-
Manoel Marcilio Sanches
Alguma coisa acontece com o interior de São Paulo. Não deveria ter tanta diferença dada a proximidade com a Capital. Pensar nas cidades do Vale do Paraíba ou do Vale do Paranapanema é uma coisa mas Campinas, Sorocaba, Bauru e regiões não deveriam ter tanta diferença com a Capital. Parece que o tratamento não é igual à Capital por parte dos governos estaduais. Não vejo outra explicação.
-
Mozart Cabral
Será o horror, o horror! Uma verdadeira tragédia anunciada para os mais pobres, negros, desempregados, favelados, homens simples sem porvir.
-
Adailton Alves Barbosa
- Em Itú e Sorocaba deu Tarcísio, infelizmente.
-
Danilo José Martins
A arrogância e a negação de quem nem leu o texto por completo, ou não entende a realidade descrita, ou nega o título de pronto, típico dos ressentidos do interior de SP
-
Augusto Junior
Dona Marisa pode ler mil vezes e continuará sem entender. Não é uma questão de alfabetização, é de valores mesmo.
-
Francisco Blazquez
Os caipiras ressentidos, quis dizer, como a articulista?
-
Marisa Coan
Li o texto completo, aliás duas vezes, custando a acreditar no que lia. Destila ódio e preconceito por todos os poros. Se pretendia alguma coisa com esta coisa que escreveu, certamente o que fez, foi perder mais eleitores para Tarcísio.
-
-
Peter Janos Wechsler
Melhor continuar fazendo a apologia do Champinha. Este é o cidadão dos sonhos da colunista.
-
Marisa Coan
Parabéns pelo comentário, Peter. Inacreditável a falta de educação, arrogância e falta de bom senso desta mulher. Só destila ódio e com certeza vai fazer muita gente votar no Tarcísio.
-
-
Galdino Formiga
O conteúdo do artigo ampliou a derrota estadual.
-
José Gonçalves
O inferior sempre nutre alguma forma de ressentimento em relação ao superior. Se a capital fosse bolsonarista, o interior seria lulista.
-
marcelo godoy
???!
-
-
José Cardoso
É um desabafo de derrotada. Nem tenta mais convencer os potenciais eleitores, se limita a xingá-los. Mas não vejo porque será uma catástrofe alguém tão inteligente e qualificado academicamente como o Tarcísio ser governador do estado. A colunista terá tempo para rever suas posições e preconceitos. No te hagas mala sangre.
-
HENRIQUE LOPEZ
Catastrofe? cada comentário sem noção.
-
Augusto Junior
acontecimento desastroso de grandes proporções, ger. relacionado a fenômenos naturais. "as últimas tempestades no Rio causaram uma c. sem igual" 2. qualquer acidente de grandes proporções. "c. aérea"
-
-
vitor pereira
Desculpa, mas por isso que nem uma candidato progressista ganha no interior, eu não vou votar no Tarcísio, pois ele apoia o Bozo e não o é do estado. Outra coisa, eu concordo com algumas criticas colocas no texto, porem se isso é o resumo do que os progressistas da capital acham do interior, fica difícil ver o interior um dia abraçar candidatos Trabalhistas e progressistas.
-
vitor pereira
Desculpa, mas por isso que nem uma candidato progressista ganha no interior, eu não vou votar no Tarcísio, pois ele apoia o Bozo e não o é do estado. Outra coisa, eu concordo com algumas criticas colocas no texto, porem se isso é o resumo do que os progressistas da capital acham do interior, fica difícil ver o interior um dia abraçar candidatos Trabalhistas e progressistas.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Vale o mesmo que eu sempre escrevo para o coiso. Quem quer que ganhe a eleição em um regime (ainda, mas não sei até quando) democrático, o povo merece quem for governar porque foi o povo que escolheu.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Errado, caro José, o povo sem vírgula mesmo. Dizendo o óbvio ululante mais uma vez, e correndo o risco mais uma vez da lei de Poe voltar a ser aplicada, na democracia, governa quem recebe a maioria dos votos. Quero todos os bozo-fas cis tas presos até o Sol esfriar, mas o fato de eu querer algo não muda o que as pesquisas apontam para o povo, sem vírgula, de São Paulo parece querer eleger.
