Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. geraldo magela sobrinho

    Eles deveriam primeiro é devolver pelo menos parte do dinheiro que tiraram da merenda das criancinhas das cidadezinhas pobres do interior do Brasil.

    Responda
  2. Berenice Gaspar de Gouveia

    Acho que a dívida e as apresentações super faturadas tem apelo muito maior. Gostam de uma anistia fiscal e de um show milionário nas prefeituras governistas

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Gustavo, caríssimo, aprecio muito o contraponto inteligente e civilizado; você, aqui, e o Juliano Spyer, com os textos relativos ao movimento evangélico, fazem bem este papel. Isso posto, vamos lá: não há como justificar, com base no "preconceito" em relação ao gênero musical, a defesa dos sertanejos da barbárie, incivilidade, anti-ambientalismo e quejandos, praticados à exaustão pelo Bozo. Tá cheio de gente que sofre preconceito e não dá tiro no pé - ou no concidadão Indefensável.

    Responda
  4. AROLDO DE SOUZA CHAGAS

    Coitados. Com complexo de inferioridade e todo o nada mais de sua arte, são devidamente usados pelo moedor de carne mór.

    Responda
  5. Paolo Valerio Caporuscio

    Somples: visam seus interesses .

    Responda
  6. Alaor Magno

    Músicos caipiras ignorantes juntamente com prefeitos corruptos que surrupiam o dinheiro destinado a infraestrutura de cidades interioranas. Cobram milhões por shows bregas e de péssimo gosto. Ladrões mambembes munidos de viola para realizar assaltos aos cofres públicos.

    Responda
  7. MAURO JOS DE SOUZA SILVEIRA

    O artigo reflete a adesão de um acadêmico a uma "linha de pesquisa" que promove a louvação de representantes de um país retrógrado e que reproduz o que há de pior em termos estéticos e políticos. É a tentativa de proporcionar uma suposta legitimidade científica a um dos muitos segmentos de arautos do atraso que temos no país. O pior disso tudo é que os comentários serão incluídos no Lattes, para que o articulista mostre aos pares como ele é polêmico e importante.

    Responda
  8. MAURO JOS DE SOUZA SILVEIRA

    O artigo reflete a adesão de um acadêmico a uma "linha de pesquisa" que promove a louvação de representantes de um país retrógrado e que reproduz o que há de pior em termos estéticos e políticos. É a tentativa de proporcionar uma suposta legitimidade científica a um dos muitos segmentos de arautos do atraso que temos no país.

    Responda
  9. Renato Guilherme Lebrao Nunes

    É evidente que tem que haver espaço para todos os tipos de manifestação popular, mas a qualidade da maioria das letras e músicas, a meu ver, é ruim.

    Responda
    1. BRUNO ETTORE PAVAN

      Da mesma forma que o funk é uma baixaria. Mas por ser o mal gosto das metrópoles pode. O gênero caipira de raiz do interior Paulista de verdade. E que foi menosprezado e infelizmente esse desprezo faz com que os paulistas votem nu. Carioca que provavelmente seja o que mais despreza a cultura interior ana caipira.

  10. Daniel Alvares

    Esse articulista tem a mania de tratar Fanta Uva como Malbec. Sertanejo universitário é um produto, tal qual é um Big Mac. Muita gente consome é até gosta, mas nunca será uma manifestação cultural, nem na pop art.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      "Tratar Fanta Uva como Malbec" é a frase definitiva sobre a apreciação de certos analistas sobre essa aberração musical agora denominada de "sertanejo universitário", uma contradição em termos. De modo geral, cantores e cantoras sertanejos são chatíssimos e demonstram uma visão infantilizada de todos os problemas sociais e políticos. Haja!

