Comentários para:

Censor eleitoral

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tomeh Sapienza

    E se as pessoas saíssem por aí dizendo que os dirigentes da Folha são satanistas e financiam pessoas poderosas para acabar com a religião? E, ainda, nesse contexto o MP nem desse bola aos reclamos da Folha? Ficar querendo parecer civilizado no meio do caos é burrice. N'O mito da caverna, as pessoas que continuaram em seu interior não pouparam aquele que voltou para apresentar algo melhor. Se não tem inteligência, precisa ao menos ter responsabilidade.

    Responda
  2. Karla K

    Agora a Folha me colocou pata fazer login e não consigo avaliar o comemtario. Hey, Folha. Estão com virus ?

    Responda
  3. alonso barros

    O Editorial da Folha só tem colaborado com o caos . Este último é de dar vergonha para a história do jornal , que já estava manchada na ditadura e agora insiste numa tese de censura do judiciário na luta contra fakenews . Deplorável

    Responda
  4. Rubens gonçalves

    Folha jornal impresso . Usado em feira para embrulho . Quer dizer que o tse é arbitrário e solapa a democracia? Mas é o bolsonaro faz o que? Então vocês compactuam com a ditadura. Esperem para depois de 30 de outubro.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Max eu amo a folha.

    2. Max Morel

      Ora, não concorda? cancele a assinatura.

  5. eli moura

    Quem escreve estas boboseiras lê os comentários?

    Responda
    1. Max Morel

      O seu, provavelmente não.

  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Mamadeira de pi ro ca pode ?

    Responda
  7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O TSE, ao contrário do que diz a Folha, tem sido frouxo ao permitir que a máquina pública seja usada como bem entende o Bozo, que já não tem mais o mínimo pudor em fazê-lo. Só os aumentos dos auxílios, a indecência do auxílio para taxistas e caminhoneiros, as antecipações de pagamentos de benefícios e tudo o mais praticado impunemente pelo Bozo não deturpam e desequilibram absurdamente o processo eleitoral? Já não é suficiente isso para matar a democracia?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Sem falar as propagandas eleitorais irregulares durante quatro anos, o voto de cabresto nas empresas, o financiamento por empresas, nada disso gerou qualquer ação do TSE.

  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Mamadeira de pi ro ca poe ?

    Responda
  9. Dirce Helena Credico

    Os comentários pertencem sim à Folha de S.Paulo. haja vista que o título é, "o que pensa a folha e em seu editorial"

    Responda
  10. Fernando Alves

    Pelo visto a Folha também compra literalmente a narrativa da campanha do Bozo. Não bastaram as dezenas ou centenas de milhares de pessoas que morreram na pandemia por causa da rede de mentiras dele.

    Responda
    1. Max Morel

      Não entendeu o editorial.

  11. Alex Sgobin

    O que lhes ocorreu para escrever esse texto?? Pois cheira, bem fortemente, a um apoio ao extremista que "governa" o país atualmente. Ora, por obséquio, não vivemos um período normal, em que delicadezas filosóficas possam dar o tom do combate! Estamos sob um poder extremista, covarde, baseado no apoio de milicianos, de macabras seitas do bolsocristianismo - tenham coragem de descer do carcomido muro!

    Responda
    1. Max Morel

      Não entendeu nada.

  12. alonso barros

    O Editorial da Folha está se tornando material de estudo : “Como um grande jornal, mais uma vez ,

    Responda
  13. Mauricio Soares

    Repiso meu comentário a um editorial recente da Folha: PQP, FSP. Vocês não têm o direito de errar nesta hora.

    Responda
  14. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Essa ação do TSE não é nada se comparada à avassaladora enxurrada de fake news que assola todas os templos evangélicos do país e inclusive nas próprias redes de tv que eles controlam. Isso somado ao que fazem pela internet parece não ameaçar em nada a democracia e a constituição para a Folha. Tampouco o uso avassalador da máquina pública pelo bozofascismo preocupa o jornal e mesmo o MPE e o TSE.

    Responda
  15. Ana vilela

    A muito tempo a folha compactua que tudo que este governo vem fazendo ao país. É uma vergonha, estou pensando em cancelar minha assinatura a este jornal.

    Responda
    1. Max Morel

      Demorou.