-
José Duarte
O povo vírgula. SP vai virar reduto de bolsominions e não precisa de bola de cristal pra enxergar o que teremos no bandeirantes.
-
-
antonio ramos
O fato é por si só definitivo , o miliciano perdendo o governo central , transformariam são Paulo e o RJ em seu poder paralelo até retoma lo !
-
carlos campos
Perfeito seu comentário Antonio. Já domina o Rio , elegendo um governador alinhado c/ suas relações milicianas e agora quer expandir seu poder para SP tendo como preposto Tarcísio, q não conhece nada de SP e nem precisa conhecer , pq o que interessa é ter um domínio vindo dos bastidores , como você bem disse , um poder paralelo. Será que teremos q pagar pra ver , paulistas e paulistanos? Haddad é digno de nosso voto , basta vermos sua história e tudo que ele contribuiu p/ um país melhor.
-
-
Luiz Antonio Ferretti
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Marcos Benassi
É isso que se chama, por aí, sem grandes pretensões, Luiz, de "resposta misógina": aquela que bota uma mulher - especialmente se for preta - "em seu lugar". À colega Marisa, pontuo: percebe a diferença entre uma crítica que se sustenta e aquela que não? Esta, por óbvio, não.
-
-
carlos campos
Depois de tanta repercussão do texto da Marilene ,fica claro q se o candidato indicado pelo inominável vencer ,os eleitores q nele votarem ,serao sim culpados do q SP vai virar. Já temos problemas demais p/termos um preposto do capetao nos governando com sua k na lhi ce ,desprezo, corrupção escancarada, acobertada por sigilo e falta de empatia com os + carentes. Ter Haddad como opção e votar Tarcísio é ignorância e apoio à uma tu r ba que vai continuar a se locupletar e fo da se o povo.
-
Galdino Formiga
A culpa é da escolha do eleitor.
-
-
Maria Ines Polotto
Perfeitamente! A situação aqui está asfixiante! Cercada de broxonaristas patriotas! Nojo
-
DERLAN TROMBETTA
Fenômeno parecido aqui em SC. Tem orgulho da própria ignorância "abençoada pela Igreja" Uma classe média que acendeu muito economicamente nos governos do PT, com a abertura de novos mercados para a carne suína e de frango, promovida pela boa diplomacia dos governos Lula.
-
Augusto Junior
Nota-se a senhora Marisa Coan como firme defensora do conservadorismo retrógrado que assola o estado de SP. A classe média paulista (bolsonaristas que sabem usar terno) acha que um dia vai chegar no topo da pirâmide. Elegeram o PSDB por 30 anos e não saíram do lugar, agora vão radicalizar para ver se conseguem algo. Spoiler: não conseguirão, dona Marisa
-
Marcos Benassi
Derlan, meu caro, no Paraná foi notável: junte-se os financiamentos e o suporte da Embrapa e congêneres - aumento da produtividade, controle dos dejetos, melhoria genérica, entre outros aspectos - que deram impulso brutal à suinocultura. Some-se os esforços de comércio exterior, de vigilância sanitária, de qualidade de produto, também com indispensável suporte governamental. O produto desse monte de somas, curiosamente, é uma exponenciação. O mesmo não ocorre com o reconhecimento sócio-político.
-
Marisa Coan
Amiguinho, o que foi que a classe média acendeu? Ou a classe média ascendeu? E não escreva fakes sobre economia, o Brasil sempre foi grande exportador de carnes. Durante o governo de Luizinácio a economia do mundo bombava e naturalmente o mundo, comprava muito de tudo.
-
-
Devanir A Merengué
O artigo faz radiografia da tragédia caipira. Vivemos aqui algo assemelhado ao Texas: muita arrogância, pouca cultura, férias em Miami, pobre-sabe-o-seu-lugar, trilha sonora péssima, neoliberalismo perverso. Adoramos a casa grande e a falta da saneamento da senzala. Ao que parece, para sempre!
-
Luiz Antonio Ferretti
Você pode não gostar do Capitão, mas não pode entregar o navio para os PiraTas.
-
José Duarte
Pirata compra vacina na hora certa, não assedia..., não queima floresta, não compra imóveis com dinheiro vivo, não corta verba da educação, saúde e pesquisa, não é misógino, não apoia milicias, não ataca justiça e não gosta de índio com banana, por exemplo.