  11. CARLOS AUGUSTO ALVES

    Esse texto parece uma salada de batatas colhidas pelo Leozinho. O articulista tenta entender a baixa estima de homens que carregam consigo uma multidão de seguidores e os coloca como vítimas de uma esquerda que não os vê como produtores de bem cultural. Qual o poder desses machos da cultura agroboy na sociedade brasileira? O que eles representam para o status quo atual? Que grupo de empresários está por trás deles? Não seja ingênuo e simplista

    Responda
  12. Alberto Melis Bianconi

    Que essa conversa fizesse todo sentido, se estivéssemos falando de Tonico e Tinoco, eu aceitaria de bom grado. Hoje é o típico marketing da vitimização. Que Gustavo Lima, com seus jatinhos e iates, se sinta deslumbrado por estar ao lado de um presidente mais tosco do que ele não serve nem como piada. Claro, já estiveram com Collor e com Lula, e muitos (não todos) estarão com qualquer um que suba a rampa. Do que temos preconceito, para aceitar e perceber quando ocorre, é do marketing.

    Responda
  13. CLOVIS SANTOS

    O apoio dos tais ao bozó mudou totalmente minha vida.

    Responda
  14. José Quibao Neto

    Que texto ruim! Primeiro que não foram todos os artistas do mundo sertanejo que declararam apoio ao presidente... onde está Xororó, por exemplo?! Ou Luciano?! Acho que a gente entende quem são esses caras aí. O autor está dando um ar complexo para algo que é bem mais evidente. Fora a relativização tosca do poder das fake news e o alcance midiático do presidente, uma ingenuidade achar que esses caras não tem interesses em sair numa foto do lado do PR da república que tem muito apoio, infelizmente

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Isso mesmo, temos dificuldade de perceber quando uma ação se resume a marketing. E é do jogo.

  15. george abib

    Olha, sinceramente não entendi o texto. Acho que esses artistas sabem muito bem o que querem, desde o tempo que plantavam tomates, abobrinhas, mandioca seja la o que for. Ao declararam apoio ao atual Predidente não representam os "sertanrjos", mas sim seus próprios interesses. E só.

    Responda
  16. Sergio Siqueira

    Música sertaneja é o que tem de mais brega no mundo. Quanto aos cantores fizeram seu papel . Se encontrar com seu semelhante.

    Responda
  17. Helena Hawad

    Isso não faz o menor sentido. Se fosse verdade, as mulheres do sertanejo também manifestariam apoio ao Bozo. Os músicos citados no texto são simplesmente bolsonaristas típicos: brancos, ricos, hetetossexuais e temerosos de ter de dividir um pouco de seu poder com mulheres, negros, gays... O discurso de 'pobre coitado da roça' é só para promover identificação com os eleitores. Encenação - como tudo no bolsonarismo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito: "pobre, coitado da roça" é um esteriótipo que encaixa bem no marketing da vitimização.

  18. jose carlos toledo junior

    Música sertaneja desses caras é horrível. Que eles apoiem esse palerma fala muito sobre eles.

    Responda
  19. adenor Dias

    Será o que o Leonardo entendeu como igreja? Avisa a ele, que com certeza, o Lula não irá fechar os boletos! Afinal, é lá que os cor-nos choram!

    Responda
  20. Milton de Andrade

    Texto no mínimo ingênuo ao dizer que os democratas têm que fazer autocrítica diante de "ressentidos" milionários que se sentem "reconhecidos" e então apoiam a figura mais insensível, mentirosa, violenta e incapaz de estabelecer qualquer empatia real com o povo brasileiro. Acho que o que está em jogo não é o "reconhecimento", mas a identificação, o falar a mesma "língua", entre quem canta o que canta e um cara de pau que não escuta ninguém, muito menos música.

    Responda
    1. ROBERTO REZENDE

      Concordo.

    2. Roberto Gomes

      Milton, você é muito generoso em chamar o sertabrega de música.

  21. Pedro Luís Machado Sanches

    O que mais importa parece ter ficado de fora do texto. Nas origens, com Alvarenga e Ranchinho, Tonico e Tinoco ou Tião Carreiro, sertaneja era a música que trazia um discurso muito conservador, orgulhoso do patriarcado, religioso, avesso às modernidades, sejam quais forem. Era, essencialmente, um discurso reacionário. Os sertanejos do asfalto trocaram o cavalo pela picape, mas não são menos contrários a tudo o que não seja reflexo de si mesmos. Eles não querem ser incluídos, querem dominar tudo.