  16. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A Folha não dedicou nenhum editorial a deslavada e descarada compra de votos que vem sendo praticada pelo campo bozofascista, violando frontalmente a lei eleitoral sem nenhuma providência do Ministério Público e do TSE. Isso com certeza viola e deslegitima o processo eleitoral ferindo de morte a democracia.

    Responda
  17. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Folha, teu nome é decepção. Tem de ser muito cre ti no para marcar um posicionamento tão falacioso em momento tão grave.

    Responda
    1. Max Morel

      O pau que batem em chico bate em francisco.

    2. Max Morel

      O negócio é cancelar a sua assinatura.

  18. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Folha, teu nome é decepção. Tem de ser muito cre ti no para marcar um posicionamento tão falacioso em momento tão grave. HÁ UMA ENXURRADA DE FAKE NEWS.!!! QUE JORNAL ECO!!!!

    Responda
  19. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Acontece, Folha, que esses “excessos” a que o jornal carinhosamente alude podem eles próprios destruir a democracia. Se pudermos criar e espalhar todo tipo de fatos fabricados e manipulados, como faz o tempo todo o campo bozofascista, a democracia dificilmente sobreviverá, pois a decisão do eleitor se dará em cima de mentiras e notícias falsas.

    Responda
  20. JOSE COSTA

    Da série “Uma escolha muito difícil de editoriais non-senses”, a Folha chama de censura eleitoral o já fraquíssimo combate à mentira sistemática do bolsonarismo em um momento crucial da história do país.

    Responda
  21. VERA CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE

    Cadê reportagens investigativas sobre essa máquina de fake news que perdura desde a última eleição? Cadê reportagens investigativas sobre o Orçamento secreto?

    Responda
  22. Marcos Correia

    A Folha cai na armadilha dos que são contra a democracia. O estrago das fakenews já está presentes nessa eleição, porque o TSE não foi capaz de se adaptar as novas mídias. A extrema direita, sob a coordenação de Bannon, já contaminou a vontade do povo, que não é capaz mais de distinguir o que é fato ou fake. Amanhã, quando a democracia for destruída, a Folha vai se arrepender desse e de outros editoriais.

    Responda
  23. Thiago Fortes Ribas

    A Folha de SP não consegue entender que punir mentirosos não é censura! A imprensa brasileira precisa ter mais responsabilidade antes de escrever bobagens como as que eu venho lendo nos editoriais da Folha. Não aprenderam nada nos últimos 4 anos? Não conseguem entender como o fascismo se utiliza de elementos da democracia para acabar com ela? O suposto ataque à "liberdade de expressão" nada mais é do que a defesa de uma eleição em que as mentiras não sigam valendo a pena.

    Responda
  24. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Não vou tecer aqui minha indignação com este jornal, pois, certamente, muitos já o fizeram. Só tenho um recado para a Folha. Atualize-se! Os tempos são sombrios, portanto, carece-se de maior precisão no combate à desinformação. TSE está agindo corretamente.

    Responda
  25. Camila Da Silva Lopes

    Discordo completamente, liberdade de expressão tem limites. Estamos lidando com novas fake news produzidas em massa a cada minuto. Imagina a trabalheira que dá analisar e responder rapidamente a isso tudo. O medo de perder liberdade de imprensa pra mim não justifica essa posição da Folha. Estamos lidando com um presidente que mente de cara lavada em todas as suas inserções na mídia, estamos num estado extremo de desordem.

    Responda
  26. Elza Nogueira

    Essa Folha de São Paulo é a mesma. Na cara do gol, ela tira a máscara e mostra a sua verdadeira cara. A extrema direita vem deitando e usando de todas as formas autoritárias, mentirosas e degradantes para se manter no poder e hoje, o jornal q se diz democrático crítica o já frágil STF, por decisões q já poderiam ter sido tomadas por longa data.

    Responda
    1. Marcos Correia

      A Folha ainda não entendeu que uma mentira várias vezes repetida, se torna verdade para o povo. Na internet não se consegue voltar atrás de uma matéria criminosa e mentirosa. Uma vez publicada, não há como desmentir. Internet não tem o "erramos".