-
-
Peter Janos Wechsler
Haddad vai perder tanto no interior como na capital. De lavada. Não haverá batuque.
-
Peter Janos Wechsler
Errou feio na "elite". Dá para brincar com palavras até o infinito.E perda de tempo desmentir item por item. Não tem fim. Fato é que Haddad vai sifu.
-
José Duarte
DERLAN, "só" acertou no "ogulho da propria ignorância" e parece que o deixou feliz.
-
Peter Janos Wechsler
Derlan. Não sou pa ulista e sou at eu convicto. Devagar com o andor. rsrs
-
DERLAN TROMBETTA
Essa resposta é a síntese da arrogância e ignorância da velha e nova elite abençoada pelo fundamentalismo religioso e embalada pela breguice do sertanejo universitários. Tem orgulho da própria ignorância!
-
Marcos Benassi
Espero que não seja torcida, meu caro, só um augúrio - e incorreto.
-
-
Marcos Benassi
Bom, dona Marilene, a senhora bate sem dó nem piedade, inda por cima com pontaria certeira, e deve ter Bozolóide pra Baralho a devolver tabefes aqui nos comentários - verei em breve. Apenas comento, como morador da caipirolândia de Campinas, que a Bozonéscia paulista mencionada está ou no centro, ou nos arredores, da produção científica das três públicas de sp. E, rural ou urbana, vai se Soder de verdamarelo com sua derrocada, bem como dos demais centros de pesquisa e difusão, como Iac e Cati.
-
Marcos Benassi
Xiiiiiii, parei de ler meus colegas sem sequer atingir a metade. A carapuça serviu com gosto.
-
-
marcos antonio nascimento
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Pedro Piedade
Preconceito com o interior de São Paulo! Aí não é discurso de ódio né?
-
Augusto Junior
Não se deve tolerar o intolerante. Logo, não se pode dar mole para esses caipiras.
-
Marisa Coan
Bom Marcos, há reacionários e Reacionários como usted.
-
Marcos Benassi
Ok, eu não impeço a nenhum concidadão a crença em duendes. Contudo, advirto que não se sustenta - muito ao contrário da crítica ao reacionarismo paulista, evidente e se mostrando alegremente.
-
Marisa Coan
Não é não Benassi, é falta de educação, e ação afirmativa do gabinete do ódio que mostra a sua verdadeira cara. Por que generalizar, vcs que se chamam de progressistas sempre acabam escorregando e mostrando o que verdadeiramente são.
-
Marcos Benassi
Não, Pedro, é constatação ácida do óbvio que ulula. Sem Piedade.
-
-
mariangela rigobello
Perfeito, Marilene! Lembrando que Campinas foi a última cidade no brasil a abolir a escravidão! Aliás, brasil foi o último país do continente a abolir a escravidão, o que coloca campinas numa posição de destacado atraso!!
-
Marcos Benassi
Mariangela, minha cara, fiz um resuminho da gênese campineira, que tá levando umas pancadas no Fal-de-Arara da phôia. Espero que ela contribua com sua lembrança do vanguardo-atrasismo escravocrata - claro, se a tortura não matar o comentário e o presunto acabar desovado na ponta da praia. A conferir.
-
Marcos Benassi
Bom, cara Mariangela, nosso (campineiro) avanço nunca foi social, senão econômico-científico-industrial. Como o café já elvis há século, restou a boa educação - digamos melhor, a alta instrução - que conformou uma cidade "fina", de artes, ilustrada, que cabou por se industrializar também com vanguardismos. A tosqueira social, entretanto, nunca foi superada. Tudo isso é muito sumário, quase simplório, mas resume a infelizelite prototípica da cidade: o "campinóide", fruto da evolução capenga local
-
-
Daniel Amorim
Texto presciente. "A classe média teme o saber, o conhecimento que possa mostrar o que ela de fato é". A ilustração está nos comentários. Gente que fez questão de vir vociferar sobre "interiorfobia". Falar sobre forma, sobre nordeste, sobre seu tom. Só faltou uma única alma tentar defender o interior do seu diagnóstico. Dizer que não, imagina!, o interior valoriza muito o saber e a justiça social. Nem tentam. E a defensividade explica volumes.