    Responda
    1. max ribas

      Perfeito. O discurso defendendo o coronel e a casa grande é o mesmo desde sempre. A defesa da humildade perante o patrão também, assim como a exaltação do proprietário rural endinheirado e a aceitação do papel social de peão. Mudam as aparências, não a essência.

  22. José Duarte

    Além de cantarem "M", agora falam "M". Bando de sem noção.

    Responda
  23. ARI VARGAS LEAL

    Reconheço a pujança e penetração no populacho do sertanojo. E dos artistas só esses manjados que foram ao bozonaro são fanáticos de ocasião. Os demais se reservam. De todo modo tenho asco ao gênero que por mim pode acabar. Mas é só minha opinião.

    Responda
  24. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Seguinte: pode ser a peste q for, mas me ajudou, tá valendo! E fds para o resto do mundo e das pessoas, não sendo parente, tá tudo bem! Ninguém despreza isso q você chama de sertanejo. Gostar ou não gostar é uma questão pessoal. Eles já têm milhões de fãs. Colocam 50 mil fácil em shows. Tem muita gente q gosta. A gente despreza é a posição política escrota de alguns deles. E não é secreto pra ninguém q o orçamento deu sua contrapartida para este "apoio". Afinal, farinha poca meu pirão primeiro!

    Responda
  25. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Mas as pessoas não votam no presidente por que ele mente ou por que ele é fascista. Votam porque ele "nos reconhece". Isso basta para eles apoiarem um cara q fez troça do sofrimento de paciente sem ar, desestimulou a vacinação, não incentivou o uso de máscaras, deixou hospitais sem oxigênio, combateu o imprescindível confinamento, incentivou o uso de cloroquina, não visitou 1 só hospital. Foram quase 700 mil vidas. Muitas delas podem até ter gostado deste sertanejo. E aí Alonso? Isso é dogma.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Então, "mente" e é "facista", mas "nos reconhece". Então está tudo bem, tá valendo. É o que está escrito.

  26. Daniel Vitorazzi

    Gado leiteiro!

    Responda
  27. Alberto Kiess

    Particularmente eu nunca gostei de sertanojo, especialmente de cantores que apoiaram a mordida que o Guedes e Bolsonaro deram nos pensionistas, pelos quatro anos de salário mínimo sem aumento e pelos mais 700 mil mortos e suas famílias que foram tratados com descaso. Aliás, algum desses cantores recebem salário mínimo? Sim, é quase um terço do salário mínimo um show de horrores destes "cantores".

    Responda
  28. joão moreira

    Legal, legal....mas eles lá eceu ca!

    Responda
  29. Tiago Almeida do Nascimento

    Cada um escolhe seu próprio caminho, tornam-se párias não pelo que cantam, mas pelo que apoiam. De Collor a Bolsonaro, passando pelo Aécio só mostram o quanto de valores possuem. Que meu rádio jamais toque eles, jamais.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Tem gente que admira Lula, o Honesto. Seu direito. Não entendo, mas respeito.

  30. Nelson Luiz

    Por mim eles continuam com Bolsonaro. Eles se merecem!

    Responda
  31. Devanir A Merengué

    Sempre penso em alguma campanha para ajudar rico mi-mi-mi! Penso, penso... Coitados, que sofrimento!

    Responda
  32. Gabriel Dias

    Esse pessoal do sertanejo precisa de terapia urgente! Eles têm dinheiro, fama, espaço estabelecido etc., mas como não têm reconhecimento (?) do "pai" (governo), então ficam infelizes? A verdade é mais simples: como grandes empresários que são, vão atrás de onde está o dinheiro e o poder. O ex-presidente sendo eleito, esse pessoal vai migrar para a Esquerda rapidinho como se nada tivesse acontecido.