  27. Jove Bernardes

    No corpo do editorial está a fundamentação para excessos censórios: "Certamente o contexto atual é outro, com a agilidade digital e, no país, a inauguração do jogo mais sujo por Bolsonaro." Precisamente. O tempo do ataque é um, o da defesa é outro. Já há décadas era assim, mas agora, com as mídias digitais, o que era assimétrico ficou formidavelmente assimétrico, e o fator tempo é crucial. Contra quem joga sabidamente sujo, uma sujeira ou outra, temos de admitir, é aceitável.

    Responda
  28. Adriana ALmeida

    Gente, pensa: e se fosse com você? Uma calúnia que acaba com a tua vida pode circular livremente?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Ma ma dei ra de pi ro ca po de ?

  29. Adriana ALmeida

    Bolsonaristas filmam professores em aula e vêm falar de censura

    Responda
  30. eli moura

    O editorial da folha tem algo em comum a grande maioria dos comentários: causa indignação ao leitor. Quem escreve estas boboseiras? Igorzinho,joelzinho,demetriusinho, Pereirinhazinho,,beltraozinho, pondezinho, leandrozinho, Samuelzinho? Seja lá quem for, para a maioria dos leitores, é um zinho.

    Responda
  31. João Antônio Corrêa Filho

    Por acaso, a FSP já fez autorreflexão crítica sobre quantas “matérias tendenciosas” forjadas que mantêm o Brasil com o pé preso na passado colonial, escravocrata, ignorante…? Por acaso a FSP pensa que liberdade de expressão é um conceito absoluto e não um conceito que tem limites dentro de outros como Democracia e Sociedade? E que, portanto, embora tudo se possa, nem tudo convém, como já expressara São Paulo.

    Responda
  32. LUIZ CARLOS GAMBERINI

    Folha com sempre uma no casco e outra na ferradura Aguardo a próxima que sera ajustada para lula

    Responda
  33. Karla K

    Algum problema com o comentário enviado ? Aguardo a publicação senão vou cancelar a assinatura desse jornal.

    Responda
  34. Allan Canuto

    A Folha não está tomando liberdade de agressão por liberdade de expressão? Não está desconsiderando o ataque maior e mais efetivo que a desinformação tem, nas próprias e acintosas palavras do deputado mais votado do Brasil? O que realmente está sendo arbitrário, se não a maior capacidade de enganar, do que a de reparar?

    Responda
  35. João Pedro Sousa

    Publicações Bolsonaristas. Os comentários com fake news daquele programa ridículo Pingo nos Is, só para citar um deles, está longe de ser imparcial.

    Responda
    1. Allan Canuto

      Muito longe! Só que não viu, que não esteja ensandecido pelo absurdo, não se assusta

  36. Maria Lúcia Bergami

    Ministro Moraes tem sido um heroi bem diferente do heroi Moro q vcs defendiam. Parabéns TSE.

    Responda
  37. Karla K

    A lógica de mercado não-intervencionista que essa Folha defende cai por terra quando se faz um paralelo com a Crise de 1929. À epoca, dado o gigantismo da depressão econômica, o mercado foi pro beleleu e foi necessário a intervenção do Estado para a saída da crise. O objeto da intervenção do TSE não se dá na esfera do debate publico. É um outro espaço onde a mentira grassa de forma avassaladora. Vamos ver se com una metáfora fica melhor de entender.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Karla por algum motivo bizarro, o robô censor da folha não permite anos escritos em caracteres numéricos. Se você houvesse escrito Com a Crise de 29, passava sem problemas. A inteligência artificial da Folha zurra.

  38. José Bernardo

    A FSP deve ter gente gabaritada para interpretar corretamente as medidas do TSE; mas... A cada novo editorial entendo melhor a escolha do amarelo na "defesa da democracia" feita pela Folha: é o "amarelo" da tibieza, da ambiguidade, da dubiedade diante de um momento excepcional, de risco total para as instituições e o próprio país e que a Folha brinca de não ver...

    Responda
  39. Adriana ALmeida

    Gente chegamos no nível de dizerem que o Lula conversa com demôni0 e as pessoas ACREDITAREM. De dizerem que ele foi o mais votado nos presidios quando presos condenados nao votam. De editarem vídeos de forma óbvia e perversa (esse último do "eui minto", gente). De pastor se fazer de vítima censurada deslavadamente.E vocês, imprensa, passam pano. Alguém tem que parar isso!!!!