-
ROGERIO M CORTEZANO
Texto cirúrgico e certeiro. O sul de MG infelizmente bebe na mesma fonte do interior de SP: Moralistas, atrasados e classistas. Aqui a extrema direita também se cria a passos largos.
-
Marcos Benassi
Tô só lembrando de Muzambinho que, outrora a "Atenas sul-mineira", teve estágio intermediário como sinônimo de doce de leite de boa qualidade e finou-se como referência regional de festa de peão. Meu velho e falecido pai não chegou a ver a completa derrocada da Terra (ora Plana) natal, deo gratias.
-
-
Lidia F Costa
"Interiofobia" por puro inconformismo político e desprezo a democracia e aos eleitores e candidatos que são adjetivamente rebaixados para um grau abaixo da condição de exercerem bem sua profissão ou seu mandato só porque moram numa região do interior do estado e ao candidato só pq veio de outro estado da federação, como se estes requisitos desqualificacem para atividade profissional ou política, Vergonha.
-
Danilo José Martins
Última constatação, muitos do interior de SP são católicos e odeiam o Papa Francisco. Muitos tem o altar da ave Maria, mas nem se falam entre as famílias, por que a raiva o ódio e fofoca é que movem estás pessoas. Ah tem os vagabundos também hein, que vivem da ajuda dos programas federais ou da família condescendente com a preguiça do familiar.
-
Danilo José Martins
Dória é zuado com apelido de calcinha, por causa da calça apertada etc. Votaram nele, dizem que gostam de você, mas por trás falam mal e mentem sobre tudo, para levar vantagem financeira e não pagar impostos, isso que muitos fazem no interior também.
-
Danilo José Martins
Ah outra coisa, deixa eu te explicar, arrogância ao nível mais alto, como se soubessem e detém o conhecimento, a maioria preconceituosos e ignorantes, não estudam e sabem de tudo, principalmente cometer ilícitos fiscais entre outros e achar normal. Tarcísio, Bolsonaro e dória representantes do pior tipo de político, vocês votam, tiririca faz sucesso no interior de SP
-
Marcos Benassi
Tenho como infelizes essas menções desonrosas ao Tiririca, caro Danilo (muitos as fazem, longe de ser uma exclusividade): trabalhador, tem dos maiores índices de presença nas seções parlamentares. Sujeito de espinha ereta, vazou do partido que lhe afanou o número pra entregá-lo ao Bozinho. O Tiririca, a despeito da fama e do nome, está muito acima da média do baixo clero.
-
-
Francisco Blazquez
Isso. Critique os caipiras. Vai conseguir muitos votos para o Lula com isso.
-
Francisco Blazquez
Aliás, usei o termo caipira por clareza e, claro, provocação. Aí é que a interpretação de texto falha.
-
Francisco Blazquez
Caro Marcos Benassi, você precisa melhora sua capacidade de leitura e de interpretação de texto. Ela chamou os paulistas do interior de caipiras duas vezes. Eu apenas usei a mesma referência que ela para fins de clareza. Você não deve ser paulista. Se fosse, saberia que o interiorano não liga muito para esse qualificativo, ao contrário, às vezes se define ele mesmo como caipira, com orgulho. Assim ela, como você, errou de alvo duas vezes..
-
Marcos Benassi
Faz diferença nenhuma, não, paulista da gema não tá nem aí com cariocas. É só pra registrar o evidente. E não me parece que tenha chamado ninguém de "caipira", mas também não vou me certificar disso, não. Fique você com o qualificativo.
-
Gabriel França
Comentário muito sensato. A arrogância é tiro no pé para a eleição de Lula, único candidato aceitável...
-
-
Danilo José Martins
Aplausos para o artigo, tocou na ferida dos cidadãos do interior, que são hipócritas, preconceituosos e arrogantes na sua ignorância. Morei um ano numa cidade média e pequena. Um horror de costumes, o racho como única opção de lazer e a cadeira na calçada, vendo o celular, só besteiras bolsonaristas, por que é o que são, brutos. As mulheres aceitam duas famílias dos homens e ainda, muitas, nem pedem o divórcio... Eu vi, acompanhei, e se doeu no calo de alguém é por que o artigo cutucou a ferida.