    Responda
  33. alessandro pasolini

    Meu amigo , na boa , você como estudioso da causa , não está entendendo, sertanejos apoiam esse governo por motivos muito mais óbvios: são sertanejos ( agro) predominantemente com o Bolsonaro, e , claro , sem querer tirar o grande mérito de todo o movimento, mas, individualmente, esses que estavam com o presidente ganham uma fábula de quinta à domingo de dinheiros públicos brasilzão à fora pra fazerem shows "meia boca" de 35 minutos .E sem essa, sertanejos estão em todas as classes sociais .

    Responda
  34. J Guilherme Guimarães

    no momento em que ascenderam de classe social, esqueceram as origens, dando as costas àqueles que sustentam seu $uce$$o. se estivessem mesmo se sentindo desprezados (ah, coitados...), poderiam gastar parte da fortuna que ganham fazendo psicoterapia.

    Responda
  35. Ricardo Knudsen

    Surpreende ouvir q para mudar o Brasil o importante é trabalhar o complexo de inferioridade dos sertanejos. Digo complexo, pq eles tem público, prestígio, dinheiro, fama, o q falta? Então fica assim: para resolver os problemas da miséria, desmatamento, inflação, educação etc. vamos torturar os jornalistas apreciadores de Bossa Nova e MPB com horas de música sertaneja, até q eles concordem em falar bem do gênero. E todos os nossos problemas serão resolvidos!

    Responda
  36. Edmilson Luiz Borin

    Caramba que patrulhamento, nunca curti sertanejo e acho artista brasileiro hoje em dia de segunda classe mundial, quando dão show exterior só vai brasileiro. E daí eles preferirem o Bozo, é um direito deles, o Lula é corrupto e o PT um partido atrasado que se perdeu no tempo. Democracia é ter respeito pela opinião alheia. Tô cheio de jornalista militante, uma garotada cheia de idiossincrasia

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      "Democracia é ter respeito pela opinião alheia". Pelo que vc escreveu o respeito à opinião alheia se aplica quando está esta opinião está de acordo com a sua. Do contrário é patrulhamento.

    2. Ricardo Knudsen

      Vc tá meio confuso sobre o q é democracia. De fato, os sertanejos tem todo o direito de apoiar o Bozo. E qquer um tem o direito de achar q eles apoiam o fascismo. E democracia não é respeitar qquer opinião dos outros, é apenas garantir q a pessoa possa se expressar livremente. Eu, por exemplo, não tenho nenhum respeito pela opinião mentirosa de q Lula vai fechar igrejas, de q vacina transmite AIDS ou de q a Terra é plana.

  37. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

    Esses intérpretes de hinos de corno estão em final de carreira. Devem ter recebido cachês .

    Responda
  38. Ricardo Knudsen

    Entendi, a falta de reconhecimento leva o sujeito a defender o fechamento do Congresso e do STF, fuzilar trinta mil, a homofobia, o machismo, o racismo, o negacionismo científico, mortes massivas por irresponsabilidade etc. Mas talvez a gente devesse refletir: que gente é essa, q por umas torcidas de nariz se transformam em apoiadores do fascismo? Chega de passar pano, essas pessoas apoiam Bozo pq tem os mesmos valores preconceituosos e antidemocráticos.

    Responda
  39. Gian Furii

    "desprezados" é ótimo, com tanto dinheiro que essa turma ganha tirando das prefeituras

    Responda
  40. Carlos Alberto Adi Vieira

    E daí? Nunca vi jornalista tão empolgado, tão feliz, porque o chefe recebeu o apoio de alguns cantantes!

    Responda
  41. Neize Oliveira

    Depois desse apoio não gasto 1 real para ir ao shows dessa gente.

    Responda
  42. Bruno Lopes

    Os caras recebem 800mil por show e se sentem desprezados? Kkkkk

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Joel, o artigo é sobre o apoio de cantores neosertanejos a Bolsonaro, justificado pelo que você escreveu (que se trata de aceitação, e não somente de dinheiro). Onde me equivoquei, pode me mostrar?