    Responda
  40. Lourenço Faria Costa

    Está virando costume a FSP errar feio!

    Responda
  41. Rosivaldo Amorim Amorim

    O editorial tira do contexto todos os ataques do bolsonaristas contra a democracia. O juiz parcial Moro é o marco do ataque às instituições democráticas. O TSE na figura de Alexandre de Moraes tenta minimizar o caos em que o país se encontra. O fascismo brasileiro tenta inverter a ordem como fosse democrata, porque corrói por dentro os princípios democráticos em "nome" da liberdade de expressão. Nem tudo que o NYT diz é verdade Folha.

    Responda
  42. Rosivaldo Amorim Amorim

    O editorial tira do contexto todos os ataques do bolsonaristas contra a democracia. O juiz parcial Moro é o marco do ataque às instituições democráticas. O TSE na figura de Alexandre de Moraes tenta minimizar o caos em que o país se encontra. O fascismo brasileiro tenta inverter a ordem como fosse democrata, porque corrói por dentro os princípios democráticos em "nome" da liberdade de expressão. Nem tudo que o NYT diz é verdade Folha.

    Responda
  43. geraldo magela sobrinho

    A FSP já está em extase só pela possibilidade do Bolsonaro ganhar a eleição e instaurar uma nova ditadura militar no país. Sem contar que, desta vez, não vai precisar nem emprestar veículos para transportar presos políticos.

    Responda
    1. Max Morel

      Ora, cancele a assinatura já.

  44. VALDIR SILVA MELO

    José Wilson, vc enxerga as falhas do Lula mas não enxerga as ra cha dinhas, de pó si tos de Quei roz, a compra de 51 imó veis em din heiro vivo, as barras de ouro do MEC e o maior e mais grave de todos os escandalos da história recente: O OR ÇA MENTO SE CRE TO. Onde vc está vivendo, em Marte?

    Responda
  45. Daniel Hissa Maia

    A fake news tem que ter limite mesmo. Vocês do jornal não conseguem informar os cidadãos delas (o Carluxo é mais eficiente), é bom que o TSE faça isso, pelo menos durante a campanha. Vocês estão falando de fake news desde quando o Bolsonaro se elegeu e até agora não convenceu quase ninguém dos desinformados. A opinião da Justiça é melhor, eficiente e imparcial do que um jornal. Tiraram até o vídeo do canibalismo que é original, ao meu ver, sem motivos, mas temos que concordar que é uma baixaria.

    Responda
  46. Mário Flávio Pezenatto Diniz

    Irretocável. Não aceito ser tutelado por ninguém. Tenho juízo critico. Deixem que EU decida o que leio, ouço, vejo. Abaixo a censura!

    Responda
    1. Regina Ferreira

      Mário, barrar fake news não é censura. Fake news desinforma e corrói a democracia.

    2. Marcelo Magalhães

      Se ao chegar no seu local de trabalho, todos lhe derem as costas, desconsiderarem o que você diz e lhe imputarem status e atitudes que não são as suas, você recorreria a um juiz, rogando pela recomposição da realidade? Pense nisso…

  47. Flávio Sasso

    Melhor dizer , não temos competência , perdemos para a mentira .Alienados.

    Responda
  48. jose borges

    Caso Bolsonaro seja reeleito , o censor estará de fato nas redações. Nas redações da imprensa que prática jornalismo . Gostaria de ler um editorial de grande jornal ( que os temos) cobrando a cassação da chapa Bolsonaro- Braga. Os motivos abundam. Estou equivocado? Não se fala o óbvio por qual motivo ?

    Responda
  49. RAIMUNDO RODRIGUES LEITE

    Pode continuar pensando o que vocês quiserem! Por certo o medo da ditadura bateu a porta! Perdeu o meu respeito e a minha assinatura!

    Responda
  50. Andre Moraes

    Folha….seu modo de pensar está me fazendo repensar minha assinatura. Mentiras causam mortes, veja a pandemia, veja a baixa taxa de vacinação para outras doenças, olha a sociedade mergulhadas em ódio e falando coisas absurdas. Combater mentiras não é censura.

    Responda