-
Marcelo Azevedo
Finalmente, não creio que sua experiência no interior de SP possa ser representativa de toda a população. Assim como não se pode afirmar que todo árabe é terrorista, todo francês é fedorento e que todo paulistano é arrogante. O artigo em questão é totalmente opinativo sem suporte em fatos, e se pretende análise sociológica. Serve apenas para reforçar preconceitos e aumentar ressentimentos.
-
Marcelo Azevedo
Você tem razão: jamais vi um nordestino pregando morte aos paulistas por não saber votar. Porém se o fizessem, você concordaria em estar no grupo dos matáveis mesmo sem preencher o requisito para ser alvo do ódio alheio? Ou você vai alegremente para o pelotão de fuzilamento porque meia dúzia de ignóbeis conterrâneos seus se julgam superiores?
-
Marcelo Azevedo
Caro Danilo, meu comentário foi em resposta ao comentário abaixo do Daniel (infelizmente o mecanismo de comentários da Folha é assim). Para ele, aparentemente preconceito e xenofobia é aceitável dependendo de quem é o alvo. Uma lógica igualzinha a bandido bom é bandido morto, ou ladrão que rouba ladrão etc, como se a falha moral de cada um fosse justificável a depender de a quem se dirige.
-
Danilo José Martins
Caro Marcel, meu nome é Danilo e não tenho medo de dizer o que vi e vivenciei no interior de SP. Muito ignorantes e sem educação, se acham melhores que negros, pardos, nordestinos etc. Votam com o umbigo e arrotam asneiras, no dia a dia. Nordeste não conheço e não julgo por causa do voto em qualquer político, e nunca vi nordestino pedindo para mataram os paulista do interior de SP.
-
Marcelo Azevedo
Caro Daniel, não vou entrar no argumento de você estar certo ou errado sobre a exclusão do Nordeste e quem são os vilões da história. Isso não torna correto soltar um monte de adjetivos desqualificadores de uma região por discordância do voto praticado lá. Votam diferente, logo são broncos e ignorantes. É isso que o bolsonarismo fez com o Nordeste e é isso que esse artigo faz com o interior de SP.
-
Daniel Amorim
Marcelo, você não vê diferença por problemas de visão, porque ela é clara. Nordestinos são objeto de um processo histórico de exclusão e abandono, atenuado pós-Lula, precisamente pelas elites cafeicultoras paulistas, responsaveis a permanência da riqueza do interior, sob uma perspectiva econômico-geográfica, a custa do resto do país. Logo vemos que o opressor, que tanto fala de vitimização, é o mestre do minimi.
-
Danilo José Martins
A diferença é total, se você não vê diferença entre lula e Bolsonaro, se você não vê diferença entre dória e o Haddad, se você não viu diferença de quase 30 anos de governo do PSDB no estado e muito por causa do ódio do interior de SP ao que a esquerda representa, o artigo é corajoso e necessário, faz uma crítica muito diferente do " nordestino tinha que morrer afogado", "nordestino é isso e aquilo. Um exemplo, o time do Corinthians campeão mundial em 2012, tem quantos negros? Nenhum, respondera
-
Marcelo Azevedo
Qual a diferença entre esse tipo de manifestação e os xingamentos de bolsominions contra os nordestinos que votaram em peso em Lula? Porque eu não vejo nenhuma
-
-
Bruno Andreoni
O socialismo, *todas* asxvezes em que dirigiu uma sociedade, produziu pobreza e tirania. A ideologia ignora a lógica, os resultados e a moral.
-
Danilo José Martins
O capitalismo todas as vezes que dirigiu uma sociedade produziu riqueza, prosperidade e democracia, ex: EUA, Europa, nova Zelândia, Austrália, é assim. A ideologia teocrático faz não ter miséria, desigualdade social, nem pobreza. Kkk Poderia começar a estudar ao invés de escrever frases feitas. O capitalismo é o maior gerador de tudo de ruim nas sociedades.
-
Carlos Fernando de Souza Braga
Todas as ditaduras da América do Sul nos anos 60 e 70 eram capitalistas e de direita.
