Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Como explicar, então, um apoio significativo a um candidato abertamente autoritário como Bolsonaro? ... Para os populistas, no entanto, a democracia se resumiria à escolha de um líder que se identifique com os sentimentos da maioria. " Tanto no Brasil quanto nos EUA, se não incluir religião em qualquer explicação da sociedade, nunca o quadro todo fará sentido. A maioria, tanto aqui como lá, é religiosa e quer impor sua religião ao resto da sociedade.

    Responda
  2. HELIO A LOUREIRO

    Em que planeta o sr. vive? De onde o sr. conclui que a esquerda é democrata? Faça um teste: saia da sua bolha, vista uma camiseta do Bolsonaro, e vá fazer campanha em qq universidade pública ou particular. Pode também começar a escrever artigos favoráveis ao Bolsonaro. Logo, logo, via começar a sentir a democracia dos seus pares aqui na Folha.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Caro trabalhador do gabinete do ódio, qual artigo você leu? Onde o colunista falou que a esquerda é democrata? O artigo tenta explicar como as pessoas que votam em políticos autoritários preferem o regime democrático.

  3. Alberto Henrique

    Bolsonaro x PT,o povo sabe que o PT se aliou e apoiou ditaduras,Bolsonaro espertalhão se aproveitou disso.

    Responda
    1. josé SOARES

      Governo do PT , com base na aceitação internacional do ex-presidente , aliou-se a ditaduras como a dos EUA, Inglaterra, França, Alemanha e tantas outras.

  4. Marcos Benassi

    Seu Oscar, caríssimo, excepcional definição da "polarização": "visceral e assimétrica, forjada no contexto de grupos de identidade eletiva, que mobilizam o medo e a hostilidade em relação àqueles que não pertencem ou discordam das visões do grupo". Não ouvi nenhuma melhor do que esta. Em compensação, a quantidade de vezes que o termo foi indevidamente usado, Jesus da Goiabeira...

    Responda
  5. José Cardoso

    O número de democratas é pequeno, mesmo em países de mais tradição como os EUA, se entendemos democracia como o povo governando. Esse regime pressupõe que os cidadãos invistam parte de seu tempo para entender os problemas comuns e suas possíveis soluções. E contribuam com parte de seus recursos para as despesas comuns. A grande maioria quer apenas viver suas vidas particulares, e ainda que o Estado (ou seja, todos os demais) os ajude.

    Responda
  6. Jane Medeiros

    Excelente! Estaríamos sob o reinado da "democracia populista". É preciso entender para não perder a sanidade!

    Responda
  7. Angelo Reia Neto

    Acho que a questão vai mais além.aceitar a existência dos outros é insuportável para a grande maioria dos humanos.

    Responda