    2. Joel Domingos

      Daniel! Complementando: eu não me referi a Bolsonaro no meu comentário. Você está politizando o meu post. Falei sobre o ser humano normal e saudável de uma forma geral. Não votei em nenhum dos dois candidatos que estão aí.

    3. Joel Domingos

      Daniel Álvares, lembre-se que eu complementei meu comentário com a expressão “para mentes saudáveis”. Preciso dizer mais alguma coisa?

    4. Gian Furii

      Pois é , nem li pq já percebi que o texto ia falar m.

    5. Daniel Alvares

      Joel, dinheiro não é tudo, concordo. Deve haver princípios, como por exemplo não brincar com a saúde da população (usando como principal estratégia de combate à pandemia a contaminação em massa) e respeitar as crianças (como por exemplo não expor meninas pobres dizendo que são prostitutas quando ele sabe que não são). Isso realmente é o que falta aos sertanejos e a outros que apoiam Bolsonaro

    6. Joel Domingos

      Dinheiro não é tudo na vida, amigo. Empatia e aceitação social são muito mais importantes. Pelo menos para mentes saudáveis.

  43. Nelson Antonio Juncioni

    Sertanojos, que .erda! Suas letras só falam sobre chifres, traições, bebedeira, vingança. É a cara d Bolsonaro, nenhuma surpresa

    Responda
    1. Joel Domingos

      Então você é das zelite. Entendi.

  44. Daniel Alvares

    Qualquer um (sertanejos incluídos) está do lado de Bolsonaro porque se espelham em seus atos e ditos. Não se incomodam com a maneira criminosa que conduziu a pandemia nem como trata mulheres e crianças (vide a exposição que fez às meninas venezuelanas). E alguns também têm interesses econômicos imorais (como receber milhões de prefeituras pobres, por exemplo).

    Responda
    1. Joel Domingos

      Daniel Álvares, lembre-se que eu complementei meu comentário com a expressão “para mentes saudáveis”. Preciso dizer mais alguma coisa? Também não me referi a Bolsonaro no meu comentário. Você está politizando o meu post. Falei sobre o ser humano normal e saudável de uma forma geral. Não votei em nenhum dos dois candidatos que estão aí.

  45. Maria Izabel Costa

    Para continuar recebendo caches de milhares pagos por municípios que não sustentam nem a merenda escolar. Isso é compra de votos.

    Responda
  46. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Isso não tem nada de ressentimento, é unico e explicito alienação e reacionarismo. O Brasil é, culturalmente, plural. Todo música brasileira é importante.

    Responda
  47. Carlos Mello

    Que bla bla bla é esse. Esse tal Gustavo qualquer coisa, o cantor, recebe cashes de mais de 1 milhão de reais de prefeituras pobre e falidas. Se fosse tão preocupado assim não aceitaria, até por questão de ética, porque falta saúde e educação pra grande maioria dessas cidades. Com todo bom bolsominio só pensa no bolso dele.

    Responda
  48. Afonso Andrade dos Santos

    A questão não é aceitação, vimos ali um punhado de artistas milionários, que venceram na vida e hoje além da música são grandes pecuaristas, com certeza os interesses maiores estão por trás desse apoio, ou seja, não estão nem um pouco preocupados com tudo que vem acontecendo, só olham para o próprio umbigo.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Ah, agora tô entendendo porque a Mariliz rotulou a esquerda brasileira de Esquerda Cirandeira. Sempre racionalizam os fatos olhando seu próprio umbigo. Não saem da bolha. Obs.: não votei em nenhum dos dois candidatos atuais.

  49. Maria Alice De Oliveira

    Ricos nunca assistiram seus shows ou compraram seus cds.

    Responda
  50. Maria Alice De Oliveira

    Ficaram ricos a custa dos pobres.

    Responda