Opinião > Censor eleitoral Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas

  1. Daniel Alvares

    Coloquemos em um plano cartesiano: a desinformação do bolsonarismo fez com que a poliomielite voltasse. E matou centenas de milhares de brasileiros na pandemia. A mamadeira de piro ca é muito maior que a FSP pensa ser

    Responda
  2. RAFAEL NUNES DUARTE

    O que a FSP diz que pensa: que o TSE pratica censura arbitrária ao combater fake news e discurso de ódio. O que a FSP faz: censura comentários de seus leitores, pelos mesmos motivos. Questionamento: será que a FSP pensa o que ela diz que pensa? Jornal cínico.

    Responda
  3. Reinaldo da Silva

    A nota (não é um artigo) publicado pela Folha é o mais nítido paradoxo. Em um parágrafo cita a "censura da liberdade de expressão", e no outro menciona o risco a Democracia, como se no Brasil a Democracia tivesse sido implantada em algum momento da nossa história. Quando se puxa o cabresto da nocividade das plataformas digitais (cracolândias), que não estão nem aí para defesa da Democracia (só querem faturar) aparece o sensacionalismo das manchetes. Moraes nota 10!!

    Responda
  4. Daniel Vitorazzi

    Não foi o suficiente o que está cambada fascista fez na pandemia, espalhando desinformação, com o resultado que tivemos, para cair a ficha? Combater fake news é censura? São estes valores que passaremos à nossos filhos? Mentir para se dar bem é liberdade de expressão?

    Responda
  5. Cley Barbosa

    Em primeiro lugar combater mentiras não é censura,. Se um caso já foi julgado, se é fake news e o mesmo conteúdo foi repostado de outra forma a burlar a decisão, não tem pq você reiniciar um julgamento novamente. As sumulas vinculantes do STF tem essa função. Mentiras que são publicadas com o claro intuito de confundir e manipular opiniões tem de ser removidas na hora. Fake news não é jornalismo, fake news não é opinião e combater isso não é censura

    Responda
    1. Claudio Resende

      Correto!

    2. Michele D Ambrosio

      Perfeito.

  6. Margareth Maia

    Ao invés de criticar todo o esforço e atuação séria do TSE no combate às fake news, porque a Folha de São Paulo não faz uma ampla cobertura dos sigilos de 100 anos impôs tos pelo governo? Isso sim é censura!! Porque não faz uma ampla cobertura do orçamento secreto, maior esquema de corrupção da história do país? O posicionamento da Folha não será esquecido na história do país.

    Responda
  7. Sidnei Guerra

    Uma pergunta, Folha: com base nessa lógica, sua avaliação para comentários é uma censura?

    Responda
  8. EDSON BARBOSA ARAUJO

    Eh! Folhão, tu não perde o pelo. Quando tu vais emprestar os para a polícia prender opositor ? Minha assinatura já foi cancelada

    Responda
  9. Sigmar Dantas Pereira

    O fato é que, na velocidade da mídia digital, é imperioso uma resposta censora na mesma velocidade, sob pena do mal tornar-se irreparável. Liberdade de expressão é uma coisa, liberdade para divulgar mentiras e prejudicar qualquer lado é outra.

    Responda
  10. VALDIR SILVA MELO

    Cancelei minha assinatura desse tabloide sensacionalista. Boa sorte para quem fica nesse jornaleco.

    Responda
    1. VALDIR SILVA MELO

      José Martini, toda diversidade e debates são bem vindos. Eu não sou obrigado a concordar com a FSP. Na minha opinião a FSP apoia isso que está aí, taokay?

    2. JOSE A MARTINI

      Quem não gosta de pluralidade e diversidade pode tentar assinar o granma

  11. José Carlos

    Não contem comigo para este peditório. Com estes editoriais lança-se a semente de extermínio do jornalismo de qualidade. Mais não digo. Liberdade de Expressão?

