Marisa, se o lema fascista Deus, Pátria, Família para vc é tomar juízo, acho q lhe falta juízo.
-
Daniel Alvares
Marisa, em ~tomar juízo~ você inclui expor meninas insinuando que são prostitutas (e assumindo um crime de prevaricação nessa fake) só para criar a narrativa de que o Brasil não pode virar uma Venezuela?
-
Marisa Coan
Bom, Ricardo, quem não era Libelú ou similar na juventude, não viveu. Mas na maturidade é normal ao menos para alguns tomar juízo.
-
-
Florentino Fernandes Junior
O redbanho nao consegue ligar o tico ao teco. So tem um cara inteligente la, o benassi
-
Florentino Fernandes Junior
Demetrio mais uma vez , brilhante. Pena q joga perola aos porcos
-
Daniel Alvares
Demetrio cara de Moai, será que você não entendeu quais as potenciais consequências de mais 4 anos de Bolsonaro para as instituições, cultura, educação, saúde e bem estar do trabalhador? Se precisar alguma alegoria, me avisa que envio um balde de diarreia para a redação.
-
Marisa Coan
Daniel, em resposta ao que vc escreveu na postagem do Ricardo. O que escrevi nada tem a ver com o que Bolso falou sobre as meninas, certo? Acho que tem mais a ver com não aceitar a volta do lils, apenas isso, levando em conta, por exemplo, o que Zédirceu e Leonardo Boff, informaram.
-
Daniel Alvares
Acho que você se referiu ao PGR que não investiga, né? É verdade, há 4 anos que já não existe mais respeito às instituições.
-
Marisa Coan
Aqueles senhores da ilha de Páscoa, mandaram lembranças para usted e agradecem a comparação. Será que vc não percebeu que as instituições já estão ameaçadas pelo terceiro poder desde há muito?
-
-
José Antonio Tavares Faria
Essa radicalização com a qual e sem a qual o Brasil continua tal e qual. ...
-
Márcio Pella
O texto é tão ingênuo que dá vontade rir. O amigo, em quatro anos de Bolsonaro você ouviu tanta besteira, mentira e bizarrices que você resolveu acusar o PT de jogo sujo. Por isso que ninguém esses seus textos. Acorda, malandragem!
-
José Antonio Tavares Faria
LuloPetismo e Bolsonarismo São igualmente nocivos no campo da sujeira da politicagem barata.
-
-
José Marques Mendes
"Sugestões de canibalismo e pedofilia"? Ele disse em alto e bom som. Não existe interpretação nem adulteração. Impossível continuar lendo este texto com um início tão pobre e mentiroso.
-
Vilarino Escobar da Costa
Nestas eleições, reelegendo-se bolsonaro, os brasileiros serão os grandes perdedores, principalmente os da classe média para baixo ! Longo é o caminho para superarmos as barbáries. A polarização vai se acentuar até transmutar-se na dicotomia pobres e ricos ! Aí então prevalecerá a força, e a democracia e o Estado de Direito serão peças de museu !
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.