-
Danilo José Martins
Não tem jeito, o fanatismo bolsonaristas do interior é irreversível
-
-
Marcelo Azevedo
Honestamente, se esse artigo não for comentado pelo ombudsman, a Folha estará corroborando a tese de seus detratores, de ser um veículo parcial e em favor da esquerda. É o artigo mais preconceituoso que li na Folha em anos. Não é possível que uma manifestação absurdamente xenofóbica como essa em um artigo publicado nesse veículo passe em branco
-
REINALDO ZATONI
Quanto preconceito desta senhora que insiste em criar uma tese e martelar o argumento ad nauseum , os habitantes deste estado são na maioria conservadores e tem aversão ao socialismo petista , não mistura isso a sua tese de racismo , ginocentrica , de visão periférica .
-
Getulio Cunha
Não minha senhora, o poste não ganha para síndico em Sp. Vc deve fazer parte do data-folha que tentou empurrar o poste goela abaixo dos paulistas e paulistanos. Aqui não jacaré O pior prefeito que Sp já teve, não se reelegeu graças a Deus
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Marilena, há uma questão que você parece estar ignorando por completo: agronegócio. O voto do interior não tem medo do progressismo; ele é muito mais conscientemente bolsonarista do que isso. É preciso entender essas dinâmicas, visitar essas cidades, falar com as pessoas; respeitá-las antes de concluir que são covardes idiotas. De outro modo, o tiro do achismo pode sair pela culatra.
-
Daverson Furlan
Por sinal, o interior sabe muito bem o que quer e o que não quer. Esse partido seu não tem vez por essas bandas. Na capital também não: lembra da surra que levaram nas últimas eleições? Hadad x Doria? Pois é Seu partido é o do condenado, nosso povo sabe disso. Não tente esconder só porque seus amigos no esseteffe libertaram ele da cadeia Não cola aqui no interior nem lugar algum!
-
Daverson Furlan
Vc pratica o que critica. Artigo pífio, cheio de preconceitos. Uma lástima. Em tempo: campinas sabe bem, muito bem, o que é um governo do seu partido. Falando em violência, assunto que mencionou: o que seu partido fez com Toninho e Celso Daniel? Vc sabe.., seu guia sabe
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Mesmo tendo preferências políticas opostas às suas, concordo inteiramente. Ela praticou o que critica. É cansativo.
-
-
Shai Oliveira Vaz
Fraquíssimo! Críticas ao candidato Tarcísio são inúmeras, e muitas bastante pertinentes, mas esse texto não consegue se sustentar como tal. Para um artigo que se propõe a ser "sociológico", se esforça pouquíssimo em entender as complexidades multifacetadas dos sujeitos analisados, generaliza e desindividualiza qualquer representante dessa "classe media do interior". E ainda cita, como se desse mais "substância teórica", um trabalho de campo de 80 anos atrás em uma única cidade...
-
Marisa Coan
Faltou apenas a classe mérdia da diva de Luiznácio, a Chauííí.
-
Daniel Amorim
Fraquíssimo seu comentário! O artigo de Antônio Cândido ilustra, não "embasa"; é uma coluna de opinião, não um artigo científico "que se propõe a ser sociológico". Nem todo debate na arena pública é um estudo quantitativo - permanecem válidas observações e afetos. E "complexidades multifacetadas" sempre existem, mas não impedem constatações em agrupamentos. Ou você vem comentar em análises eleitorais que tentam explicar movimentos e tendências de pesquisas? Tem que falar de cada pessoa?
-
-
carlos campos
Qdo uma opção está sendo toda errada e não só os q a escolhem se darão mal e sim todos , até os q são contra ,a revolta e indignação afloram de um jeito difícil de controlar. Neste caso ,de um lado vc tem um carioca, q não conhece nada de SP e ainda indicado por um apoiador de milícias ,e de outro , um advogado e professor universitário , decente , correto , criador junto c/sua esposa programas sociais da maior relevância p/todo o país e paulista. Não escolher Haddad é ser muito contra SP.
-
Marcelo Azevedo
Substitua as menções ao interior de São Paulo nesse texto, por Nordeste e o nome de Tarcísio pelo de Lula, e está criada a receita de um texto que será execrado por toda a imprensa e cujo autor será infalivelmente cancelado pelo tribunal da Internet. O mínimo que espero desse texto é que seja analisado pelo Ombudsman. Preconceito e xenofobia não podem ser problematizados dependendo de quem é a vítima. Esse texto é simplesmente inadmissível principalmente vindo de alguém do campo progressista.