    Responda
  12. JOSE A MARTINI

    Parabéns pelo editorial Folha ! Cada dia mais temos que reforçar os valores universais de democracia e se opor a qualquer medida que contrarie tais valores independente de quem atinja.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Valores universais da democracia não incluem métodos de minar a própria democracia, como usar do poderio econômico e religioso (!) para espalhar mentiras e influenciar a população. É assim que as democracias morrem.

  13. Flavio Lima

    E, na boa, ficar nesse papinho de Stuart Mill enquanto mães, irmãos, tios, país, avós recebem áudios dizendo que vão ter que compartilhar suas casas se o lula ganhar a eleição é de uma sem noção sem tamanho. Parece que o editorial está andando nas nuvens enquanto o mundo pega fogo.

    Responda
    1. Flavio Lima

      Olá José, estou dizendo q tem a teoriazinha e o mundo real. E, no mundo real, a última vez que um governante resolveu colocar seu próprio povo num mundo paralelo e ninguém fez nada as pessoas eram cuspidas e chutadas na rua e começaram a sumir.

    2. JOSE A MARTINI

      Ou seja, na sua opinião uma ditadura é bem vinda desde que combata o mal....

  14. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Parabéns, Folha!

    Responda
  15. VALDIR SILVA MELO

    Cancelei! não posso pactuar do entedimento do editorial da FSP. Boa sorte a quem permanece na FSP.

    Responda
  16. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Moraes virou notícia no mundo todo pelo seu espírito censor. Isso é ruim para a democracia.

    Responda
  17. Flavio Lima

    Em termos teóricos eu concordo: notícia falsa se combate, não com juiz ou polícia, mas com informação. Na prática, porém, oq temos visto é q, depois da mentira colocada na cabeça das pessoas, vc pode mostrar todos os sites de verificação do mundo q ela vai preferir ficar com a mentira, pois foi feita de uma forma muito profissional. Assim, estão fazendo muitas vítimas, colocando os brasileiros numa realidade paralela e isso é muito perigoso. Por isso, na prática, fico com o tse.

    Responda
  18. Jesse G

    O articulista admite que há em curso "um jogo mais sujo por bolsonaro" (contra Lula). Quer que o direito e a justiça fiquem inertes ao que todos percebem ser um "jogo sujo" de um determinado campo político contra outro?

    Responda
  19. Paulo Lopes

    Quero ver pra quem a Folha vai correr, em 2023, quando o Jair agir de modo arbitrário para cima desse jornal.

    Responda
  20. Jesse G

    O articulista admite que há em curso "um jogo mais sujo por bolsonaro" )contra Lula). Quer que o direito e a justiça fiquem inertes ao que todos percebem ser um "jogo sujo" de um determinado campo político contra outro?

    Responda
  21. Joao Victor Celestino O W Pontes

    O ministro Ricardo Lewandowski disse que "o cidadão comum, o eleitor, não está preparado para receber esse tipo de desordem informacional". Não acho que isso possa ser argumento válido, já que as pessoas tem que ter o seu próprio discernimento e fazer suas próprias reflexões. E a Justiça e as punições eleitorais e/ ou civis existem. Agora, qualquer um tem direito a ter sua opinião sobre qualquer coisa, mas ninguém tem direito aos próprios fatos. Fatos são fatos e pronto, goste-se ou não.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Não concordo. Por detrás dessa indústria de desinformação existe um interesse econômico forte, é isso desestabiliza o processo democrático. Não se trata de um incel criando memes em seu quarto, mas sim de uma estrutura gigante que visa desviar o foco, com métodos avançados de semiótica e de influência. O eleitor é hoje visto como um consumidor, e o político como um produto. Se existem leis para regular propaganda de alimentos, deve haver o mesmo rigor nas campanhas.

    2. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Concordo com você

  22. VALDIR SILVA MELO

    Depois dessa estou cancelando minha assinatura de Jornal que apoia mentiras.

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

    2. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

    3. ROBERTO GENERALI BURGESS

      Duvido.

  23. Patricia Souza Duarte

    Esse jornaleco censura comentários de seus leitores diariamente. Tornou-se um veículo cínico. Também estou cancelando minha assinatura e vou fazer muita campanha pros amigos da rede fazerem o mesmo

    Responda
  24. Alexandre Salazar

    Cancelei minha assinatura. A Folha se diz indispensável para o Brasil. Não, não é mesmo.

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      Vá em paz. Siga o Jornal Nacional doravante...

  25. VALDIR SILVA MELO

    Queria saber de qual lado a FSP está... A FSP junto com toda a mídia atacou o ex presidente Lula durante o processo viciado da república de Curitiba. Pelo menos espero da FSP e dos outros meios de comunicação uma retratação por terem condenado o ex presidente antecipadamente. FSP a quem interessa a manutenção do Bolsonarismo?

    Responda
    1. VALDIR SILVA MELO

      Danielle, Bolsonaro vem pegando pesado e parece que a maioria faz vista grossa. Moraes deveria suspender as candidaturas que dessiminam fake news e tornar esse pleito ilegítmo. Assisto estarrecido ao uso da máquina pública e aos disparos em massa de fatos inveridícos. Não é possível que estejam todos cegos ou aloprados.

    2. JOSE WILSON RESENDE

      "Condenado antecipadamente"? Você ainda tem dúvidas da culpabilidade dele? Onde você estava entre 2003 e 2016? Em Marte? Quem está sendo condenado, pelos que perderam os privilégios nos últimos 4 anos, é o atual PR, que é ladrãozinho-de-galinha, perante o que fizeram anteriormente. O país não aguenta essa turma de volta.

    3. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Acho que do lado do jornalismo. O TSE está pegando pesado. Não é bom para a democracia. Lula tem que ganhar sem isso.

    4. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

    5. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

  26. Thiago dos Santos Molina

    Será que o editorialista já tentou denunciar um vídeo desinformativo encaminhado individualmente por um minion no whatsapp? Vídeos encaminhados para pessoas e grupos no whatsapp sem link para plataformas externas não podem ser denunciados ao TSE e o Whatsapp não bloqueia mensagens qdo denunciadas a partir de grupos. Apure, Folha, para ver que o TSE precisa endurecer para não virarmos uma Hungria ou Turquia cristã fundamentalista

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      Já estamos a caminho de nos tornarmos a Venezuela ou a Nicarágua, onde a imprensa livre acabou. O atual PR está há quase 4 anos no poder e o Brasil não se tornou uma Hungria ou Turquia.

    2. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

  27. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha advoga o direito à mentira por parte de Bolsonaro. Assim, por vias tortas, mostra sua opção eleitoral, ao invés de ter a decência de assumir. Folha, um jornal a serviço da ditadura.

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

    2. Alexandre Salazar

      Anauê Folha.

  28. marcelo augusto

    FSP, ladeira abaixo

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

  29. Gerson Marciel de Oliveira

    Sou definitivanente a favor da liberdade de expressão, desde que estas não sustentem embustes que sejam capazes de sugestionar dubiamente os eleitores mais incautos. É necessário, todavia, que temáticas de domínio público avancem nos programas eleitorais, tal como é essencial difundir com amplidão, as malversações inexploradas de governantes improbos. Ademais são dois grupos antagônicos que pugnam pelo poder.

    Responda
  30. Marcelo Magalhães

    O bolsonarismo inaugurou uma série de técnicas e táticas desenvolvidas em laboratório para influenciar pessoas a votarem a seu favor. Um dos precursores desse movimento acaba de ser condenado nos EUA, Steve Bannon teve várias vitórias ao redor do mundo ao desenvolver algoritmos que identificam vulnerabilidades e inundam as redes sociais com falsas notícias, explorando aquele caminho. Não há legislação específica para isso, mas a justiça deve combater a falsidade ideológica e de forma preventiva.