-
Marcelo Azevedo
Não deveria vir do campo progressista porque são eles justamente a pedir a cabeça de todos que, na visão deles, manifestem qualquer tipo de preconceito ou qualquer outra coisa com o sufixo -fobia. Minimamente deveriam dar o exemplo não praticando aquilo que criticam
-
Daverson Furlan
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Maria Izabel Costa
Nunca ouvir a expressão "caipira da Bahia, do Rio, do Paraná". Só o povo do interior de São Paulo é chamado de caipira. Por quê?
-
Marcos Benassi
Izabel, creio que seja porque o interior paulista virou, culturalmente, prototípico da coisa - Mazzaropi e a Vera Cruz como agentes fortíssimos no cinema; o Monteiro Lobato, no papel. Mas o sotaque de caipira, por exemplo, tem em Piracicaba seu maior ícone geográfico, mesmo que a mencionada Tietê seja até mais "caipira" na fala, carregue mais no "erre".
-
Gabriel Dias
Porque o paulistano é preconceituoso pra caramba. Eu sou do interior de SP. Moro na capital, amo essa cidade, mas o paulistano é preconceituoso. Em outros estados a pessoa diz "tenho família na cidade tal" (do interior). Em SP se diz "tenho família no interior", onde 'interior' é uma grande massa indefinida, uma grande roça, vista como algo exótico. É isso.
-
-
marcelo godoy
Simples Marilene: é só tirar o interior da votação, aí fica democrático como a senhora quer.
-
Lucas Alves dos Santos
A autora fala mal até das roupas do Doria, como se ela se vestisse melhor do que ele hahahaha
-
ronaldo santos de oliveira
Esse ser vivo inominável rompeu com os paradigmas da civilidade. Não havia ninguém com essa intrepidez para representar essa classe média com ranço aristocrático, magoada , pois está perdendo privilégios seculares. Daí surge uma figura de capacidade cognitiva limitada, mas audaz, como Hitler, e os representa. São os abutres como Hugo Boss, BMW, Ford, Kodak, IBM, Bayer, Volkswargem na Alemanha. Em nome da ganância.
-
Nikolas Schiozer
De um interiorano, de umas dessas cidades citadas, que votou, com confiança, em Haddad. Exatamente qual é o objetivo do texto? Generalizar que somos todos caipiras imbecis? Espumar "interiofobia"? Avacalhar com o interior? Deixar os conservadores ainda mais raivosos para votarem em Tarcísio? Se for alguma dessas opções, meus parabéns! Conseguiu!
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Também votei e sinto o mesmo. Para que isso? É a salada de preconceitos à desserviço do voto. Serve para que quem está em dúvida leia e pense: realmente ela tem razão, Tarcisio é melhor.
-
Maria Izabel Costa
A realidade do interior Paulista é essa mesma. Lamve botas, cheios de nao-me-toques, não me reles. Uma burguesia que chega às raias da ignorância, se achando os poderosos quando se sabe que saúde, educação e segurança, no interior de São Paulo ainda vigora a lei do que tem dinheiro e do que não tem e há um massacre enorme da dignidade humana. É O feudalismo no comando.
-
Wilson Levy Braga da Silva Neto
A articulista projeta um interior idealizado do seu apartamento e esquece que os eleitores da esquerda podem ser até mais elitistas do que os do inominável. Texto triste, preconceituoso, equivocado.
-
-
Marcelo Rosa
Análise perfeita. A caipirada caminhando pro abismo, a passos largos. Não vão aprender nunca.
-
jose geraldo da cruz
Prepare misivista para vitoria acachapante do ex-ministro da infraestrutura do governo. Prevejo um palcar entre 65 a 70% dos votos pró-Tarcisio e o Estado de São Paulo agradece. Graça ao bom Deus os Petralhas nunca ganharam uma eleição para o governo do Estado de São Paulo!!!!
-
ronaldo santos de oliveira
Sempre com esse argumento virulento e raso. Houve corrupção no governo do PT, sim. Mais os maiores saqueadores do povo durante o governo foram o PP e o PL. Essa "classe média caipira" é como os italianos, os quais mataram Cristo, mas culpam os Judeus. OS militares colocaram o país subserviente ao EUA, mas o governo PT foi e quitou essa dívida, desagradando muitos.
-
-
Wilson Bazzani
Vai vencer.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.