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

    2. Alexandre Salazar

      Heil, Folha

  31. Thiago dos Santos Molina

    Qto a jovem pan rádio, uma concessão pública, tem ela o direito de usar a liberdade de imprensa para colaborar com a destruição da democracia? Para corroborar com a campanha mais suja e abjeta que já vivemos? É correto distorcer fatos, negar o direito ao contraditório? A Brasil paralelo tem direito de usar teses sabidamente infundadas em fatos como as investigações da PF para tumultuar o processo eleitoral? Se sabemos que um lado prescinde de escrúpulos, vamos simplesmente deixar acontecer?

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

  32. Gerson Marciel de Oliveira

    Sou definitivanente a favor da liberdade de expressão, desde que estas não sustentem embustes que sejam capazes de sugestionar dubiamente os eleitores mais incautos. É necessário, todavia, que temáticas de domínio público avancem nos programas eleitorais, tal como é essencial difundir com amplidão, as malversações inexploradas de governantes improbos. Ademais são dois grupos antagônicos que pugnam pelo poder.

    Responda
  33. marcelo augusto

    FSP em decepção e desconhecimento....oua fé. A decisão nao permite agir de.oficio, mas efeito imediato em casos já julgados e que o vídeo ou a notícia for igual, repetida... Já que todos sabem que os propagadores trocam o nome e publicam novamente o mesmo vídeo e tinha que começar tudo de novo o processo agora se o vídeo for igual automaticamente eles podem retirar não tem nada de errado nisso..se chama efeito erga omnes(contra todos)

    Responda
  34. Sidnei Guerra

    A Folha, pelo visto, não pensa. Está com síndrome inocente de Monark. Não percebeu a censura efetuada pela espiral do silêncio nesse novo mundo informacional; o novo 'modus operandi' fascista. Defendendo posições como essa, não me surpreenderá quando um dia, desorientada, a Folha descobrir seu pezinho ferido e com a 4rma na mão, perguntar de onde veio o 7iro.

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

    2. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

    3. Alexandre Salazar

      Folha, extrema direita total.

  35. Paulo Silva Barbosa

    Pelo visto, a censura foi longe demais, a tal emissora de comunicação optou pelo visto, fugir da imparcialidade e se isentar do fatos verdadeiros e resolveu apoiar determinado candidato, e nomear com os piores adjetivos o seu desafeto. Assiste quem quer , a credibilidade de tal órgão da imprensa , só tende a cair e os índices de audiências sempre serão próximos do 0 (zero). Não faz diferença .

    Responda
  36. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Enquanto se fica cheio de dedos para excluir fake news os fascistóides fazem da festa. Parabéns ao TSE, a última resistência a autocracia.

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

  37. Thiago dos Santos Molina

    O autor do editorial precisa ler mais a própria Folha. Qdo temos um lado da disputa abertamente e sem escrúpulos apostando na vitória para instalar uma teocracia autoritária e opressora, qual o mecanismo que as instituições democráticas e pluralistas dispõem para salvar a democracia? Se a vaza-jato está aí para mostrar que não é passando por cima das leis o caminho, será que a solução é fazer a egípcia e manter o abuso de poder econômico e político por parte da extrema-direita?

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

    2. JOSE WILSON RESENDE

      Mas apoiar um candidato que liderou um sistema que levou milhões das empresas estatais (nem vou mencionar triplex e sítio em Atibaia), pode? O Brasil não aguenta essa turma de volta!

  38. Caio Gomes

    A folha doidinha pra declarar apoio ao protoditador. Pelo que entendi, o veículo é a favor de que Bolsonaro faça o que bem quiser. Minha assinatura está sendo cancelada, não dou dinheiro pra fascistoide

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

  39. Lizandra del Rio do Valle

    Achar que jornal é suficiente para esclarecer o eleitor da máquina suja de JB é má fé, pois a FSP não é ingênua. A Folha tem decepcionado na defesa da Democracia, dando a si mesma a fantasia de defender a liberdade de expressão. Seria melhor reler seu próprio Ombudsman. Não se iguala a campanha de JB com qualquer campanha já feita. A Folha presta-se a justificar as ameaças ao TSE e ao STF fingindo defender a liberdade de expressão.

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      Qual é mesmo a tal "máquina suja" de JB? Você deve estar assistindo o Jornal nacional em demasia... E sobre a máquina suja do Pê.tê, nada a declarar?

    2. Alexandre Salazar

      A Folha presta-se a justificar as ameaças ao TSE e ao STF fingindo defender a liberdade de expressão. Perfeito seu comentário, Lizandra. Hoje cancelei a minha assinatura.

  40. José Fernando Marques

    Em resumo: é preciso ser duro com políticos autoritários, extremistas, sem escrúpulos. Esse é o caso dos bolsonaristas. Parabéns ao TSE.

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

    2. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

  41. José Fernando Marques

    Vamos supor que o que preocupa a Folha é mesmo a liberdade de expressão e não a eleição de Lula. Este é um momento agônico, excepcional. Como lidar com a tremenda deslealdade da campanha de Bolsonaro a não ser com medidas duras? A quem serviria fingir que se trata de livre manifestação de opiniões quando a campanha do "presidente" age sem escrúpulos para difamar o adversário?

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

  42. SYLVIA DOS SANTOS

    Parabéns à Folha. Não há democracia sem liberdade de expressão. O TSE vem nitidamente violando a Constituição do país.

    Responda
  43. SYLVIA DOS SANTOS

    Parabéns à Folha. Não há democracia sem liberdade de expressão. O TSE vem nitidamente violando a Constituição do país.

    Responda
  44. julio clímaco

    O TSE tem legitimidade para legislar em matéria eleitoral. Ademais, combater fake news é necessario e imediato, nada adiantará os meios jurídicos tradicionais ante a velocidade das mídias dogitais. É o direito se adaptando aos fatos de forma regular e Constitucional.

    Responda
  45. José Cardoso

    O princípio que o TSE quer impor à campanha eleitoral é basicamente não criticar o adversário. Acho até que elevaria o seu nível, mas é inconstitucional, já que envolve censura prévia à publicações. De boas intenções o inferno está cheio.

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Exatamente. Estou torcendo e atuando dentro do que eu posso à favor do Lula, mas isso não pode significar apoio a golpes na democracia.

  46. José Caminha

    Os poderes colaboraram -assim como a grande imprensa - na condução do golpe. Agora é o momento de tentar trazer o país de volta aos trilhos e vai ser preciso moderar o extremismo.

    Responda
  47. Lucia Spa

    Da mesma forma que a Folha pratica a moderação dos comentários, o TSE pratica a moderação da propaganda eleitoral em tempo de campanha.

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

  48. Doroteu Afonso Coelho Pequeno

    Talvez o TSE esteja preocupado com a diferença entre a velocidade de propagação das Fake News e a velocidade de combate destas, pelas vias normais. As mentiras, via redes sociais, se propagam em velocidade muito maior que a empregada pela burocracia jurídica, e a Folha sabe muito bem disso.

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Cancelei a minha assinatura pela posição dúbia e proto fascista desse periódico.

  49. antonio reis pereira

    Ótima matéria, concordo totalmente. Se a folha já cometeu e comete erros, não invalida a verdade do presente texto. Parabéns.

    Responda
  50. Miro Costa

    Demorou demais para dizer o que pensa, dona FSP. E quando vem ainda fica em cima do muro. Um fato tão grave como esse da inconstitucional censura prévia do Morais e seu TSE deveria merecer imediato repúdio de todos aqueles que, conhecendo a história, sabem que a guilhotina tira a cabeça tanto de Luis XVI quanto de Maximilian Robespierre.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.